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27/07/2024
 

Geral

Estado divulga startups selecionadas para exporem no Gramado Summit

Redação

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Estado divulga startups selecionadas para exporem no Gramado Summit

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), divulgou o resultado do edital 01/2024, do programa Startup Lab, que selecionou 30 startups para exporem no Gramado Summit. O evento acontece de 10 a 12 de abril, em Gramado, na Serra Gaúcha.

A secretaria aportará os valores referentes à inscrição no evento e à reserva do espaço para as 30 startups. As selecionadas terão um lugar para expor o trabalho desenvolvido, o Stand Startup, onde poderão fazer negócios.

Sem o investimento da Sict, os empreendimentos precisariam desembolsar os valores para participar do evento, que variam conforme o lote para expositores.

Realização do evento

O governo do Rio Grande do Sul é correalizador do Gramado Summit e prepara um espaço voltado para a inovação e a tecnologia, com arena de conteúdos, sala do governador e estandes para startups.

O espaço do governo, que terá 100 m² e funcionará durante os três dias, contará com uma novidade este ano: uma arena de conteúdos, com painéis, lançamentos e pitch de startups.

A curadoria da programação foi realizada pela Sict, que selecionou cerca de 30 temáticas entre mais de 90 propostas submetidas.

Startups selecionadas

As startups selecionadas no edital participarão do pitch – momento em que os empreendedores apresentam seu negócio. Serão 10 apresentações por dia, com o intuito de atrair investidores.

Para a titular da Sict, Simone Stülp, o Gramado Summit é uma excelente vitrine para que as startups possam mostrar seus produtos e fechar negócios.

“Serão três dias intensos de debates, olhando sempre para o viés da inovação e dos avanços tecnológicos. Para as startups selecionadas, é também uma oportunidade de visibilidade. Ficamos muito felizes, enquanto poder público, de fomentar essa participação em um evento importante para o nosso ecossistema”, comentou.

Na edição de 2023, a Sict ofereceu aporte financeiro para dez startups no Gramado Summit. A experiência do usuário foi um dos temas priorizados pelas startups apoiadas pela pasta.

A InovaPictor, uma das selecionadas no ano passado, torna a propriedade intelectual mais acessível e simplificada, auxiliando nos processos de estabelecimento da marca. A Veloce.Tech oferece uma tecnologia para facilitar e simplificar a experiência de clientes, integrando meios físicos e digitais para pagamento e e-commerce.

Além delas, destacaram-se na edição anterior as startups que têm como foco a inovação na educação, como a AgroTeams – Escola do Campo e a Lógica para Todos. A startup AgroTeams objetiva conectar a inovação e a tradição no campo.

A Lógica para Todos é uma desenvolvedora de soluções e tecnologias educacionais focada no ensino de robótica e programação para crianças e adolescentes.

Gramado Summit 

Criado em 2017, o Gramado Summit teve sua primeira edição focada em exposição e conteúdo para startups em estágio inicial, reunindo um público de 700 pessoas. Com o tempo, o evento começou a prospectar empresas maiores para a feira de negócios e um público mais amplo para as discussões das palestras.

Em 2023, recebeu 10 mil visitantes, 500 empresas expositoras na feira de negócios e cerca de 300 palestrantes nas áreas de conteúdo. Para 2024, na sétima edição, são esperados 400 palestrantes, 500 empresas expositoras na feira de negócios e 15 mil visitantes entre 10 e 12 de abril, no Serra Park, em Gramado.

Resultado do edital.

 

Comunidade

Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

Redação

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Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

 

A Prefeitura de Canoas, por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes, realiza, na próxima segunda, 29, e na terça-feira, 30, o Mutirão de Documentação para Imigrantes Atingidos pela Enchente.

A atividade ocorrerá no prédio anexo da Prefeitura (Rua 15 de Janeiro, 15 – térreo), das 8h às 17h.

O que precisa levar

Para entrar com o pedido dos documentos é necessário fazer o boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia e levar o comprovante de residência atualizado.

Se a pessoa tiver o Registro Nacional Migratório (RNM) ou cédula do país, também pode apresentá-los. Além disso, imigrantes que estão há pouco tempo no Brasil, sem documentação ou com documento vencido também serão atendidos.

 

 

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Geral

Pavilhão da Agricultura Familiar receberá 413 empreendimentos na Expointer

Redação

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Pavilhão da Agricultura Familiar receberá 413 empreendimentos na Expointer

É com recorde de participantes que o Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF) vai celebrar seus 25 anos de criação na 47ª Expointer, que ocorre de 24 de agosto a 1º de setembro: serão 413 empreendimentos ocupando o espaço.

Na comparação com o ano passado, que teve 372 presentes, serão 41 expositores a mais. Um total de 181 municípios estarão representados no espaço.

O número de empreendimentos liderados por mulheres também cresceu. Em 2024, serão 216, superando os 148 do ano passado. Estarão presentes ainda 125 jovens na liderança de empresas; em 2023, foram 87. O espaço contará ainda com 73 estreantes.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, o aumento do número de expositores demonstra a importância da feira para os empreendedores familiares.

“Este tem sido um ano desafiador para o Rio Grande do Sul como um todo, mas especialmente para o pequeno produtor rural. Apesar dos obstáculos impostos, vamos conseguir superar e ampliar o número de empreendimentos presentes”, comemora.

“Isso mostra mais uma vez a relevância que o espaço tem para a economia dessas famílias, que veem a Expointer como o ponto alto de comercialização do ano.”

Variedade

As agroindústrias presentes pertencem ao Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Além disso, o pavilhão terá expostos produtos como flores e plantas.

Seis estandes apresentarão artesanato indígena das etnias Mbyá-Guarani, Kaingang e Xokleng, um estande contará com produtos artesanais feitos por comunidades quilombolas gaúchas e 38 agroindústrias trabalharão com produtos orgânicos.

O PAF conta também com uma praça de alimentação, que possui sete cozinhas vinculadas às agroindústrias familiares.

No espaço, o público da feira poderá consumir pratos variados, produzidos com artigos da agricultura familiar, em receitas ligadas à tradição e aos costumes das diversas etnias presentes no meio rural do Estado.

O espaço da agricultura familiar é reconhecido pela grande variedade de embutidos, defumados, queijos e laticínios diversos, pães, cucas, biscoitos, doces, geleias, mel, pescados, derivados da cana-de-açúcar, farinhas, vinhos, espumantes, cachaças, sucos, temperos, frutas desidratadas, ovos, licores, erva-mate, grãos e cervejas artesanais.

No artesanato, estarão produtos elaborados com matérias-primas encontradas nas propriedades rurais – como lã, fibras vegetais, couro, madeira, porongos e artigos de cutelaria ligados à tradição gaúcha.

Entre os produtores de plantas e flores, destaca-se a produção de suculentas, orquídeas, bromélias e cactos, além da oferta de sementes crioulas.

O Pavilhão da Agricultura Familiar é organizado por uma comissão composta pela SDR, pela Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar), pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS), pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf/RS), pela Via Campesina e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

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Comunidade

Atenção, canoenses: serviços do CRAS são oferecidos em único local

Redação

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Atenção, canoenses serviços do CRAS são oferecidos em único local - Foto: Guilherme Pereira

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Mathias Velho, Rio Branco e Harmonia atendem, de forma temporária, na Rua Siqueira Campos, 38, no Centro. Os atendimentos são feitos a partir de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Às quartas-feiras, as atividades vão até as 16h. Após, o expediente é interno.

São realizados serviços como atualização e novos cadastramentos no Cadastro Único (CadÚnico) , emissão da Carteira do Idoso e do Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência, por exemplo, atendimento com assistentes sociais, encaminhamento para certidões (nascimento, casamento e óbito).

Para se inscrever ou atualizar o CadÚnico é necessário levar documento do responsável familiar com CPF, comprovante de residência, documento de cada integrante da família (RG, certidão de nascimento, CNH, carteira de trabalho ou certidão de casamento, etc), comprovante de renda (se tiver), atestado de frequência escolar das crianças e adolescentes e atestado de vinculação do Posto de Saúde (se tiver).

Nesse mesmo local, uma equipe faz o cadastro dos usuários que buscam o Auxílio Reconstrução do Governo Federal. São cem atendimentos por dia.

As inscrições vão até a próxima sexta-feira, 26. Os interessados também podem se inscrever pelo site da Prefeitura, acessando este link

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