Conecte-se conosco

header-top







 

11/07/2025
 

Clima

BRDE reafirma compromisso com a sustentabilidade em debate sobre transição climática

Redação

Publicado

em

BRDE reafirma compromisso com a sustentabilidade em debate sobre transição climática

Ao participar de primeiro encontro do ano do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o diretor-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Ranolfo Vieira Júnior, reafirmou os compromissos da instituição com a pauta da sustentabilidade e apontou a necessidade de maior conscientização diante das crises climáticas.

“Há negacionistas para tudo, até mesmo na questão climática. Hoje mesmo, parte da Europa sofreu um apagão no fornecimento de energia e a causa seria um fenômeno atmosférico raro. Ou seja, são acontecimentos onde a crise climática está sempre presente”, alertou o presidente.

Na oportunidade, Ranolfo salientou a missão com a qual o banco atua há 64 anos no desenvolvimento da região Sul do país.

“Fechamos 2024 com 82% das nossas operações alinhadas ao menos a um dos 17 ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável). Isso demonstra nosso compromisso como Banco Verde”, destacou. O presidente alertou, ainda, para a necessidade de buscar soluções para a transição climática com base científica: “o conhecimento técnico é fundamental”, acrescentou.

Com o tema “Transição Ecológica e seu Financiamento”, o debate teve como convidado especial o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), Aloizio Mercadante.

Para um público que lotou o Salão Nobre da Universidade federal de Ciências da saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Mercante relatou o esforço realizado para socorrer as empresas gaúchas após a enchente de maio, quando o BNDES disponibilizou ao redor de R$ 39 bilhões em linhas emergenciais e reforçou o papel do setor público diante das crises climáticas.

“A transição não acontecerá sem a participação do Estado. Pela primeira vez precisamos realizar uma mudança de matriz energética para um modelo que custa mais caro que o atual”, ponderou.

Durante a abertura do evento, o governador Eduardo Leite, mencionou a importância dos debates promovidos pela Assembleia Legislativa sobre o tema e da necessidade de unir esforços diante dos impactos das mudanças climáticas.

“Os gaúchos têm um histórico de conflitos, mas a transição climática exige a convergência”, salientou o governador. Ele referiu, igualmente, a parceria do BNDES em projetos que estão sendo implementados para ampliar a capacidade de resposta aos eventos mais severos.

Conforme explicou o presidente da Assembleia, deputado Pepe Vargas, os debates do “Pacto RS 2025 – o Crescimento Sustentável é Agora” irão abranger outras regiões.

“O fórum é um instrumento do Parlamento gaúcho para contribuir com a construção de políticas públicas. Vamos ainda debater as questões que impactam na indústria, comércio e serviços, a sustentabilidade na agropecuária e as desigualdades regionais”, relatou.

Além do presidente do BRDE, o painel teve a participação, também na condição de debatedores, da reitoria da Universidade Federal do RGS (Ufrgs), Márcia Barbosa; do professor de Economia da Ufrgs, Carlos Henrique Horn, e da professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Ana Rovelder, também coordenadora da Rede Sul de Restauração Ecológica. O debate teve a jornalista Rosane de Oliveira como mediadora.

Clima

Defesa Civil alerta para lenta elevação da Lagoa dos Patos

Redação

Publicado

em

Defesa Civil alerta para lenta elevação da Lagoa dos Patos

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul alerta nesta segunda-feira, 30, para lenta elevação da Lagoa dos Patos. De acordo com órgão, há risco moderado para regiões ribeirinhas, válido até 14h20 de 1º de julho.

Procure informações junto à Defesa Civil da sua cidade, conheça os Planos de Contingência municipais para saber quais os riscos e como agir em caso de desastre no seu município.

Emergência ligue 190/193.

Continuar a ler

Clima

Governador reúne equipe para alinhar ações diante de novo alerta de chuvas intensas

Redação

Publicado

em

Governador reúne equipe para alinhar ações diante de novo alerta de chuvas intensas

Diante da previsão de um novo episódio crítico de chuvas no Rio Grande do Sul no fim de semana, o governador Eduardo Leite coordenou, na manhã desta sexta-feira, 27, uma reunião de alinhamento das estruturas estaduais de resposta e prevenção. Participaram presencialmente e de forma virtual integrantes da equipe de governo, incluindo as áreas de segurança, infraestrutura, comunicação, saúde, educação, meio ambiente, assistência social e defesa civil.

O encontro teve como objetivo revisar os protocolos de atuação, reforçar a comunicação com os municípios e planejar medidas preventivas para minimizar os impactos da instabilidade meteorológica prevista.

Segundo a Defesa Civil estadual, há risco de chuvas intensas e volumosas, com possibilidade de alagamentos, enxurradas e deslizamentos em algumas regiões do Estado, como Serra, Vale do Taquari e Vale do Rio Pardo. A atualização completa está disponível no site defesacivil.rs.gov.br.

Durante a reunião, foi definida a instalação de três gabinetes avançados de crise da Defesa Civil, que funcionarão em Santa Cruz do Sul, Lajeado e Caxias do Sul. Esses centros servirão como pontos de apoio e articulação regional para o acompanhamento em tempo real da situação nas áreas com maior probabilidade de impacto.

O alinhamento inclui ainda a emissão de avisos e alertas à população nas próximas horas, com base nas atualizações dos sistemas de monitoramento meteorológico. A mobilização também prevê uma reunião virtual do governador com prefeitos e coordenadores regionais da Defesa Civil no final do dia, para reforçar a integração com os municípios e garantir a execução dos planos de contingência locais.

As equipes do governo do Estado estão em prontidão para o atendimento de ocorrências, com foco especial na proteção de vidas e na redução de danos. O governador destacou a importância da agilidade e da cooperação entre Estado e municípios neste momento de atenção.

“Nossa prioridade é agir com rapidez e coordenação. Estamos estruturando a resposta antes que os efeitos da chuva se intensifiquem, com todos os órgãos envolvidos preparados para dar suporte aos municípios e à população”, afirmou Leite.

A população deve acompanhar os canais oficiais da Defesa Civil e seguir as orientações das autoridades locais. Em caso de emergência, o contato deve ser feito pelo telefone 190 (Brigada Militar) ou 193 (Corpo de Bombeiros).

Continuar a ler

Clima

“Estamos atentos e prontos para agir”: Nova Santa Rita emite alerta para possível cheia com chuvas intensas na Serra

Redação

Publicado

em

“Estamos atentos e prontos para agir” Nova Santa Rita emite alerta para possível cheia com chuvas intensas na Serra

A Prefeitura de Nova Santa Rita, por meio da Defesa Civil Municipal, emitiu um alerta preventivo à população para este fim de semana, diante da previsão de fortes chuvas na Serra Gaúcha que podem impactar diretamente o município. A expectativa é de acúmulo entre 100 e 200 milímetros de chuva entre sábado, 29, e domingo, 30, o que pode elevar os níveis dos rios Sinos, Caí e Jacuí, que cortam a Região Metropolitana.

O prefeito Rodrigo Battistella reforçou o compromisso da gestão em proteger as famílias.

“Estamos atentos e prontos para agir com rapidez. Toda nossa equipe está mobilizada e o Centro Humanitário já está preparado para receber quem precisar. A prioridade é garantir segurança, acolhimento digno e assistência a todas as pessoas afetadas.”

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Tiago Silveira, o risco de cheia é real devido ao volume acumulado dos rios que já estão com níveis elevados.

“As fortes chuvas na Serra podem causar reflexos rápidos em Nova Santa Rita, principalmente nas comunidades ribeirinhas. É fundamental que os moradores das áreas de risco fiquem atentos e nos acionem imediatamente em caso de necessidade.”

Neste momento, 17 famílias – totalizando 44 pessoas – já estão abrigadas no Centro Humanitário de Acolhimento, localizado na Rua Porto da Farinha, 240, bairro Caju. O espaço oferece ambientes privativos, alimentação completa, segurança, atendimento médico e suporte para os animais de estimação.

As regiões mais afetadas até o momento são:

– Porto da Figueira, no bairro Sanga Funda;
– Vila Esperança e Beco do Miguel, no bairro Berto Círio;
– Loteamento Maria José, no bairro Caju.

A Defesa Civil de Nova Santa Rita está em plantão permanente. Em caso de emergência, a população deve entrar em contato pelo telefone (51) 98922‑89. A Administração Municipal segue monitorando a situação e emitirá novos boletins conforme a evolução do cenário climático.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques