Serviços
Caravana de Direitos da DPU chega a Nova Santa Rita para atender vítimas das enchentes
A Defensoria Pública da União (DPU), em parceria com diversas instituições, levará a “Caravana de Direitos na Reconstrução do Estado do Rio Grande do Sul” para Nova Santa Rita nos dias 10 e 11 de outubro.
O projeto, que atua desde julho no Estado, oferece assistência jurídica gratuita e integral aos(as) atingidos(as) pelas enchentes, facilitando o acesso a benefícios e direitos.
Essa iniciativa conta com a colaboração de várias entidades, incluindo a Advocacia-Geral da União (AGU), Justiça Federal, INSS, entre outras, que se uniram para proporcionar apoio aos cidadãos afetados.
Atendimentos e documentação
Os atendimentos incluem orientações sobre direitos, assistência jurídica e extrajurídica, além de apoio na continuidade de processos. A DPU também ajudará no acesso a benefícios como Auxílio Reconstrução, Saque-Calamidade do FGTS, Seguro Habitacional, Bolsa Família e Auxílio Gás. Orientações sobre benefícios previdenciários e emissão de segunda-via de documentos também estarão disponíveis.
As pessoas interessadas devem levar documentos de identificação (RG, CNH, carteira de trabalho ou certidão de nascimento), CPF, comprovante de residência e qualquer documentação relevante.
Público-Alvo
O programa é destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade social, com foco em municípios afetados pelas enchentes, conforme análise do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Confira o local e horários de atendimento
Quando: 10 e 11, quinta e sexta-feira, das 9h às 17h
Local: Centro de Referência da Assistência Social (CRAS)
Endereço: Rua das Cerejeiras, 239 – Centro, Nova Santa Rita/RS
Serviços
Queda de energia elétrica interrompe abastecimento de água em Canoas
Uma queda de energia elétrica na estação de tratamento Rio Branco, em Canoas, afeta o abastecimento de água da cidade na manhã desta terça-feira, 14. A eletricidade já retornou e o fornecimento de água está sendo retomado gradualmente.
O retorno da distribuição acontece de forma gradual à medida que os reservatórios atingem os níveis ideais de armazenamento. A previsão de normalização é para a tarde de hoje.
Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.
A Corsan está permanentemente disponível nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.
Serviços
Corsan substitui 35 mil hidrômetros em nove municípios
A Corsan vai substituir 237,4 mil equipamentos de medição de consumo de água nos 317 municípios atendidos pela empresa no Rio Grande do Sul. O investimento será de R$ 64 milhões. Na Região Metropolitana, serão trocados 34.596 hidrômetros em nove cidades até o fim de junho.
As substituições começaram nesta semana, sem custo aos clientes. Os novos hidrômetros vão ser instalados em Alvorada (3.439), Cachoeirinha (4.141), Canoas (8.006), Eldorado do Sul (1.615), Esteio (2.058), Gravataí (4.151), Guaíba (3.341), Sapucaia do Sul (2.941) e Viamão (4.904).
A renovação dos aparelhos segue recomendação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O órgão orienta que a substituição dos medidores seja realizada por profissionais autorizados e não ultrapasse o período de sete anos (dependendo do modelo do aparelho).
A troca também é recomendada pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs). Nos 317 municípios atendidos pela Corsan, foram substituídos mais de 371 mil hidrômetros no ano passado.
O diretor comercial da Companhia, Luiz Nóbrega, destaca a importância das trocas para manter os equipamentos em boas condições. “Isso garante que os hidrômetros informem com precisão a quantidade de água que está sendo utilizada nos imóveis e permite que os clientes tenham o controle exato de seu consumo”, explica.
Segurança
Os técnicos que fazem as instalações trabalham identificados por crachás e uniforme da Corsan. “Para garantir a segurança da população e a transparência dos serviços, os moradores devem cobrar as credenciais dos profissionais, bem como o número do protocolo para execução da troca”, orienta o diretor comercial da Companhia.
Para reforçar a importância das trocas, os clientes recebem material informativo. As medições dos equipamentos são exatas e confiáveis, e ajudam também a reduzir o desperdício de água, porque podem apontar possíveis vazamentos não visíveis.
Os novos hidrômetros são aferidos pelo Inmetro e possuem lacre e etiqueta de certificação e segurança. O lacre não pode ser removido, e a violação acarreta penalidades ao responsável pelo aparelho, como taxa de reposição da peça ou multa (determinada pela Agergs).
Contato
Em caso de dano acidental, quebra ou mau funcionamento do hidrômetro, o cliente deve entrar em contato com a Corsan pelo site www.corsan.com.br/cliente ou pelo aplicativo Corsan (que pode ser baixado no telefone celular). Para mais informações, estão à disposição da comunidade também o WhatsApp (51) 99704-6644 e o telefone 0800-646.6444, com ligações gratuitas.
Serviços
Falta de energia interrompe abastecimento de água em seis bairros de Canoas
A Estação de Tratamento Rio Branco está operando com geradores próprios após um veículo atingir um poste de luz na região. A falta de energia elétrica na estação afetou o fornecimento de água nos bairros Mato Grande, Harmonia, Mathias Velho, São Luiz, São José e Guajuviras. As regiões ficarão com pressão baixa ou oscilação no abastecimento nesta sexta-feira, 3.
A previsão para o retorno da energia, pela concessionária, é no fim da tarde de hoje. O fornecimento de água está sendo retomado gradualmente à medida que os reservatórios atingirem os níveis ideais de armazenamento.
Contato com a empresa
Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.
A Corsan está permanentemente disponível nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.
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