Comunidade
Feira de adoção de cães e gatos une ação social e educação
Alunos de administração do Acadêmico colocam em prática o que aprenderam na sala de aula
Por Bruno Lara
No sábado, 19, quem passava pela avenida Inconfidência se deparava com uma grande estrutura montada para atender a 2ª Feira de Adoção de Cães e Gatos, promovida pelo Centro Educacional O Acadêmico. Os alunos do curso de Administração, idealizadores e responsáveis pela ação, levaram cerca de 10 cães adultos, cinco filhotes e quatro gatos para serem adotados, além de palestras de conscientização dos responsáveis, entre outras atividades.
Daniele Avila, 23 anos, aluna há dois anos, é uma das gerentes gerais do evento. “Espero que tenhamos muitas adoções e fluxo de pessoas. Que o pessoal fique consciente. Que não adote e depois largue o animal”, afirmou durante o evento.
Para o responsável pela ação, André Hunter, 37 anos, que é professor de Administração há quatro anos no Acadêmico, se trata de uma atitude de transformação, tanto para os pets quanto para os estudantes. “O projeto tem dois objetivos: a causa animal, onde eu espero bastante adoção, doações e fazer boas vendas, já que todo o dinheiro é revertido em castrações. E o pedagógico, onde os alunos botam em prática o que aprendem na sala de aula e saem da mesmice. Eles conseguem se descobrir e isso d[a um gás para nós professores”, garante.
Uma das idealizadoras do projeto é a professora Claudia Azevedo, 42 anos, que saiu do Acadêmico em julho, mas voltou para ver o andamento do trabalho. Segundo ela, o objetivo sempre foi “fazer com que os alunos de administração botem a mão na massa. Pensamos sempre em causas sociais, asilos, creches. Neste evento, eles fazem a captação de patrocínio, marketing. Aqui cada um revela o seu dom dentro da área”, revela lembrando que a maior dificuldade é sempre a adoção de animais de grande porte.
Amanda Caroline Gonçalves, 19 anos, é ex-aluna a responsável pelo nome da feira. “No último semestre aqui fui para a faculdade de veterinária”, relata. Questionada sobre a estrutura, se orgulha. “Muito melhor do que no ano passado. Começamos pequenos, sem patrocinadores. Quando vimos toda essa estrutura, vimos que valeu muito a pena”, diz.
Um dos patrocinadores da ação foi Alcindo Bonatto, diretor da Nutrile Distribuidora, que tem sede no bairro Igara. Segundo ele, o mais importante é conscientizar aqueles que mais podem agir pelos que mais precisam. “Nosso trabalho, além de divulgar a marca, é ter uma aproximação com a sociedade e ensinar como adotar de forma responsável”, garante.
FOTOS:
Comunidade
Secretaria oferece apoio para confecção de currículo e emissão de Título de Eleitor a jovens canoenses

A diretoria de Família e Juventude da Secretaria Municipal de Cidadania, Mulher e Inclusão de Canoas está oferecendo apoio a jovens que precisam emitir Título de Eleitor e elaborar seus currículos para conquistarem vagas no mercado de trabalho. Os atendimentos são gratuitos e feitos diretamente na secretaria.
“Para quem é jovem e ainda não tem o título de eleitor, estamos aqui para ajudar! Oferecemos orientação para o preenchimento dos dados no site oficial, garantindo que o processo seja rápido e sem complicações” explica a diretora da Família e Juventude da Secretaria Municipal de Cidadania, Mulher e Inclusão, Eduarda da Silva Barbosa.
A secretaria também dá auxílio para quem prefere solicitar a emissão do documento diretamente à Justiça Eleitoral.
A secretaria também oferece ajuda para quem quer elaborar seu currículo e buscar colocação no mercado de trabalho.
“Sabemos que o primeiro passo para conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho pode ser desafiador. Pensando nisso, oferecemos auxílio na elaboração de currículos, destacando habilidades e experiências, para que a pessoa tenha mais chances de se destacar nas vagas disponíveis”, comenta Eduarda.
Atendimento
O atendimento para a elaboração de currículo e para o auxílio para emissão de Título de Eleitor é feito às terças e quintas-feiras, das 9 às 17 horas, na Secretaria Municipal de Cidadania, Mulher e Inclusão (Rua Fioravente Milanez, 256, 5.º andar, Centro). O telefone para informações é (51) 3236-1051, e também é possível contato pelo WhatsApp no número (51) 98255-1725.
Comunidade
Prefeitura de Canoas comunica que pagamentos em atraso do Aluguel Social serão feitos ainda hoje

Moradores de Canoas que foram afetados pela enchente de maio de 2024 e que foram beneficiadas com o Programa Aluguel Social estão reclamando a falta do pagamento, que deveria ser no dia 20 de fevereiro e ainda não foi realizado.
A reportagem procurou a assessoria de comunicação da gestão municipal, que respondeu que o valor deverá ser pago ainda nesta segunda-feira, 24.
Confira nota na íntegra abaixo:
A SMHRF comunica que devido a um problema no sistema da prefeitura o programa aluguel social não pagou 120 benefícios no prazo do dia 20 de fevereiro, foram pagos até o momento 963 benefícios sendo a previsão para pagamento dos 120 beneficiários restantes na próxima segunda-feira dia 24.
Comunidade
Associação de Escolas de Samba de Canoas acusam Prefeitura de intolerância religiosa e homofobia

A Federação Nacional das Escolas de Samba (FENASAMBA) lançou uma nota nas redes sociais, na terça-feira, 18, assinada pelo presidente Kaxitu Ricardo Campos, onde manifesta repúdio a uma suposta atitude do Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Canoas, Pinheiro Neto.
Segundo a nota, durante reunião com a Associação das Escolas de Samba de Canoas, Neto disse que “a Prefeitura da cidade cederia o Parque Eduardo Gomes para a realização dos desfiles, em abril, sem recursos públicos, mas que as entidades carnavalescas não poderiam apresentar enredos sobre temas de religiões de matriz africana, negros e comunidade LGBTQIA+”.
O texto ainda destaca que preconceito e intolerância religiosa são crimes e que a federação está à disposição da Associação das Escolas de Samba de Canoas para formalizar uma denúncia no Ministério Público “contra essa atitude criminosa e preconceituosa do Secretário Municipal de Cultura e Turismo e do Prefeito da cidade”.
O que diz a Prefeitura
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Canoas, que respondeu em nota:
“A Prefeitura de Canoas informa que, embora não seja possível destinar recursos públicos ao Carnaval em 2025, devido às necessidades urgentes de investimentos na área da Saúde, a Administração Municipal se colocou à disposição para apoiar a realização das festividades com a cedência do Parque Esportivo Eduardo Gomes. O prefeito Airton Souza ressalta ainda que a atual gestão da Prefeitura é comprometida em governar para todos os canoenses e preza pela liberdade, o que inclui a livre manifestação artística, cultural e religiosa no Carnaval”.
- Policial7 dias atrás
Juiz do trabalho de Canoas tem R$ 20 milhões de bens bloqueados por suspeita de fraude de leilões
- ENCHENTE RS7 dias atrás
Governo do RS prorroga estado de calamidade pública da enchente por mais 90 dias
- Esporte1 semana atrás
Abertas inscrições do Programa Movimenta Canoas e Escola de Esportes
- Cultura6 dias atrás
Documentário “Mulheres Visíveis Kaingang”: Um Olhar Necessário Sobre a Luta Indígena Feminina é lançado
- Saúde7 dias atrás
Em reforma, Hospital de Pronto Socorro de Canoas recebe doação de materiais hospitalares
- Transporte6 dias atrás
Vereadores de Canoas aprovam lei para que ônibus tenham assentos cor de rosa para inibir assédio
- Geral1 semana atrás
Obra do dique do bairro Mato Grande está 14% concluída, diz Prefeitura
- Comunidade7 dias atrás
Secretaria oferece apoio para confecção de currículo e emissão de Título de Eleitor a jovens canoenses