Educação
Taxa de alfabetização chega a 93% da população brasileira

No Brasil, das 163 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 15 anos, 151,5 milhões sabem ler e escrever ao menos um bilhete simples e 11,4 milhões não têm essa habilidade mínima. O resultado indica taxa de alfabetização em 93%, em 2022 e, consequentemente, a taxa de analfabetismo foi 7% do contingente populacional.
Os dados são de um estudo baseado no Censo Demográfico 2022, divulgado na sexta-feira, 17, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o IBGE, observa-se uma tendência de aumento da taxa de alfabetização das pessoas de 15 anos ou mais ao longo dos censos. Em 1940, menos da metade da população era alfabetizada, 44,%. Após quatro décadas, em 1980, houve aumento de 30,5 pontos percentuais na taxa de alfabetização, passando para 74,5% e, finalmente, depois de mais quatro décadas, o país atingiu um percentual 93% em 2022, representando um aumento de 18,5 pontos percentuais em relação a 1980.
De acordo com o IBGE, em 2022, o grupo de 15 a 19 anos atingiu a menor taxa de analfabetismo (1,5%) e o grupo de 65 anos ou mais permaneceu com a maior taxa de analfabetismo (20,3%).
Em 2022, a taxa de analfabetismo de pessoas de cor ou raça branca e amarela com 15 anos ou mais era de 4,3% e de 2,5%, respectivamente, enquanto a taxa de analfabetismo de pretos, pardos e indígenas na mesma faixa etária era de 10,1%, 8,8% e 16,1%, respectivamente.
Segundo o IBGE, as mulheres tendem a apresentar melhores indicadores educacionais do que os homens, inclusive melhores taxa de alfabetização. Em 2022, o percentual de mulheres que sabiam ler e escrever era 93,5%, enquanto o de homens era 92,5%.
Essa vantagem das mulheres foi verificada em praticamente todos os grupos etários analisados, exceto entre os mais velhos de 65 anos ou mais de idade. A maior diferença em pontos percentuais a favor das mulheres foi no grupo de 45 a 54 anos, atingindo 2,7 pontos percentuais, ainda que as mulheres pertencentes aos grupos de idade abaixo de 45 anos sigam apresentando maiores taxas de alfabetização comparadas aos homens dos mesmos grupos de idade. Somente na faixa etária de 65 anos ou mais, os homens apresentavam uma proporção maior de pessoas que sabiam ler e escrever, de 79,9%, comparado ao de 79,6% das mulheres.
A Região Sul se mantém com a maior taxa de alfabetização de pessoas com 15 anos ou mais. O percentual passou de 94,9% em 2010 para 96,6% em 2022. Em seguida, com maiores taxas, vem a Região Sudeste, que variou de 94,6% em 2010 para 96,1% em 2022.
O percentual de alfabetização da Região Nordeste permaneceu o mais baixo do país, embora tenha apresentado aumento – de 80,9% em 2010 para 85,8% em 2022. A segunda menor taxa de alfabetização foi encontrada na Região Norte tanto em 2010 quanto em 2022. Nessa região, o indicador seguiu a tendência nacional, passando de 88,8% em 2010 para 91,8% em 2022, situando-se um pouco mais próximo do índice da Região Centro-Oeste, que passou de 92,8% em 2010 para 94,9% em 2022.
População indígena
A taxa de alfabetização das pessoas indígenas – incluindo as que se consideram indígenas pelo critério de pertencimento –, foi 85% em 2022. De 2010 para 2022, a taxa de analfabetismo dessa população caiu de 23,4% para 15,1%. A queda mais expressiva foi observada na região Norte (de 31,3% para 15,3%).
A queda na taxa de analfabetismo das pessoas indígenas ocorreu em todas as faixas etárias, com as maiores reduções nas faixas de 35 a 44 anos (de 22,9% para 12%), 55 a 64 anos (de 38,3% a 27,4%) e 25 a 34 anos de idade (de 17,4% para 6,7%). Os homens indígenas de 15 anos ou mais têm taxa de alfabetização de 85,7%, 1,4 p.p. acima da taxa de alfabetização das mulheres indígenas (84,3%).
Educação
Ulbra lança Ultec School graduação voltada a empreendedorismo

A Ulbra anunciou, na noite de segunda-feira, 1, a criação da Ultec School, sua nova escola de graduação voltada ao empreendedorismo. O curso oferecerá bacharelados em Administração, Ciência da Computação, Comunicação Social (Marketing) e Jornalismo.
Durante a cerimônia realizada no campus Canoas, a instituição informou que haverá um aporte de até R$ 1 milhão destinado à primeira turma, para apoiar a startup considerada mais promissora ao final do curso. O investimento terá acompanhamento e suporte da universidade.
O vice-presidente da Ulbra e cofundador da Ultec School, Tárik Deus, conduziu a apresentação para um público de aproximadamente 800 pessoas, incluindo autoridades, empresários e representantes da sociedade civil. Segundo ele, o modelo da escola foi inspirado em estudos realizados em universidades como Stanford, Columbia, USC, NYU, Manhattan University, Tokyo University e Korea University, e busca aplicar metodologias ativas e projetos práticos desde o início da formação.
Tárik destacou que a concepção da Ultec School é resultado de estudos e imersões acadêmicas realizadas em algumas das principais universidades do mundo, como Stanford, Columbia, USC, NYU, Manhattan University, Tokyo University e Korea University.
“Quando observamos instituições de alto desempenho global, percebemos práticas comuns e muito claras: metodologias ativas, turmas mais enxutas, projetos reais, integração com empresas e foco na experiência concreta como motor de aprendizagem”, afirmou.
Inspirada nessas referências, a Ultec School nasce com prática imersa desde o primeiro semestre usando método Learning by Doing e Learning by Project e uma proposta baseada em quatro trilhas formativas (Hands On, Technology, Business e People Skills) que colocam o estudante como protagonista do processo. O formato busca aproximar o ensino superior das demandas reais do mercado, combinando prática intensiva, tecnologia aplicada e desenvolvimento de habilidades humanas e gerenciais.
Outro diferencial anunciado é a forte conexão com o ambiente empresarial. A escola prevê participação ativa de empresas no processo de aprendizagem e a criação de conselhos de cursos formados por profissionais de destaque nas áreas contempladas: Administração, Ciência da Computação, Comunicação Social (Marketing) e Jornalismo. Esses grupos deverão orientar rumos dos cursos, validar competências essenciais e abrir caminhos para projetos integrados com o setor produtivo.
“É um modelo que oferece um novo caminho que a educação gaúcha pode trilhar. Um projeto acadêmico que incorpora metodologias participativas, vínculo constante com o mercado e orientação para resultados, preparando melhor os estudantes para as exigências atuais”, destacou Tárik.
O lançamento ocorreu durante o Prêmio Mérito Ulbra, evento que reconhece pessoas e instituições que contribuem para o desenvolvimento humano e social no Rio Grande do Sul. Para a instituição, o anúncio da Ultec School simboliza um passo estratégico rumo a uma formação de alta performance, conectada a práticas internacionais e alinhada às transformações que moldam o futuro do trabalho.
Ulbra lança escola de graduação inovadora focada em tecnologia, empreendedorismo e comunicação
A Ultec School, lançada pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em 17 de novembro, é uma nova escola de graduação baseada em três pilares, Tecnologia, Empreendedorismo e Comunicação que dão nome ao projeto. Com cursos de Administração, Ciência da Computação, Jornalismo e Marketing, a Ultec aposta em um ensino prático e inovador, com turmas reduzidas, metodologias ativas, mentorias, experiências internacionais e contato direto com o mercado, além de desenvolver habilidades socioemocionais essenciais para formar líderes preparados para transformar a sociedade
Educação
Estudantes de Direito da Unilasalle realizam visita técnica a Brasília

Entre os dias 6 e 8 de novembro, um grupo formado por 38 estudantes e cinco professores do curso de Direito da Universidade La Salle participou de uma visita técnica a Brasília (DF).

Professores e alunos da embaixada da Suíça
A atividade foi organizada pelo Centro Acadêmico de Direito (CAJURIS) com o apoio da Coordenação do curso e teve como objetivo proporcionar aos participantes uma imersão prática nas principais instituições do sistema jurídico e político brasileiro. A comitiva foi liderada pelos professores Alexsandro Linck e Guilherme Barth, respectivamente coordenador e coordenador adjunto do curso, e contou ainda com a participação dos docentes Evandro Dias Gomes, Miguel Costa e Mártin Haeberlin. Representando o CAJURIS, as acadêmicas Maria Eduarda Dalpiaz e Patrícia Silveira foram responsáveis pela condução das atividades durante a viagem. O roteiro incluiu visitas a órgãos e instituições de destaque, como o Supremo Tribunal Federal (STF), onde os participantes acompanharam o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) 55, que tratou do Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF).

Professores com o embaixador da Suíça
O grupo também foi recebido na Embaixada da Suíça pelo embaixador Hanspeter Mock, que compartilhou experiências sobre a atuação diplomática e o papel do Direito nas relações internacionais. A programação contemplou ainda visitas ao Palácio do Itamaraty, ao Congresso Nacional, nas duas casas legislativas, Câmara dos Deputados e Senado Federal, e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Professores e alunos no Congresso Federal
Os estudantes conheceram também pontos históricos e culturais da capital federal, como o Memorial JK e a Catedral de Brasília. De acordo com o coordenador do curso de Direito, professor doutor Alexsandro Linck, a viagem representou uma oportunidade de aprendizado prático e de ampliação da visão cidadã dos estudantes. Já a acadêmica Patrícia Silveira destacou que a experiência contribuiu para compreender de forma mais concreta o funcionamento das instituições jurídicas e políticas do país.
Educação
Inscrições para creches municipais de Canoas começam na próxima segunda-feira, 17

A Prefeitura de Canoas abre, na próxima segunda-feira, 17, o período de inscrições para a Etapa Creche da Educação Infantil da rede municipal, voltada a crianças de 0 a 3 anos e 11 meses, completos até 31 de março de 2026.
O cadastro poderá ser realizado até 31 de outubro de 2026, de duas formas: online, pelo site www.canoas.rs.gov.br, ou presencialmente na Unidade de Matrículas da Secretaria Municipal da Educação (SME), situada na Rua Monte Castelo, 340, bairro Nossa Senhora das Graças. O atendimento ocorre de segunda a quinta-feira, das 12h30 às 18h30, e nas sextas-feiras, das 8h às 14h.
Podem participar apenas moradores de Canoas, mediante apresentação dos documentos da criança e do responsável, como certidão de nascimento, CPF e comprovante de residência, além de outros comprovantes listados no edital.
A distribuição das vagas seguirá critérios de prioridade, levando em conta fatores como renda familiar, vulnerabilidade social, deficiência da criança e situações de violência doméstica.
A classificação dos inscritos será divulgada mensalmente no Diário Oficial do Município, nas escolas municipais e credenciadas, e também na Secretaria da Educação. A convocação para matrícula ocorrerá por WhatsApp, e-mail e publicação oficial. O não comparecimento dentro do prazo informado resultará na perda da vaga.

Tradicionalismo4 dias atrásAETC faz festa para meninas que não puderam comemorar 15 anos por causa da enchente

Política5 dias atrásPrefeito Airton Souza transfere temporariamente cargo ao presidente da Câmara, Eric Douglas

Segurança Pública1 semana atrás15º BPM lança Operação Papai Noel para reforçar segurança em Canoas

Habitação5 dias atrásContemplados no Compra Assistida que perderam o prazo podem indicar o imóvel escolhido até sexta-feira, 5
Comunidade3 dias atrásPrefeitura na Tua Casa será neste sábado, 6 de dezembro, no bairro São José

Política1 semana atrásPresidente da Câmara de Canoas recebe Troféu Destaque Nacional da UVB
Geral4 dias atrásCanoas abre inscrições para a 2ª edição do Partiu Futuro Reconstrução

Geral5 dias atrásAbastecimento de água pode ter instabilidade em Cachoeirinha e Gravataí durante serviços emergenciais





























































