Trânsito
Rotatória central da avenida Getúlio Vargas passará por estreitamento de faixas nesta terça, 15, e quarta-feira, 16

A rotatória central da avenida Getúlio Vargas, via lateral sob o viaduto da Metrovel na BR-116, em Canoas, passará por estreitamento de faixas nesta terça-feira, 15, e quarta-feira, 16. A mudança, entre 8h30 e 17 horas, ocorre devido à continuidade do estaqueamento da obra de alargamento executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
No primeiro dia, o estreitamento causará interrupção da alça de retorno livre no sentido interior-interior. Já no dia seguinte, o bloqueio será na alça de retorno livre no sentido Capital-Capital. Não está prevista nenhuma nova intervenção na pista principal da BR-116, que seguirá operando normalmente.
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) questionou o DNIT sobre a viabilidade de execução das obras nos finais de semana ou durante a noite. O órgão federal respondeu que serviços noturnos têm a limitação logística do fornecimento de concreto e demais insumos, bem como a questão de ruído. Durante esse feriado prolongado, não foram programados serviços pelo DNIT que argumentou não haverá fornecedor está disponível.
Em caso de chuvas os serviços serão adiados.
Trânsito
Estreitamentos de pista nas laterais da BR-116, segundo o Dnit, voltam a ocorrer a partir de terça-feira, 8

A Prefeitura de Canoas informou que os estreitamentos de pista nas ruas laterais da BR-116, na região do viaduto da Metrovel, voltarão a ser aplicados, a partir de terça-feira, 8, pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
As intervenções no trânsito para as obras de alargamento do viaduto estão previstas nos dois sentidos – Capital e Interior, da Av. Getúlio Vargas, no horário das 8h30 às 17h.
As equipes do Dnit estarão atuando na primeira etapa do estaqueamento, processo necessário para execução do projeto, e que levará cerca de 15 dias. As obras integram o Lote 1 das melhorias operacionais e de segurança viária da BR-116. Os motoristas deverão ter paciência e atenção com as sinalizações de trânsito. Em caso de chuvas, os serviços serão transferidos.
Trânsito
Obras do DNIT causam estreitamento de pista nas ruas laterais da BR-116 em Canoas

Trânsito
Prefeitura de Canoas recebe de motoboys pedidos de melhorias no trânsito

O prefeito de Canoas, Airton Souza, recebeu na tarde da quinta-feira, 6, demandas de motoboys que trabalham na cidade. Cerca de 50 profissionais estiveram na prefeitura e foram recebidos pelo prefeito e pelo secretário municipal de Mobilidade Urbana, Thiago Moyses. De acordo com a atual gestão municipal, uma das demandas, a criação de pontos de descanso para os motoboys, será atendida com a implementação de dois espaços na cidade.
Os motoboys pedem melhorias na sinalização de trânsito na cidade, com a implementação da faixa azul, uma espécie de faixa preferencial para motocicletas; e bolsões para motos junto aos semáforos. Além disso, os profissionais também solicitaram o oferecimento, pela prefeitura, de curso de capacitação e mudanças na forma de abordagem de agentes de trânsito.
“Precisamos de melhorias no trânsito, mudanças na atuação da Guarda Municipal e um ponto de apoio para podermos ficar entre as entregas”, resumiu Felipe Bedin Ribeiro, 27, morador do bairro Niterói. “Temos em Canoas uma gurizada muito trabalhadora e a população depende de nós”, defendeu William Silva Mariani, 33, morador do Fátima.
Outro pedido foi a construção de um ponto de apoio onde os motoboys possam descansar, utilizar banheiros e conviver durante as suas jornadas de trabalho. A prefeitura já tem planos de construir dois pontos neste modelo, um na Rua Domingos Martins, no Centro, e outro próximo ao Canoas Shopping.
O prefeito Airton Souza destacou a importância dos motoboys para a economia e qualidade de vida da cidade e lembrou do trabalho deles durante a pandemia de Covid-19, quando serviços de telentrega em Canoas tiveram um enorme aumento de demanda. Airton ouviu as reivindicações do grupo e disse que a prefeitura estudará como atender às solicitações.
“Eu sei da importância do trabalho dos motoboys e queremos dar dignidade a eles. Com diálogo, com respeito, nós vamos resolver os problemas da nossa cidade.”
O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Thiago Moyses, afirmou que as demandas do grupo que visitou a prefeitura serão avaliadas para que melhorias possam ser implementadas. E afirmou estar sempre interessado em receber as demandas da comunidade. “Os motoboys são a força motora da economia e do trabalho na nossa cidade”, comentou Moyses.
- Saúde3 dias atrás
Canoas tem 135 casos confirmados de pessoas com dengue; 13 no bairro Harmonia
- Emprego7 dias atrás
Trensurb divulga edital para concurso público com salários de até R$ 9.414,18
- Comunidade5 dias atrás
Agora, quem descartar lixo de maneira irregular em Canoas poderá ser multado em até R$1.700
- Emprego5 dias atrás
Caravana de Empregos acontece na sexta-feira, 25, com mais de 300 vagas
- Geral5 dias atrás
Projeto Professora Maluquinha comemora 25 anos com atividades na Biblioteca Municipal
- Saúde4 dias atrás
Prefeitura de Canoas e governo do Estado avaliam transferência do Pronto Socorro para Hospital Universitário
- Fazenda1 semana atrás
Vencimento do IPVA 2025 por placas será unificado em 30 de abril
- Policial5 dias atrás
Primeiro trimestre de 2025 tem o menor número de homicídios dos últimos quatro anos