Projeto propõe reflexão sobre estado emocional de professores e alunos na volta às aulas

Inúmeras pesquisas e estudos que se dedicaram a ouvir o que os professores estão sentindo em meio à pandemia mostram que há um grande senso de preocupação sobre como será realizada a retomada das aulas presenciais. Ao mesmo tempo, especialistas e outros profissionais da educação reforçam a importância de que a volta da rotina nas escolas integre e considere espaços de tempo e momentos específicos para que alunos e professores possam refletir sobre o cenário de mundo e compartilhar seus sentimentos.

Pensando no cuidado emocional necessário nessa fase de readaptação, o LIV (Laboratório Inteligência de Vida) criou o Selo Azul, uma iniciativa que propõe um percurso a escolas e instituições de ensino com o objetivo de refletir como o momento influencia na saúde mental de professores, alunos e toda a comunidade escolar e como é possível trabalhar para proporcionar um retorno às aulas presenciais de forma emocionalmente mais saudável.

A ideia do projeto é estabelecer uma parceria entre as instituições de ensino e o LIV, que irá disponibilizar novos conteúdos semanalmente às escolas interessadas em participar da jornada de acolhimento completa, a Jornada do Selo Azul. Com conteúdos exclusivos pensados por pedagogos e psicólogos, o processo é formado por quatro etapas: raio X da saúde mental e professores e estudantes, acolhimento, elaboração e ancorada. As escolas que percorrerem todo o caminho conquistam o Selo Azul, além de um kit de materiais.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here