Serviços
Procon de Canoas registra centenas de reclamações referentes a contas de luz e água

Após diversas ligações para a nossa redação de moradores de Canoas relatando que haviam recebido cobranças de energia elétrica no mês de maio em regiões afetadas pela enchente, nossa reportagem procurou a RGE para esclarecimentos sobre as faturas e como os consumidores deveriam procurar ajuda em casos de dúvidas, contando também a história da Janaína – leia aqui.
Entramos também em contato com o Procon de Canoas para saber quantas reclamações acerca do tema haviam sido registradas pelo órgão no município e quais as orientações em situação de possíveis irregularidades.
Resposta do Procon
“Desde a enchente histórica de maio até a primeira quinzena de agosto, o Procon de Canoas já somou o recebimento de 115 reclamações referentes a companhia de energia elétrica e outras 49 relacionadas ao abastecimento de água.
A maior parte dos contatos com o órgão municipal de defesa do consumidor são a respeito de cobranças por média superior ao consumo real relatado pelo cidadão, incompatibilidades a partir da troca de relógios medidores e até mesmo pedidos de orientações de como proceder com eventuais irregularidades são recorrentes”.
Procure o Procon
Para recorrer ao Procon é importante que o consumidor registre uma foto do relógio, comprovando a leitura real, bem como levar a fatura com cobrança indevida, a ser contestada. Esclarecimentos de dúvidas podem ser obtidos pelos telefones (51) 32362051 e (51) 32362052.
Serviços
Coleta de lixo domiciliar com contêineres de Canoas será ampliada para o bairro Marechal Rondon

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Serviços e Zeladoria Urbana, está ampliando o serviço de coleta de resíduos orgânicos domiciliares por meio de contêineres, para o bairro Marechal Rondon.
O serviço passará a ser realizado em 37 ruas do bairro e os contêineres já estão sendo colocados nas vias. Além do bairro Marechal Rondon, 15 ruas do Centro, que eram atendidas pelo mesmo sistema apenas em alguns trechos, terão o serviço ampliado, aumentando a área de cobertura.
O secretário municipal de Serviços e Zeladoria Urbana, Sérgio Giugno, afirma que a ampliação da área da cidade coberta pelo serviço de coleta com contêineres não vai gerar custos extras para a população e será viabilizada com a estrutura já disponível.
“Nas ruas que já eram atendidas pela coleta conteinerizada, eles eram instalados em pares, um contêiner para rejeito orgânico e outro para rejeito reciclável. A partir dessa ampliação, o serviço de coleta conteinerizada atenderá somente à coleta de resíduos orgânicos; isso se dará pela retirada do contêiner anteriormente usado para os recicláveis, que passarão a receber apenas os resíduos orgânicos, mas instalados na nova área do contrato. Teremos então um contêiner em cada local de coleta, inicialmente, com possíveis ajustes futuros, caso haja necessidade em função da demanda. A coleta de recicláveis não vai sofrer alterações nestes locais. Seguem as diretrizes de coleta hoje praticadas.”
Os contêineres estão sendo posicionados a uma distância aproximada de 50 metros entre si. A ideia é que os moradores próximos tenham que caminhar no máximo cerca de 25 metros para depositar seu lixo. Nas ruas que passarão a receber o serviço a população já está sendo avisada pela Prefeitura.
O secretário Giugno reforça que nas ruas onde os contêineres já foram colocados já é possível depositar o lixo orgânico diretamente neles. Nas outras os moradores devem continuar seguindo o procedimento normal. O esvaziamento dos contêineres se dará em dias intercalados ou, caso o contêiner esteja cheio antes do prazo determinado, deverá ser coletado antes.
Ruas que receberão contêineres
Bairro Marechal Rondon
- Avenida Inconfidência
- Rua General Salustiano
- Avenida Santos Ferreira
- Rua Olavo Ferreira
- Rua Felipe de Noronha
- Rua Inácio de Castilhos
- Rua Marquês do Herval
- Rua Afonso Dias
- Rua Santini Longoni
- Rua La Salle
- Rua Cel. Ricardo Machado
- Rua Irmão Guilherme
- Rua José Florindo Dias
- Rua Barão do Largo
- Rua Plácido de Castro
- Rua São Pedro
- Rua São Caetano
- Rua São Bernardo
- Rua Santo André
- Rua Duque de Caxias
- Rua Santa Vitória
- Rua Santa Cecília
- Rua Pinto Bandeira
- Rua Dona Rafaela
- Avenida Dr. Sezefredo Azambuja Vieira
- Rua Sé
- Rua Austrália
- Rua Major Sezefredo
- Rua América
- Rua Irmão Pedro
- Rua Antônio Fonseca Barcelos
- Rua Irmão Valentim Schneider
- Rua Clemente Luís
- Rua Senador Alberto Pasqualini
- Rua Diana Terra
- Rua Gurupi
- Rua Sebastião
Centro
- Rua Mathias Velho
- Avenida Brasil
- Rua Frederico Guilhereme Ludwig
- Rua Ângelo Possebon
- Rua Domingos Martins
- Rua Coelho Neto
- Rua Luiz de Camões
- Rua Vasco da Gama
- Rua Euclides da Cunha
- Rua César Lates
- Rua Coronel Vicente
- Rua São Luiz
- Rua Coronel Marcelino
- Rua Lenine Nequete
- Rua Araçá
Serviços
Prefeito Airton Souza pede providências urgentes e reparos à Corsan

O prefeito de Canoas, Airton Souza, assinou, na segunda-feira, 27, um ofício endereçado à Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). No texto em que O Timoneiro teve acesso, Airton inicia dizendo se tratar de assunto de extrema relevância e urgência referente à prestação de serviços por parte da Corsan no município de Canoas.
Na carta, ele exige também providências imediatas para que danos causados durante a execução dos serviços prestados sejam prontamente reparados, como buracos abertos para conserto e manutenção da Corsan.
O texto destaca que a atual gestão não tolerará, sob hipótese alguma, o descaso com o patrimônio público, e finaliza exigindo uma resposta formal ao ofício no prazo máximo de cinco dias, contendo um plano de ação detalhado para atender às demandas apresentadas.
Vídeo nas redes
No último domingo o prefeito divulgou um vídeo nas redes sociais mostrando alguns estragos na rua Duque de Caxias, próximo ao Colégio Cristo Redentor, no qual cobra a empresa pelos buracos na via.
“Eu trancar todas as obras, não vou autorizar início nenhum até que vocês resolvam isso aqui”.
O que diz a Corsan
A reportagem entrou em contato com Corsan, que informou que aguarda o recebimento do documento para se posicionar.
Serviços
Queda de energia elétrica interrompe abastecimento de água em Canoas

Uma queda de energia elétrica na estação de tratamento Rio Branco, em Canoas, afeta o abastecimento de água da cidade na manhã desta terça-feira, 14. A eletricidade já retornou e o fornecimento de água está sendo retomado gradualmente.
O retorno da distribuição acontece de forma gradual à medida que os reservatórios atingem os níveis ideais de armazenamento. A previsão de normalização é para a tarde de hoje.
Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.
A Corsan está permanentemente disponível nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.
- Cultura1 semana atrás
Raça Negra apresenta turnê comemorativa aos 40 anos de carreira no Clube Tradição, em Canoas
- Política1 semana atrás
DJ Cabeção pede exoneração do cargo de secretário da Defesa Civil de Canoas
- Política1 semana atrás
Prefeitura de Canoas faz balanço dos 30 dias de governo e afirma ter herdado déficit de R$ 350 milhões
- Comunidade1 semana atrás
ATENÇÃO! Prefeitura de Canoas alerta sobre golpe relacionado ao Auxílio Reconstrução
- Educação1 semana atrás
VOLTA ÀS AULAS: Pesquisas e orçamentos online fazem a diferença na hora de comprar o material escolar
- Esporte1 semana atrás
Prazo para inscrições de projetos no Pró-Esporte RS entra na reta final
- Clima1 semana atrás
Rio Grande do Sul é destaque no Anuário Estadual de Mudanças Climáticas apresentado em Brasília
- Comunidade7 dias atrás
Moradores do Mato Grande recebem ticket-alimentação da Central Única das Favelas no valor de R$ 120