Esporte
Ginástica artística do Brasil conquista bronze inédito por equipes no feminino

Esta terça-feira, 30 de julho de 2024, ficará marcada por um brilho especial. É data da coroação de gerações que batalharam para transformar a ginástica artística do Brasil numa potência mundial. É o dia da prova de que o Time Brasil tem muito mais do que um diamante em sua delegação, mas cinco joias valiosas capazes de levar o coletivo ao pódio nos Jogos Olímpicos Paris 2024.
Rebeca Andrade, Flavia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Julia Soares escreveram seus nomes na história olímpica do nosso país. Com nota 164.497, conquistaram o mais valioso dos bronzes, a primeira medalha por equipes da ginástica artística brasileira, no feminino. Ficaram atrás apenas dos Estados Unidos, com 171.296, e da Itália, com 165.494.
O bronze sela a quarta edição olímpica seguida com o país no pódio. Agora são sete medalhas. A primeira foi o ouro de Arthur Zanetti nas argolas em Londres 2012.
Na Rio 2016 foram três: prata para Zanetti novamente nas argolas, e prata e bronze no solo masculino com Diego Hypolito e Artur Nory, respectivamente. Em Tóquio 2020, Rebeca Andrade quebrou o tabu da ginástica feminina com ouro no salto e prata no individual geral.
Esta foi a quarta medalha do Time Brasil em Paris. O país já conquistou prata com William Lima, no judô, e bronzes com Larissa Pimenta, também no judô, e Rayssa Leal, no skate street.
E vem mais por aí: o Brasil está ainda em outras cinco finais na ginástica artística. Rebeca e Julia estão na final na trave, e Rebeca e Flavinha na do individual geral. A campeã olímpica ainda defenderá o título no salto e disputará o solo. No masculino, Diogo Soares compete na final do individual geral.
Acidente com Flávia e aparelhos mais desafiadores dão susto
Medalhista de prata no último mundial e quarta colocada geral na classificatória, a equipe feminina disputou a final contra Estados Unidos, Itália, China, Japão, Canadá, Grã-Bretanha e Romênia. Começou a primeira rotação junto às chinesas nas barras assimétricas, aparelho mais desafiador para o grupo.
Logo no aquecimento, um susto. Flávia Saraiva sofreu uma queda e bateu com o rosto na barra, abrindo o supercílio. Apesar de sair andando normalmente, deixou a arena para receber um curativo da médica do COB, Lara Ramalho.
Lorrane foi a primeira a se apresentar e quebrou o gelo, tendo apenas um leve desequilíbrio na aterrissagem. Recebeu nota 13.000. Na sequência, muita expectativa sobre Flavinha devido ao incidente no aquecimento. Ela não decepcionou.
Foi precisa nos movimentos e levou 13.666 dos jurados. No único aparelho em que não foi finalista, Rebeca Andrade não cometeu falhas e recebeu 14.533. Com 41.199, a equipe terminou a rotação em quinto na classificação, atrás de EUA, China, Itália e Canadá.
Na sequência, a trave. Primeira a competir, Julia Soares infelizmente sofreu uma queda e foi penalizada, ficando com 12.400. Flavinha foi a segunda a executar a série e teve um desequilíbrio leve, sem maior comprometimento, e recebeu 13.433.
O Brasil ainda protocolou um protesto pela nota de dificuldade, mas não foi atendido. Rebeca novamente fechou a sequência. Teve um desequilíbrio no meio da série, mas se recuperou e cravou a saída. Os 14.133 que recebeu levaram o Brasil a 81.165 no somatório, a sexta soma no geral.
Solo e salto viram o jogo rumo à medalha inédita
No solo o jogo começou a virar. Com um misto de Raça Negra e Edith Piaf, Julia Soares esbanjou carisma e levou 13.233.
Flavinha, ao som de um clássico Cancã, levantou o público e somou mais 13.533. Rebeca Andrade novamente encerrou a passagem do Brasil. Apesar de alguns desequilíbrios nas aterrissagens, Rebeca recebeu 14.200 e nos recolocou no páreo com 122.132, apenas 0.001 atrás da China.
No salto, nosso melhor aparelho, a obrigação para ir ao pódio era tirar pouco mais de dois pontos de diferença de Grã-Bretanha e Canadá. Jade abriu a série, mas infelizmente pisou fora da nota de aterrissagem e foi penalizada: 13.366.
Flavinha também teve um leve desequilíbrio e um passo na chegada e recebeu13.900. Rebeca executou um Cheng e fechou a apresentação do Brasil com 15.100 e 164.497. Era preciso esperar os adversários.
A tensão era gigante diante da expectativa. O Canadá ficou pelo caminho, mas a Grã-Bretanha ainda tinha duas apresentações na trave. Nem o maior esforço das britânicas foi suficiente para apagar o nosso brilho. A festa do Brasil e a medalha inédita estavam garantidas.
Flavia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Julia Soares se juntaram a Rebeca Andrade e hoje podem dizer que são medalhistas olímpicas. Que o legado de Luisa Parente, Soraya Carvalho, Daniele Hypolito, Daiane dos Santos, Lais Souza e tantas outras pioneiras foi honrado. E que as portas estão abertas para tantas outras gerações que virão.
Fonte: COB
Esporte
Inscrições para sorteio de horários em espaços esportivos públicos de Canoas serão abertas na quarta-feira, 25

A partir das 8 horas da quarta-feira, 25, estarão abertas as inscrições para o sorteio de vagas de cedência de espaços públicos destinados à prática de esportes recreativos nos meses de julho, agosto e setembro de 2025.
A ação é voltada à comunidade e será conduzida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL). Os interessados poderão se inscrever até as 17 horas do dia 30 de junho, por meio do edital disponível no site da Prefeitura – e no final desta matéria.
A participação no sorteio exige presença dos requerentes ou seus representantes legalmente identificados, nos locais e datas indicados no edital. O processo definirá a utilização de quadras e campos em diferentes regiões da cidade, promovendo o uso democrático dos equipamentos esportivos.
As cedências serão realizadas nas seguintes unidades:
- Centro de Esporte e Lazer São Francisco – Rua Candelária, 31, bairro Mathias Velho
- Centro de Esporte e Lazer CAIC – Avenida Dezessete de Abril, 241, bairro Guajuviras
- Centro de Esporte e Lazer São José – Rua João Leivas de Carvalho, 541, bairro São José
- Praça da Juventude Martin Luther King – Rua Romeu Morsch, 844, bairro Harmonia
- Parque Esportivo Eduardo Gomes – Avenida Guilherme Schell, 3600, bairro Fátima (somente os campos)
- Centro de Esporte e Lazer São Luís – Rua Engenheiro Rebouças, 1000, bairro – São Luís.
Acesse o edital completo aqui.
Informações: (51) 3236-1909
Esporte
Canoas une saúde, movimento e solidariedade no Dia do Desafio 2025

Nesta quarta-feira, dia 28 de maio, Canoas entra no ritmo do Dia do Desafio (DDD) 2025, com uma programação vibrante e variada promovida pelo Sesc Canoas e parceiros locais.
A data, dedicada à valorização da atividade física e à promoção da saúde, também reforça o compromisso com a solidariedade, mobilizando instituições, empresas, escolas e a comunidade em geral. A programação esportiva inicia já no dia anterior, 27 de maio, às 20h30, com o Circuito de Bike, reforçando o convite para que toda a cidade participe do movimento.
Ao longo do dia 28, o Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340) recebe uma intensa sequência de atividades físicas ao público, começando às 9 horas com a Recreação Babinho e uma Caminhada Orientada. A programação segue com uma diversidade de modalidades, incluindo ginástica laboral, step, pilates solo, funcional, handebol, defesa pessoal, crossfit, HIT, dança e ginástica rítmica.
O Desafio das Esteiras, com uma esteira ativa das 7h às 18h, incentiva os participantes a superarem seus próprios limites. Crianças também têm espaço garantido no Circuito Kids, a partir das 16h.
Ginásticas laborais serão realizadas em empresas parceiras da região, reforçando a importância do movimento no ambiente de trabalho. Às 15h, a cidade será surpreendida por um FlashMob, uma intervenção divertida que convida todos a dançar juntos, também em frente ao Sesc Canoas. A agenda completa pode ser conferida a seguir.
A solidariedade é uma das marcas mais fortes do Dia do Desafio em Canoas. Através da campanha Desafio Solidário, promovida pelo programa Sesc Mesa Brasil, a cidade se mobiliza na arrecadação de litros de leite, que serão destinados a instituições sociais.
A coleta será realizada em parceria com diversos supermercados e entidades locais, como Prefeituras de Canoas, Esteio e Nova Santa Rita, Brigada Militar, Base Aérea, Pestalozzi, Ulbra Canoas, Colégio Concórdia, Ipuc Canoas e Fort Atacadista Canoas, das 9h às 18h. Ainda como parte da campanha solidária, atletas da Associação Esporte+ farão doação de sangue no Hospital Universitário da Ulbra.
Sobre o DDD
O Dia do Desafio foi criado nos anos 80, no Canadá, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e hábitos saudáveis. Coordenado no Brasil pelo Sesc, desde 1995, o Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA (The Association For International Sport for All) e conta com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO.
Em sua essência, ele é um movimento comunitário que acontece nas últimas quartas-feiras de maio, envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para mobilizar o maior percentual de participantes a praticarem ao menos 15 minutos de atividade física no dia.
Em 2025, centenas de atividades especiais estão sendo preparadas em todo o Rio Grande do Sul para o dia 28 de maio. Mais informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/
27/05 (terça-feira)
- Unidade do Sesc Canoas
20h30 – Circuito de Bike
28/05 (quarta-feira)
Unidade do Sesc Canoas
- 7h às 18h – Desafio das Esteiras
- 9h às 18h – Desafio Solidário – Arrecadação de doações de leite
- 9h – Recreação Babinho
- 9h – Caminhada Orientada
- 10h – Ginástica Laboral – SENAC
- 10h – Step
- 11h – Pilates Solo
- 12h – Funcional
- 13h – Handebol
- 14h – Defesa Pessoal
- 15h – Crossfit
- 15h – FlashMob
- 16h – Circuito Kids
- 16h – HIT
- 17h – Ginástica Rítmica
- 18h – Dança
Esporte
Seleção é aberta para escolher projetos em Canoas que promovam o esporte local

Nesta segunda-feira, 19, foi publicado, no Diário Oficial do Município de Canoas, o Edital N° 119/2025, que torna público o Chamamento para selecionar projetos de execução e organização de eventos oficiais por Ligas Esportivas e Entidades Esportivas filiadas à Federações Esportivas, que promovam o desenvolvimento do esporte local e a representatividade de Canoas em eventos de grande relevância.
Inscrições
Os interessados devem se dirigir à Central de Atendimento ao Cidadão – CAC, situada na rua Ipiranga n° 120 – Centro – Canoas. As inscrições acontecem das 8 horas do dia 19/05/2025 às 18 horas do dia 28/05/2025 e demais informações podem ser consultadas por aqui: https://www.canoas.rs.gov.br/
- Canoas1 semana atrás
Medalha Pinto Bandeira é entregue a 15 cidadãos nesta segunda-feira, 23; confira quem são
- Política1 semana atrás
Na CICS, deputado federal Busato se posiciona contra aumento de impostos em Canoas
- Cultura1 semana atrás
Turma do Pagode retorna a Canoas com novo show no Clube Tradição, dia 27 de junho
- Enchente 2024 Canoas7 dias atrás
Canoas vai receber mais de R$ 300 milhões para obras de prevenção e reconstrução, garante Busato
- Destaques1 semana atrás
CHUVAS: Mais de 7 mil pessoas desalojadas, quatro mortos e 146 municípios afetados no RS
- Política1 semana atrás
Câmara de Canoas realiza audiência pública para debater proposta de aumento do ISSQN
- Clima4 dias atrás
Defesa Civil Estadual emite alerta para ciclone extratropical e grande volume de chuva no final de semana
- Esporte1 semana atrás
Inscrições para sorteio de horários em espaços esportivos públicos de Canoas serão abertas na quarta-feira, 25