Canal OtPlay
PREFEITURA RESPONDE: Secretário explica como funciona Mutirão da Limpeza e tira dúvidas ao vivo
O terceiro episódio do podcast Prefeitura Responde foi ao ar no começo da tarde dessa segunda-feira, 11, no otPlayTV, canal de streaming do Grupo O Timoneiro. Nesta edição, o jornalista Vanderlei Dutra recebeu Márcio Bittencourt, Secretário Especial do Gabinete do Prefeito e coordenador do Mutirão de Limpeza, para falar sobre limpeza urbana.
A principal dúvida enviada ao programa pelos canoenses foi sobre os prazos para a retirada de lixo nas ruas da cidade, junto com galhos e outros resíduos consequentes do temporal de 16 de janeiro. Um dos bairros mais citados foi o Estância Velha, que teve muitas ruas afetadas, mas já conta com ações do Mutirão de Limpeza, iniciativa do governo municipal que tem o objetivo de passar por todas as ruas de cada bairro para eliminar os acúmulos de resíduos. “Começamos pelo quadrante que atende o Estância. Até esta terça-feira, 12, já devemos terminar essa parte do serviço”, afirmou Márcio.
Segundo o secretário, depois que as equipes de limpeza terminarem um bairro, as equipes de roçadas vão passar na sequência para contribuir com uma cidade mais limpa. Além do Estância Velha, a Niterói também já está em fase final da passagem das equipes pelas ruas. Em duas semanas, o Mutirão de Limpeza já recolheu mais de 7 mil toneladas de resíduos, com 960 cargas nos caminhões da prefeitura.
Márcio Bittencourt explicou que são dois quadrantes trabalhados por vez pelas dez equipes de recolhimento de resíduos, sendo cinco no quadrante Sudeste, entre os bairros Niterói e Nossa Senhora das Graças, e cinco no Nordeste, que abrange Estância Velha, Olaria, Guajuviras, Igara, São José e Parque Universitário. No Sudeste, a ação vai até 18 de março. No Nordeste, até 6 de abril.
Moradores de ruas como a Rio de Janeiro, no bairro Mathias Velho, reclamaram da demora para que o mutirão chegue até o entorno de suas residências. O quadrante Noroeste, onde fica a Mathias, será um dos focos da atuação das equipes, mas somente a partir de 2 de abril. “Se fosse como era o Choque de Limpeza, onde a gente tinha cinco dias para fazer um bairro, a gente teria feito no máximo umas dez ruas. No Mutirão a gente consegue fazer o bairro todo, mas isso demora mais tempo”, explicou Márcio Bittencourt.
Na região Noroeste, o secretário ainda afirmou que, ao chegar ao quadrante, todas as equipes serão deslocadas para trabalhar ao mesmo tempo lá, de forma a cobrir a maior área no menor tempo possível.
A região Sudoeste, que engloba bairros como Mato Grande, Fátima e Rio Branco, deve ser a última a ver o começo dos trabalhos, em 18 de abril.
Ecopontos e CAC
O secretário recomendou que, para os casos mais urgentes, é possível que moradores peçam os serviços das subprefeituras pelo Central de Atendimento ao Cidadão (CAC). Além da sede física do órgão, na Rua Ipiranga, nº 120, há também os telefones 3236-1088 ou 0800 5101234, e as redes sociais da Prefeitura de Canoas. “Mesmo com o nosso trabalho atual, as subprefeituras podem e devem ser acionadas”, disse.
Márcio também lembrou que esse acúmulo de resíduos nas ruas é um problema histórico em vários bairros, agravado pelo temporal de 16 de janeiro. “Por isso que fizemos essa ação dessa forma. Queremos zerar os bairros, não apenas abordar algumas ruas”, apontou.
Ele ainda frisou que é necessário que os canoenses denunciem os descartes irregulares de lixo em via pública. “Lixo chama lixo. Se você botar uma cadeira na frente da sua casa, pode ter certeza que, em uns dois ou três dias, vai ter uma cadeira, uma mesa e um sofá”, lamentou. Segundo Márcio, a prefeitura precisa da ajuda dos canoenses para minimizar o problema, levando os descartes pessoais aos cinco Ecopontos e fazendo denúncias à Guarda Municipal.
Seguem os endereços dos Ecopontos:
- Igara – Avenida Esperança, nº 1346
- Mathias Velho – Rua Espumoso, nº 315
- Niterói – Rua Paulo Fonteles, nº 1560
- Rio Branco – Rua Hermes da Fonseca, nº 1770
- Guajuviras – Estrada do Nazário, no acesso ao aterro sanitário
Assista ao episódio completo:
Canal OtPlay
Debate do Grupo O Timoneiro marca reta final antes da votação do 1º turno para Prefeito(a) de Canoas
O último debate antes do 1º turno das eleições municipais com os candidatos e candidata à Prefeitura de Canoas foi realizado pelo Grupo O Timoneiro, na quarta-feira, 2, nas dependências da Unilasalle.
O confronto entre os candidatos a menos de quatro dias para a votação teve transmissão ao vivo pelo canal otPlayTV, a partir das 20 horas, e contou com a presença de Airton Souza (PL), Beth Colombo (Republicanos), Campiol (NOVO), Márcio Freitas (PRD) e Rodrigo Cebola (PSOL). O atual prefeito Jairo Jorge (PSD), que tenta a reeleição, não compareceu alegando divergência de agenda.
O debate
Mediado pelo jornalista Vanderlei Dutra, os três blocos foram divididos entre apresentação iniciais, perguntas da organização do evento direcionadas aos candidatos e questionamentos direto entre os participantes, que trocaram farpas e acusações, subindo o tom do debate em diversos momentos.
A comissão de direito de resposta foi formada pelos advogados Juliano Brito e Gil Scherer, conselheiros da OAB subseção Canoas.
Assista abaixo
Canal OtPlay
A Passarela da Cabeça – romance policial conta a história do crime que chocou Canoas
Um crime ocorrido em Canoas, no dia 2 de fevereiro de 1976, é o ponto de partida do romance policial A Passarela da Cabeça, de Hildebrando Pereira, que será lançado na Livraria Pandorga, em Canoas, no sábado, 28, e na Feira do Livro de Porto Alegre, no dia 15 de novembro.
Passados quase 50 anos, Hildebrando deixa com seus personagens, a tarefa de elucidar o chocante crime, no qual uma cabeça humana é encontrada na recém-inaugurada passarela da cidade.
Onde e quando?
O livro será lançado no dia 28 de setembro, às 17 horas, na Livraria Pandorga (Frederico Guilherme Ludwig, 370 — Centro, Canoas). Ocasião em que o escritor estará autografando a obra para amigos e curiosos em conhecer esse inusitado fato ocorrido na cidade nos anos 70.
Canoas Podcast
O Canoas Podcast, do Grupo O Timoneiro, gravou um episódio com o escritor falando sobre o caso que virou livro. Assista abaixo:
Canal OtPlay
Deputado Pompeo de Mattos e vereador Alexandre Gonçalves falam sobre enchentes e eleições municipais
O deputado federal Pompeo de Mattos, que chegou na manhã desta quinta-feira, 4, em Canoas, e o vereador canoense Alexandre Gonçalves, ambos do PDT, participaram do quadro Da Redação, com o jornalista Vanderlei Dutra.
No episódio, os políticos falaram sobre as enchentes no Rio Grande do Sul e eleições municipais.
Confira abaixo:
- Eleições 20241 semana atrás
ATENÇÃO, ELEITORES – Confira mudanças de locais de votação da 66ª Zona por conta da enchente e demais endereços
- Eleições 20245 dias atrás
Conheça os 21 vereadores eleitos para o Legislativo canoense
- Eleições 20241 semana atrás
Prazo para baixar o e-Título termina no dia 5 de outubro; veja como fazer
- Eleições 20241 semana atrás
FALTA POUCO! Canoas tem 6 candidatos a prefeito(a) e 342 a vereador(a); confira lista completa
- Eleições 20245 dias atrás
Homicídio é registrado próximo a colégio eleitoral em Canoas no dia de votação
- Eleições 20244 dias atrás
Márcio Freitas declara apoio a Airton Souza no 2º turno para prefeito de Canoas
- Canal OtPlay1 semana atrás
Debate do Grupo O Timoneiro marca reta final antes da votação do 1º turno para Prefeito(a) de Canoas
- Eleições 20241 semana atrás
É CRIME? Saiba o que você pode ou não fazer no dia da eleição