Serviços
Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista poderá ser solicitada nas unidades do Tudo Fácil

A partir desta segunda-feira, 14, será possível solicitar a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) pelas unidades da rede Tudo Fácil em funcionamento no Estado.
A oferta do serviço é resultado da parceria entre a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), firmada no início de outubro.
Após a solicitação da Ciptea, o requerente receberá informações sobre o prazo, estabelecido pelo protocolo, para retirada do documento.
A Ciptea tem o objetivo de garantir às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.
O documento tem validade de cinco anos, quando deve ser renovado. Até outubro de 2024, mais de 28 mil carteiras haviam sido emitidas, 4 mil delas apenas em Porto Alegre.
Antes da disponibilização da Ciptea pelo Tudo Fácil, os gerentes de todas as unidades da rede foram capacitados pela Faders. Além das instruções procedimentais do serviço, a capacitação deu enfoque ao atendimento, que deve ser acolhedor ao cidadão que virá à unidade.
Passe Livre
Em breve, a solicitação e entrega do Passe Livre Intermunicipal para Pessoas com Deficiência e de Baixa Renda também passará a ser oferecido pela rede Tudo Fácil.
O serviço é destinado a pessoas com deficiência com renda per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio. A oferta do serviço também é fruto do termo de cooperação assinado entre a SPGG e a Faders.
Tudo Fácil
Com 25 anos de atividades no Rio Grande do Sul, o Tudo Fácil teve sua primeira unidade inaugurada em Porto Alegre em 1º julho de 1998.
Além das três sedes na capital, a Central de Serviços ao Cidadão conta com unidades nas cidades de Caxias do Sul, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas e Rio Grande.
Em breve, a rede contará com uma unidade em Santa Maria, na Região Central do Estado, e em Gravataí, na Região Metropolitana.
Serviços
Coleta de lixo domiciliar com contêineres de Canoas será ampliada para o bairro Marechal Rondon

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Serviços e Zeladoria Urbana, está ampliando o serviço de coleta de resíduos orgânicos domiciliares por meio de contêineres, para o bairro Marechal Rondon.
O serviço passará a ser realizado em 37 ruas do bairro e os contêineres já estão sendo colocados nas vias. Além do bairro Marechal Rondon, 15 ruas do Centro, que eram atendidas pelo mesmo sistema apenas em alguns trechos, terão o serviço ampliado, aumentando a área de cobertura.
O secretário municipal de Serviços e Zeladoria Urbana, Sérgio Giugno, afirma que a ampliação da área da cidade coberta pelo serviço de coleta com contêineres não vai gerar custos extras para a população e será viabilizada com a estrutura já disponível.
“Nas ruas que já eram atendidas pela coleta conteinerizada, eles eram instalados em pares, um contêiner para rejeito orgânico e outro para rejeito reciclável. A partir dessa ampliação, o serviço de coleta conteinerizada atenderá somente à coleta de resíduos orgânicos; isso se dará pela retirada do contêiner anteriormente usado para os recicláveis, que passarão a receber apenas os resíduos orgânicos, mas instalados na nova área do contrato. Teremos então um contêiner em cada local de coleta, inicialmente, com possíveis ajustes futuros, caso haja necessidade em função da demanda. A coleta de recicláveis não vai sofrer alterações nestes locais. Seguem as diretrizes de coleta hoje praticadas.”
Os contêineres estão sendo posicionados a uma distância aproximada de 50 metros entre si. A ideia é que os moradores próximos tenham que caminhar no máximo cerca de 25 metros para depositar seu lixo. Nas ruas que passarão a receber o serviço a população já está sendo avisada pela Prefeitura.
O secretário Giugno reforça que nas ruas onde os contêineres já foram colocados já é possível depositar o lixo orgânico diretamente neles. Nas outras os moradores devem continuar seguindo o procedimento normal. O esvaziamento dos contêineres se dará em dias intercalados ou, caso o contêiner esteja cheio antes do prazo determinado, deverá ser coletado antes.
Ruas que receberão contêineres
Bairro Marechal Rondon
- Avenida Inconfidência
- Rua General Salustiano
- Avenida Santos Ferreira
- Rua Olavo Ferreira
- Rua Felipe de Noronha
- Rua Inácio de Castilhos
- Rua Marquês do Herval
- Rua Afonso Dias
- Rua Santini Longoni
- Rua La Salle
- Rua Cel. Ricardo Machado
- Rua Irmão Guilherme
- Rua José Florindo Dias
- Rua Barão do Largo
- Rua Plácido de Castro
- Rua São Pedro
- Rua São Caetano
- Rua São Bernardo
- Rua Santo André
- Rua Duque de Caxias
- Rua Santa Vitória
- Rua Santa Cecília
- Rua Pinto Bandeira
- Rua Dona Rafaela
- Avenida Dr. Sezefredo Azambuja Vieira
- Rua Sé
- Rua Austrália
- Rua Major Sezefredo
- Rua América
- Rua Irmão Pedro
- Rua Antônio Fonseca Barcelos
- Rua Irmão Valentim Schneider
- Rua Clemente Luís
- Rua Senador Alberto Pasqualini
- Rua Diana Terra
- Rua Gurupi
- Rua Sebastião
Centro
- Rua Mathias Velho
- Avenida Brasil
- Rua Frederico Guilhereme Ludwig
- Rua Ângelo Possebon
- Rua Domingos Martins
- Rua Coelho Neto
- Rua Luiz de Camões
- Rua Vasco da Gama
- Rua Euclides da Cunha
- Rua César Lates
- Rua Coronel Vicente
- Rua São Luiz
- Rua Coronel Marcelino
- Rua Lenine Nequete
- Rua Araçá
Serviços
Prefeito Airton Souza pede providências urgentes e reparos à Corsan

O prefeito de Canoas, Airton Souza, assinou, na segunda-feira, 27, um ofício endereçado à Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). No texto em que O Timoneiro teve acesso, Airton inicia dizendo se tratar de assunto de extrema relevância e urgência referente à prestação de serviços por parte da Corsan no município de Canoas.
Na carta, ele exige também providências imediatas para que danos causados durante a execução dos serviços prestados sejam prontamente reparados, como buracos abertos para conserto e manutenção da Corsan.
O texto destaca que a atual gestão não tolerará, sob hipótese alguma, o descaso com o patrimônio público, e finaliza exigindo uma resposta formal ao ofício no prazo máximo de cinco dias, contendo um plano de ação detalhado para atender às demandas apresentadas.
Vídeo nas redes
No último domingo o prefeito divulgou um vídeo nas redes sociais mostrando alguns estragos na rua Duque de Caxias, próximo ao Colégio Cristo Redentor, no qual cobra a empresa pelos buracos na via.
“Eu trancar todas as obras, não vou autorizar início nenhum até que vocês resolvam isso aqui”.
O que diz a Corsan
A reportagem entrou em contato com Corsan, que informou que aguarda o recebimento do documento para se posicionar.
Serviços
Queda de energia elétrica interrompe abastecimento de água em Canoas

Uma queda de energia elétrica na estação de tratamento Rio Branco, em Canoas, afeta o abastecimento de água da cidade na manhã desta terça-feira, 14. A eletricidade já retornou e o fornecimento de água está sendo retomado gradualmente.
O retorno da distribuição acontece de forma gradual à medida que os reservatórios atingem os níveis ideais de armazenamento. A previsão de normalização é para a tarde de hoje.
Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.
A Corsan está permanentemente disponível nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.
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