Conecte-se conosco

header-top






 

26/07/2024
 

Comunidade

Falta de exame faz jovem perder testículo

Avatar

Publicado

em

No dia 18 de setembro, a falta de um equipamento no Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC), somada à demora para avisar uma família sobre a indisponibilidade de um exame, fizeram com que um jovem de 14 anos de idade tivesse um testículo extraído. Mesmo chegando às 12h52min no hospital, sentindo fortes dores, sua família só foi informada que não havia a possibilidade de se fazer o exame no local às 15h39min.
O pai, que não será identificado nesta reportagem para que sua identidade e de seu filho sejam preservadas, levou o jovem até Porto Alegre, onde foi atendido rapidamente no Hospital de Clínicas. Na Capital, o exame foi realizado com rapidez, mas os médicos informaram que depois de tantas horas de torção do testículo, o quadro não poderia ser revertido sem a extração do órgão.
A família guarda consigo a documentação fornecida pelo HPSC, na qual estão registrados não apenas os horários de entrada e saída do menino, mas também o momento no qual ele recebeu a medicação para fazer o exame e uma declaração do médico, dada por escrito no momento da alta. A declaração, às 15h34min, diz: “Informado somente agora que o hosital [sic] não dispõe de aparelho para realização de ecodoppler; plantão administrativo já estava ciente. Converso com familiar, que irá procurar por conta própria o serviço”.
Consultada por nossa equipe de reportagem a respeito da situação, a prefeitura enviou nota, contradizendo o que o médico declarou. O texto da administração municipal diz: ” O Hospital de Pronto Socorro de Canoas possui o equipamento para realização do exame ecodoppler e ele estava em funcionamento na referida data. Para este caso específico, o equipamento não era, tecnicamente, adequado para o procedimento. Em comum acordo com a família, o médico, que também trabalha no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, indicou a instituição da Capital para o procedimento necessário ao paciente”.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

Redação

Publicado

em

Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

 

A Prefeitura de Canoas, por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes, realiza, na próxima segunda, 29, e na terça-feira, 30, o Mutirão de Documentação para Imigrantes Atingidos pela Enchente.

A atividade ocorrerá no prédio anexo da Prefeitura (Rua 15 de Janeiro, 15 – térreo), das 8h às 17h.

O que precisa levar

Para entrar com o pedido dos documentos é necessário fazer o boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia e levar o comprovante de residência atualizado.

Se a pessoa tiver o Registro Nacional Migratório (RNM) ou cédula do país, também pode apresentá-los. Além disso, imigrantes que estão há pouco tempo no Brasil, sem documentação ou com documento vencido também serão atendidos.

 

 

Continuar a ler

Comunidade

Atenção, canoenses: serviços do CRAS são oferecidos em único local

Redação

Publicado

em

Atenção, canoenses serviços do CRAS são oferecidos em único local - Foto: Guilherme Pereira

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Mathias Velho, Rio Branco e Harmonia atendem, de forma temporária, na Rua Siqueira Campos, 38, no Centro. Os atendimentos são feitos a partir de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Às quartas-feiras, as atividades vão até as 16h. Após, o expediente é interno.

São realizados serviços como atualização e novos cadastramentos no Cadastro Único (CadÚnico) , emissão da Carteira do Idoso e do Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência, por exemplo, atendimento com assistentes sociais, encaminhamento para certidões (nascimento, casamento e óbito).

Para se inscrever ou atualizar o CadÚnico é necessário levar documento do responsável familiar com CPF, comprovante de residência, documento de cada integrante da família (RG, certidão de nascimento, CNH, carteira de trabalho ou certidão de casamento, etc), comprovante de renda (se tiver), atestado de frequência escolar das crianças e adolescentes e atestado de vinculação do Posto de Saúde (se tiver).

Nesse mesmo local, uma equipe faz o cadastro dos usuários que buscam o Auxílio Reconstrução do Governo Federal. São cem atendimentos por dia.

As inscrições vão até a próxima sexta-feira, 26. Os interessados também podem se inscrever pelo site da Prefeitura, acessando este link

Continuar a ler

Comunidade

Cadastro de currículos no Banco de Oportunidades de Canoas em centros de distribuição

Redação

Publicado

em

Cadastro de currículos no Banco de Oportunidades de Canoas em centros de distribuição

A Prefeitura de Canoas está promovendo o cadastramento de currículos no Banco de Oportunidades em todos os centros de distribuição de doações ao longo desta semana, entre 9h e 14h. Nesta quarta-feira, 3, a EMEF Rio Grande do Sul, localizada no bairro Mato Grande, sediou a ação.

De acordo com a gestão municipal, mais de 1.300 empresas já se cadastraram na plataforma, que atualmente oferece 327 vagas de trabalho disponíveis neste site.

Os interessados podem realizar o cadastro pessoalmente nos seguintes locais e datas:

Quinta-feira, 4: EMEF Paulo VI – Avenida Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima

Sexta-feira, 5: EMEF Nelson Paim Terra – Rua Primavera, 1676, Rio Branco

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm