Conecte-se conosco

header-top


 






 

25/03/2025
 

Economia

Detran dispensa pagamento de vistoria e reemissão do CRV para atingidos pela enchente

Redação

Publicado

em

Desde a tarde da quarta-feira, 29, proprietários que tiverem perdido o Certificado de Registro de Veículo (CRV), também conhecido como DUT, ou a placa do veículo por causa das enchentes poderão realizar serviços do DetranRS com dispensa de pagamento.

No caso do CRV, que é documento de propriedade do veículo (e não aquele gerado anualmente a cada licenciamento), a dispensa de pagamento é para o serviço de reemissão e voltado àqueles que possuem o documento ainda no formato de papel-moeda (cor verde).

Considerando que, desde 2021, os dados sobre a propriedade e o licenciamento de veículos ficam reunidos em um único documento, o CRLV-e, que é digital, a geração do novo documento será feito nesse formato. O serviço é realizado em qualquer Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) credenciado pelo DetranRS.

Para proprietários de veículos cuja placa tenha sido extraviada nas enchentes, a dispensa de pagamento é para o serviço de vistoria prévia, que gera uma autorização para a colocação de uma nova placa. A medida é válida tanto para veículos com placa padrão Mercosul quanto para veículos ainda emplacados com o padrão anterior.

O serviço de vistoria de autorização é realizado em um CRVA. Depois a autorização é gerada, o proprietário deve se dirigir até uma Estampadora de Placas de Identificação Veicular (EPIV) para fazer a aquisição da nova placa, cujo valor de estampagem varia conforme a empresa.

Antes do retorno dos sistemas informatizados, o DetranRS já havia publicado uma medida de contingência que possibilitava a vistoria com dispensa de pagamento para quem havia perdido placa do modelo Mercosul. As deliberações ampliam o conjunto de ações da autarquia para minimizar os impactos das enchentes no RS.

As dispensas de pagamento instituídas na portaria têm validade de 60 dias, sendo prorrogáveis por igual período. Os proprietários que precisarem realizar os serviços podem obter no site do DetranRS o endereço do CRVA mais próximo na seção Locais de Atendimento.

Economia

Semana de Economia Solidária acontece no Calçadão de Canoas; confira programação

Redação

Publicado

em

Semana de Economia Solidária acontece no Calçadão de Canoas; confira programação

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), promove a Semana de Economia Solidária. A programação teve início na tarde de segunda-feira, 24, no Calçadão do Centro, com a divulgação e exposição de produtos da Ecosol.

Ainda foram entregues mimos à comunidade que transitava naquela região da cidade. A iniciativa possui ainda duas palestras agendadas – uma delas sobre Comunicação e Vendas, na terça; e outra de Empreendedorismo Digital, na quarta-feira. O último dia de programação ocorre na quinta-feira (27) com roda de conversa e entrega de certificado de participação – mediante 75% de frequência nos eventos com folha de presença assinada.

O secretário adjunto da SMDEI, Odavir de Melo Júnior, o Juninho, destaca a importância da programação.

“A Semana da Economia Solidária é um evento que visa incentivar, capacitar e fomentar o empreendedorismo, promover a inclusão social, gerar emprego e renda, assim como fortalecer e dinamizar a economia popular e solidária. Uma forma de fomento e com o objetivo de levar a todos os canoenses essa nossa cultura, que é de um trabalho tão único e singular das artesãs e também das cozinheiras da Economia Solidária”, disse.

Programação:

Segunda-feira (24)
14h às 17h – Divulgação da ECOSOL e exposição dos produtos, e distribuição de mimos
Local: Calçadão

Terça-feira (25)
15h – Palestra Venda com arte – Dominando a comunicação nas vendas de artesanato.
Palestrante: Cíntia Miguel Kaefer
Local: Biblioteca Unilasalle, no 4º andar

Quarta-feira (26):
15h – Recepção: café e bolachas
16h – Palestra: Empreendedorismo Digital
Palestrante: Lucas Vital.
Local: Uniasselvi (Polo Calçadão)
Com certificado e sorteio de brindes

Quinta-feira (27):
14h – Roda de Conversa. Liga do Câncer de Mama de Canoas e da Economia Solidária.
Entrega de certificado de participação na Semana.
15h – Encerramento da Semana da Economia Solidária de Canoas e coffee break
Local: Auditório Sady Schwitz (Prefeitura)

Continuar a ler

Economia

Sistema de adesão ao Refaz Reconstrução já está disponível

Redação

Publicado

em

Sistema de adesão ao Refaz Reconstrução já está disponível

A adesão ao Refaz Reconstrução já está disponível. Contribuintes com débitos de ICMS podem acessar o sistema e aproveitar os benefícios do programa de regularização. Para aderir, basta acessar a página do Refaz no Portal de Atendimento da Receita Estadual.

A regulamentação do programa foi divulgada, na quarta-feira, 19, por meio da Instrução Normativa RE 021/25, construída pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual, em conjunto com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

O documento detalha as condições, modalidades e regras para adesão ao programa, garantindo segurança jurídica e clareza para os contribuintes interessados. Além disso, o Decreto 58.067, publicado na terça-feira, 18, institui oficialmente o Refaz Reconstrução como parte das medidas do governo do Estado para apoiar a recuperação financeira das empresas atingidas por eventos meteorológicos.

O Refaz Reconstrução faz parte do Plano Rio Grande. O programa permite a regularização de débitos com redução de até 95% em juros e multas, proporcionando uma oportunidade para que empresas possam restabelecer sua capacidade financeira.

O subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, destaca a importância do programa para a recuperação econômica do Rio Grande do Sul e o compromisso da administração estadual em facilitar a adesão.

“Estamos trabalhando para que os contribuintes tenham um processo totalmente on-line e simplificado. Além disso, disponibilizamos um FAQ detalhado para tirar dúvidas e oferecemos atendimento por meio da RÊ, a assistente virtual da Receita Estadual, garantindo que todos que precisarem possam ser auxiliados de forma ágil e eficiente”, afirma.

Modalidades e benefícios

Os contribuintes podem optar por diferentes modalidades de regularização:

  • Pagamento à vista: redução de até 95% nos juros e multas.
  • Parcelamento: opção de parcelamento em até 120 vezes, com reduções proporcionais nos encargos.

Tire suas dúvidas

A Receita Estadual disponibilizou um FAQ sobre o Refaz Reconstrução para esclarecer dúvidas como:

  • Quem pode aderir ao Refaz Reconstrução?
  • Como funcionam os descontos?
  • Quais são os prazos para adesão?

Além disso, contribuintes podem buscar atendimento pelo canal “Fale Conosco” da Receita Estadual, a RÊ. Para utilizar o serviço, basta acessar o portal e selecionar a opção correspondente ao assunto desejado. O atendimento on-line permite o encaminhamento de questionamentos de forma rápida e eficiente.

Continuar a ler

Economia

Abono salarial começa a ser pago nesta segunda, 17, para quase 2 milhões de trabalhadores

Redação

Publicado

em

Abono salarial começa a ser pago nesta segunda, 17, para quase 2 milhões de trabalhadores

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) começou a pagar hoje, 17, o segundo grupo de trabalhadores nascidos em fevereiro com direito ao abono salarial. Serão pagos abonos a 1.976.258 trabalhadores com direito a receber o benefício, com a liberação de R$ 2.345.419.265 bilhões.  São elegíveis para esse grupo os trabalhadores nascidos em fevereiro, e as consultas de valores estão disponíveis na CTPS Digital e no portal http://gov.br

O Abono Salarial será pago a 1.707.645 trabalhadores de empresas privadas com direito ao PIS – pagos pela Caixa Econômica Federal e 268.613 mil trabalhadores são servidores públicos com direito ao PASEP – pagos pelo banco do Brasil. Neste calendário o valor do abono salarial varia de R$ 127 a R$ 1.158 de acordo com a quantidade de meses trabalhados durante o ano-base de 2023.

Em 2025, o calendário de pagamento do abono salarial referente ano base 2023 iniciou em 17 de fevereiro e os valores ficarão disponíveis aos trabalhadores até o fim do calendário em 29/12/2025.

Quem tem direito

 Tem direito ao abono salarial os trabalhadores que atendem aos critérios de habilitação, como estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, contados da data do primeiro vínculo; ter recebido, de empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), até dois salários-mínimos médios de remuneração mensal no período trabalhado; ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração; ter seus dados, do ano-base 2023 informados pelo empregador corretamente no eSocial.

Pagamento na CAIXA

O pagamento do abono salarial na Caixa será realizado prioritariamente por crédito em conta CAIXA, quando o trabalhador possuir conta corrente ou conta poupança ou Conta Digital; por crédito pelo aplicativo CAIXA Tem, em conta poupança social digital, aberta automaticamente pela CAIXA.

Para o trabalhador não correntista será realizado o pagamento em canais como agência, lotéricas, autoatendimento, CAIXA Aqui e demais canais de pagamentos oferecidos pela Caixa.

Pagamento no Banco do Brasil

No Banco do Brasil o pagamento do abono salarial será realizado prioritariamente como crédito em conta bancária; transferência via TED, via PIX ou presencial nas agências de atendimento para trabalhadores não correntista e que não possua pix.

Informações adicionais poderão ser solicitadas nos canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego e nas unidades das Superintendências Regionais do Trabalho, pelo telefone 158.

O calendário completo de pagamento pode ser acessado no linK: https://portalfat.mte.gov.br/wp-content/uploads/2024/12/Resolucao-no-1011-de-18-de-dezembro-de-2024-Calendario-do-AS-2025-.pdf

 

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasallediadamulher

Destaques