Conecte-se conosco

header-top







 

12/07/2025
 

Esporte

PARIS 2024: Canoense perde na estreia e judô do Brasil fecha o dia sem medalhas

Redação

Publicado

em

Depois de conquistar duas medalhas no domingo, o judô brasileiro terminou a segunda-feira, 29, sem pódios na Olimpíada de Paris.

Medalhista olímpico nos Jogos de Tóquio, em 2021, o judoca canoense Daniel Cargnin caiu na estreia em Paris.

Na categoria até 73 kg – para homens – ele enfrentou Akil Gjakova, do Kosovo, e foi derrotado por ippon, após o adversário aplicar dois waza-ari no brasileiro.

O atleta kosovar, inclusive, é procurado pela polícia de seu país por acusações de violência doméstica. A federação afirmou que acredita na inocência do atleta, mas que, ao retornar dos jogos, Akil irá se apresentar às autoridades.

Neste ciclo olímpico, Cargnin mudou de categoria. Antes, ele competia no peso meio-leve (até 66 kg) e passou para a categoria leve após o bronze na Olimpíada.

Derrota no bronze

A principal chance veio com a campeã olímpica da Rio 2016, Rafa Silva, que lutou bem, mas perdeu na disputa da medalha de bronze da categoria até 57 kg, considerada a mais equilibrada no atual judô feminino.

A brasileira fez sua estreia logo na fase de oitavas de final, e derrotou por ippon Maysa Pardayeva, do Turcomenistão, entrando na fase de disputa pelas medalhas. No confronto de quartas de final, Rafa Silva enfrentou Eteri Liparteliani, da Geórgia, e venceu após aplicar dois waza-ari na adversária em menos de dois minutos.

Na semifinal, Rafa Silva enfrentou a atual campeã do mundo, Mimi Huh, da Coreia do Sul. Em uma luta difícil para a brasileira, a coreana foi mais segura nos golpes. O combate permaneceu empatado sem pontuações até o golden score. No tempo extra, a coreana imobilizou a judoca carioca e venceu a luta.

Na disputa que valia a medalha de bronze, Rafa Silva teve como adversária a japonesa Haruka Funakubo. As duas travaram um embate longo e cansativo.

Empatada, a luta se estendeu até mais de quatro minutos no golden score. Com o duelo equilibrado, a arbitragem aplicou uma punição para brasileira por projetar um golpe usando a cabeça no tatame. Assim, Funakubo foi declarada vencedora e conquistou o bronze.

Esta foi a terceira Olimpíada na carreira da judoca de 32 anos. Ela estreou na edição de Londres, em 2012, e conquistou a medalha de ouro no Rio, em 2016. Rafaela ficou de fora dos Jogos de Tóquio, em 2021, após ser suspensa por testar positivo em um exame antidoping. A brasileira também é bicampeã mundial de judô na categoria leve.

Nesta terça-feira, 30, mais dois judocas brasileiros vão competir em Paris. Ketleyn Quadros, na categoria até 63 kg para mulheres, e Guilherme Schmidt, na categoria até 81 kg para homens.

Esporte

Gabriela Paz surge como mais nova promessa no skate em Canoas

Redação

Publicado

em

Gabriela Paz surge como mais nova promessa no skate em Canoas

A canoense Gabriela Paz, de apenas 7 anos de idade, venceu a 2° etapa do Campeonato Gaúcho de Skate na categoria infantil, realizado no último final de semana na zona norte de POA.

Gabriela é aluna da escola municipal Pernambuco, moradora do João de Barro, bairro Niterói e participou como representante do Projeto Skate Solidário Canoas do professor Fabinho. A pequena atleta tem a também canoense Maria Lúcia campeã brasileira como inspiração no esporte.

Continuar a ler

Esporte

Centro Olímpico de Canoas celebra 45 anos com atividades esportivas

Redação

Publicado

em

Centro Olímpico de Canoas celebra 45 anos com atividades esportivas

Atletas de diferentes modalidades esportivas participaram, no sábado, 5, de uma jornada de jogos amistosos e apresentações alusivas à comemoração dos 45 anos de fundação do Centro Olímpico Municipal de Canoas. Durante o evento, gestores e professores foram homenageados pela Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura.

“O nosso Centro Olímpico foi inaugurado em 21 de julho de 1980 com objetivo de incentivar a prática esportiva e hoje é uma referência na formação de jovens atletas e de cidadãos”, descreveu o coordenador da unidade, Fabrício Busanello.

Presente na atividade, o vice-prefeito de Canoas, Rodrigo Busato, destacou a determinação da administração municipal em incentivar a prática esportiva entre a comunidade. Ele também citou o fato de que o local foi importante para a cidade durante a calamidade do ano passado, quando serviu como abrigo para famílias desabrigadas e desalojadas.

O secretário de Esporte e Lazer, Luciano de Oliveira, apontou que a Prefeitura “não medirá esforços” para recuperar as estruturas do Centro Olímpico, manter e qualificar o acesso da comunidade em ações de treinamento e desenvolvimento esportivo.

Ao final da cada etapa, os participantes receberam medalhas comemorativas pela passagem da data festiva. Professores e ex-professores também foram homenageados com medalhas e placas alusivas ao trabalho por eles desempenhado.

Continuar a ler

Esporte

Centro Olímpico Municipal celebra 45 anos no bairro Igara com diversas modalidades esportivas

Redação

Publicado

em

Centro Olímpico Municipal celebra 45 anos no bairro Igara com diversas modalidades esportivas

O Centro Olímpico Municipal (COM), localizado rua Araguaia, 1151, bairro Igara, comemora seus 45 anos de atividades neste sábado, 5, com uma programação organizada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. O evento ocorre ao longo do dia, das 8h30 às 18 horas, com entrada gratuita à população.

A celebração marca mais de quatro décadas de promoção ao esporte e incentivo à qualidade de vida dos canoenses. Durante o evento, diversas modalidades esportivas serão apresentadas por alunos e professores do COM, além de serviços gratuitos de terapias integrativas, atividades ao ar livre e oficinas. A abertura oficial está marcada para as 12h15, no ginásio do Centro Olímpico.

“O Centro Olímpico é referência no desenvolvimento do esporte de base e no fortalecimento do vínculo da comunidade com o esporte e o bem-estar. São 45 anos de história que merecem ser celebrados com todos que fazem parte dessa trajetória”, destacou o secretário de Esporte e Lazer, Luciano de Oliveira.

Confira a programação completa:

Ginásio

8h30 – Aula de Ritmos (Prof. Tânia)
9h – Câmbio – Quadra 1 (Prof. Cleusa)
9h – Vôlei Base – Quadra 2 (Prof. Renato)
10h – Vôlei Base – Quadras 1 e 2 (Profs. Renato e Léo)
11h30 – Ginástica Rítmica (Prof. Juliana)
11h45 – Ballet (Prof. Carina)
12h15 – Abertura Oficial
13h30 – Jogo Talentos Basquete x Spartans (Prof. Evandro)
15h – Handebol Masculino (Profs. Eduardo e Wander)
16h30 – Handebol Feminino (Prof. Ricardo)

Quadra de Hóquei

10h – Hóquei Masculino (Prof. Matheus)
11h – Hóquei Feminino (Prof. Matheus)
Sala de Ginástica
9h às 13h – Reflexologia, Facelift, Barras de Access (Terapeuta Máda Aguiar)
9h30 – Aula de Jump (Prof. Tânia)
Atividades ao Ar Livre
9h às 18h – Tenda Cigana

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques