Conecte-se conosco

header-top







 

30/06/2025
 

Notícias

FGTS: Saque Calamidade para atingidos por inundação de novembro pode ser liberado nos próximos dias

Redação

Publicado

em

Situação de emergência em Canoas por temporal de janeiro é reconhecida pelo Governo Federal

Os moradores das cerca de 500 residências atingidas pela inundação de novembro de 2023 em Canoas em breve poderão sacar o FGTS a partir da modalidade Saque Calamidade.

O benefício, que permite que o trabalhador tem direito a sacar o saldo da conta por necessidade pessoal e urgente por conta de desastre natural, depende apenas de uma reunião da prefeitura com a Caixa Econômica Federal.

O decreto de emergência do Executivo municipal em relação ao tema foi homologado pelo Ministério da Integração Nacional na quinta-feira, 8. Antes disso, precisou passar pela Casa Militar do Governo do Estado.

Entretanto, os canoenses que sofreram com o temporal ocorrido no último 16 de janeiro ainda precisam esperar. Um mês após o evento climático, o decreto de emergência assinado pelo prefeito Nedy de Vargas Marques espera agora pelo aval em Brasília.

O secretário adjunto da Defesa Civil, Igor Souza, criticou a demora da homologação do mais recente decreto na esfera estadual.

“O preenchimento da documentação pelo município foi bem rápido. No entanto, tivemos uma demora muito complicada na Casa Militar”, apontou.

Notícias

Canoas decreta situação de emergência devido a alagamentos e chuvas intensas

Redação

Publicado

em

Canoas decreta situação de emergência devido a alagamentos e chuvas intensas

A Prefeitura de Canoas decretou, na quarta-feira, 18, situação de emergência no município em razão dos alagamentos e das chuvas intensas que atingem a cidade desde a noite de terça-feira, 17. O decreto se aplica às áreas afetadas, conforme classificação da Defesa Civil, e segue os parâmetros da Portaria nº 260/2022 do Ministério do Desenvolvimento Regional.

De acordo com levantamento da Defesa Civil, cerca de 35% do território de Canoas foi atingido, com registro preliminar de mais de 100 pessoas desabrigadas e 500 desalojadas, em decorrência de um volume de chuva que superou 80 mm em poucas horas.

Com a declaração de situação de emergência, a Prefeitura pode mobilizar todos os órgãos municipais para atuarem na resposta ao desastre, sob coordenação da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Resiliência Climática (SMDCRC). A medida também permite a convocação de voluntários, realização de campanhas de arrecadação de donativos e a dispensa de processos licitatórios para a contratação de serviços, obras e aquisição de materiais emergenciais, conforme previsto na legislação federal.

O decreto também autoriza, em situações de risco iminente, que agentes da Defesa Civil possam acessar residências para prestar socorro ou realizar evacuação, além do uso provisório de bens públicos ou privados, sempre com indenização posterior caso haja danos.

A Prefeitura segue mobilizada com equipes nas ruas, monitorando os pontos críticos, realizando atendimentos e prestando assistência às famílias afetadas. O decreto tem validade inicial de até 180 dias.

Continuar a ler

Notícias

Iniciada a construção de estacas do Muro da Cassol em Canoas

Redação

Publicado

em

Iniciada a construção de estacas do Muro da Cassol em Canoas

A construção do Muro da Cassol, na Avenida Guilherme Schell, no bairro Rio Branco, avançou para uma nova etapa no começo desta semana. Operários começaram a construir as estacas que farão a fundação do muro que atuará junto ao dique e fará a proteção contra cheias na localidade.

A nova etapa teve início com a chegada da perfuratriz que abrirá o solo para a instalação das estacas.

“A equipe está construindo as estacas de concreto para a fundação do muro. Serão 52 estacas com aproximadamente 12 metros de profundidade , explica o secretário municipal de Obras e Reconstrução, Victor Hampel. “É uma etapa que deve levar cerca de uma semana para ser concluída, mas vai depender da chuva.”

O Muro da Cassol faz parte do sistema de proteção da cidade, especialmente da região dos bairros Fátima e Rio Branco. A obra foi iniciada no final do ano passado, paralisada devido a problemas com o projeto original, e retomada no dia 17 de março.

A estimativa de conclusão é de seis meses e o investimento será de aproximadamente R$ 1,1 milhão. Hampel destaca a necessidade da liberação de recursos, pelo governo estadual, para todas as obras de proteção da cidade. Os projetos de Canoas já estão cadastrados e em análise pela equipe da Secretaria Estadual de Reconstrução (Sergs).

Continuar a ler

Notícias

Dia D da vacinação contra a gripe é adiado em Canoas por conta da previsão do tempo

Redação

Publicado

em

Dia D da vacinação contra a gripe é adiado em Canoas por conta da previsão do tempo

O Dia D da vacinação contra a gripe, que seria neste sábado, dia 10 de maio, foi adiado em função da previsão do tempo de fortes chuvas na região. O evento foi transferido, a princípio, para o próximo sábado, dia 17 de maio, a confirmar.

A vacinação contemplará todas as idades e grupos e acontecerá das 8 às 17 horas nas Unidades Básicas de Saúde de Canoas.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques