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16/01/2025
 

Cultura

Rodeio em Nova Santa Rita terá mais de R$ 120 mil em prêmios

Redação

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em

O 2° Rodeio Nacional e 12º Rodeio Estadual de Nova Santa Rita ocorre na próxima semana, entre os dias 18 a 21 de abril, no Parque Municipal de Eventos Olmiro Brandão.

O evento promete a participação de centenas de competidores entre as modalidades campeiras, o que inclui as gineteadas, a programação artística, que conta com diversas modalidades de dança, mais a parte esportiva, com dois dias de torneios de bocha. Serão, no total, mais de R$ 120 mil em prêmios.

Somam-se às competições uma intensa programação com bailes, praça de alimentação, artesanato tradicionalista e comércio de itens correlatos para os visitantes. A organização é da prefeitura municipal, junto com a Associação das Entidades Tradicionalistas de Nova Santa Rita.

PROGRAMAÇÃO CAMPEIRA

18/04 – QUINTA-FEIRA
17h – LAÇO INDIVIDUAL
Premiação 20% do arrecadado  – Para na 7º volta
– TAÇA AETNSR (modalidade em trio) FORÇA A, B e C
Escolhe a força no ATO da inscrição, tem que atingir o índice mínimo de armadas
Fica somente 05 trios na força A e B e 10 na força C para final do domingo
Duas vidas classificadas trocando um laçador

19/04 – SEXTA-FEIRA
8h – LAÇO VETERANO – Para 03 ou menos
–  LAÇO PATRÃO –   Para 03 ou menos
–   LAÇO CAPATAZ – Para 03 ou menos
–  LAÇO GURI – Para 03 ou menos
Classificatória destas modalidades, 04 armadas somatórias, todas as inscrições devem ser feitas antecipadamente até o dia anterior a prova.
–  LAÇO PIA – Para 03 ou menos
–   LAÇO PRENDINHA – Para 03 ou menos
Classificatória destas modalidades, 04 armadas somatórias, todas as inscrições devem ser feitas antecipadamente até o dia anterior a prova.
15h – LAÇO DUPLA OFICIAL DO RODEIO
Lote da 01 a 100 R$ 350,00 (Inscrições antecipadas, laça somente na sexta feira dia 19/04)
– Lote da 100 a 200 R$ 400,00
– Lote da 200 em diante R$ 450,00

FORÇA A – 03/04 armadas     – FORÇA B  – 02 armadas
FORÇA C – 01 armada    –     FORÇA D – 0 armada
Escolhe a força no ATO da inscrição, tem que atingir o índice mínimo de armadas
– Continuação da TAÇA AETNSR (modalidade em Trio)
Poderá ter inscrições limitadas
Escolhe a força no ATO da inscrição, tem que atingir o índice mínimo de armadas
Fica somente 05 trios na força A e B e 10 na força C para final do domingo
Duas vidas classificadas trocando um laçador
22h – SHOW/BAILE

20/04 – SÁBADO
8h – LAÇO PAI E FILHO – Para 03 ou menos
– LAÇO PAI E FILHA – Para 03 ou menos
– LAÇO PAI E PIA – Para 03 ou menos
– LAÇO PAI E PRENDINHA – Para 03 ou menos
Classificatória destas modalidades, 04 armadas somatórias, todas as inscrições devem ser feitas antecipadamente até o dia anterior a prova.
– LAÇO BRINCO DE PRINCESA – FORÇAS A, B e C –  DEFINE A FORÇA LAÇANDO.
– LAÇO EQUIPE – FORÇAS A, B e C (25 Armadas Somatórias)
Escolhe a força no ATO da inscrição, 03 armadas somatórias no sábado e 02 domingo.

20h – ABERTURA OFICIAL
– GINETEADA

– CONTINUAÇÃO DA DUPLA OFICIAL (da 100 em diante)
22h- Show/Baile

21/04 – DOMINGO
6h – Penera Taça Força C, B e A /FINAL
8h-Penera Dupla 2 Voltas de 50 em 50
– LAÇO EQUIPE/FINAL Voltas 04 e 05
– LAÇO INCLUSIVO (GRATUITO) Premiação Troféu para 2 ou menos
12h – PROVA DE REDEAS
Piá / Prendinha / Guri / Guria / Prenda e Peão
– VACA PARADA:  Piazinho / Piazito / Bonequimha / Prendinha
Premiação Troféu para 2 ou menos em todas modalidades
– FINAL BRINCO DE PRINCESA
– FINAL DA DUPLA
– FINAL GINETEADA
– SHOW

INSCRIÇÕES:

• Individual: R$ 100,00
• Dupla Oficial do Rodeio (01 a 100): R$ 350,00
• Dupla Oficial do Rodeio (100 a 200): R$ 400,00
• Dupla Oficial do Rodeio (200 em diante): R$ 450,00
• Laço Guri: R$ 100,00
• Laço Pia/ Laço Prendinha: R$60,00
• Laço Capataz/Patrão/Veterano: R$100,00
• Pai e Filho/ Pai e Filha: R$ 120,00
• Pai e Piá/ Pai e Prendinha: R$ 80,00
• Laço Equipe: R$ 600,00
• Laço Equipe prenda: R$ 500,00
• Taça AETNSR: R$300,00
• Taça Brinco de Princesa: R$ 100,00
• Prova de Rédeas – Guri, Guria, Prenda e Peão, Piá e Prendinha: R$ 30,00
• Gineteada: R$ 450,00

PREMIAÇÃO

INDIVIDUAL
Premiação 20% do arrecadado (para na 7° volta)
• GURI
R$ 600,00 + Troféu (para em 03 ou menos)
• VETERANO
R$ 600,00 + Troféu (para em 03 ou menos)
•   PATRÃO
R$ 600,00 + Troféu (para em 03 ou menos)
• CAPATAZ
R$ 600,00 + Troféu (para em 03 ou menos)
• PAI E FILHO –
R$ 600,00 + Troféu (para em 03 ou menos)
• PAI E FILHA –
R$ 600,00 + Troféu (para em 03 ou menos)
• LAÇO PIA
R$ 300,00 + Troféu (para em 03 ou menos)
• LAÇO PRENDINHA
R$ 300,00 + Troféu (para em 03 ou menos)
• PAI E PIÁ
R$ 500,00 + Troféu (para em 03 ou menos)
• PAI E PRENDINHA
R$ 500,00 + Troféu (para em 03 ou menos)
• TAÇA BRINCO DE PRINCESA –
Força A (04 ARMADAS) – R$ 2.000,00 + Troféu (para em 03 ou menos)
Força B (02 ARMADAS) – R$ 2.000,00+ troféu (para em 04 ou menos)
Força C (0-01 ARMADAS)– R$ 1.000,00 + troféu (para em 06 ou menos)

• TAÇA AETNSR –
Força A –R$ 3.000,00 + troféu (para em 03 ou menos)
Força B – R$ 3.000,00 + troféu (para em 04 ou menos)
Força C – R$ 3.200,00 + troféu (para em 06 ou menos)
• EQUIPES – Escolhe a Força na inscrição –
Força A                                              Força B                                        Força C
1º lugar: R$ 4.000,00             1º lugar: R$ 2.500,00              1º lugar: R$ 2.000,00
2º lugar: R$ 3.000,00             2º lugar: R$ 2.000,00              2º lugar: R$ 1.500,00
3º lugar: R$ 2.000,00             3º lugar: R$ 1.500,00              3º lugar: R$ 1.200,00
4º lugar: R$ 1.500,00             4º lugar: R$ 1.000,00              4º lugar: R$ 800,00
5º lugar: R$ 1.000,00             5º lugar: R$ 800,00                 5º lugar: R$ 600,00

• DUPLA OFICIAL DO RODEIO

Força A –R$ 10.000,00 + troféus (para em 03 ou menos)
Força B – R$ 10.000,00 + troféus (para em 08 ou menos)
Força C – R$ 10.000,00 + troféus (para em 15 ou menos)
Força D – R$ 10.000,00 + troféus (para em 20 ou menos)

PROVA DE RÉDEAS – GURI, GURIA, PRENDA , PEÃO, PIÁ E PRENDINHA
1º Lugar – 50% + Troféu
2º Lugar – 25% + Troféu

• VACA PARADA

Troféu 1º (para em 02 ou menos) em todas as categorias

• GINETEADA

1º lugar: R$ 4.000,00 + Troféu
2º lugar: R$ 2.500,00 + Troféu
3º lugar: R$ 1.500,00 + Troféu
4º lugar: R$ 1.000,00 +Troféu
5º lugar: R$ 500,00+Troféu

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA

20/04- SÁBADO
9h – Declamação feminina e masculino
– Prenda Mirim
– prenda Juvenil
– Prenda Adulta
– Xirú/Chinoca
14h – Intérprete vocal Masculino e feminino
– Mirim
– Juvenil
– Adulta
– Xirú/Xinoca
21/04 – DOMINGO
08h30mim – Participação inclusivas
08:30 Danças Tradicionais
– Mirim
– Juvenil
– Adulta
– Veterana

PREMIAÇÃO  DANÇAS TRADICIONAIS

                                  ADULTA                                                              JUVENIL
1º Lugar R$ 2.000,00                                        1º Lugar R$ 1.500,00
2º Lugar R$ 1.500,00                                        2º Lugar R$ 1.000,00
3º Lugar R$ 1.000,00                                        3º Lugar R$ 700,00

                                       MIRIM                                                         VETERANA
1º Lugar R$ 1.000,00                                          1º Lugar R$ 1.000,00
2º Lugar R$ 800,00                                             2º Lugar R$ 800,00
3º Lugar R$ 500,00                                             3º Lugar R$ 500,00

• Troféus serão dados do 1º ao 3º lugar das danças tradicionais em todas as categorias;
• Nas modalidades individuais, serão dados troféus de 1º e 2º lugares em todas as categorias.
• Haverá troféu para melhor torcida.

PROGRAMAÇÃO ESPORTIVA

19/04 – SEXTA-FEIRA

14h – JOGO DE BOCHA CAMPEIRA INCLUSÃO (gratuito)
20/04– SÁBADO
9h – BOCHA CAMPEIRA

21/04 – DOMINGO

9h – TAVA
– CONTINUAÇÃO BOCHA CAMPEIRA
– BOCHA 48

INSCRIÇÕES

• Bocha Campeira (trio) R$ 100,00
• Bocha 48 (duplas) R$ 50,00 (atira livre até domingo)
• Tava R$ 25,00

PREMIAÇÃO

    • Bocha Campeira – (30 trios ou mais premiação, menos de 30 trios percentual 40%, 20% e 10%)
1º Lugar – R$ 1.500,00 +Trofeús
2º Lugar – R$ 900,00 + Troféus
3º Lugar – R$ 600,00+ Troféus
    • Bocha 48 – (40 duplas premiação, menos de 40 duplas percentual 40%, 20%, 10%)
1º Lugar – R$ 1.000,00+ Troféus
2º Lugar – R$ 500,00 + Troféus
3º Lugar – R$ 300,00 + Troféus
    • Tava
1º Lugar –  Costelão+ Troféu
2º Lugar – Caixa de Galeto + Troféu
3º Lugar –  02 fardos cerveja +Troféu

Cultura

Inscrições para o Programa Microcrédito Cultural em Canoas foram prorrogadas até 17 de janeiro

Redação

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Inscrições para o Programa Microcrédito Cultural em Canoas foram prorrogadas até 17 de janeiro

Artistas, grupos artísticos e produtores culturais possuem prazo estendido até 17 de janeiro, às 18 horas, para realizar inscrição no Programa Microcrédito Cultural.

Os interessados devem demonstrar o interesse por meio do e-mail projetosculturais@canoas.rs.gov.br, apresentando documentos e informações previstas no edital disponível no site oficial da Prefeitura de Canoas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), a iniciativa busca fomentar a economia da cultura local, por meio da diversidade cultural e o incentivo ao desenvolvimento da cidadania com o apoio a esse segmento.

“Nós temos uma visão muito clara sobre a importância e a função principal do Poder Público nessa questão de fomento da cultura. Nós temos que estimular, principalmente, os artistas que estão iniciando. É importante que a gente tenha um olhar mais atencioso para aqueles que estão começando”, disse o secretário da SMCT, Pinheiro Neto.

Sobre o edital

O edital é voltado para artistas e produtores culturais, pessoas físicas ou jurídicas, com ou sem fins lucrativos, residentes em Canoas. Os projetos selecionados deverão ser realizados de forma presencial, respeitando a legislação vigente e os critérios definidos no Termo de Referência do edital.

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Cultura

Secretaria da Cultura abre edital Ocupa LabMultipalco para selecionar coletivos gaúchos de teatro

Redação

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Secretaria da Cultura abre edital Ocupa LabMultipalco para selecionar coletivos gaúchos de teatro

Com aposta na criação, na investigação e na renovação da cena artística gaúcha, a Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen) e da Fundação Theatro São Pedro, lança, nesta quarta-feira, 8, oportunidade inédita para coletivos gaúchos de teatro com trajetória.

Trata-se do edital “Ocupa LabMultipalco: formativo, residência e intercâmbio”, realizado em parceria com a Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), de São Paulo, e o Sesc/RS. Grupos interessados devem inscrever-se até 25 de fevereiro, por meio de formulário que estará disponível, junto com a íntegra do edital, na página do Ieacen no Instagram.

A oportunidade inédita visa selecionar nove grupos para realizarem ações organizadas em três eixos: o formativo, no qual cada coletivo contemplado ministrará quatro oficinas livres em cidades distribuídas pelas regiões funcionais do Estado, em unidades do Sesc/RS; um programa de residência artística presencial, com quatro vagas divididas por períodos no Multipalco e as demais vagas para grupos que já tenham sede própria, com acompanhamento remoto de profissionais da Adaap; e um período de sete dias de intercâmbio na sede da SP Escola de Teatro, gerida pela Adaap.

“O Ocupa LabMultipalco é resultado de uma política pública que ganha maturidade nesta segunda gestão. O governo Eduardo Leite investiu na conclusão do Multipalco e agora investe para um uso amplo e enriquecedor desse espaço, que é tão nobre e que é da comunidade gaúcha. Além disso, estamos olhando para o interior e possibilitando o desenvolvimento das artes cênicas nos municípios”, pontua o secretário da Cultura em exercício, Benhur Bortolotto.

No total, a Sedac irá investir R$ 2,6 milhões no projeto ao longo de três anos, contemplando 27 coletivos (sendo nove por ano). Nessa primeira fase, a ser realizada em 2025, serão destinados R$ 876 mil para a execução do edital.

Cada proponente contemplado receberá pela residência um total de R$ 40 mil, a ser pago em quatro parcelas mensais de R$ 10 mil. As demais ações terão as despesas operacionais custeadas pelo projeto. Os selecionados desenvolverão suas atividades durante quatro meses, podendo optar por realizá-las de maio a agosto ou de agosto a novembro.

No encerramento do projeto, ocorrerá a Mostra OcupaLab, em que um espetáculo, investigação ou pesquisa dos contemplados será apresentado em espaços do Multipalco, nas últimas semanas de agosto e novembro.

O edital busca criar oportunidades para que o Multipalco – cuja conclusão das obras está prevista para 27 de março – esteja ocupado e acessível, atendendo à demanda da classe artística e contribuindo para a formação e a fidelização de público.

A iniciativa dá continuidade ao eixo formativo das artes cênicas – um dos pilares trabalhados desde o início do programa LabMultipalco, em 2023 –, fomenta experimentações artísticas por meio de residência e promove intercâmbio e articulação com artistas da SP Escola de Teatro, uma referência no ensino de artes cênicas no país.

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Cultura

Inscrições para o Programa Microcrédito Cultural em Canoas encerram no domingo, 12

Redação

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Inscrições para o Programa Microcrédito Cultural em Canoas encerram no domingo, 12

Artistas, grupos artísticos e produtores culturais possuem prazo até domingo, 12, às 18 horas, para realizar inscrição no Programa Microcrédito Cultural.

Os interessados devem demonstrar o interesse por meio do e-mail projetosculturais@canoas.rs.gov.br, apresentando documentos e informações previstas no edital disponível no site oficial da Prefeitura de Canoas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), a iniciativa busca fomentar a economia da cultura local, por meio da diversidade cultural e o incentivo ao desenvolvimento da cidadania com o apoio a esse segmento.

“Nós temos uma visão muito clara sobre a importância e a função principal do Poder Público nessa questão de fomento da cultura. Nós temos que estimular, principalmente, os artistas que estão iniciando. É importante que a gente tenha um olhar mais atencioso para aqueles que estão começando”, disse o secretário da SMCT, Pinheiro Neto.

Sobre o edital

O edital é voltado para artistas e produtores culturais, pessoas físicas ou jurídicas, com ou sem fins lucrativos, residentes em Canoas. Os projetos selecionados deverão ser realizados de forma presencial, respeitando a legislação vigente e os critérios definidos no Termo de Referência do edital.

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