Conecte-se conosco

header-top







 

24/01/2026
 

Clima

Revisão do Plano de Contingência e Evacuação em eventos climáticos extremos é lançado em Canoas

Redação

Publicado

em

Revisão do Plano de Contingência e Evacuação em eventos climáticos extremos é lançado em Canoas

Visando prevenção e resposta rápida a emergências e eventos naturais extremos, a Secretaria Municipal da Defesa Civil e Resiliência Climática de Canoas lançou, na segunda-feira, 14, a revisão do Plano de Contingência e Evacuação. A iniciativa ocorreu durante a palestra Defesa Alerta, no auditório Sady Schivitz do Paço Municipal, no Centro.

A formação, conduzida pela associação Humus, especializada em ajuda humanitária, capacitou profissionais da área para a redução de riscos e ação de resposta durante as ocorrências.

“Em maio, completará um ano da maior tragédia da nossa cidade. Estamos nos organizando para estarmos preparados caso ocorra um novo desastre, cada um sabendo como atuar para cumprirmos nosso papel de salvar vidas”, destacou o secretário Vanderlei Marcos.

O seminário foi apresentado por Léo Farah, CEO e cofundador da Humus, que esteve presente em salvamentos nos desastres de Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais, e em eventos no exterior.

“Uma coisa é certa: situações como as enchentes do ano passado vão acontecer de novo. Por isso, temos que nos preparar, não somente o Poder Público, mas nossos familiares e vizinhos, que dão os primeiros socorros, segundo as estatísticas”, orienta o capitão da reserva do Corpo de Bombeiros, que dá palestras pelo mundo sobre o tema.

Durante a tarde, a Humus promoveu uma simulação de uma situação extrema, mostrando os procedimentos mais adequados em uma emergência. Além de servidores de Canoas, a atividade, dividida em dois turnos, também recebeu representantes das Defesas Civis de Glorinha, Nova Santa Rita e Santo Antônio da Patrulha.

Ao final da palestra os participantes receberam um manual de especialização em gerenciamento de desastres.

Clima

Defesa Civil emite novo alerta para ciclone extratropical com atuação no interior do RS

Redação

Publicado

em

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual emitiu um aviso meteorológico alertando para o aprofundamento de uma área de baixa pressão que deve dar origem a um ciclone extratropical no Uruguai, com reflexos diretos no Rio Grande do Sul. O fenômeno deve favorecer a ocorrência de tempestades entre sexta-feira, 9, e sábado, 10.

De acordo com a Defesa Civil, na sexta-feira, 9, especialmente durante a tarde, há previsão de temporais severos em praticamente todo o Estado. As instabilidades podem provocar chuva forte em curto período de tempo, rajadas de vento intensas e queda de granizo de forma isolada. O risco é maior nas regiões Centro e Oeste, onde os acumulados de chuva podem ultrapassar 100 milímetros em até 6 horas e os ventos podem superar 90 km/h. Os volumes diários de precipitação devem variar entre 15 e 60 milímetros, com pontos que podem alcançar até 120 milímetros.

No sábado, 10, a previsão indica a ocorrência de temporais isolados em quase todo o Rio Grande do Sul, com exceção do Extremo Oeste. A chuva pode ser localmente intensa, acompanhada de rajadas de vento fortes. Os acumulados previstos ficam entre 15 e 60 milímetros por dia, podendo chegar a 90 milímetros em áreas pontuais.

Para o domingo, 12, a tendência é de que os temporais isolados se concentrem apenas nas regiões Norte e Nordeste do Estado. Nas demais áreas, a previsão é de chuva fraca a moderada, com tempo mais estável no Oeste. Os acumulados devem permanecer abaixo de 50 milímetros ao longo do dia.

A Defesa Civil orienta a população a acompanhar os avisos oficiais e adotar medidas de prevenção diante do risco de eventos meteorológicos severos.

Continuar a ler

Clima

Defesa Civil emite novo alerta para instabilidade em todo o RS com chance de temporais no Interior

Redação

Publicado

em

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual emitiu um aviso meteorológico alertando para a ocorrência de temporais no Rio Grande do Sul entre sábado, 27, e domingo, 28, em razão do avanço de uma frente fria sobre o Estado.

De acordo com o órgão, há previsão de tempestades isoladas com chuva forte a pontualmente intensa, queda de granizo e rajadas de vento que podem ultrapassar os 90 km/h.

No sábado, 27, os temporais devem se formar inicialmente nas regiões da Campanha, próximo à fronteira com o Uruguai, e no Sul. Ao longo da manhã, as instabilidades avançam sobre a Campanha, Sul, Costa Doce e Litoral Médio, com possibilidade de chuva intensa e granizo isolado. Já durante a tarde e a noite, as tempestades se espalham para as demais regiões gaúchas, mantendo o risco de ventos fortes e granizo.

Os acumulados de chuva previstos para o sábado variam entre 20 e 75 milímetros por dia, com volumes pontuais que podem ultrapassar os 100 milímetros em áreas da Campanha, Centro e Sul do Estado. Em alguns pontos, a chuva pode superar 80 milímetros em apenas três horas.

No início da madrugada de domingo, 28, ainda há condição para tempestades no Oeste e nas Missões. A partir da tarde, os temporais voltam a ganhar força nessas regiões e avançam em direção ao Centro, Vales, Região Metropolitana de Porto Alegre e áreas da metade Norte. Nessas localidades, há risco de chuva intensa, rajadas de vento acima dos 90 km/h e queda de granizo.

Para o domingo, os acumulados devem oscilar entre 20 e 75 milímetros por dia, com volumes pontuais de até 90 milímetros no Oeste, Missões, Noroeste e Centro. Assim como no sábado, há possibilidade de acumulados superiores a 80 milímetros em curto período.

A Defesa Civil também aponta que, na tarde da segunda-feira, 29, temporais isolados com chuva forte e queda de granizo podem retornar às regiões Noroeste e Norte, com acumulados entre 20 e 40 milímetros, podendo chegar a 75 milímetros em pontos isolados do Norte.

Ao final do período do aviso, os acumulados totais de chuva no Estado devem variar entre 20 e 120 milímetros, podendo ultrapassar os 150 milímetros no Oeste, Missões, Noroeste, Centro e em áreas da Costa Doce e da Campanha.

Continuar a ler

Clima

Ciclone deve atingir o Rio Grande do Sul nas próximas horas, alerta a Defesa Civil

Redação

Publicado

em

A Defesa Civil divulgou boletim meteorológico alertando para a previsão de instabilidade climática em Canoas nas próximas horas, com risco de chuva, descargas elétricas, ventos fortes e possibilidade de granizo isolado. O cenário exige atenção da população, especialmente em função do avanço de um ciclone.

Para a tarde desta segunda-feira, 8, há possibilidade de chuva rápida e localizada, provocada pelo forte calor, com temperaturas que podem chegar a 33°C. O acumulado previsto é de até 8 milímetros, com chance de descargas elétricas e ocorrência pontual de granizo. Em alguns bairros, o tempo pode mudar de forma repentina, com escurecimento do céu. Durante a noite, a tendência é de cessar a chuva.

Na madrugada de terça-feira, 9, a previsão indica chuva fraca. Ao longo da manhã e da tarde, o tempo segue instável, com acumulado estimado em cerca de 60 milímetros. Há risco de descargas elétricas, possibilidade de granizo isolado principalmente no período da tarde e rajadas de vento que podem variar entre 80 e 85 km/h.
Para a quarta-feira, 10, o tempo apresenta maior estabilidade e não há risco de granizo. No entanto, ainda estão previstos cerca de 20 milímetros de chuva. O vento passa a soprar de sudoeste, com rajadas que podem atingir até 100 km/h, em razão do ciclone já posicionado no oceano.

A Defesa Civil informa que o monitoramento das condições climáticas é contínuo, funcionando 24 horas por dia. Qualquer alteração significativa no cenário meteorológico será comunicada imediatamente por meio dos canais oficiais.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques