Conecte-se conosco

header-top






 

18/06/2024
 

Destaques

Busato anuncia quatro secretários do novo governo

Segundo o prefeito eleito, não há data prevista para os próximos anúncios

Avatar

Publicado

em

Depois de várias semanas de expectativa, foram anunciados na quarta-feira, 23, os quatro primeiros nomes do secretariado do novo governo, que terá Luiz Carlos Busato (PTB) como prefeito e Gisele Uequed (Rede) como vice-prefeita. Luiz Roberto Steinmetz, mais conhecido como Beto Steinmetz, será o Secretário de Governo. Já na Fazenda, a titularidade da pasta fica com João Carlos Almeida dos Santos. Francisco De Paula Figueiredo foi escalado como Procurador-Geral e Airton Souza será o responsável pelas Relações Institucionais.

Pasta estratégica

O escolhido para a Fazenda, João Carlos Almeida dos Santos, é auditor do Tribunal de Contas do Estado. Segundo Busato, esta pasta é estratégica em qualquer governo, principalmente em momentos de crise financeira como o país passa no momento. “João tem o perfil técnico e a experiência que procurávamos para ser o responsável pelas finanças de Canoas”, disse o prefeito eleito.
Nomes esperados

Quem acompanhou o pleito deste ano já podia esperar os nomes do vereador Airton Souza (PP) e de Beto Steinmetz (PTB) no secretariado do novo governo. O trabalho de coordenação de campanha desempenhado por ambos foi fundamental para a vitória de Busato. Airton encerra no final do ano o terceiro mandato como vereador, pois abriu mão da reeleição para apoiar Busato, contrariando decisão do diretório municipal do partido. Steinmetz é atualmente o presidente municipal do PTB em Canoas.

Retorno ao cargo

Figueiredo retorna ao cargo de Procurador-Geral do Município, função que já desempenhou entre 1998 e 2000, durante o último mandato do prefeito Hugo Simões Lagranha.

Sem previsões

Na ocasião do anúncio dos primeiros quatro secretários, o prefeito eleito afirmou que os próximos nomes não têm previsão de anúncio. “Ainda estamos escolhendo os nomes para ocupar as pastas. Alguns já estão bem encaminhados, mas antecipo que, a exemplo dessas indicações que fizemos hoje, os próximos nomes terão muita capacidade para gerir as pastas designadas”, disse Busato, que voltou a afirmar que todos os escolhidos terão conhecimento técnico da área relacionada à pasta que vierem a ocupar.

 

beto-steinmentz

Beto Steinmetz – Secretário de Governo

Arquiteto, urbanista e empresário, é o presidente do diretório municipal do PTB Canoas e membro da executiva estadual do partido desde 2012. Foi vereador e presidiu a Câmara de Vereadores na legislatura de 1993. Exerceu o cargo de presidente na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CICS Canoas – 2003/2007) e na Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL Canoas – 2007/2011 ), ambos por dois mandatos. De 2011 a 2012, atuou como presidente da autarquia Instituto Canoas XXI.

 

joao-carlos-dos-santos

João Carlos Almeida dos Santos – Secretário da Fazenda

Economista e bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e pós-graduado em administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Servidor público estadual desde 1980, inicialmente foi técnico da Secretária da Fazenda. Em 1991, assumiu o cargo de auditor no Tribunal de Contas. Na Secretária Estadual de Obras, exerceu os cargos de assessor especial e secretário adjunto.

 

airton-souza

Airton Souza – Secretário de Relações Institucionais

É empresário e atuante em trabalhos sociais. Em 2004, foi eleito vereador pela primeira vez. Foi reeleito nas duas próximas legislaturas sendo o vereador mais votado de Canoas. Por dois anos ocupou o cargo de presidente da Companhia de Indústrias Eletroquímicas, subsidiária da Corsan. Em 2010, candidatou-se a deputado estadual, conquistando 23.000 votos. Concorreu novamente a deputado estadual em 2014, mantendo a votação. No último pleito municipal, não buscou a reeleição a vereador por decisão própria.

 

francisco-de-paula-figueiredo

Francisco De Paula Figueiredo – Procurador-Geral

É advogado formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), especialista em Direito Público e servidor público de Canoas há 27 anos. Foi professor na Ulbra Canoas e São Jerônimo de 1995 a 2013. Exerceu o cargo de Procurador-Geral do município, no ano de 1998 até 2000, e adjunto, de 2009 a 2010. Foi Procurador-Geral do município de Triunfo, em 2011, e técnico jurídico na Delegações de Prefeituras Municipais (DPM). É o assessor jurídico da autarquia Canoas XXI desde 2011.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

Prefeitura de Canoas disponibiliza formulário para população se cadastrar no Auxílio Reconstrução do Governo Federal

Redação

Publicado

em

Prefeitura disponibiliza formulário para população se cadastrar no Auxílio Reconstrução do Governo Federal

Todos os canoenses que residem em regiões atingidas pela enchente já podem se cadastrar no formulário disponível pela Prefeitura, para terem acesso ao Auxílio Reconstrução do Governo Federal.

A iniciativa vai garantir R$ 5,1 mil diretamente à população, com pagamento realizado pela Caixa Econômica Federal, via PIX. O município cadastrou todos os CEPs das áreas afetadas. O programa não possui nenhum corte ou limitação de renda, nem a necessidade de inscrição no CadÚnico.

Os canoenses devem realizar o cadastro neste link.

Após o cadastro, a pessoa indicada como responsável deve acessar um sistema do Governo Federal, que será aberto na próxima segunda-feira (27/05), para confirmar o pedido. É necessário ter uma conta GovBr. Quem já possui conta na Caixa receberá o dinheiro diretamente nela. Para quem não tem, será aberta automaticamente uma poupança, onde será depositado o benefício.

No momento do cadastro, os canoenses devem preencher as seguintes informações:

– Nome completo e CPF do responsável da família;
– Nome completo e CPF de todos os outros membros da família;
– Endereço completo e CEP.
– Telefone de contato

*Após a inscrição, o morador deve assinar uma autodeclaração se responsabilizando pelas informações prestadas.

Continuar a ler

Destaques

DESASTRE NO RS: Total de mortos sobe para 83; 111 estão desaparecidos

Redação

Publicado

em

DESASTRE NO RS: Total de mortos sobe para 83; 111 estão desaparecidos

Na manhã desta segunda-feira, 6, um boletim divulgado pela Defesa Civil apontou que o número de mortos em decorrências das chuvas e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul subiu para 83. Ainda estão sendo investigadas outras 4 mortes, e há 111 desaparecidos e 276 pessoas feridas.

De acordo os dados da Defesa Civil, 141,3 mil pessoas estão fora de casa, sendo 19,3 mil em abrigos e 121,9 mil desalojadas (na casa de amigos ou familiares). Ao todo, 345dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 850  mil pessoas.

Risco de inundação extrema

O nível do Guaíba, em Porto Alegre, está quase 2,30 metros acima da cota de inundação. Em medição realizada às 5h15min desta segunda-feira, 6, o patamar estava em 5,26 metros. O limite para inundação é de 3 metros.

Continuar a ler

Destaques

DESASTRE NO RS: Número de mortes chega a 66; Jairo Jorge afirma que dois óbitos ocorreram em Canoas

Redação

Publicado

em

DESASTRE NO RS: Número de mortes chega a 66; Jairo Jorge afirma que dois óbitos ocorreram em Canoas

Um boletim divulgado pela Defesa Civil na manhã deste domingo, 5, confirmou 66 mortes no Rio Grande do Sul por conta das fortes chuvas que assolam o Estado desde o último sábado, 27.

Outros seis óbitos já confirmados estão sendo investigados
, para verificar se têm relação com a tragédia; o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, disse em entrevista a uma rádio gaúcha neste manhã que o município registrou duas mortes.

Em breve mais informações.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm