Conecte-se conosco

header-top



 




 

16/04/2024
 

Saúde

Desassistência em hospitais será pauta de assembleia dos médicos nesta quinta-feira, 17 

Redação

Publicado

em

Foto: Juliane Soska

O futuro da assistência nas unidades antes administradas pelo Grupo de Apoio à Medicina Preventiva à Saúde Pública (Gamp) – dois hospitais (Pronto Socorro de Canoas e Hospital Universitário), duas UPAS e 4 CAPS – será pauta de assembleia extraordinária nesta quinta-feira, 17, dos médicos.

A plenária está marcada para as 18h30min, no auditório do HPSC (Rua Caçapava, 100, em Canoas). O Sindicato Médico do RS (Simers) destaca que, mesmo após a intervenção do município, segue o receio sobre as condições de atendimento da população.

Um dos motivos é a insegurança sobre o futuro da saúde no município, após o fim do processo, que teve início em 6 de dezembro de 2018 e tem prazo de 180 dias. Os médicos exigem um planejamento claro antes da conclusão da intervenção. A preocupação é evitar “qualquer chance de descontinuidade dos serviços”.

Na pauta da assembleia, estão ainda problemas que se tornaram rotina dos médicos, como o atraso no pagamento das férias, as distorções nos contracheques e a supressão de gratificações. Os salários de dezembro foram pagos. O Simers ressalta que os profissionais pretendem mapear todas as irregularidades e definir formas de mobilização.

Continuar a ler

Saúde

Agentes intensificam ações de combate à dengue enquanto reforços treinam para se unir à força-tarefa

Redação

Publicado

em

Os agentes de combate às endemias de Canoas retomaram, na segunda-feira, 15, as ações de pulverização contra o Aedes aegypti. As equipes estiveram no bairro Guajuviras, onde também realizaram vistorias e conversaram com a população. Nas inspeções em cada terreno, moradores recebem informações sobre como evitar a proliferação do mosquito, por meio de cuidados simples.

Teresinha Gonçalves, 68 anos, considera as ações de varredura muito importantes. “Aqui a gente se cuida bastante, com essas questões de água parada e focos do mosquito. Também acho fundamental essas ações que fazem nas ruas, tanto de pulverização quanto de vistoria nas outras casas”, relatou.

“Quando temos registro de um novo caso, fazemos ações em um raio de 150 metros, para eliminar possíveis focos do mosquito”, explicou a chefe da Vigilância Epidemiológica, Annie Tays Costa.

Novos agentes

Na mesma data, os 15 novos agentes de combate às endemias contratados pela Prefeitura de Canoas começaram a receber treinamento para que possam atuar em campo. A capacitação ocorrerá até sexta-feira, 19.

Continuar a ler

Saúde

Três novas salas de hidratação entram em funcionamento em postos de Cachoeirinha

Redação

Publicado

em

Com o avanço dos casos de dengue no município, a Secretaria da Saúde de Cachoeirinha colocou em funcionamento mais três salas de hidratação em postos de saúde a partir desta segunda-feira, 15.

A ESF Canarinho, no bairro de mesmo nome, a UBS Otacílio Silveira, na Vila Anair, e a ESF José Ramos, na Granja Esperança, já estão com estrutura montada para fazer o tratamento dos pacientes que estão com a doença. “Segue sendo a orientação principal: se você apresenta febre e mais dois sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima”, alerta a secretária Bianca Breier.

São sintomas da dengue:

  • febre acima de 38 graus constante
  • dor no corpo e articulações
  • dor atrás dos olhos
  • mal-estar
  • falta de apetite
  • dor de cabeça
  • manchas vermelhas no corpo

Além dos postos que começarão a fazer a hidratação nas salas, a UBS Odil e a USB Osvaldo Cruz já fazem os atendimentos. As unidades de saúde funcionam até as 17 horas, a UBS Décio Martins Costa até as 20 horas e o Odil, devido ao decreto de emergência na cidade, até as 22 horas.

Continuar a ler

Saúde

Dia D contra a gripe vacina 3,9 mil pessoas em Canoas

Redação

Publicado

em

No Dia D da vacinação contra a gripe, promovido no sábado, 13, mais de 3,9 mil pessoas foram imunizadas em Canoas, conforme balanço da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A aplicação do imunizante aconteceu em todas as unidades de saúde da cidade.

Do público imunizado, 1.791 foram idosos, 699 crianças, 21 gestantes, sete puérperas, um quilombola e 1.385 de outros grupos prioritários. Clóvis Vargas da Silva, 70 anos, compareceu à Unidade de Saúde CAIC, acompanhado de outros familiares. “A vacina contra a gripe é importante para a nossa saúde. Eu passei na casa do meu cunhado para pegar ele e meu sobrinho para nos vacinarmos. Hoje é sábado e é rapidinho”, disse.

A mobilização fez parte da campanha nacional de imunização, que vai até 31 de maio. Até o fim do prazo, a meta da Prefeitura de Canoas é vacinar 138.447 canoenses que fazem parte dos grupos prioritários, ou seja, idosos com 60 anos ou mais; crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas; professores; trabalhadores da saúde, entre outros.

Além disso, outras 466 pessoas aproveitaram o sábado, com postos de saúde de portas abertas, para completar o calendário vacinal contra outras doenças.

A vacinação ocorreu também no Prefeitura na Rua, realizado no bairro Niterói, com 85 pessoas imunizadas (31 idosos e os demais de outros grupos prioritários).

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm