Educação
Secretarias estaduais firmam cooperação com o Sesi para ações nos municípios atingidos

O governo estadual firmou um termo de cooperação com o Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Sul (Sesi-RS) para um conjunto de ações em regiões afetadas pelas enchentes.
O acordo, assinado na manhã desta segunda-feira, 27, garante a realização de iniciativas nas áreas de educação e saúde, com objetivo de ajudar na retomada dos municípios atingidos.
Denominado “Sesi ao Seu Lado”, o programa estabelece e detalha um cronograma que envolve ajuda humanitária, ações de acolhimento, assistência médica emergencial e suporte educacional.
Os trabalhos devem contar com profissionais especializados, equipamentos e materiais para a execução das medidas.
Para isso, o Estado dará condições para o Sesi agir, garantindo o acesso a locais apropriados e dando apoio institucional as ações desenvolvidas.
Na área da educação, o programa contempla a retomada de até 200 escolas, com apoio psicopedagógico e psicossocial para equipes e estudantes, cursos de formação, cedência de materiais didáticos, esportivos, livros, kits de robótica e instrumentos musicais, além de materiais de higiene e de limpeza.
Também serão implementadas ações afirmativas para auxiliar na continuidade e conclusão da escolaridade dos alunos.
A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, destacou a importância de parcerias estratégicas para enfrentar os impactos das inundações. “A gente está vivendo um contexto difícil, mas são ações como essas que nos ajudam a superar”, ressaltou.
O superintendente regional do Sesi, Juliano Colombo, explicou que a entidade atuou durante as enchentes de 2023 no Vale do Taquari, tendo experiência na prestação de serviços em situações de crise climática. “É um projeto de R$ 65 milhões, entre investimentos na saúde e na educação do Estado. Vamos entrar com recursos próprios, atuando com as estruturas do Sesi, com materiais e mobiliários, para ajudarmos como pudermos nessa reconstrução do aprendizado”, afirmou.
O termo de cooperação terá vigência até 31 de dezembro de 2024, prevendo cláusulas com pontos sobre responsabilidades mútuas, confidencialidade e tratamento de dados.
Educação
Última semana para matrículas na EJA e na Educação Profissional da Rede Estadual

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), reforça que esta é a última semana para realizar a matrícula na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e nos cursos técnicos gratuitos ofertados pela Rede Estadual. O prazo para inscrições termina na terça-feira (2/7).
As vagas fazem parte da chamada pública escolar para o segundo semestre letivo de 2025. A iniciativa integra diferentes modalidades de ensino e representa um avanço nas políticas de inclusão educacional, como a EJATEC, que une a retomada dos estudos à qualificação profissional.
As inscrições devem ser feitas de forma on-line, por meio da nova página de matrículas, desenvolvida para facilitar o acesso e tornar o processo mais simples e intuitivo para estudantes de todas as idades.
A confirmação da matrícula será feita presencialmente entre os dias 29 de julho e 1º de agosto, nas escolas onde o curso será ofertado. As aulas do segundo semestre começam em 4 de agosto.
Na área da Educação Profissional, as ofertas são tanto para os formatos concomitante (para alunos que estão cursando o Ensino Médio) e subsequente (para aqueles que já concluíram essa etapa). São oferecidas formações em áreas como saúde, administração, logística e agropecuária.
O Curso Normal – Aproveitamento de Estudos também destinado a quem já concluiu o Ensino Médio.
Já a EJA atende jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio, com idade mínima de 15 anos (para o Fundamental) e 18 anos (para o Médio).
Programa contempla qualificação profissional
A EJATEC é uma novidade que integra o terceiro segmento da EJA com qualificações profissionais com ofertas como: assistente de serviços jurídicos; assistente de logística; assistente administrativo; assistente de projetos sociais; e recepcionista em serviços de saúde. Essas qualificações possibilitam aproveitamento em cursos técnicos subsequentes.
Edital prevê ações afirmativas
A Seduc também implementa, pela primeira vez, ações afirmativas na Educação Profissional. A partir deste semestre, 30% das vagas dos cursos técnicos concomitantes e subsequentes devem ser destinadas a candidatos autodeclarados negros, indígenas e pessoas com deficiência (PcD), ampliando o acesso e promovendo equidade no ingresso à formação técnica na rede pública estadual.
Educação
Prefeitura publica 6º chamamento para matrículas na etapa creche em Canoas

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), publicou, nesta terça-feira, 24, o novo edital de chamamento para 404 novas matrículas na Etapa Creche, para Berçário 2 e Maternal 1 e 2.
Os pais e responsáveis devem comparecer à Central de Vagas da SME (Rua Monte Castelo, 340, Nossa Senhora das Graças), na data correspondente ao seu respectivo quadrante, para encaminhamento das vagas. O horário de atendimento é das 8 às 17h30.
Na quarta-feira, 25, é a vez dos selecionados que são do quadrante Nordeste; quinta-feira, 26, do Noroeste, e sexta-feira, 27, para residentes dos quadrantes Sudeste e Sudoeste. Em virtude da Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/2018, os nomes das crianças serão publicados apenas com as suas iniciais.
A SME conseguiu viabilizar mais esse número de vagas por meio do 6º chamamento, a partir do credenciamento de mais escolas infantis da rede particular. Agora, o número de instituições devidamente regularizadas que prestam esse serviço chega a 83.
Documentos necessários
Os pais e responsáveis devem apresentar a certidão de nascimento da criança; documento com foto do responsável; atestado/laudo médico com CID (Classificação Internacional de Doenças) para crianças com deficiência e comprovante de residência no nome do responsável.
Confira o edital.
Educação
CHUVAS: Aulas de todas as EMEFs de Canoas são suspensas na tarde desta quarta-feira, 18

A Secretaria Municipal da Educação (SME) informa que no período da tarde desta quarta-feira, 18, todas as EMEFs da cidade terão as aulas suspensas. A medida foi adotada diante das dificuldades de professores e alunos de todo município acessarem as unidades de ensino e a manutenção da previsão de chuva ao longo do dia.
- Canoas1 semana atrás
Medalha Pinto Bandeira é entregue a 15 cidadãos nesta segunda-feira, 23; confira quem são
- Política1 semana atrás
Na CICS, deputado federal Busato se posiciona contra aumento de impostos em Canoas
- Cultura1 semana atrás
Turma do Pagode retorna a Canoas com novo show no Clube Tradição, dia 27 de junho
- Enchente 2024 Canoas7 dias atrás
Canoas vai receber mais de R$ 300 milhões para obras de prevenção e reconstrução, garante Busato
- Destaques1 semana atrás
CHUVAS: Mais de 7 mil pessoas desalojadas, quatro mortos e 146 municípios afetados no RS
- Clima4 dias atrás
Defesa Civil Estadual emite alerta para ciclone extratropical e grande volume de chuva no final de semana
- Política1 semana atrás
Câmara de Canoas realiza audiência pública para debater proposta de aumento do ISSQN
- Esporte1 semana atrás
Inscrições para sorteio de horários em espaços esportivos públicos de Canoas serão abertas na quarta-feira, 25