Comunidade
Prolongamento do Capão do Corvo é inaugurado com grande presença do público
Obra é uma contrapartida ambiental da Multiplan em função da instalação do Shopping
No domingo, 25, os canoenses ganharam mais um espaço de lazer: a expansão do Parque Municipal Getúlio Vargas, o Capão do Corvo. Atividades culturais, oficinas de pintura e distribuição de pipoca e algodão doce, além de água mineral, fizeram parte da programação. O show de águas dançantes fechou a noite.
Embora a estrutura não esteja completamente pronta, foi entregue um final de semana antes das eleições, com as apresentações da Orquestra de Câmara da Ulbra e do gaiteiro Renato Borghetti. O Capão, que já tem 36 anos de história, teve sua área ampliada em 28 mil metros de extensão total.
As obras foram contrapartida da Multiplan, empresa responsável pela construção ParkShopping Canoas, que está sendo construído ao lado do parque. A empresa também doou uma central com câmeras e sala de comunicação, além de dois quadriciclos, que serão utilizados pela Guarda Municipal.
Nova estrutura
O prolongamento do parque tem vegetação nativa, orquidário, iluminação pública em lâmpadas LED, anfiteatro com capacidade para 400 pessoas, espaço de entretenimento infantil, área de ginástica ao ar livre com vista para um lago artificial, três árvores fotovoltaicas que garantem a iluminação noturna autossustentável e o lago artificial de 7.000m², com decks e uma esplanada de acesso ao espelho d’água.
Para as crianças foi planejado o Playground Aventura, com ponte pêncil, cordas, pneus, escadas, redes, escalada e brinquedos para várias faixas etárias. Tem ainda o Playground lúdico, com equipamentos coloridos e formas geométricas. O parque agora tem acesso pela avenida Farroupilha, 4545, desde o dia 28 de setembro.
Os shows das águas dançantes ocorrerão todas as quartas e sextas-feiras, das 19 horas às 20 horas e aos sábados e domingos, das 16 horas às 20 horas.
Comunidade
Secretaria oferece apoio para confecção de currículo e emissão de Título de Eleitor a jovens canoenses

A diretoria de Família e Juventude da Secretaria Municipal de Cidadania, Mulher e Inclusão de Canoas está oferecendo apoio a jovens que precisam emitir Título de Eleitor e elaborar seus currículos para conquistarem vagas no mercado de trabalho. Os atendimentos são gratuitos e feitos diretamente na secretaria.
“Para quem é jovem e ainda não tem o título de eleitor, estamos aqui para ajudar! Oferecemos orientação para o preenchimento dos dados no site oficial, garantindo que o processo seja rápido e sem complicações” explica a diretora da Família e Juventude da Secretaria Municipal de Cidadania, Mulher e Inclusão, Eduarda da Silva Barbosa.
A secretaria também dá auxílio para quem prefere solicitar a emissão do documento diretamente à Justiça Eleitoral.
A secretaria também oferece ajuda para quem quer elaborar seu currículo e buscar colocação no mercado de trabalho.
“Sabemos que o primeiro passo para conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho pode ser desafiador. Pensando nisso, oferecemos auxílio na elaboração de currículos, destacando habilidades e experiências, para que a pessoa tenha mais chances de se destacar nas vagas disponíveis”, comenta Eduarda.
Atendimento
O atendimento para a elaboração de currículo e para o auxílio para emissão de Título de Eleitor é feito às terças e quintas-feiras, das 9 às 17 horas, na Secretaria Municipal de Cidadania, Mulher e Inclusão (Rua Fioravente Milanez, 256, 5.º andar, Centro). O telefone para informações é (51) 3236-1051, e também é possível contato pelo WhatsApp no número (51) 98255-1725.
Comunidade
Prefeitura de Canoas comunica que pagamentos em atraso do Aluguel Social serão feitos ainda hoje

Moradores de Canoas que foram afetados pela enchente de maio de 2024 e que foram beneficiadas com o Programa Aluguel Social estão reclamando a falta do pagamento, que deveria ser no dia 20 de fevereiro e ainda não foi realizado.
A reportagem procurou a assessoria de comunicação da gestão municipal, que respondeu que o valor deverá ser pago ainda nesta segunda-feira, 24.
Confira nota na íntegra abaixo:
A SMHRF comunica que devido a um problema no sistema da prefeitura o programa aluguel social não pagou 120 benefícios no prazo do dia 20 de fevereiro, foram pagos até o momento 963 benefícios sendo a previsão para pagamento dos 120 beneficiários restantes na próxima segunda-feira dia 24.
Comunidade
Associação de Escolas de Samba de Canoas acusam Prefeitura de intolerância religiosa e homofobia

A Federação Nacional das Escolas de Samba (FENASAMBA) lançou uma nota nas redes sociais, na terça-feira, 18, assinada pelo presidente Kaxitu Ricardo Campos, onde manifesta repúdio a uma suposta atitude do Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Canoas, Pinheiro Neto.
Segundo a nota, durante reunião com a Associação das Escolas de Samba de Canoas, Neto disse que “a Prefeitura da cidade cederia o Parque Eduardo Gomes para a realização dos desfiles, em abril, sem recursos públicos, mas que as entidades carnavalescas não poderiam apresentar enredos sobre temas de religiões de matriz africana, negros e comunidade LGBTQIA+”.
O texto ainda destaca que preconceito e intolerância religiosa são crimes e que a federação está à disposição da Associação das Escolas de Samba de Canoas para formalizar uma denúncia no Ministério Público “contra essa atitude criminosa e preconceituosa do Secretário Municipal de Cultura e Turismo e do Prefeito da cidade”.
O que diz a Prefeitura
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Canoas, que respondeu em nota:
“A Prefeitura de Canoas informa que, embora não seja possível destinar recursos públicos ao Carnaval em 2025, devido às necessidades urgentes de investimentos na área da Saúde, a Administração Municipal se colocou à disposição para apoiar a realização das festividades com a cedência do Parque Esportivo Eduardo Gomes. O prefeito Airton Souza ressalta ainda que a atual gestão da Prefeitura é comprometida em governar para todos os canoenses e preza pela liberdade, o que inclui a livre manifestação artística, cultural e religiosa no Carnaval”.
- Enchente 2024 Canoas1 semana atrás
Prefeitura de Canoas anuncia início das obras do Muro da Cassol
- Esporte1 semana atrás
Skatista canoense Maria Lúcia participa de STU Pro Tour em Porto Alegre entre dias 21 e 23
- Esporte1 semana atrás
Inscrições para participar da Taça das Favelas encerra nesta sexta-feira, 14
- Canal OtPlay1 semana atrás
Amazona canoense Martina Zoé fala sobre paixão pelo hipismo no Canoas Podcast
- Esporte1 semana atrás
Peneiras do Programa Talentos do Esporte de Canoas seguem até sábado, 15
- Emprego1 semana atrás
Caravana do Emprego oferta vagas em empresa de logística em Canoas na segunda-feira, 17
- Educação7 dias atrás
Mais 138 vagas de Educação Infantil são abertas em Canoas
- Enchente 2024 Canoas1 semana atrás
Comitê Científico discute soluções para obstáculos enfrentados pelos moradores de Canoas durante e após a enchente de 2024