Conecte-se conosco

header-top



 




 

20/05/2024
 

Geral

III Seminário Municipal do Autismo está programado para dia 26 de abril em Canoas

Redação

Publicado

em

III Seminário Municipal do Autismo está programado para dia 26 de abril em Canoas

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) será pauta mais uma vez em Canoas. No dia 26 de abril, a Secretaria Municipal de Educação (SME) promove o III Seminário Municipal do Autismo: Características Diagnósticas, Aprendizagem e Desenvolvimento.

A participação no evento é específica para professores da rede municipal, escolas credenciadas e instituições conveniadas e credenciadas à Prefeitura. As inscrições podem ser feitas através deste link.

O seminário tem como objetivo discutir questões relacionadas ao autismo e promover a inclusão escolar das pessoas com TEA.

O primeiro Seminário Municipal do Autismo foi realizado em 2019, como uma iniciativa dos Centros de Capacitação, Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIAs) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Unidade de Inclusão).

Abril Azul

O evento é alusivo ao Abril Azul, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Mês da Conscientização sobre Autismo. Participam do seminário: Bruna Cunha, neurologista Infantil e palestrante sobre os Transtornos do Neurodesenvolvimento, e a psicóloga e analista de comportamento Bárbara Paulon Puerari.

A mediação será feita pelo chefe da Unidade de Inclusão da SME, Cleber Melo da Silva.

 

Enchente 2024 Canoas

Limpeza de áreas atingidas pela enchente deve iniciar na segunda-feira

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas anunciou que, na segunda-feira, 20, devem começar os trabalhos para limpeza das áreas atingidas pela enchente na cidade.

A operação começará pelos bairros São Luís, Mato Grande e Fátima, onde o nível das águas já recuou o suficiente para possibilitar o serviço.

Nas demais regiões, a administração municipal segue monitorando a altura da cheia, para que os locais também passem por limpeza.

Para intensificar o serviço, a Prefeitura realizou a locação emergencial equipamentos pelo prazo de 90 dias.

Também foi assinado um contrato para a locação de 31 motobombas, que ajudarão na retirada das águas de todo o lado oeste da cidade.

Essas bombas ficarão à disposição da Prefeitura por 30 dias, a contar da chegada de cada uma.

Continuar a ler

Enchente 2024 Canoas

Estação de água que abastece Esteio e Sapucaia do Sul volta a funcionar

Redação

Publicado

em

Os sistemas de captação e de tratamento da estação Esteio, responsável também pelo abastecimento de Sapucaia do Sul, voltaram a funcionar na madrugada deste sábado, 18. A água produzida na estação de tratamento deverá chegar às residências a longo do final de semana.

Esse é o penúltimo dos 67 sistemas de abastecimento da Corsan afetados pelas cheias a ser regularizado. O último é a Estação de Tratamento Rio Branco em Canoas, ainda inundada, que abastece a parte oeste da cidade.

A retomada é resultado de uma força-tarefa da companhia com mais de 750 colaboradores para recuperar as estruturas no sistema da Região Metropolitana atingidas pelas cheias.

As ações do Plano de Contingência seguem reforçando o abastecimento em Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul até que o sistema esteja completamente restabelecido.

Para isso, a Corsan instalou cinco Estações Móveis de Tratamento, perfurou novos poços artesianos e estabeleceu 10 km de novas adutoras que permitem manobras na distribuição de água de forma a mitigar o desabastecimento na região.

Esteio

Na sexta-feira, 17, os técnicos da companhia puderam intensificar os trabalhos pela baixa do nível da água na estação e pela chegada de dois geradores de alta capacidade.

Enquanto o time de mergulhadores e técnicos atuava na vedação das instalações e na limpeza e reparo dos equipamentos, equipes realizavam a drenagem da água do interior dos prédios.

A partir daí, foi possível colocar motores, bombas e quadros elétricos de comando, essenciais para a recuperação operacional da estrutura, em funcionamento.

Canoas

A ETA Rio Branco está localizada na parte da cidade que ainda está alagada e, por isso, segue inoperante.

Equipes atuam na recuperação da estrutura, na secagem, limpeza e reparos de bombas e quadros de comando. O trabalho foi viabilizado pela chegada de um gerador de alta capacidade.

Neste domingo, 19, serão realizados testes na estação de captação e de tratamento. Quando entrar em operação, a estação vai reforçar o abastecimento do lado leste da cidade, que atualmente abriga cerca de 80% da população. Quando o nível da água que ocasiona a inundação do lado oeste baixar, a ETA iniciará o fornecimento de água, gradualmente, também para as áreas secas da região.

Para ampliar o abastecimento no município, a companhia está restaurando e reativando a estação de tratamento na Base Aérea do município.

De acordo com o Centro de Operações Integradas da Corsan, até o início da tarde deste sábado, 18, 106 mil imóveis dos sistemas que atendem as cidades de Canoas estão desabastecidos, sendo 39 mil da ETA Rio Branco e 67 mil do sistema Esteio-Sapucaia.

No pico das cheias, esse número chegou a 906 mil em todas as regiões atingidas no Estado. Ainda, para ampliar o abastecimento em Canoas, iniciaram os trabalhos para a restauração e reativação da estação de tratamento localizada na Base Aérea.

Continuar a ler

Enchente 2024 Canoas

Prefeito assina contrato para limpeza das áreas atingidas

Redação

Publicado

em

O prefeito Jairo Jorge assinou nesta sexta-feira, 17, o contrato para locação emergencial de máquinas para auxiliar na limpeza de áreas atingidas pela enchente em Canoas.

São 40 retroescavadeiras, 120 caminhões caçamba basculante, 10 caminhões garra, duas motoniveladoras e quatro pás carregadeiras. Os trabalhos serão feitos conforme o recuo do nível das águas.

A Secretaria Municipal de Obras segue na instalação das bombas móveis empregadas para retirar das ruas a água acumulada em todo o lado oeste da cidade. Quatro equipamentos já estão operando, dois no bairro Mathias Velho e dois no Rio Branco.

Durante os próximos dias, as instalações de bombas continuam a ocorrer em ambos os diques, podendo chegar a até 40 máquinas.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm