Conecte-se conosco

header-top






 

04/03/2024
 

Política

“Retorno ao poder de alma lavada”; confira entrevista exclusiva de Nedy

Redação

Publicado

em

“Retorno ao poder de alma lavada

Em Sessão Especial na Câmara de Vereadores de Canoas, na noite de terça-feira, 19, iniciada às 21h, o vice-prefeito eleito, Nedy de Vargas Marques (Avante), assumiu pela terceira vez a Prefeitura de Canoas após novo afastamento do prefeito eleito Jairo Jorge (PSD).

Passo a passo

Nedy recebeu alta, na tarde de segunda-feira, 18, do Hospital Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre, após ser submetido a uma cirurgia cardíaca e ficar internado por 44 dias.

Nas redes sociais, ele explicou que estaria na Prefeitura de Canoas na manhã de terça-feira, 19, para assumir como prefeito pela terceira vez. Mas a posse não aconteceu. À nossa reportagem, a assessoria de comunicação de Nedy explicou: “Há uma discussão jurídica sobre o formato da posse”.

A posse

Mais tarde, no mesmo dia, um ofício foi assinado pelo presidente em exercício da Câmara de Vereadores de Canoas, Gilson Oliveira, acompanhado dos vereadores Airton Souza, Juares Hoy, Leandro Moreira e Abmael. No texto constava a convocação dos representantes do legislativo canoense para uma Sessão Especial para que a transmissão de cargo de prefeito fosse efetivada a Nedy, que não tomou posse pela manhã “pelo entendimento de que a transmissão do cargo só poderia ser feita pelo Prefeito em exercício, Sr. Cristiano Ferreira Moraes, que está em Brasília”.

Relembre os fatos

No dia 24 de novembro, tomou posse como prefeito interino de Canoas o então presidente da Câmara de Vereadores, Cris Moraes (PV), em cumprimento à Lei Orgânica Municipal (LOM), após novo afastamento de Jairo Jorge pelo TRF-4, e a impossibilidade, por motivos médicos, do então vice-prefeito da cidade, Nedy de Vargas Marques, de assumir o cargo.

Entrevista a O Timoneiro

Em entrevista concedida ao jornal O Timoneiro, o prefeito em exercício falou sobre o desafio de reassumir o cargo logo após uma cirurgia. “É uma situação inusitada, nunca pensei que estaria passando por isso novamente. Mas eu me sinto seguro, tranquilo, feliz e fortalecido e cada vez mais ocupo meu tempo para servir as pessoas”.

Durante a conversa, Nedy contou que a primeira missão à frente do executivo é escolher uma equipe diretiva que, dentro de sua visão, seja competente e de sua confiança.

“Sem revanchismo”

“Eu não retorno com sentimento de revanchismo. Poucos sabem, mas eu tive uma infecção hospitalar durante minha internação. Se eu não soubesse que Canoas está indo pelo ralo, eu não teria voltado, mas eu pedi para que os médicos me liberassem porque tenho essa responsabilidade”, enfatizou o chefe do executivo municipal.

“Retorno ao poder de alma lavada”

“Eu encontrei a Prefeitura com cofres raspados. Mas eu quero deixar claro para a população canoense que eu não mudei, e que irei me empenhar ao máximo, principalmente para aqueles que mais precisam. Eu retorno ao poder de alma lavada”.

15 primeiras ações do novo Governo Nedy:

  • Nomear uma equipe competente, com experiência e de confiança.
  • Determinar uma auditoria interna na Prefeitura para avaliar finanças, projetos e ações em andamento, além de contratos e convênios.
  • Fazer um pente-fino na Saúde, para compreender os problemas que são enfrentados e o prejuízo dos últimos oito meses.
  • Implementar um plano de melhoria dos serviços públicos, que estão muito aquém do que os canoenses merecem.
  • Retomar o projeto Mutirão de Cirurgias e trabalhar para melhorar o atendimento nas nossas unidades de saúde.
  • Ampliar as ações da nossa Guarda Municipal e a parceria com as forças de segurança.
  • Realizar licitação para o Hospital Universitário de Canoas (HU) e para o transporte público municipal.
  • Atrair investimentos públicos e privados para obras de infraestrutura.
  • Criar força-tarefa para intensificar a limpeza e manutenção da nossa cidade.
  • Fortalecer as medidas de proteção contra temporais, com a revisão de todas as casas de bombas e o sistema de drenagem.
  • Buscar melhorias nas escolas, que beneficiem a vida de professores, estudantes e da comunidade escolar
  • Aumentar a participação da população nas decisões da prefeitura. Sem politicagem e enganação.
  • Criar mecanismos para fortalecer a fiscalização dos gastos, evitando corrupção e zelando pelos recursos públicos.
  • Criar mutirão para iluminar a cidade, com a modernização da iluminação pública.
  • Aumentar a fiscalização do contrato com a Corsan/Aegea.

Nova gestão municipal afirma que apuração constatou dívida de R$ 10 milhões com HSPC

Também na quinta-feira, a Prefeitura de Canoas enviou uma nota em que disse ter efetuado pagamento da segunda parcela do 13º salário para os funcionários do Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) e do Hospital Universitário (HU).

Ainda que, “Ao assumir a Administração Municipal, identificou-se que a gestão anterior não havia realizado o repasse para o pagamento do 13º salário, que deveria ter sido feito até o dia 19 de dezembro, resultando no atraso dos valores para os trabalhadores dos hospitais. A Secretaria da Fazenda realizou uma apuração inicial, constatando que a dívida com o HPSC é, atualmente, de R$ 10 milhões. A situação financeira dos hospitais está sendo minuciosamente avaliada pelo Município”.

A nota finaliza dizendo que ‘esse processo possibilitará uma análise criteriosa de todos os recursos e compromissos financeiros, visando identificar possíveis irregularidades e encontrar soluções assertivas’.

Política

Marcos Daniel Ramos é o novo secretário de Relações Institucionais da Prefeitura de Canoas

Redação

Publicado

em

Marcos Daniel Ramos é o novo secretário de Relações Institucionais da Prefeitura de Canoas - Foto: Amanda Furtado

Marcos Daniel Ramos é o nome definido pela gestão para responder pela Secretaria das Relações Institucionais, da Prefeitura de Canoas.

O escolhido pelo prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, é empresário do ramo de confecções e presidente do Progressistas (PP) de Canoas, desde o ano de 2017.

Natural de Porto Alegre, Marcos Daniel Ramos cursa Gestão Pública. Ele esteve em cargo público, anteriormente, em Canoas, como secretário de Serviços Urbanos, em meados de 2019 a 2020. De 2021 a 2023, como responsável pela pasta dos Transportes.

A nomeação foi publicada no último dia 20 de fevereiro, em portaria no Diário Oficial do -Município de Canoas (DOMC).

 

Continuar a ler

Política

PSB Canoas anuncia saída da gestão de Nedy Vargas Marques

Redação

Publicado

em

PSB Canoas anuncia saída da gestão de Nedy Vargas Marques

Na terça-feira, 27, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Canoas reuniu sua direção e pré-candidatos a vereadores para discutir a participação do partido na atual gestão do prefeito interino Nedy de Vargas Marques.

Tendo em vista que o PSB integrava a aliança municipal vencedora no pleito de 2020, a sigla participava desde então da administração.

Segundo a nota do partido, passados três meses da posse do prefeito interino, porém, considerando a dificuldade de diálogo, as divergências ideológicas e a falta de condução de uma gestão eficiente e resolutiva para os problemas da cidade, a direção municipal e seus pré-candidatos oficializam a saída do PSB da atual gestão e orienta seus filiados a fazerem o mesmo.

“Continuaremos discutindo soluções para os problemas da cidade, ouvindo as comunidades e as bases do PSB, através do projeto Roda de Conversa, lançado pela sigla, que será realizado nos próximos dias nos quadrantes da cidade”, afirma o presidente do PSB Canoas, Diego Santa Helena.

Continuar a ler

Política

Jairo Jorge, Busato e vereadores formam bloco político para construir nominatas em Canoas

Redação

Publicado

em

Jairo Jorge, Busato e vereadores formam bloco político para construir nominatas em Canoas - Foto: Marcio Marques

Na manhã de segunda-feira, 19, o prefeito afastado de Canoas, Jairo Jorge, e o deputado federal Luiz Carlos Busato reuniram-se com 10 vereadores e uma vereadora para debater e projetar o futuro da cidade de Canoas, visando as próximas eleições municiais.

Aproximação de partidos

O encontro reuniu lideranças dos partidos PSD, União Brasil, PT, PV, PC do B, Podemos, Republicanos e PDT. Participaram também os vereadores canoenses Alexandre, Bamberg, Cris Moraes, Emilio Neto, Jefferson Otto, Laércio, Linck, Maria Eunice, Pastor Duarte, Patricio e Patteta.

Conforme os organizadores, o objetivo foi pensar um projeto para Canoas e construir de forma conjunta as nominatas de vereadoras e vereadores que irão concorrer pelos partidos.

Ainda de acordo com a nota, os próximos encontros devem ocorrer em breve e a base pode ser ampliada. Isto porque o bloco político está dialogando com outros partidos.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm