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24/03/2025
 

Serviços

Mais de 5,6 milhões de famílias recebem Auxílio Gás a partir de hoje 

Redação

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Mais de 5,6 milhões de famílias recebem Auxílio Gás a partir de hoje 

O Programa Auxílio Gás dos Brasileiros (PAGB) começa a ser pago nesta segunda-feira, 19. Em agosto, mais de 5,64 milhões de famílias vão receber o benefício de R$ 102, criado para mitigar o impacto do preço do gás de cozinha no orçamento doméstico.

Ao todo, o investimento do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) é de R$ 575,59 milhões.

Auxílio Gás

O valor do Auxílio Gás, pago bimestralmente, corresponde a 100% do botijão de gás de cozinha (GLP) de 13kg por residência contemplada. O montante é resultado da média nacional do produto, calculado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Do total de pessoas alcançadas pelo PAGB em agosto, 10,1 milhões, ou 58,2%, são do sexo feminino. Os lares que têm mulheres como responsáveis familiares representam 89,8%, ou 5,06 milhões.

Regiões

A região com maior número de beneficiados é a Nordeste, com 2,61 milhões de famílias contempladas, em um investimento de mais de R$ 267 milhões. Em seguida vem o Sudeste, com mais de 1,87 milhão de lares e R$ 191 milhões de repasses.

No Norte, são 537,16 mil famílias, que juntas recebem R$ 54,79 milhões. Já na região Sul, são 398,43 mil famílias, em um investimento de R$ 40,64 milhões. No Centro-Oeste, as mais de 216,8 mil famílias somam R$ 22,11 milhões de repasses.

Auxílio Gás - Regiões

Auxílio Gás – Regiões

Bolsa família

Seguindo o mesmo calendário do Bolsa Família, conforme o dígito final do Número de Identificação Social (NIS), o pagamento do Auxílio Gás tem início na segunda-feira, 19, contemplando os beneficiários com NIS final 1. O cronograma segue de forma escalonada até o dia 30, concluindo com quem tem NIS final zero.

A exceção fica por conta dos municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pelo Governo Federal.

Nesses casos, o Auxílio Gás fica disponível no primeiro dia do calendário de pagamento para todos os beneficiários dessas localidades. Em agosto, são 508 municípios de quatro estados nesta situação.

Serviços

Corsan Negocia oferece condições especiais para regularização de dívidas

Redação

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Corsan Negocia oferece condições especiais para regularização de dívidas

Com o objetivo de facilitar a quitação de débitos de consumo dos serviços de água e esgoto, a campanha vai de 24 a 31 de março e beneficiará clientes nos 317 municípios atendidos pela Corsan no Estado. O mutirão visa firmar acordos com descontos que chegam a 50% do valor original de faturas vencidas e até 100% sobre juros e/ou multas aplicadas, além de condições especiais de parcelamento em até 48 vezes.

A iniciativa também contempla opções diferenciadas de pagamento como Pix, cartão de crédito e código de barras (à vista), e parcelamento com valores incorporados às faturas mensais subsequentes e em até 12 vezes no cartão de crédito. Clientes das categorias residencial, comercial e industrial – exceto imóveis públicos – com dívidas pendentes há mais de 30 dias podem aderir à campanha.

Para participar do Corsan Negocia, os consumidores devem buscar atendimento nas Lojas Físicas, pelo Atendimento Online/Chat no site www.corsan.com.br/cliente, agendamento de videochamada ou pelo telefone 0800 646 6444 (ligação gratuita).

Critérios de descontos e pagamentos:

Pagamento à vista:
* Desconto de 50% sobre o valor total da dívida e isenção de multas, juros e correção monetária para faturas vencidas há mais de 3 anos;
* Isenção total de multas, juros e correção monetária para faturas vencidas há mais de 3 anos.

Parcelamento na fatura:
* Desconto de 100% nos valores referentes a multas, juros e correção monetária para faturas vencidas a partir de 30 dias;
* Descontos que variam de 5% a 35% sobre o valor total da dívida para faturas vencidas a partir de 100 dias;

Parcelamento no cartão de crédito:
* Isenção de multas, juros e correção monetária para faturas vencidas a partir de 30 dias.

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Serviços

Saiba como funcionam os serviços municipais neste Carnaval

Redação

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Saiba como funcionam os serviços municipais neste Carnaval

A Prefeitura de Canoas informa que, em função do Carnaval, não haverá expediente nas repartições públicas nesta segunda e terça-feira, dias 3 e 4 de março, respectivamente. Serviços e atividades essenciais funcionarão normalmente. Confira o que funciona e quais serviços estarão fechados ou em regime de plantão neste Carnaval:

SAÚDE
– Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) atende 24 horas pelo fone 192
– Hospitais Nossa Senhora das Graças (HNSG), Pronto-Socorro (HPSC) e Hospital Universitário (HU) atenderão normalmente
– Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) terão atendimento normal 24 horas
– Unidades de saúde dos bairros ficarão fechadas até quarta-feira (5) ao meio-dia
– Centros de testagem de vacina e vacinação ficarão fechados até quarta-feira (5) ao meio-dia
– Farmácias básicas estarão fechadas até quarta-feira (5) ao meio-dia
– Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) estarão fechados até quarta-feira (5) ao meio-dia

EDUCAÇÃO
– As escolas municipais não terão atividades.

ASSISTÊNCIA SOCIAL
– Restaurante Popular estará funcionando normalmente de segunda a sábado, das 11h30 às 13h
– Albergue Municipal funcionará normalmente todos os dias das 19h às 7h.

OBRAS E RECONSTRUÇÃO
– A Secretaria Municipal de Obras e Reconstrução não terá atividades administrativas no Carnaval; equipes estarão de sobreaviso para o caso de intercorrências climáticas.

BEM-ESTAR ANIMAL
– No sábado, domingo, segunda e terça-feira o plantão de urgência será das 10h às 22h
– Na quarta-feira atendimento será normal, a partir das 8h.

MEIO AMBIENTE
– Os parques da cidade ficarão abertos normalmente das 6h às 23h; equipes de fiscalização atenderão em regime de plantão no telefone 153.
– Minizoo terá funcionamento normal (terça a domingo das 10h às 16h, fechado nas segundas-feiras).

SEGURANÇA PÚBLICA
– Guarda Municipal trabalhará normalmente com plantão 24 horas pelo telefone 153.

DEFESA CIVIL E RESILIÊNCIA CLIMÁTICA
– A Defesa Civil trabalharã com plantão 24 horas; o contato pode ser feito por mensagens ou ligações para o WhatsApp (51) 98255-0805.

CULTURA E TURISMO
– As unidades de cultura do Município não terão eventos neste Carnaval.

ESPORTE E LAZER
– As unidades da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer não terão atividades.

CIDADANIA, MULHER E INCLUSÃO
– A Secretaria Municipal da Cidadania, Mulher e Inclusão não terá programação no Carnaval; denúncias de violência doméstica podem ser feitas para o telefone 190, com atendimento 24 horas.

CONSELHO TUTELAR
– No sábado e domingo o Conselho Tutelar atenderá no plantão 24 horas pelo telefone (51) 99327-5389; na segunda e terça-feira o atendimento será pelo telefone (51) 3425-7613 até as 18h, e depois disso pelo telefone do plantão: (51) 99327-5389.

MOBILIDADE URBANA
– Na segunda-feira todas as linhas seguirão a tabela horária de sábado; na terça-feira será aplicada a tabela horária de domingo; e na quarta-feira o transporte retornará a sua programação normal. O telefone do plantão da secretaria é o 156.

FAZENDA
– Atendimento online através do site www.canoas.rs.gov.br/portaldafazenda.

SERVIÇOS E ZELADORIA URBANA
– A coleta de lixo residencial e conteinerizado será normal durante o feriado. Todos os ecopontos da cidade funcionarão normalmente.

CEMITÉRIOS
– Os cemitérios municipais estarão abertos das 8h às 12h e das 13h às 17h; plantão para sepultamentos acontece diretamente nos cemitérios das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
– A fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação estará de plantão no telefone (51) 98255-1745. O Escritório do Empreendedor estará fechado.

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Serviços

Secretaria de Assistência Social comunica mudança de sistema do CadÚnico

Redação

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Secretaria de Assistência Social comunica mudança de sistema do CadÚnico

A Secretaria de Assistência Social comunica a população do município de Canoas que, entre os dias 1º e 17 de março, o Sistema de Cadastro Único (CadÚnico), passará por uma atualização, ficando indisponível para todo Brasil. Durante esse processo, não haverá a possibilidade de realizar cadastro, atualizar ou consultar. Conforme informações do governo federal, os benefícios seguirão sendo concedidos normalmente.

A mudança da plataforma tem como foco oferecer mais qualidade nos serviços, segurança e agilidade, além de diminuir os riscos de fraude. A orientação repassada às famílias é que busquem, até o dia 27 de fevereiro nos postos especializados, a Folha de Resumo.

“O CadÚnico presta um serviço de extrema importância para a população, precisamos manter todos informados do processo de melhorias do novo sistema”, registra o secretário da pasta, Márcio Freitas.

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