Conecte-se conosco

header-top


 






 

14/12/2024
 

Cultura

CARNAVAL RIO: Viradouro é campeã do carnaval carioca

Redação

Publicado

em

CARNAVAL RIO: Viradouro é campeã do carnaval carioca: Foto: Douglas Angeli/OT

Por Daniela e Douglas Angeli – em parceria com Riotur e Rádio Alerj

A Unidos do Viradouro é a grande Campeã do Carnaval Rio 2024. A escola, que já havia vencido em 1997 e 2020, recebeu seu terceiro título com o enredo Arroboboi, Dangbé, que homenageia a força das mulheres negras, representada pela serpente vodum, figura mítica sagrada em antigos territórios africanos.

Com um samba que homenageou o culto ao vodum serpente, nascida na Costa Ocidental da África, a Viradouro foi a última escola a desfilar. Na sequência, as demais colocadas foram, nessa ordem: Imperatriz Leolpoldinense , Grande Rio, Salgueiro, Portela e Vila Isabel. Com 264,9 pontos, a Porto da Pedra foi rebaixada e vai disputar a Série Ouro em 2025.

CARNAVAL RIO: Viradouro é campeã do carnaval carioca: Foto: Daniela Uequed/OT

Viradouro campeã do carnaval carioca – Foto: Daniela Uequed/OT

Quesitos julgados

Os quesitos foram julgados na seguinte ordem: Alegorias e adereços, Bateria, Evolução, Mestre-sala e porta-bandeira, Comissão de frente, Enredo, Harmonia, Samba-enredo e Fantasias. Caso fosse necessário, o critério de desempate seria Fantasias, em sorteio definido horas antes da apuração.

Pela primeira vez, a apuração ocorreu na Cidade do Samba, região portuária do Rio. Até o ano passado, a contagem de votos era feita na Praça da Apoteose, na Marquês de Sapucaí. A mudança de local de apuração atendeu a um desejo do presidente da Liesa. Outra novidade esse ano, foi que a escola vencedora fez um cortejo na pista onde estão localizados os barracões.

Ao fim do primeiro quesito, Grande Rio, Vila Isabel e Viradouro largaram na frente. E mantiveram a posição, e a disputa pelo primeiro lugar, até o quarto quesito, Mestre-sala e porta-bandeira, quando a Vila Isabel perdeu alguns décimos e caiu para o quinto lugar. A Imperatriz passou a perseguir as líderes com 3 décimos a menos.

No quinto quesito, Enredo, a Grande Rio perdeu 3 décimos e a Viradouro, ainda intocada, assumiu a liderança isolada pela primeira vez. A escola de Niterói descolou 5 décimos para a Grande Rio no quesito Harmonia.

No penúltimo quesito, Samba-enredo, a Viradouro abriu 7 décimos de vantagem para a Imperatriz, então segunda colocada. Na terceira nota do último quesito, Fantasias, um 10 garantiu finalmente o troféu para a escola

Cultura

Papai Noel, trenzinho e coral encantam no Natal da Transformação em Canoas

Redação

Publicado

em

Papai Noel, trenzinho e coral encantam no Natal da Transformação em Canoas

Quem conduz o trenzinho feito de tonéis é David Rosa, 32, que, junto com o sogro, teve a ideia de produzir o veículo ainda na época da pandemia. Natural de Rio Pardo, ele fica em Canoas até esta sexta-feira, 13.

A viagem dura cerca de 10 minutos, partindo da Rua Teixeira de Freitas, seguindo pela ruas Ipiranga, Quinze de Janeiro e Frei Orlando, voltando para a Praça do Avião. O passeio é gratuito e pode ser feito por crianças e adultos.

A programação seguiu com a Casa do Poeta, que apresentou o Presépio Vivo, música, dança e coral. Pela manhã, a Orquestra Guajuviras, da Escrifas Arte Educação, esteve na EMEF Erna Würth.

Nesta sexta-feira, dia 13, à tarde, a Orquestra Guajuviras volta à escola Erna Würth e também se apresenta na EMEF Paulo Freire. Já na Praça do Avião, ocorre pocket show com Anderson Prestes e roda de capoeira do Colegiado Setorial da cidade.

Programação de sexta-feira (13)

– 15h: Orquestra Guajuviras – Escrifas Arte Educação – Local: EMEF Erna Würth
– 16h: Orquestra Guajuviras – Escrifas Arte Educação – Local: EMEF Paulo Freire
– 19h30: Pocket Show, com Anderson Prestes – Local: Praça do Avião-
– 19h30: Roda de Capoeira – Colegiado Setorial da Capoeira de Canoas – Local: Praça do Avião

Continuar a ler

Cultura

Natal da Transformação em Canoas teve apresentação da Orquestra Guajuviras na terça

Redação

Publicado

em

Natal da Transformação em Canoas teve apresentação da Orquestra Guajuviras na terça

Os alunos da EMEF Leonel Brizola viveram um momento especial nesta terça-feira, 10, ao som da Orquestra Guajuviras – Escrifas Arte- Educação, que levou a magia da programação do Natal da Transformação 2024 – Luzes que Contam Histórias.

A Orquestra, que faz parte da Associação Beneficente Cultural Guajuviras, é regida e coordenada pelo professor Alex Gonzaga. A Escrifas Arte-Educação é uma empresa que fomenta processos de aprendizagem utilizando diferentes manifestações artísticas, sejam elas corporais, escritas, musicais, semióticas, orais ou cênicas. Inicialmente, o projeto desenvolveu atividades em Novo Hamburgo e Sapucaia.

Em 2022, a Orquestra iniciou suas atividades em Canoas, envolvendo escolas municipais e estaduais do bairro Guajuviras.

De acordo com o professor Gonzaga, a criação da orquestra foi possível graças ao apoio de leis de incentivo e do Programa Nacional de Apoio à Cultura (PNAB). Atualmente, o grupo possui 35 instrumentos, com o objetivo de alcançar 60 e estabelecer células da orquestra em diferentes comunidades canoenses.

“O impacto do projeto é evidente em curto e médio prazo. Muitos jovens, a partir de 14 anos, já possuem conhecimento teórico e prático em música e atuam como monitores, multiplicando o processo pedagógico. Esse modelo tem sido essencial para a sustentabilidade e expansão da iniciativa”, frisou.

O Natal da Transformação 2024 segue até o dia 21 de dezembro, com diversas atrações de música, arte e cultura para todos os públicos.

Continuar a ler

Cultura

Assinada a Ordem de Início de Serviço para restauro da Vila Nenê, em Canoas

Redação

Publicado

em

Assinada a Ordem de Início de Serviço para restauro da Vila Nenê, em Canoas

Considerada patrimônio cultural de Canoas desde 2009, a Vila Nenê será transformada em um importante espaço cultural da cidade.

O prédio, um dos poucos exemplares da arquitetura eclética na região, simboliza a urbanização e a industrialização de Canoas no início do século XX, além de ser um marco na história da fabricação a vapor de móveis de madeira no estado.

Na segunda-feira, 9, foi assinada a Ordem de Início de Serviço para o restauro do local, dando início ao projeto de revitalização da Vila Nenê, que abrigará a segunda sede do Museu Municipal Hugo Simões Lagranha. A previsão de entrega da obra é de até dez meses.

Cerimônia

A cerimônia contou com a presença do prefeito Jairo Jorge, do secretário de Cultura, Eliezer Pacheco, e de representantes da CSM Construtora Silveira Martins, empresa responsável pelas obras de restauro e recuperação do prédio tombado.

O prefeito Jairo Jorge destacou a relevância do projeto para a preservação da memória da cidade e para o fortalecimento da identidade cultural local.

“A revitalização da Vila Nenê, que abrigará o Museu Municipal, é uma conquista que reforça o compromisso de nossa gestão com a valorização da cultura, da memória e da identidade de nossa cidade”, afirmou.

O secretário de Cultura, Eliezer Pacheco, enfatizou o cuidado com o patrimônio histórico para as futuras gerações.

“Este é um momento de grande importância para Canoas, pois estamos recuperando um dos prédios históricos mais significativos da nossa cidade. As gerações futuras certamente agradecerão a visão dos gestores dessa época, que entenderam a importância de preservar e revitalizar nosso patrimônio cultural”, disse.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm