Serviços
Corsan repara tubulação rompida na Av. Getúlio Vargas em Canoas e normalização está prevista até o fim da tarde
Equipes da Corsan reparam um rompimento de uma rede adutora nesta quarta-feira, 18, na Avenida Getúlio Vargas, em Canoas. Devido ao conserto, o abastecimento de água está interrompido no Centro e nos bairros Igara, Nossa Senhora das Graças e São José. A normalização está prevista para o fim da tarde de hoje.
Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.
A Corsan está permanentemente disponível nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.
Serviços
Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista poderá ser solicitada nas unidades do Tudo Fácil
A partir desta segunda-feira, 14, será possível solicitar a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) pelas unidades da rede Tudo Fácil em funcionamento no Estado.
A oferta do serviço é resultado da parceria entre a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), firmada no início de outubro.
Após a solicitação da Ciptea, o requerente receberá informações sobre o prazo, estabelecido pelo protocolo, para retirada do documento.
A Ciptea tem o objetivo de garantir às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.
O documento tem validade de cinco anos, quando deve ser renovado. Até outubro de 2024, mais de 28 mil carteiras haviam sido emitidas, 4 mil delas apenas em Porto Alegre.
Antes da disponibilização da Ciptea pelo Tudo Fácil, os gerentes de todas as unidades da rede foram capacitados pela Faders. Além das instruções procedimentais do serviço, a capacitação deu enfoque ao atendimento, que deve ser acolhedor ao cidadão que virá à unidade.
Passe Livre
Em breve, a solicitação e entrega do Passe Livre Intermunicipal para Pessoas com Deficiência e de Baixa Renda também passará a ser oferecido pela rede Tudo Fácil.
O serviço é destinado a pessoas com deficiência com renda per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio. A oferta do serviço também é fruto do termo de cooperação assinado entre a SPGG e a Faders.
Tudo Fácil
Com 25 anos de atividades no Rio Grande do Sul, o Tudo Fácil teve sua primeira unidade inaugurada em Porto Alegre em 1º julho de 1998.
Além das três sedes na capital, a Central de Serviços ao Cidadão conta com unidades nas cidades de Caxias do Sul, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas e Rio Grande.
Em breve, a rede contará com uma unidade em Santa Maria, na Região Central do Estado, e em Gravataí, na Região Metropolitana.
Serviços
Caravana de Direitos da DPU chega a Nova Santa Rita para atender vítimas das enchentes
A Defensoria Pública da União (DPU), em parceria com diversas instituições, levará a “Caravana de Direitos na Reconstrução do Estado do Rio Grande do Sul” para Nova Santa Rita nos dias 10 e 11 de outubro.
O projeto, que atua desde julho no Estado, oferece assistência jurídica gratuita e integral aos(as) atingidos(as) pelas enchentes, facilitando o acesso a benefícios e direitos.
Essa iniciativa conta com a colaboração de várias entidades, incluindo a Advocacia-Geral da União (AGU), Justiça Federal, INSS, entre outras, que se uniram para proporcionar apoio aos cidadãos afetados.
Atendimentos e documentação
Os atendimentos incluem orientações sobre direitos, assistência jurídica e extrajurídica, além de apoio na continuidade de processos. A DPU também ajudará no acesso a benefícios como Auxílio Reconstrução, Saque-Calamidade do FGTS, Seguro Habitacional, Bolsa Família e Auxílio Gás. Orientações sobre benefícios previdenciários e emissão de segunda-via de documentos também estarão disponíveis.
As pessoas interessadas devem levar documentos de identificação (RG, CNH, carteira de trabalho ou certidão de nascimento), CPF, comprovante de residência e qualquer documentação relevante.
Público-Alvo
O programa é destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade social, com foco em municípios afetados pelas enchentes, conforme análise do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Confira o local e horários de atendimento
Quando: 10 e 11, quinta e sexta-feira, das 9h às 17h
Local: Centro de Referência da Assistência Social (CRAS)
Endereço: Rua das Cerejeiras, 239 – Centro, Nova Santa Rita/RS
Serviços
Medidas preventivas são adotadas pela Prefeitura diante de novo alerta de chuvas e temporais em Canoas
Uma série de medidas preventivas estão sendo adotadas pela Prefeitura de Canoas em uma mobilização conjunta de diferentes secretarias, diante de um novo alerta de chuvas fortes e temporais com rajadas de vento, na quinta-feira, 26.
A previsão indica volumes de 40 milímetros a 80 milímetros em um intervalo de 24 horas, com potencial para alagamentos. Os ventos poderão chegar aos 80 km/h.
Em virtude disso, a partir das 22h desta quarta-feira, 25, o gabinete de crise junto ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na sede da Segurança Pública de Canoas, será aberto para monitorar as condições e combater possíveis danos resultantes do evento climático.
Segundo o Eclima, o pico da instabilidade deve ser observado na madrugada desta quinta-feira (26).
Todas as subprefeituras também estarão em regime de plantão. Confira como entrar em contato:
- Subprefeitura Sudoeste (Rio Branco) – (51) 9357-5585
- Subprefeitura Sudeste (Niterói) – (51) 3475-2525
- Subprefeitura Nordeste (Estância Velha) – (51) 9815-0012
- Subprefeitura Noroeste (Mathias Velho) – (51) 9241-2644
- Subprefeitura Centro – (51) 98255-1412
As oito casas de bombas da cidade contam com geradores e terão plantão de equipes durante 24 horas. A mobilização conta com o suporte de 50 motobombas, assim como caminhões hidrojatos, retroescavadeiras e caminhões-caçamba para o enfrentamento de acúmulos de água.
Equipes da Defesa Civil também estão mobilizadas e em alerta.
Telefones de emergência
Situações de emergência relacionadas à chuva, como pontos de alagamentos, destelhamentos causados por ventos ou granizo, resgates e quedas de árvores podem ser informadas pelo SOS Canoas (51) 3236-2000. O número não recebe ligações, mas apenas mensagens.
A Guarda Municipal (GM) também está de prontidão pelos telefones 153 ou (51) 3236-3888.
Eventuais demandas de necessidade de sinalização de ruas, devido à queda de árvores ou alagamentos, devem ser repassadas à Diretoria de Trânsito, pelo número 156.
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