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24/06/2024
 

Comunidade

Empresa que assumirá HU, HPSC e UPAs sob suspeita

Funcionários contestam a escolha da gestora e o novo formato de contratações

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Com o fim do contrato entre a Prefeitura e o grupo Mãe de Deus, o Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) e o Hospital Universitário (HU), assim como duas UPAs da cidade, terão sua administração transferida para outro ente privado. Embora a vencedora da licitação tenha sido a Crus Vermelha, ela foi desclassificada, e o segundo colocado, o grupo Gamp, foi escolhido para assumir as instituições. No entanto, tanto a escolha quanto a forma gestão que será adotada são contestadas antes mesmo do começo da operação.

Médicos especialistas do HPSC afirmam que foram informados de que terão que pedir demissão e abrir mão da multa rescisória para que sejam recontratados como pessoa jurídica na gestão da Gamp. Segundo a fonte, que preferiu não se identificar, os profissionais foram avisados em conversas preliminares que não serão recontratados se não concordarem com estas exigências do novo grupo gestor.

Entramos em contato com a Prefeitura para questionar sobre o que levou à desclassificação da vencedora original, a Cruz Vermelha, na licitação e também para recebermos a informação precisa a respeito da data em que o Gamp assumirá a operação das quatro instituições canoenses. Perguntamos também à administração municipal se os médicos terão, de fato, a contratação como pessoa jurídica como única opção.

A atual administração da Prefeitura, como tem feito nas últimas semanas com diversos temas, não respondeu os questionamentos de forma direta, e enviou a seguinte nota: “A Secretaria Municipal de Saúde informa que todo o processo de licitação está disponível no portal da transparência da Prefeitura, aonde constam as atas de julgamento, com as respectivas decisões da comissão de licitação. Estamos no período de transição, e conforme prevê no edital e no Termo de Fomento, assinado com a entidade vencedora, todos os contratos serão sucedidos”.

Procuramos também a assessoria de imprensa de Luiz Carlos Busato (PTB). A equipe, como tem feito durante todo o período de transição, informou que o prefeito eleito preferiu não opinar a respeito de ações do governo Jairo Jorge (PT).

Incerteza

Desde setembro a situação nos corredores do Pronto Socorro é de pressão e pânico para os funcionários. Na época, um funcionário que preferiu não se identificar, por medo de represálias, confirmou que existia um sentimento de incerteza dentro do HPSC, uma vez que a licitação obriga o novo responsável pelo hospital a se responsabilizar por contratar todos os funcionários do quadro atual, mas não garante que eles serão mantidos depois do período de experiência de três meses.

A respeito do impacto da incerteza da manutenção dos empregos, o funcionário disse:”Para quem precisa do emprego como única fonte de sustento, principalmente nessa época de crise, está sendo bem complicado. O que eu acho mais estranho nisso tudo é que mesmo com o Mãe de Deus estando para sair do HPSC, eles continuam contratando gente. Imagina o quanto é complicado a pessoa ser contratada com o risco de ser demitida em três meses?”.

Gestão polêmica

Vale lembrar que a gestão do Pronto Socorro gerou grande debate na cidade em 2010, quando a Prefeitura anunciou a criação de uma Fundação Municipal de Saúde para administrar o hospital em caráter definitivo. Na época, o Grupo Mãe de Deus foi anunciado como uma solução provisória, até que a fundação estivesse estruturada para assumir a casa de saúde. Passados seis anos, a fundação segue administrando apenas postos de saúde e sem cumprir seu propósito original, enquanto uma nova licitação define quem irá cuidar do HPSC pelos próximos cinco anos.

Em entrevista exclusiva a OT, publicada neste ano, o presidente da Fundação, Mauro Guedes, afirmou que precisaria de pouco tempo para se preparar para assumir o HPSC, podendo ser ainda mais rápido se houvesse intervenção da Justiça: “Em termos de transferência de gestão, é a basicamente o tempo de se realizar concursos públicos, um trâmite que levar cerca de seis meses. No caso de haver uma determinação da Justiça, isso pode ser realizado através de processo simplificado emergencial, o que leva cerca de três meses. Obviamente o ideal sempre é fazer da forma tradicional, via concurso”.

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Escola Dr. Nelson Paim Terra terá centro de distribuição de cestas básicas água e roupas a partir de sábado, 22

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Escola Dr. Nelson Paim Terra terá centro de distribuição de cestas básicas água e roupas a partir de sábado, 22

A partir de sábado, 22, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Nelson Paim Terra (Rua Primavera, 1676, bairro Rio Branco) será um novo ponto de distribuição de doações para os canoenses, no lugar da Praça Cônego Lotário Steffens.

No local, que vai funcionar das 9h às 16h, é possível retirar cestas básicas, itens de higiene e limpeza, água e roupas.

Para marcar a abertura da unidade, haverá uma programação especial, em parceria com o Exército Brasileiro, que terá serviços como atendimento médico e odontológico, assistência social e psicológica, plantio de árvores e apresentação da banda, entre outras atividades.

Mais locais

Esta será a quinta escola que funcionará como centro de distribuição de doações. Desde a segunda-feira, 17, já estão em operação as centrais na EMEF Professor Thiago Würth (Ginásio – Rua São Gabriel, ao lado do CRAS), no Mathias Velho, na EMEF Max Adolfo Oderich (Rua Professora Dona Sara, 100), no Harmonia, na EMEF Rio Grande do Sul (Rua Wenceslau Braz, 35), no Mato Grande, na EMEF Paulo VI (Avenida Irineu Carvalho Braga, 2781), no Fátima.

Os Centros de Distribuição de Doações atendem de forma descentralizada, em bairros atingidos pela enchente.

Nos locais, as pessoas podem retirar cestas básicas, itens de higiene e limpeza e leite em pó, a cada 15 dias. Marmitas, água e roupas podem ser retiradas diariamente. Aos finais de semana são distribuídas 500 marmitas, por ponto, entre 12h e 14h, e 300 marmitas em cada ponto, em dias de semana.

Público-alvo

O atendimento tem como foco pessoas que residam na área inundada e atendam a pelo menos um dos seguintes critérios: idosos acima de 60 anos ou famílias com crianças/ jovens em idade escolar das redes pública municipal e conveniada ou que estejam no Cadastro Único (CadÚnico).

Em cada escola são distribuídas 40 fichas de atendimento para o Cadastro Único (CadÚnico), diariamente.

Mesmo com a descentralização, a Prefeitura mantém a Central de Atendimento do Cadastro Único, localizada na Rua Siqueira Campos, 38, no Centro.

 

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Confira os pontos de confecção gratuita de carteira de identidade em Canoas

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Confira os pontos de confecção gratuita de carteira de identidade em Canoas

Canoas passou a contar com um segundo Posto de Identificação do Instituto-Geral de Perícias (IGP/RS) para a confecção de carteiras de identidade, de forma gratuita, no município.

A instalação está funcionando junto ao prédio do Procon de Canoas (Rua General Salustiano, 142, bairro Marechal Rondon), oficialmente, desde esta segunda-feira, 17, com a abertura da possibilidade de marcação de horário para o endereço no site do IGP.

Atendimentos

A estrutura, com dois guichês, possui expediente de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. Os atendimentos agendados pela internet ocorrem entre às 9h e 14h.

Depois, os servidores passam a realizar encaixes de pessoas que procuram o serviço, por ordem de chegada. Idosos, pessoas com deficiência e gestantes possuem prioridade.

A ampliação do serviço é viabilizada por conta do convênio entre Prefeitura e Governo do Estado. Antes disso, a demanda era absorvida somente pelo posto no Centro de Acesso a Direitos – CAD (Rua Barão do Rio Branco, 91) do bairro Niterói.

O espaço ainda recebe canoenses para a confecção do documento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Importância do serviço

O secretário de Segurança Pública de Canoas, delegado Guilherme Pacífico, destaca a importância da possibilidade de ampliar os atendimentos aos canoenses.

“A instalação desse novo posto do IGP atende uma demanda crescente por expedição de carteiras de identidade. O Rio Grande do Sul é um dos estados pioneiros na implantação do novo modelo desse documento, que apresenta o número do CPF como novo número padrão para identidades de todos os brasileiros”, explica o secretário de Segurança Pública de Canoas, Guilherme Pacífico.

Segundo Pacífico, após a enchente de maio, a procura pela segunda via da identidade teve aumento significativo no município.

“Depois dessa catástrofe, onde milhares de pessoas perderam seus documentos, ter mais um posto de IGP na nossa cidade vai ajudar no enfrentamento a essa demanda gigantesca. Isso reforça a nossa questão cidadania, do trabalho da Secretaria de Segurança, que além do seu eixo de proteção policial, possui a questão de proteção social. Esse núcleo instalado no Procon, e o outro junto ao CAD, reforçam a nossa atenção à cidadania e à proteção social”, finaliza.

Operação

O chefe da nova unidade do IGP em Canoas, Éder Godin, ressalta que o procedimento para obtenção da 1ª ou 2ª via da carteira de identidade exige o agendamento prévio na página do IGP/RS.

Ainda segundo Godin, o agendamento pelo site garante mais comodidade e segurança de que será atendido na data e horário definidos. Mais informações pelo telefone: (51) 982552383.

Documentação  necessária para 1ª e 2ª via:

– Documentos com CPF;
– Certidão original ou cópia autenticada (em bom estado de conservação, legível e sem rasuras);
– Solteiros(as): Certidão de Nascimento;
– Casado(as) ou viúvos(as): Certidão de casamento;
– Divorciado: Certidão de casamento com averbação de divórcio no mesmo documento;
– Estrangeiro: certidão de naturalização

Não é necessário trazer foto

Isenção de taxa

– Não há cobrança para 1ª via
– Confecção do novo modelo é isenta também
– Maiores de 65 anos também não pagam
– Baixa renda – isento mediante aprovação (trazer cadastro único ou NIS)

*Somente há cobrança de taxa para segunda via do novo modelo, no valor de R$90,75, com 30 dias úteis após o pagamento.

(Essa tarifa pode ser isentada mediante comprovação de carência devido à enchente de maio)

– Menor de 16 anos deverá estar acompanhado dos pais ou avós
– Não é aceita certidão manuscrita
– Agendamento pelo site do IGP sempre a partir das 8 horas

 

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ATENÇÃO! Central do CadÚnico fará somente cadastros novos no sábado, 15

Redação

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ATENÇÃO! Central do CadÚnico fará somente cadastros novos no sábado, 15

A Central de Atendimento do Cadastro Único (CadÚnico), que fica na Rua Siqueira Campos, no Centro de Canoas, fará somente novos cadastros no sábado, 15.

Conforme a Prefeitura de Canoas, o motivo é que o Governo Federal fará uma atualização do sistema, o que impede atualizações na base de dados.

Na segunda-feira, 17, os serviços voltam a ser feitos normalmente; o atendimento ocorre das 8h às 18h.

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