Olegar Lopes: “Chasques a galope”

Olegar Lopes – Agenda Tradicionalista

Festejos Farroupilha: O tema dos Festejos Farroupilha 2021 será Os Caminhos de Anita, tema cujo objetivo é homenagear o Bicentenário do nascimento da catarinense Anita Garibaldi, uma das personalidades femininas de maior destaque da Guerra dos Farrapos. Nasceu em 1821, em Morrinhos, Laguna, na então província de Santa Catarina. Caminhos que tiveram seu início em Laguna quando conheceu Giuseppe Garibaldi, encerrando na Itália.

Carta de Princípios: Na última semana, 19 a 24/7, houve comemorações pelo transcurso dos 60 anos da aprovação da Carta de Princípios do Movimento Tradicionalista Gaúcho. O documento composto por 29 artigos que norteiam os princípios e diretrizes do Movimento Tradicionalista é de autoria de Glaucus Saraiva. As comemorações foram realizadas em Taquara, no CTG O Fogão Gaúcho, local onde no ano de 1961 foi realizado o VIII Congresso Tradicionalista.

Chama Crioula: O Departamento Artístico do CTG Estância da Serra de Osório 23ª Região Tradicionalista, com seu grupo de danças gauchescas, produziu clip sobre a Chama Crioula feito pela rainha Ginga do Grupo Maçambique de Osório, Francisca Dias. O cenário foi a rampa de asa delta no Morro da Burússia. 

Desmonte dos galpões: Está na fase final o desmonte dos galpões dos CTGs no Parque Esportivo Eduardo Gomes onde se deu o início das comemorações da Semana Farroupilha unificada no ano de 1993. Após a criação da cancha de rodeios houve uma divisão dos tradicionalistas, os adeptos do campeirismo formaram outro acampamento, enquanto que os adeptos das atividades artísticas continuaram no acampamento antigo. Para unir as duas partes – as atividades artísticas e campeiras – no mesmo local, a administração municipal decidiu tomar a iniciativa do desmonte e reconstrução dos galpões sem custo para as entidades tradicionalistas.  

  

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here