Clínica de Saúde da Família inaugura no bairro Mathias Velho

Na próxima terça-feira, 20, a Clínica de Saúde Caçapava será inaugurada pela Prefeitura de Canoas. A unidade é a quarta no formato a entrar em funcionamento na cidade e abrange diversos tipos de atendimentos de saúde, além de contar com um setor de acolhimento capacitado para receber os pacientes.

Clínicas e HU

Além da Clínica Caçapava, que inaugura na próxima semana, em 2019, a Prefeitura de Canoas também inaugurou outras três Clínicas de Saúde da Família. Os bairros Guajuviras, Estância Velha e Olaria foram beneficiados com as novas unidades. Na clínica, o paciente pode realizar consultas, exames, terapias e fazer tratamento para doenças crônicas sem precisar de grandes deslocamentos ou buscar outros serviços. Com mais médicos e profissionais de saúde, as clínicas têm dado nova cara aos atendimentos e facilitado o acesso da população, já que também atendem durante a noite.

Na prática, são ofertadas consultas clínicas e odontológicas, curativos, atendimentos ambulatoriais, exames, grupos de educação em saúde, vacinação, testes rápidos, psicólogos, assistente social, nutricionista, distribuição de medicamentos e marcação de consultas. Os agendamentos são diários, onde a equipe atenderá de imediato todas as pessoas que chegarem à Unidade de Saúde. Ainda em 2020, entra em funcionamento a Clínica de Saúde da Família Prata. Também estão sendo reformadas as UBSs Mato Grande, Cerne, Nova Niterói, Santa Isabel e CAIC.

Em agosto do ano passado, a Prefeitura inaugurou no Hospital Universitário a Clínica de Saúde da Mulher. Um pronto-atendimento, primeiro da história de Canoas, que atende emergências obstétricas e ginecológicas. Lá já nasceram mais de mil crianças, num espaço totalmente reformado e confortável.

Além disso, foi inaugurada, também no HU, a Clínica de Saúde da Criança, um espaço inédito na cidade, que atende 24 horas por dia, sete dias por semana, emergências pediátricas.

O HU, que foi completamente reformado entre 2017 e 2020, também ganhou a revitalização da UTI Neonatal. A Unidade conta com três alas: UTI Neonatal tipo três, com 20 leitos, Cuidados Intermediários, com 10 leitos, e a ala Canguru, com mais cinco leitos. Também foram inaugurados 10 novos leitos de UTI e a reforma dos blocos cirúrgicos.

HPSC em obras

Com recursos próprios, o município está investindo R$ 1,3 milhão na ampliação e revitalização das áreas de pronto atendimento, consultórios, área administrativa, fachada, infraestrutura externa, entre outras dependências. As obras não atrapalham os atendimentos realizados no hospital.

Esta é a primeira etapa de revitalização do Hospital de Pronto Socorro de Canoas, que ainda deve receber um novo ciclo de obras. A primeira parte, que é a obra executada atualmente, inclui a reestruturação e melhorias nas áreas social externa, áreas cobertas de acessos, na estrutura de pronto atendimento, emergências, pediatria, traumatologia, recepção, sanitários, sala de espera dos familiares e ouvidoria. Ao todo, será revitalizada uma área de 451 m² do hospital. Além disso, a intenção é reformar a portaria central, o saguão e a recepção e revitalizar as fachadas. Com a reforma, os atendimentos no hospital terão seus fluxos revistos para melhoria no atendimento.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here