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12/07/2025
 

Cultura

CARNAVAL RIO: Viradouro e Portela se destacam na segunda noite do grupo especial

Redação

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Viradouro - Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

Por Daniela Uequed e Douglas Angeli

A Unidos do Viradouro fechou o grupo especial do carnaval carioca com um enredo primoroso e original sobre o culto feminino de Dangbé, o vodun serpente e arco-íris difundido em Daomé e trazido para o Brasil. Como não podia deixar de ser, o desfile, concebido pelo carnavalesco Tarcísio Zanon, foi marcado por fortes coreografias e visual bastante colorido, complementado pelo azul e rosa do amanhecer de terça-feira.

Os pontos altos da apresentação da Viradouro foram a comissão de frente, com a serpente, o casal de mestre-sala de porta-bandeira, Rute Alves e Julinho Nascimento, a bateria do mestre Ciça e o conjunto de alegorias e fantasias desenvolvendo densamente o enredo. Vice-campeã no ano passado, a escola de Niterói é forte candidata ao seu terceiro título na apuração desta quarta-feira.

A Portela apresentou ao público e aos jurados sua nova proposta estética sob a criação dos carnavalescos André Rodrigues e Antônio Gonzaga, com o enredo Um defeito de cor, baseado no livro de Ana Maria Gonçalves, que desfilou no primeiro tripé juntamente com o ministro dos Direitos Humanos Sílvio Almeida.

A comissão de frente, com bela encenação, promoveu o reencontro fictício entre Luiza Mahin e Luís Gama, mãe e filho, e a primeira alegoria representou o Benin tendo a águia, símbolo da escola, em visual diferente, com estampas e galhos retorcidos. A melhor alegoria da escola, entretanto, sofreu uma pequena avaria na parte traseira, com um dos pisos inclinando.

Estandarte de Ouro

Na manhã de terça a Portela foi agraciada com o tradicional prêmio Estandarte de Ouro, do jornal O Globo, como melhor escola e melhor enredo, mas no desfile houve erros de evolução que devem tirar a escola da briga pelo título.

A primeira escola a desfilar foi a Mocidade Independente de Padre Miguel, com o enredo sobre o caju e samba cujo refrão foi cantado com empolgação pelo público. A concepção e o desenvolvimento do enredo, entretanto, deixou a desejar, faltando densidade narrativa e apresentando soluções simplórias nas alegorias e fantasias.

A comissão de frente chamou a atenção interagindo com uma integrante fantasiada de Carmen Miranda que aparecia na arquibancada do sambódromo, facilitado pelo recurso da nova iluminação, que focava no ponto exato.

Mocidade - Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

Mocidade – Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

Após a Portela, foi a vez da Vila Isabel reeditar seu enredo Gbalá, de 1993, desta vez com o carnavalesco Paulo Barros. Na comissão de frente, Oxalá conduzia as crianças ao templo da criação na esperança de que elas possam salvar o mundo de suas mazelas, como a fome, a poluição e a corrupção, representadas no carro abre-alas. As duas primeiras alegorias tiveram nível superior em um desfile cujo apuro estético foi decaindo, prejudicando o bom desenvolvimento do enredo, distante do estilo consagrado pelo próprio carnavalesco.

Vila Isabel - Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

Vila Isabel – Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

A Estação de Primeira de Mangueira, uma das grandes expectativas do público, trouxe sua homenagem a Alcione. Amigos da cantora participaram do desfile, como Maria Bethânia, presente no pede-passagem da escola. O enredo contou a história de Alcione desde suas origens no Maranhão, chegando ao Rio de Janeiro, à fama e à relação com a escola especialmente pelo papel na escola mirim, a Mangueira do Amanhã.

O conjunto das fantasias e alegorias apresentou desequilíbrio de qualidade entre os setores, com altos e baixos. O samba foi bem cantado pelas alas, na melhor performance do quesito harmonia da noite, com destaque também para a bateria.

Mangueira - Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

Mangueira – Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

Antes da noite culminar com a apresentação da Viradouro, o Paraíso do Tuiuti celebrou a luta de João Cândido, o almirante negro, contra os maus-tratos na Marinha. A segunda alegoria trazia um navio com imagens da escravidão e encenação dos castigos aos quais os marinheiros negros eram submetidos na época da revolta da Chibata, com representação de sangue jorrando que deixou a pista tingida. O nível das alegorias e fantasias, no entanto, foi muito baixo do meio para o fim do desfile, somado a abertura de buraco na segunda cabine de jurados.

Tuiuti - Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

Tuiuti – Foto: Daniela Uequed/O Timoneiro

A grande campeã do carnaval carioca será conhecida na apuração de quarta-feira a partir das 16h.

Cultura

14º Festival Internacional Sesc de Música tem inscrições abertas para 2026

Redação

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14º Festival Internacional Sesc de Música tem inscrições abertas para 2026

A partir de 10 de julho estarão abertas as inscrições para a 14ª edição do Festival Internacional Sesc de Música, que acontecerá entre os dias 19 e 30 de janeiro de 2026, na cidade de Pelotas.

Realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas e apoio cultural da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Faculdade Senac, Bibliotheca Pelotense, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), Unisinos e Expresso Embaixador, o evento é um dos mais relevantes encontros dedicados à formação e à difusão da música de concerto na América Latina, reunindo talentos do Brasil e do exterior em uma intensa programação de cursos e concertos.

“Para o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e IFEP, investir na cultura é fortalecer vínculos, ampliar repertórios e contribuir de maneira efetiva para uma sociedade mais sensível, criativa e coesa. O Festival sintetiza essa visão: um espaço de formação e de transformação social pela arte”, comenta o presidente, Luiz Carlos Bohn.

Em seu eixo formativo, o evento reúne professores renomados de 13 países como Alemanha, Argentina, Bulgária e Rússia que conduzem cursos especializados em instrumentos de orquestra, prática de banda sinfônica, música de câmara e choro, além de oferecer experiências coletivas em apresentações.

Voltado a músicos a partir de 14 anos com nível avançado de formação, o Festival oferece bolsas integrais e parciais para aulas de qualificação em violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor e baixo, tuba, saxofone, eufônio, percussão, canto lírico, piano, composição e choro (violão, sopros, acordeon, bandolim, percussão e cavaquinho).

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site www.sesc-rs.com.br/festival, até o dia 6 de agosto. O processo seletivo exige o envio de currículo artístico e vídeo de apresentação, e a divulgação dos aprovados ocorrerá em duas etapas: uma primeira chamada em 17 de setembro e, no dia 07 de outubro, uma segunda chamada.

Além da formação, o Festival também se destaca pela programação cultural gratuita, que descentraliza o acesso à música de concerto em diferentes espaços públicos e comunitários da cidade, como teatros, escolas, hospitais, comércios locais e na Praia do Laranjal. Na última edição, em 2025, o evento promoveu 63 apresentações que mobilizaram cerca de 45 mil pessoas, consolidando-se como um dos grandes momentos do calendário cultural gaúcho.

“O Festival Internacional Sesc de Música é uma afirmação de identidade cultural e uma oportunidade concreta de formação e transformação. A cada edição, a cidade se torna ponto de convergência para jovens músicos e grandes mestres vindos de todo o Brasil e de diversos países, consolidando-se como um verdadeiro polo da música erudita”, comenta o coordenador de Música do Sesc/RS, Anderson Mueller.

Para ele, essa convivência entre gerações, repertórios e escolas musicais “transforma Pelotas em um espaço privilegiado de intercâmbio entre tradição e renovação”.

Inscrições – 14º Festival Internacional Sesc de Música

  • Público-alvo: Maiores de 14 anos que já possuam nível avançado
  • Cursos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor e baixo, tuba, saxofone, eufônio, percussão, canto lírico, piano, composição e choro (violão, sopros, acordeon, bandolim, percussão e cavaquinho)
  • Período de Inscrições: 10/07 a 06/08
  • Canal para inscrição: www.sesc-rs.com.br/festival
  • Divulgação dos Selecionados e Matrícula 1ª Chamada: 17/09 a 30/09
  • Divulgação dos Selecionados e Matrícula 2ª Chamada: 07/10 a 21/10
  • Data do Festival: 19 a 30/01/2026
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Cultura

Bruno Diegues se apresenta em Canoas com show de lançamento do DVD “Mais Uma Noite”

Redação

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Bruno Diegues se apresenta em Canoas com show de lançamento do DVD “Mais Uma Noite”
No sábado, 12 de julho, Canoas recebe Bruno Diegues, ex-vocalista do grupo Jeito Moleque, que desembarca pela primeira vez no Clube Tradição para o show de lançamento do seu novo DVD “Mais Uma Noite”. A noite promete emoção, nostalgia e muita música boa, reunindo sucessos que marcaram gerações e faixas inéditas que já conquistam o público.
Gravado em São Paulo, o audiovisual “Mais Uma Noite” traz 13 músicas inéditas e participações especiais de grandes nomes do gênero como Thiaguinho, Dilsinho, Ferrugem e Menos É Mais. O projeto, além de musical, tem uma proposta maior: é um evento de circulação nacional com foco em sustentabilidade, cultura e música, reforçando o compromisso de Bruno com a transformação social por meio da arte.
No repertório, o público pode esperar clássicos como “Eu Nunca Amei Assim” e “Amizade é Tudo”, além de faixas recentes como “É Louca a Volta que o Mundo Dá”, que mostram a versatilidade e a identidade musical do artista.
A noite começa às 21 horas, com abertura da casa. Os shows de aquecimento ficam por conta dos grupos CDP (22h30) e Balançai (00h). O show principal com Bruno Diegues está previsto para às 2h30 da manhã.

12 de julho (sábado)

Local: Clube Tradição (Av. Boqueirão, 801)
Horário: abertura da casa 21h
Shows de abertura: grupos CDP (22h30) e Balançai (00h)
Show principal com Turma do Pagode: 2h30
Ingressos: a partir de R$ 40,00
Pontos de venda:

Horários de atendimento na bilheteria:

  • Terça-feira: das 20h à 1h
  • Sextas e sábados: das 17h às 4h
Informações: WhatsApp: (51) 98403-1952
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Cultura

Sesc Canoas recebe espetáculos de grupos teatrais gaúchos com foco em negritude

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Sesc Canoas recebe espetáculos de grupos teatrais gaúchos com foco em negritude

Duas das mais importantes companhias teatrais do Rio Grande do Sul, UTA e Pretagô se reúnem em um projeto inédito de circulação por quatro cidades gaúchas.

Nos dias 27 e 28 de junho, o Sesc Canoas recebe a estreia do projeto “Encontro e Circulação de Temáticas Negras”, com a apresentação dos espetáculos “Mesa Farta”, do grupo Pretagô, e “Zaze-Zaze: uma festa para Vavó”, do grupo UTA, além de uma oficina voltada a estudantes, professores e artistas das artes cênicas.

A proposta valoriza e amplia o acesso a obras que exploram, por diferentes caminhos estéticos, temas relacionados à negritude no Brasil. “Em Mesa Farta”, o grupo Pretagô lança mão da metáfora da mesa como espaço de convívio e poder para abordar experiências negras contemporâneas, com dramaturgia construída a partir de relatos pessoais e trechos de obras clássicas da literatura dramática.

Já “Zaze-Zaze: uma festa para Vavó”, inspirado em texto de Hermes Mancilha, presta homenagem às memórias e à resistência da mulher negra brasileira por meio de um espetáculo de rua que mescla comicidade, lirismo e elementos rituais.

A programação, totalmente gratuita, começa no dia 27 de junho, sexta-feira, às 19h30, com a apresentação de “Mesa Farta” no Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340). Não é preciso retirar antecipadamente os ingressos. No dia seguinte, às 10h, ocorre uma oficina voltada à formação de professores, estudantes e artistas da cena, e, às 16h, o público poderá conferir “Zaze-Zaze: uma festa para Vavó” no Calçadão de Canoas (Rua Tiradentes).

“Acreditamos que esse encontro entre os grupos se justifica tanto pela troca artística proporcionada, quanto pela possibilidade de o público acessar diferentes estéticas, ainda que com pontos de contato em torno da temática negra”, explica Thiago Pirajira, professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e integrante dos dois coletivos.

Segundo ele, o projeto também atua como ferramenta de formação e enfrentamento das lacunas ainda existentes na formação de artistas e educadores para o ensino da cultura e da história negra. Além de Canoas, a circulação passará por Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria, com apresentações de cada espetáculo e oficinas ao longo da programação.]

UTA e Pretagô: Encontro e Circulação de Temáticas Negras – Sesc Canoas

Data: De 27/06 (sexta-feira) a 28/06 (sábado)
Ingressos: Gratuitos, sem necessidade de retirada antecipada
Informações: Pelos telefones (51) 3456-2013, (51) 3464-6909, (51) 3463-6756 e (51) 3463-6733 ou pelo Whatsapp (51) 3456-2013

27/06 (sexta-feira)
“Mesa Farta”
Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
Horário: 19h30

28/06 (sábado)
Oficina Formativa
Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340).  Inscrições diretamente no local.
Horário: 10h
Inscrições: No local, antes do início
“Zaze-Zaze: uma festa para Vavó”
Local: Calçadão de Canoas (Rua Tiradentes)
Horário: 16h

*No caso de chuva, o espetáculo será transferido para o Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)

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