Conecte-se conosco

header-top


 






 

22/01/2025
 

Comunidade

Moradores de rua realizam protesto por melhor estrutura e mais dignidade

Ato foi realizado no dia 29 de setembro pelo Movimento Nacional da População de Rua

Avatar

Publicado

em

Manifestação dos moradores de rua. Foto: Bruno Lara/OT

Manifestação dos moradores de rua. Foto: Bruno Lara/OT

Sinara Dutra

Na manhã do dia 29, em frente à Secretaria Municipal de Saúde, na rua Doutor Barcelos, um grupo formado por dezenas de moradores de rua realizou um protesto. O ato foi organizado pelo Movimento Nacional da População de Rua (MNPR), em referência ao aniversário de 12 anos do massacre da Sé, ocorrido em São Paulo, em setembro de 2004.

Em Canoas, os moradores buscam mais vagas no albergue municipal, além de chuveiro quente, privadas desentupidas sempre, além de mais roupas disponibilizadas no espaço. Eles reclamam também que na cidade o Centro Pop, espaço destinada à assistência social, está vinculado ao albergue, quando deveria funcionar de forma independente. O morador de rua Cristiano Camargo, 32 anos, pede um tratamento mais igualitário. “Buscamos mais dignidade para nós, moradores de rua, que também somos gente”, aponta.
André Jackel, 36 anos, que vive na rua há 13 anos, sendo 10 deles em Canoas, afirma que, além de lembrar o massacre da Sé, o ato também tem por objetivo buscar melhor qualidade de vida para o morador de rua.

O movimento

Em dez anos de existência, o MNPR declara entre suas conquistas emblemáticas, a aprovação da Política Nacional para a População em Situação de Rua, por meio do decreto 7053/2009. Instituída em decorrência das disposições da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS – Lei 8.742/93), a política nacional prevê, dentre outros objetivos, o desenvolvimento de ações educativas permanentes que contribuam para a “formação de uma cultura de respeito, ética e solidariedade entre a população em situação de rua e os demais grupos sociais, de modo a resguardar a observância aos direitos humanos”, além da implantação de Centros de defesa dos direitos humanos para a população em situação de rua, prevendo também a participação da referida população no Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional da População em Situação de Rua.
O que diz a Prefeitura
Consultada por OT, a Prefeitura informou que o albergue municipal possui espaço para 54 pessoas, sendo 36 vagas masculinas, 12 femininas e 6 vagas no quarto da diversidade. Sobre o assunto, a administração municipal diz ainda: “As portas abrem às 19 horas, para pernoite, e as pessoas podem permanecer até às 7 horas do dia seguinte. Elas recebem material de higiene e uma refeição completa, além do café da manhã. Havendo necessidade, permanecem por mais tempo para atendimento de saúde. Há uma flexibilidade no tempo, baseada numa entrevista feita pela equipe de funcionários do albergue municipal”.
A respeito do ato realizado no dia 29, a prefeitura diz: “Durante o ato promovido, nesta quinta-feira, 29, pelo Movimento Nacional da População de Rua em frente à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o secretário Marcelo Bósio dirigiu-se ao grupo para ouvir suas reivindicações. Estavam reunidas cerca de 30 pessoas, sendo que de Canoas eram apenas 4. Naquele momento, a maioria dos manifestantes se afastou. Uma representante de Canoas questionou sobre a exoneração de uma funcionária da SMS. O secretário explicou que iria tratar de políticas públicas e não personalizar a conversa”. A administração municipal lembrou ainda que foi questionada recentemente por OT sobre o caso desta funcionária e concluiu a nota dizendo: “Novamente, a SMS afirma ao OT que as alterações realizadas tratam-se, tão somente, de processos de trabalho e de resultado de metas”.

Manifestação dos moradores de rua. Foto: Bruno Lara/OT

Manifestação dos moradores de rua. Foto: Bruno Lara/OT

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Abertas as inscrições para quatro turmas de cursos gratuitos em Canoas

Redação

Publicado

em

Abertas as inscrições para quatro turmas de cursos gratuitos em Canoas

Estão abertas as inscrições para a formação de quatro turmas dos cursos gratuitos – Administração de Materiais e Logística Integrada e de Eletricista Predial, oferecidos no município.

Os interessados devem confirmar presença, pessoalmente, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), munidos de xérox e originais dos seguintes documentos – Identidade (RG ou CNH), CPF, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e comprovante de residência atualizado. O prazo encerra na próxima terça-feira, 28, ou até o fechamento das turmas. 

Local

A sede da SMDEI está localizada na Rua Doutor Barcelos, 969, no Centro de Canoas. O horário de expediente é das 9 ao meio-dia e das 14 às 16h. O público-alvo são pessoas desempregadas ou consideradas subocupadas (comprovação mediante cópia da CTPS), que residem em Canoas e possuem mais de 14 anos.
A promoção dos cursos é da Prefeitura de Canoas, por meio da SMDEI, a partir de convênio com o Governo do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação – Diretoria de Emprego, Trabalho, Renda e Formação Profissional do Estado.
Continuar a ler

Comunidade

Restaurante Popular de Canoas passa a funcionar aos sábados e feriados

Redação

Publicado

em

Restaurante Popular de Canoas passa a funcionar aos sábados e feriados

O Restaurante Popular de Canoas, que serve cerca de 230 refeições por dia de segunda a sexta-feira, agora também irá atender aos sábados. Essa é a primeira vez que o serviço irá funcionar desta forma no município, que também atenderá nos feriados.

A novidade teve início neste dia 11/01, e atraiu mais de 250 pessoas no horário do almoço. “Para muitos esta é a única refeição do dia. Com o restaurante funcionando até sexta-feira, eles só voltarão a se alimentar bem na segunda”, reflete o secretário de Assistência Social de Canoas, Márcio Freitas.

Segundo o secretário, a comida quentinha, saborosa e reforçada atraiu canoenses até do outro lado da cidade, que ainda contarão com outras mudanças.

“A partir desta segunda-feira, 13, o restaurante vai distribuir fichas para que as pessoas fiquem melhor acomodadas enquanto esperam, protegidas do calor e do frio. Em breve também teremos um espaço para higiene, com pia e o que mais for necessário.”

“O pessoal estava com medo, dizendo que ia fechar em janeiro. E, pelo contrário, estamos vendo modificações para ficar cada vez melhor. A distribuição de fichas vai terminar com a fila e nos livrar do sol, que não é fácil”, conta o seu Nelson de Campos Carvalho, mais conhecido como “Nazareno”, que almoça no restaurante desde quando funcionava em outro endereço.

Continuar a ler

Comunidade

Municípios ainda podem se inscrever no programa Mãe Gaúcha

Redação

Publicado

em

Municípios ainda podem se inscrever no programa Mãe Gaúcha

Todos os municípios gaúchos interessados ainda podem realizar a adesão ao programa Mãe Gaúcha em 2025. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e promove a distribuição de kits com itens essenciais para recém-nascidos a gestantes em situação de vulnerabilidade social de cidades que se habilitem no edital do programa.

Inscrição

Para se inscreverem, os municípios devem enviar um Termo de Adesão, assinado pelo prefeito, juntamente dos demais documentos indicados no edital, para o e-mail maegaucha@social.rs.gov.br. Até o momento, 180 municípios já aderiram ao programa (veja a lista).

Lançado no início de 2024, o Mãe Gaúcha beneficia gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e que recebam o benefício do Bolsa Família (ou que estejam aguardando o deferimento da inscrição no programa). Além disso, as gestantes precisam estar com o pré-natal em dia.

Cada kit é composto por peças essenciais para os primeiros meses do bebê – como cobertor, toalha de banho com capuz, casaquinho de moletom, macacões longos e curtos, bodies, culotes e meias, além de uma bolsa maternidade. O Mãe Gaúcha já soma mais de 28 mil kits entregues desde seu lançamento.

A distribuição dos kits às prefeituras é baseada no número de gestantes no CadÚnico que residem no município e que atendem aos requisitos do programa. Compete às prefeituras a entrega dos kits diretamente às beneficiárias.

Próximas entregas

Estão previstas para janeiro e fevereiro as primeiras entregas de 2025 dos kits do Mãe Gaúcha às prefeituras. As ações ocorrem de forma regionalizada e devem beneficiar 150 municípios. No total, serão distribuídas 4.442 unidades.

Confira abaixo o calendário de entregas de janeiro e fevereiro

Janeiro

  • 21/1 – Polo Lajeado (234 kits/14 municípios beneficiados)
  • 22/1 – Polo Caxias do Sul (765 kits/13 municípios beneficiados)
  • 28/1 – Polo Passo Fundo (86 kits/16 municípios beneficiados)
  • 29/1 – Polo Frederico Westphalen (296 kits/34 municípios beneficiados)
  • 30/1 – Polo Santo Ângelo (339 kits/21 municípios beneficiados)

    Fevereiro

  • 18/2 – Polo Uruguaiana (1.123 kits/11 municípios beneficiados)
  • (a definir) – Polo Santa Maria (912 kits/29 municípios beneficiados)
  • (a definir) – Polo Pelotas (687 kits/12 municípios beneficiados)

Link do edital

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques