Comunidade
Mais enxuto, Canoas Jazz terá apenas duas atrações este ano
Em sua sexta edição, festival abandona parque e vai para o Salão de Atos do La Salle
Diferente de suas últimas edições, realizadas no Capão do Corvo, o festival Canoas Jazz terá em 2016 uma edição reduzida. Em vez do grandioso palco a céu aberto no parque repleto de atrações, o evento ocorrerá no Salão de Atos Unilasalle, com apenas duas atrações no dia 27 de novembro, às 19 horas.
O festival recebe este ano o trombonista norte-americano Delfeayo Marsalis e o acordeonista suíço Olivier Forel. O primeiro é nascido em uma das mais tradicionais e influentes famílias musicais de New Orleans, o clã Marsalis. É considerado um dos “top” trombonistas, compositores e produtores de jazz da atualidade. Em 2014, lançou o disco “The Last Southern Gentlemen”, gravado ao lado do pai, Ellis Marsalis.
O suíço Olivier Forel, por sua vez, já gravou com o violonista gaúcho Felipe Azevedo, e parcerias com nomes como Cláudio Levitan, Fabrício Carpinejar e Richard Serraria, vem mostrar seu recente trabalho, o álbum “Buenos SuissAires”, cujo show estreou em fevereiro de 2016 no Théâtre du Pommier, em Neuchatel, Suíça. O lançamento foi na quarta-feira, 23, na Casa de Artes Villa Mimosa.
Contraste
Aos que acompanham o evento, há um grande contraste em comparação com os anos anteriores. Desde 2011 realizado no Capão do Corvo, foram mais de 30 nomes no primeiro ano, com apresentações inclusive nas estações de trem. No ano seguinte, uma reduzida foi perceptível. Mesmo assim, o quinteto de Dave Holland foi o grande nome, mas acompanhado de duas noites de atrações.
Em 2013, 14 atrações de peso se apresentaram no parque: Egberto Gismonti, Joyce Moreno, Sandro Albert e o norte-americano Ravi Coltrane. O ano seguinte seguiu o mesmo ritmo. O americano Stanley Jordan, um gigante do Jazz, se fez presente não só para se apresentar, mas também para ministrar um workshop. Em dois dias, mais uma dezena de convidados. No ano passado, mais uma demonstração de força. Dois dias, o sexteto argentino Escalandrum e o escritor gaúcho Luis Fernando Veríssimo tocando sax. Este ano, porém, o evento ocorre em uma noite apenas, com dois músicos e em lugar fechado.
Motivo da redução
O jornal O Timoneiro questionou a Prefeitura a respeito dos motivos da redução do evento em 2016. Em nota, a administração municipal respondeu: “Mesmo com as visíveis dificuldades financeiras que todas as administrações municipais estão passando, o Canoas Jazz está sendo mantido em 2016, ainda que em menor tamanho, mas preservando a qualidade e excelência das atrações, com o trombonista norte-americano Delfeayo Marsalis e o acordeonista suíço Olivier Forel. Por redução de custos de logística, infraestrutura e operacionalização, optou-se por um espaço menor, também de qualidade e, sobretudo, com infraestrutura já disponível”. Nossa equipe de reportagem também perguntou o custo do evento deste ano e dos anos anteriores. A administração municipal revelou que o investimento previsto para a realização do Canoas Jazz 2016 é de R$ 190 mil, com recursos obtidos através de patrocínios, por meio das leis de incentivo à cultura. No entanto, não informou quais foram os custos dos anos anteriores e apenas indicou que eles podem ser encontrados no Portal da Transparência ou solicitados conforme a Lei de Acesso à Informação.
Comunidade
Secretaria oferece apoio para confecção de currículo e emissão de Título de Eleitor a jovens canoenses

A diretoria de Família e Juventude da Secretaria Municipal de Cidadania, Mulher e Inclusão de Canoas está oferecendo apoio a jovens que precisam emitir Título de Eleitor e elaborar seus currículos para conquistarem vagas no mercado de trabalho. Os atendimentos são gratuitos e feitos diretamente na secretaria.
“Para quem é jovem e ainda não tem o título de eleitor, estamos aqui para ajudar! Oferecemos orientação para o preenchimento dos dados no site oficial, garantindo que o processo seja rápido e sem complicações” explica a diretora da Família e Juventude da Secretaria Municipal de Cidadania, Mulher e Inclusão, Eduarda da Silva Barbosa.
A secretaria também dá auxílio para quem prefere solicitar a emissão do documento diretamente à Justiça Eleitoral.
A secretaria também oferece ajuda para quem quer elaborar seu currículo e buscar colocação no mercado de trabalho.
“Sabemos que o primeiro passo para conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho pode ser desafiador. Pensando nisso, oferecemos auxílio na elaboração de currículos, destacando habilidades e experiências, para que a pessoa tenha mais chances de se destacar nas vagas disponíveis”, comenta Eduarda.
Atendimento
O atendimento para a elaboração de currículo e para o auxílio para emissão de Título de Eleitor é feito às terças e quintas-feiras, das 9 às 17 horas, na Secretaria Municipal de Cidadania, Mulher e Inclusão (Rua Fioravente Milanez, 256, 5.º andar, Centro). O telefone para informações é (51) 3236-1051, e também é possível contato pelo WhatsApp no número (51) 98255-1725.
Comunidade
Prefeitura de Canoas comunica que pagamentos em atraso do Aluguel Social serão feitos ainda hoje

Moradores de Canoas que foram afetados pela enchente de maio de 2024 e que foram beneficiadas com o Programa Aluguel Social estão reclamando a falta do pagamento, que deveria ser no dia 20 de fevereiro e ainda não foi realizado.
A reportagem procurou a assessoria de comunicação da gestão municipal, que respondeu que o valor deverá ser pago ainda nesta segunda-feira, 24.
Confira nota na íntegra abaixo:
A SMHRF comunica que devido a um problema no sistema da prefeitura o programa aluguel social não pagou 120 benefícios no prazo do dia 20 de fevereiro, foram pagos até o momento 963 benefícios sendo a previsão para pagamento dos 120 beneficiários restantes na próxima segunda-feira dia 24.
Comunidade
Associação de Escolas de Samba de Canoas acusam Prefeitura de intolerância religiosa e homofobia

A Federação Nacional das Escolas de Samba (FENASAMBA) lançou uma nota nas redes sociais, na terça-feira, 18, assinada pelo presidente Kaxitu Ricardo Campos, onde manifesta repúdio a uma suposta atitude do Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Canoas, Pinheiro Neto.
Segundo a nota, durante reunião com a Associação das Escolas de Samba de Canoas, Neto disse que “a Prefeitura da cidade cederia o Parque Eduardo Gomes para a realização dos desfiles, em abril, sem recursos públicos, mas que as entidades carnavalescas não poderiam apresentar enredos sobre temas de religiões de matriz africana, negros e comunidade LGBTQIA+”.
O texto ainda destaca que preconceito e intolerância religiosa são crimes e que a federação está à disposição da Associação das Escolas de Samba de Canoas para formalizar uma denúncia no Ministério Público “contra essa atitude criminosa e preconceituosa do Secretário Municipal de Cultura e Turismo e do Prefeito da cidade”.
O que diz a Prefeitura
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Canoas, que respondeu em nota:
“A Prefeitura de Canoas informa que, embora não seja possível destinar recursos públicos ao Carnaval em 2025, devido às necessidades urgentes de investimentos na área da Saúde, a Administração Municipal se colocou à disposição para apoiar a realização das festividades com a cedência do Parque Esportivo Eduardo Gomes. O prefeito Airton Souza ressalta ainda que a atual gestão da Prefeitura é comprometida em governar para todos os canoenses e preza pela liberdade, o que inclui a livre manifestação artística, cultural e religiosa no Carnaval”.
- Policial1 semana atrás
Juiz do trabalho de Canoas tem R$ 20 milhões de bens bloqueados por suspeita de fraude de leilões
- ENCHENTE RS1 semana atrás
Governo do RS prorroga estado de calamidade pública da enchente por mais 90 dias
- Cultura1 semana atrás
Documentário “Mulheres Visíveis Kaingang”: Um Olhar Necessário Sobre a Luta Indígena Feminina é lançado
- Saúde1 semana atrás
Em reforma, Hospital de Pronto Socorro de Canoas recebe doação de materiais hospitalares
- Comunidade1 semana atrás
Secretaria oferece apoio para confecção de currículo e emissão de Título de Eleitor a jovens canoenses
- Esporte1 semana atrás
Inscrições para sorteio de vagas de cedência de espaços esportivos em Canoas são abertas
- Transporte1 semana atrás
Vereadores de Canoas aprovam lei para que ônibus tenham assentos cor de rosa para inibir assédio
- Esporte1 semana atrás
Peneiras do Programa Talentos do Esporte de Canoas seguem até sábado, 15