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05/12/2024
 

Educação

Governo lançará nova edição do Professor do Amanhã com 500 vagas em cursos de licenciatura

Redação

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Governo lançará nova edição do Professor do Amanhã com 500 vagas em cursos de licenciatura

Na educação, o propósito do governo é assegurar o futuro do aluno, do professor e da sociedade. Por isso, o programa estadual Professor do Amanhã terá uma nova edição, cujo edital deve ser lançado nas próximas semanas. Serão até 500 bolsas integrais para cursos de licenciatura no Rio Grande do Sul.

Com um investimento previsto de R$ 19,2 milhões até 2026, a iniciativa do governo gaúcho destinará vagas para formação em Matemática, Língua Portuguesa, Geografia e História, oferecidas por instituições comunitárias de Ensino Superior.

O Professor do Amanhã é coordenado pelo Gabinete do Vice-Governador e executado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict). As áreas prioritárias foram definidas em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc).

O vice-governador Gabriel Souza ressalta que a iniciativa abrange não apenas o financiamento do curso em uma universidade comunitária, mas também a concessão de uma bolsa mensal aos estudantes.

“O Professor do Amanhã é uma política pública do governo do Estado destinada a atrair novos talentos para a carreira do magistério e incentivá-los nessa profissão tão importante para a educação do presente e do futuro. Um programa para combater o déficit de professores, contribuir com as instituições de Ensino Superior e apoiar os jovens na construção de suas trajetórias profissionais”, explica.

“A procura pelas bolsas da primeira edição do Professor do Amanhã superou as expectativas. Foram mais de 4 mil inscritos para mil vagas. Isso nos mostrou que existe, sim, uma demanda pela carreira de professor. O que falta, muitas vezes, são condições adequadas, e as bolsas de estudos ajudam nesse sentido”, salienta a titular da Sict, Simone Stülp. “Agora, queremos ampliar o programa, visando dar maior suporte para a rede gaúcha de educação básica.”

Assim como na primeira edição, cada estudante receberá uma bolsa mensal de R$ 800, que será disponibilizada por meio do Cartão Cidadão. Além disso, será repassado à instituição de ensino o valor mensal correspondente à taxa acadêmica, também de R$ 800 por vaga.

A primeira edição do Professor do Amanhã ofereceu mil bolsas em 34 cursos de licenciatura nas áreas de Letras, Matemática, Biologia, História e Geografia. As aulas começaram no primeiro semestre deste ano em 11 instituições do Estado.

A estudante Ingryd da Rosa garantiu uma vaga no curso de Letras – Português na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Segundo ela, o programa valoriza o esforço e o estudo dos alunos, o que tem sido muito gratificante.

“Em 2019, busquei cursos na área da educação e finalmente consegui uma vaga pelo ProUni, também na Unisinos, mas em Pedagogia EAD. Acabei me apaixonando pelo curso e concluí no segundo semestre de 2023, sem nunca ter esquecido o sonho de cursar Letras”, conta Ingryd.

“Nos eventos pré-formatura, fiquei sabendo do programa Professor do Amanhã e senti reacender o chamado, então me inscrevi. Sempre soube que só chegaria à universidade por meio de políticas públicas de educação.”

Já atuando em escolas da rede pública, ela afirma perceber a urgência na valorização da profissão e no incentivo à formação docente, em especial neste momento de escassez de professores:

“O programa dá a oportunidade de acesso a universidades sérias, com formações de excelência, que vão gerar profissionais preparados e apaixonados pela docência”, complementa.

Para Uarlley Santos, fazer uma graduação em uma universidade que é referência na região dos Vales, com a mensalidade 100% gratuita, era uma oportunidade única. Hoje, ele cursa licenciatura em Letras – Português e Inglês na Universidade do Vale do Taquari (Univates).

“O programa tornou o sonho da graduação mais palpável. Só tenho experiências positivas: são ótimos professores e uma ótima infraestrutura na universidade. Recebemos uma bolsa de estudos que proporciona um pouco mais de segurança financeira. Inclusive, isso foi um grande facilitador para que eu pudesse me dedicar mais à graduação”, relata.

O estudante destaca, ainda, a importância do Professor do Amanhã para a comunidade.

“Conhecemos a realidade da carreira docente: a carência de profissionais, a falta de condições para desenvolver as aulas, a desvalorização da profissão. Diante disso, surge o programa, que proporciona oportunidade de desenvolvimento para a população e cria uma segurança de que as nossas escolas não vão ficar sem professores”, avalia Uarlley.

Sobre o Professor do Amanhã

Instituído pela Lei nº 16.001, de 4 de outubro de 2023, o programa Professor do Amanhã tem como objetivo formar docentes em cursos de licenciatura para atuarem em áreas estratégicas visando ao fortalecimento da educação básica do Rio Grande do Sul.

Os cursos devem ocorrer na modalidade presencial, com carga mínima de 3.200 horas. Os currículos devem atender às chamadas competências para o século 21 (divididas em três grupos: cognitivo, intrapessoal e interpessoal) e às práticas de letramento racial e social. Os cursos devem prever, ainda, aproximações com ambientes de inovação.

Os alunos devem se comprometer a realizar prática de ensino de, no mínimo, 300 horas na rede pública estadual e, após a conclusão do curso, atividades docentes de, no mínimo, 1.920 horas também na rede pública estadual. Após a conclusão do curso, serão automaticamente inscritos no Cadastro de Contratações Temporárias.

O Professor do Amanhã é coordenado por um Conselho Gestor, presidido pelo vice-governador do Estado e integrado pelos titulares das pastas da Educação; de Inovação, Ciência e Tecnologia; da Casa Civil; de Planejamento, Governança e Gestão; e da Fazenda.

Educação

Estudante de escola municipal de Nova Santa Rita conquista medalha de ouro em competição nacional de tecnologia

Redação

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Estudante de escola municipal de Nova Santa Rita conquista medalha de ouro em competição nacional de tecnologia

Luana Lopes da Rosa, 15 anos, aluna do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Hélio Fraga, localizada no Centro de Nova Santa Rita, conquistou a medalha de ouro na Maratona Tech, a maior competição de tecnologia entre escolas do Brasil.

A estudante, que reside no bairro Sanga Funda, foi uma das 10 vencedoras entre mais de 200 mil participantes de todo o país. No Rio Grande do Sul, apenas ela e outra aluna de Caxias do Sul receberam a premiação máxima.

Promovida pelo Movimento Tech e organizada pela Associação Cactus, a Maratona Tech tem como objetivo despertar o interesse de jovens pela tecnologia, conectando-os com oportunidades na área, independentemente de seu nível de conhecimento ou recursos escolares.

Um projeto com impacto local

Incentivada pelo professor de matemática e técnico Maker da escola, Edwin Vaz de Moraes, Luana desenvolveu um projeto com foco em problemas cotidianos da comunidade.

“O desafio deste ano era olhar para a comunidade e identificar problemas que poderiam ser resolvidos com o auxílio da tecnologia”, explica o professor.

A ideia vencedora foi a criação de um aplicativo ou site para que cidadãos possam relatar problemas em calçadas da cidade.

“Por exemplo, se há um buraco na calçada ou falta de acessibilidade, a pessoa acessa a plataforma e informa diretamente o órgão responsável, que estará vinculado ao sistema”, explica.

Etapas da competição

Luana enfrentou duas etapas para conquistar o ouro. Na primeira, submeteu seu projeto com o apoio do professor, que o avaliou antes de encaminhá-lo à banca da Maratona Tech.

Na segunda fase, a banca analisou os projetos por meio de entrevistas realizadas via WhatsApp, garantindo que todas as exigências fossem cumpridas.

“Por enquanto, tenho a ideia estruturada, mas preciso de apoio para colocá-la em prática”.

Reconhecimento para a educação de Nova Santa Rita

O prefeito Rodrigo Battistella recebeu a notícia com muita alegria. Segundo ele, nos últimos anos a Administração investiu em educação, desde capacitação para professores, novas tecnologias para as salas de aula e novas estruturas para a rede municipal de ensino.

“É com imensa alegria e orgulho que celebramos a conquista da Luana, que demonstra o talento e o potencial de nossos(as) jovens.”

Battistella salienta que a medalha de ouro na maior competição de tecnologia do país não apenas coloca Nova Santa Rita em destaque nacional, mas também reforça o impacto positivo de uma educação pública de qualidade, focada no desenvolvimento integral dos(as) estudantes.

“Iniciativas como essa mostram que, quando investimos em educação e incentivamos nossos jovens, os resultados vão além do esperado, transformando ideias em soluções concretas para a comunidade. Parabéns à Luana, aos(as) professores(as) e a todos(as) os(as) envolvidos(as)”.

Para o secretário municipal de Educação, Eduardo Fagundes, a premiação reflete o compromisso com o ensino.

“Educação nunca é gasto, é investimento. Com a qualificação de nossos(as) docentes, despertamos o talento de nossos(as) alunos(as). Este é o resultado de uma política educacional séria e responsável.”

O diretor da Hélio Fraga, Giovane Ribeiro, celebrou a conquista:

“Reconhecimentos como este qualificam nossa educação e incentivam os alunos a desenvolverem projetos empreendedores”.

Uma medalha especial

Um detalhe curioso é que a medalha de ouro entregue na competição foi produzida a partir de ouro reciclado de materiais eletrônicos, como computadores e tablets, reforçando o compromisso sustentável da iniciativa.

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Educação

Alunos do Ensino Médio de Canoas realizam mostra artística com tema da enchente

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Alunos do Ensino Médio de Canoas realizam mostra artística com tema da enchente

Na noite do dia 19 de novembro, juntamente com os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual São Francisco de Assis, a professora Anelise Espíndola de Oliveira realizou uma mostra artística com um tema bem peculiar: “Acontece que todos os alunos dessa comunidade são vítimas da enchente ocorrida no mês de maio, inclusive eu, professora de Língua Portuguesa”, contou Anelise a O Timoneiro.

A professora contou que, assim como seus alunos, sentiu de perto todos os piores impactos da catástrofe, pois perdeu sua casa, que era feita de madeira e ficava localizada próximo à escola.

“Vi o quanto foi difícil superar esse trauma e que a ‘fuga’ não me ajudava a refazer a minha vida. Como todo o trauma, não podemos fingir que aquilo não aconteceu, ou que não nos afetou, temos de parar para avaliar o impacto que teve e que poderá continuar tendo sobre nossas vidas.

Professora Anelise Espíndola de Oliveira

Professora Anelise Espíndola de Oliveira

Aulas ajudam alunos

Anelise explica que dentro das disciplinas da área de linguagens sempre pode trabalhar com os alunos sobre saúde mental, positividade, lei da atração e tudo o que envolve uma vida de qualidade.

“Dessa forma, precisava, junto deles, abrir as nossas feridas para começar o nosso processo de cura, transformar a dor em arte, assim como tantos artistas já fizeram, e trazer a possibilidade tanto de que eles pudessem expressar seus sentimentos, quanto que outras pessoas pudessem acabar se identificando com os pensamentos deles”, conta.

Trauma vira arte

O resultado foi uma noite emocionante, de muito orgulho, lágrimas e superação dos momentos mais difíceis que Canoas já viveu.

Escola projetada em maquete

Escola projetada em maquete

A mostra contou com poemas, pinturas, desenhos, uma maquete representando a escola alagada, e relatos do dia da saída das casas e do primeiro retorno. Todos os trabalhos estarão disponíveis em um e-book que será lançado no encerramento do ano letivo.

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Educação

Sesc/RS abre mais de 1.300 vagas gratuitas de conclusão do Ensino Médio para jovens e adultos

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Sesc/RS abre mais de 1.300 vagas gratuitas de conclusão do Ensino Médio para jovens e adultos

O Sesc/RS abre na quinta-feira, 14, as inscrições para as novas turmas do projeto de Educação à Distância para Jovens e Adultos (EAD EJA), que oferece formação gratuita no Ensino Médio, com qualificação profissional em Produção Cultural.

Serão 1.301 vagas distribuídas em 32 municípios gaúchos, voltadas a pessoas que não tenham concluído o ensino básico no tempo regular. O curso tem duração de três semestres e carga horária de 1.200 horas, sendo 80% das aulas em formato virtual e 20% em formato presencial.

Os candidatos devem ter mais de 18 anos, Ensino Fundamental completo e renda familiar de até três salários mínimos. Comerciários e dependentes têm preferência no preenchimento das vagas.

Matrícula

A matrícula permite, ainda, a participação dos estudantes em atividades de cultura, esporte e lazer oferecidas pelo Sesc nas Unidades. O edital e as inscrições, que podem ser feitas até o dia 14 de janeiro de 2025, estão disponíveis em sesc.com.br/ead e diretamente nas Unidades do Sesc. As aulas têm início previsto para o mês de março.

“A EAD EJA do Sesc/RS nos enche de orgulho, por nos lembrar, constantemente, do papel transformador da educação. Desde o início do projeto, milhares de gaúchos retomaram e concluíram os estudos no Ensino Médio gratuitamente conosco, e são diversas as histórias dos participaram que, a partir da formação, continuaram os estudos, encontraram novas oportunidades no mercado de trabalho e também novos sentidos para as suas vidas”, exalta a gerente de Educação do Sesc/RS, Regina Tatsch.

Canoas e mais 31 cidades

As 32 Unidades que oferecem vagas para o próximo semestre são de Alegrete, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Camaquã, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Farroupilha, Flores da Cunha, Gravataí, Ijuí, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, São Borja, São Leopoldo, Taquara, Torres, Tramandaí, Três de Maio, Uruguaiana e Venâncio Aires.

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