Conecte-se conosco

header-top


 






 

05/12/2024
 

Cultura

Porto Alegre recebe exposição de arte sobre saúde feminina e autocuidado

Redação

Publicado

em

Unindo arte e conscientização, a empresa farmacêutica MSD Brasil promove, de 8 a 28 de abril, a mostra #SouObraDeArte, no BarraShoppingSul, em Porto Alegre. O objetivo da iniciativa é proporcionar um mergulho no universo feminino e compartilhar informações atuais sobre saúde e autocuidado.

O espaço do BarraShoppingSul traz nove obras, todas feitas por artistas mulheres. Algumas das autoras tiveram doenças que atingem o universo feminino e expressaram essa jornada em forma de arte, seja na pintura, escultura ou costura. A exposição se planeja como uma plataforma para conscientização e compartilhamento de conhecimentos sobre prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças que afetam milhares de mulheres em todo o Brasil.

“Nosso principal objetivo é proporcionar às mulheres a possibilidade de um diagnóstico precoce e empoderá-las a se conhecerem cada vez mais”, afirma Sandra Monteiro, diretora de Oncologia, Hematologia e Transplante.

Além das peças de arte, o espaço também contará com totens informativos e profissionais de saúde à disposição durante todos os dias. Alguns objetos educativos estarão disponíveis, como, por exemplo uma mama artificial que reproduz o tecido humano, para que as mulheres possam tocá-la e aprender a fazer o autoexame corretamente, identificando os nódulos na peça, além da representação de um útero com anomalia.

O espaço #SouObraDeArte está localizado próximo ao Cinemark do BarraShoppingSul e é aberto gratuitamente ao público.

SERVIÇO

  • Data: 08 a 28 de abril de 2024
  • Horário: 10h às 22h
  • Local: BarraShoppingSul (Av. Diário de Notícias, 300 – Cristal, Porto Alegre – RS, 90810-080)
  • Ingressos: Evento gratuito
  • Site: www.msd.com.br/
  • Instagram: @msdnobrasil

EXPOSIÇÃO – Artistas e obras

  • Nome: Karina Koslowski (Porto Alegre / RS)

Obra: Força Feminina

Técnica: Tinta PVA e acrílica e betume sobre tela Formato: 120x100cm /2024

Descrição: Perante os tons sombrios, cores vibrantes enfatizam a empatia, o autocuidado e as conexões internas e externas das trajetórias de resistência e vencimento de obstáculos.

  • Nome: Aline Fraga Seelig (São Paulo)

Obra: Totem

Técnica mista: acrílica e spray

Dimensão: 80/100 cm

Descrição: A obra foi inspirada no corpo feminino e a importância do autocuidado significa olhar para dentro. Esta obra representa mulheres e suas belezas. Cores alegres e vivas, somos potência e precisamos ficar sempre atentas aos nossos corpos.

  • Nome: Iraci Della Campos (Rio de Janeiro)

Obra: Fênix

Técnica: escultura e modelagem em terracota

Formato: 24×18,5×16,5 cm sobre base de madeira de 22,5×20,5x4cm

Descrição: Solidária com todas as mulheres que sofrem ou sofreram com câncer feminino, criei a “Fênix”, que representa uma mulher mastectomizada em recuperação de um câncer de mama. Como uma fênix, ela ressurge de um período nebuloso, mas, como é otimista, sabe que para sua total recuperação também é necessário que sua autoestima esteja elevada, por isso decidiu fazer a reconstrução da mama e caprichar no autocuidado.

  • Nome: Mariana San Martin (Rio Grande do Sul)

Obra: Colo

Técnica: desenho e costura sobre tela

Formato: 80x90x4 cm

Descrição: Extremamente relacionado ao feminino, o cobre já foi relacionado à vida eterna, à cura, à Vênus e à fertilidade. Recriar, com fios de cobre, a imagem da lesão de colo do útero que a própria artista retirou em 2021, em um lento processo de costura, remete a uma espécie de ritual transformador e protetivo.

  • Nome: Jade Matos (Recife)

Obra: Mil Mulheres em Mim

Técnica: acrílica

Tamanho: 80×80 cm

Descrição: A obra “Mil Mulheres em Mim” celebra a resiliência feminina diante do câncer de mama. Seu jardim em branco convida mulheres a reescreverem suas histórias, transformando cicatrizes em esperança. Um refúgio onde a dor se torna beleza, a vulnerabilidade se fortalece e a solidão desaparece na comunhão. Cada pincelada lembra que, juntas, as mulheres superam desafios, florescendo como um jardim de resiliência, celebrando a vida, a cura e a capacidade infinita do espírito feminino de se reinventar.

  • Nome: Maísa Lima (São Paulo)

Obra: Fluída

Técnica: mista – acrílica e posca

Formato: A3 29,7x 42 cm

Descrição: Meu corpo, aglomerado de vida, misterioso como o corpo d’água, vale-me quanto saber de onde és a nascente e para onde escorre?

Obra: Florescendo de Dentro para Fora

Técnica: mista – acrílica e posca
Formato: A3 29,7x 42 cm
Descrição: Em minha obra retrato o potencial da força feminina que traz vida ao mundo. Funções de imensa sabedoria natural, a incrível beleza e fonte original que floresce o mundo.
  • Nome: Niloufar Rezaei (Irã)

Obra: Almas

Técnica: Tinta acrílica sobre tela

Formato: 30×40 cm

Descrição: A obra foi pintada inicialmente como uma pintura abstrata. É rica em detalhes, trazendo referência ao corpo e as células, além disso pode trazer múltiplas interpretações, como o retrato de uma mulher e seu reflexo que precisa enfrentar a nova realidade após o diagnóstico do câncer.

  • Nome: Andrea Ramalho Miranda (São Paulo)

Obra: Inner Sky

Técnica: Obra mista (aquarela, crayon, nanquim e fotografia) sobre tela em lona de algodão esticada em chassi

Formato: 1m x 80cm

Descrição: As linhas parecem frágeis, porém podem se tornar marcantes na duplicidade de sentidos e contrastes. Manchas e borrões expressam uma contraditória comunicação, uma fronteira borrada. A pintura representa o universo feminino que é estampado por marcas e potências. Olhar ambíguo que mostra e ao mesmo tempo esconde. Denuncia algo que nunca foi revelado. Há um desejo em comunicar, mas os afetos são desconhecidos. Olhares, marcas e silêncios escondidos no corpo feminino revelam um estranho familiar.

  • Nome: Amanda Iannone (São Paulo)

Obra: Sem Título

Técnica: Escultura em madeira cedro rosa e caxeta

Formato: 27cm x 15cm x 15cm

Descrição: Ao olhar para a obra, me pergunto: O que deixamos? O que levamos? O que nos tornamos? A constante para nós meramente humanos em brutos conflitos bruscos, porém sempre a frente do que deixou marcado na gente.

Cultura

Canoas recebe edição da XV Mostra Brazilian Film Festival: A Celebração do Cinema Brasileiro com cunho Social

Redação

Publicado

em

Canoas recebe edição da XV Mostra Brazilian Film Festival A Celebração do Cinema Brasileiro com cunho Social

A Mostra XV Brazilian Film Festival, o maior festival de cinema brasileiro do Centro-Oeste dos Estados Unidos, chega à sua 15ª edição com uma programação repleta de filmes que promovem a reflexão sobre questões sociais.

Realizado pela organização sem fins lucrativos Partners of the Americas – Illinois/São Paulo, o evento expande suas fronteiras e, neste ano, chega à cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, com exibição de filmes nos dias 11 e 12 de dezembro, Auditório Ir Bruno Ruedell Prédio 6 – 3° Andar, na Universidade La Salle.

O festival local conta com o apoio de um time de profissionais apaixonados pela cultura e pelo cinema brasileiro, sendo organizado pelo cineasta Alexandre Moraes, pela produtora cultural e jornalista Monique Mendes, pela empreendedora Cultural Leila Silveira, pelo diretor de fotografia e professor Maurício Borges de Medeiros e pelo publicitário e produtor de Mídias Sociais Lucas Mello.

O evento também recebe apoio da Universidade La Salle Canoas, da agência Adunar, do Coletivo de Artes Ciranda Literária e do escritório de advocacia Thiago Costa Advocacia.

O lema da Mostra é “Filmes Brasileiros com Consciência Social”, convidando o público a refletir sobre temas sociais que impactam tanto a realidade brasileira quanto a internacional. A mostra vai proporcionar debates e conversas sobre questões sociais entre acadêmicos, cineastas, estudantes e a comunidade em geral. A entrada é gratuita.

Programação:

11 de dezembro (quarta-feira) – 18h
Local: Auditório Ir Bruno Ruedell Prédio 6 – 3° Andar – Universidade La Salle, Av. Victor Barreto, 2288, Centro, Canoas/RS
Entrada Gratuita

– Utopia Muda (20 min, 2023) – Direção: Julio Matos
– A Balada dos Palhaços (15 min, 2023) – Direção: Felipe Dezotti Barêa e Lucas Marcarini
– As Placas São Invisíveis (24 min, 2023) – Direção: Gabrielle Ferreira
– Arte da Diplomacia ( Documentário, 90 min, 2023) – direção: Zeca Brito
-Debate com realizadores mediado pela crítica de cinema, Fatimarlei Lunardelli

12 de dezembro (quinta-feira) – 18h
Local: Auditório Ir Bruno Ruedell Prédio 6 – 3° Andar– Universidade La Salle, Av. Victor Barreto, 2288, Centro, Canoas/RS
Entrada Gratuita

-Painel “Mercado do audiovisual” com o diretor de fotografia e professor Maurício Borges de Medeiros

– Cadim (Animação, 6 min, 2022) – Direção: Luiza Pugliesi Villaça
– Big Bang (14 min, 2022) – Direção: Carlos Segundo
– A Menina e o Pote (Animação, 12 min, 2024) – Direção: Valentina Homem e Tati Bond
– Saudosa Maloca ( Ficção, 108 min, 2023) Direção de Pedro Serrano
– Debate com realizadores mediado pela crítica de cinema, Fatimarlei Lunardelli

Sobre a Organização: Partners of the Americas

O festival é realizado pela Partners of the Americas, uma organização sem fins lucrativos que promove parcerias sociais e culturais entre o Brasil e os Estados Unidos. Seu objetivo é catalisar iniciativas que promovam avanços culturais, socioeconômicos e tecnológicos, sempre buscando criar sociedades mais tolerantes e sustentáveis.

A colaboração entre os capítulos de São Paulo e Illinois já gerou diversos projetos nas áreas de arte, cultura, agroindústria, arquitetura, urbanismo e educação, reforçando a importância da diplomacia de pessoa a pessoa.

Continuar a ler

Cultura

Colóquio de Cultura traz nomes como Elisama Santos, Isabel Ferrari e outros pensadores de várias partes do País

Redação

Publicado

em

Colóquio de Cultura traz nomes como Elisama Santos, Isabel Ferrari e outros pensadores de várias partes do País

O Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340) recebe, de 9 a 12 de dezembro, o Colóquio de Cultura “De onde você está, que futuro você vê?”, com palestras, espetáculo de dança, debates online e performances.

Temas como território, corporalidades, envelhecimento, preservação ambiental, inclusão e convivência entre diferentes serão tratados por meio de ações presenciais e online.

Pensadores de várias partes do País foram convidados a responder à pergunta: De onde você está, que futuro você vê?, convocando múltiplas vozes para auxiliarem a vislumbrar perspectivas do futuro que podemos (re)construir após os eventos climáticos que atingiram o Rio Grande do Sul em maio deste ano.

“Canoas foi um local fortemente afetado. Então, notou-se a urgência de reunir artistas, agentes culturais, pensadores e pensadoras para nos ajudarem a compreender como distintos territórios, sujeitos e saberes têm vislumbrado os novos dias que nos esperam”, afirma Isabela Silveira, Analista de Cultura do Sesc Canoas.

“Este colóquio celebra a potência da cultura como campo essencial para conectarmos passado e presente na produção de novos significados de futuro”, completa.

Presenças ilustres

Um dos destaques da programação é a escritora Elisama Santos, referência nacional em parentalidade, saúde mental, comunicação não violenta e educação emocional. Apresentadora do GNT e autora dos best sellers “Educação não violenta” (2019), “Por que gritamos?” (2020) e “Conversas corajosas” (2021), a baiana vem a Canoas pela primeira vez e discutirá sobre diálogo, afetos e futuro.

A jornalista gaúcha Isabel Ferrari também participará do evento com uma palestra gratuita sobre inclusão amorosa, abordando o tema da maternidade atípica, que ela vem trabalhando desde o nascimento do filho Pedro, diagnosticado com autismo não verbal.

Ação online

Na ação online, que acontece na quarta-feira, 11, agentes culturais de todo o País realizarão performances e discussões sobre o tema do futuro, das 9h às 19h30. Os encontros contarão com a facilitação gráfica de Pablito Aguiar, ilustrador gaúcho conhecido por contar visualmente histórias de personagens reais.

A jornalista Eliane Brum, premiada por uma série de livros-reportagem, encerrará o bate-papo. A programação completa pode ser conferida a seguir. As informações sobre os ingressos estão disponíveis abaixo. Mais informações podem ser obtidas pelo Whatsapp (51) 3456-2013.

Programação completa

09/12 (segunda-feira)

  • Palestra “Inclusão Amorosa”, com Isabel Ferrari (RS)
  • Horário: 19h30
  • Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
  • Ingressos: Gratuitos, com retirada 30 minutos antes do início na bilheteria do Teatro

No bate-papo, Isabel abordará suas temáticas de seu trabalho e vivência, que perpassam a transversalidade entre educação e cultura, para pensar na construção de futuros mais inclusivos.

Depois de conhecer de perto as dificuldades, os desafios e perceber o que é preciso para criar um ambiente amoroso e acolhedor para todos, Isabel resolveu contar sua história.

Há 4 anos virou palestrante e resolveu dividir suas experiências como mãe atípica, e falar de diversidade e pluralidade para todos. Uma oportunidade para o público pensar em soluções e sonhar com um mundo mais empático, humano e sensível.

10/12 (terça-feira)

  • Espetáculo de dança “Novos Velhos Corpos 50+”, de Suzi Weber (RS)
  • Horário: 15h
  • Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
  • Ingressos: A partir de R$20, adquiridos pelo site https://ecommerce.sesc-rs.com.br/espetaculosculturais ou em qualquer Unidade do Sesc/RS

“Novos Velhos Corpos 50+ Sustentar e Abraçar” é uma proposta de coreografia manifesto que mistura a dança com música ao vivo, teatro e imagens de vídeo.

Tem por tema a longevidade e celebra a dança e a vida, buscando desafiar preconceitos e estereótipos sobre o envelhecimento, propondo relações entre corpos idosos que se movem com prazer, sensualidade, humor e leveza.

Os artistas profissionais que compõem o elenco dançam sobre suas forças e fragilidades, simbolizadas nas relações entre aproximações, afastamentos e jogos de novos velhos corpos.

11/12 (quarta-feira)

  • Colóquio de Cultura “De onde você está, que futuro você vê?”, com agentes culturais
  • Local: Online – no canal do Sesc RS no Youtube
  • Inscrição: Pelo formulário https://forms.gle/yEwjkRq9JV338VmCA

Pessoas de várias partes do País estarão reunidas para responder a essa pergunta-convite, convocando múltiplas vozes para vislumbrar perspectivas do futuro que podemos (re)construir após os eventos climáticos que atingiram o Rio Grande do Sul em maio deste ano.

  • 9h – Com falas de cerca de 15 minutos, estão confirmados pensadores de Norte a Sul do País. Entre eles, o pesquisador Leandro de Paula (RJ) para falar sobre religiosidade; o dançarino e pesquisador Edu O. (BA) para falar sobre dança e deficiência; Mãe Irene (RS), matriarca do Samba de Canoas; e Luciano Wieser (RS), fundador do Grupo De Pernas pro Ar.
  • 12h – Performance TOMORA, de Silvana Rodrigues (RS), com uma performance-almoço compartilhada com os ouvintes.
  • 14h – Em novo bloco de falas de cerca de 15 minutos, estão confirmados: Artur de Mari (RS), jovem cantor e ativista dos direitos das pessoas com deficiência; Cléber Ferreira (AM), artista da cena e presidente da Federação de Teatro do Amazonas; Hisan Silva (BA), estilista e criador da marca de moda Dendezeiro; Rui Moreira (RJ), dançarino e pesquisador de dança; Anna Beatriz e José Venâncio (CE), representantes da Fundação Casa Grande, gerida por crianças e adolescentes do sertão do Cariri.
  • 18h30 –  Performance de Agnes Cardoso (RS), criando uma poesia a partir das falas dos convidados.
  • 19h – Fala final de Eliane Brum (AM), escritora, jornalista e documentarista, idealizadora, fundadora e diretora de redação da Sumaúma – jornalismo do centro do mundo.

12/12 (quinta-feira)

“Conversas corajosas – construindo um futuro de diálogos afetivos e efetivos”, com Elisama Santos (SP/BA)

  • Horário: 19h30
  • Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
  • Ingressos: A partir de R$40, adquiridos pelo site www.sesc-rs.com.br/espetaculosculturais/ ou em qualquer Unidade do Sesc/RS

Pela primeira vez em Canoas, Elisama Santos falará sobre futuro, incluindo a necessidade de diálogo com quem amamos e com a gente mesmo para construir caminhos de diálogos francos e efetivos.

Autora dos best-sellers “Educação não violenta” (2019), “Por que gritamos?” (2020) e “Conversas corajosas” (2021), publicados pela Paz e Terra, ela é reconhecida como uma referência no tema e por acreditar na empatia e na compaixão como poderosas ferramentas de transformação social.

Em seu programa, SAC das Emoções (GNT), responde as dúvidas de pais e educadores de maneira simples, leve e direta e compartilha nas redes sociais suas reflexões sobre maternidade, relacionamentos amorosos, pluralidade e poder do diálogo.

Continuar a ler

Cultura

SARAU DO LAB – 15ª EDIÇÃO: Feira de Economia Solidária e Criativa e Sarau Cultural no dia 14 de dezembro

Redação

Publicado

em

SARAU DO LAB - 15ª EDIÇÃO: Feira de Economia Solidária e Criativa e Sarau Cultural no dia 14 de dezembro

Todo 2º sábado de cada mês, o LAB (Laboratório-Escola de Arte Popular) realiza um sarau cultural com uma feira de variedades que reúne a população canoense, artistas e muita gente para um dia recheado de arte, cultura, lazer e bem-estar.

O Sarau do LAB é um espaço livre, cultural e social onde qualquer pessoa pode participar com apresentações, exposições ou com vendas de produtos autorais e serviços personalizados, gerando economia solidária, sustentável e criativa.

15ª Edição

E a 15ª Edição do Sarau do LAB, que acontece dia 14/12, das 10h às 18h, na Praça Fernando Ferrari, no bairro Nossa Sra. das Graças, está repleta de agentes criativos expondo, comercializando e compartilhando produtos e serviços personalizados, atrações culturais, atividades formativas e muita arte!

Confira as stands criativas para essa edição:

  • Artesanato, bijuterias e produtos autorais;
  • Crochês e acessórios para a casa;
  • Brechó e roupas personalizadas;
  • Moda étnica e sustentável;
  • Flash Tattoo com preços populares;
  • Produtos de temática medieval;
  • Velas aromáticas, essências, perfumes, sabonetes e loções;
  • Cosméticos para cabelos e peles afro;
  • Brinquedos artesanais;
  • Quadros, pinturas, adesivos, stamps e muito mais;
  • Praça de alimentação com doces, salgados, crepes, licores, drinks e sucos naturais;

Confira a programação cultural e formativa:

  • Jogos e brincadeiras medievais como swordplay, arqueirismo e caça ao tesouro;
  • Encontro de board games, card games e RPG;
  • Karaokê e palco aberto;
  • Oficinas de arte ao ar livre;
  • Apresentações artísticas;
  • Exposição de arte;
  • Música ao vivo;

Esta proposta foi fomentada pelo PROGRAMA RETOMADA CULTURAL RS – BOLSA FUNARTE DE APOIO A AÇÕES ARTÍSTICAS CONTINUADAS 2024 e conta com o apoio da Prefeitura de Canoas.

  • Quanto: Entrada Franca
  • Público: Livre
  • Informações:
  • Whats: (51) 9 9625.9773 (com Bruno)
  • Instagram: @laboratorioescola

 

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm