Esporte
Capão do Corvo será palco do Fesla, evento com diversas atividades gratuitas no domingo

O Festival de Esporte e Lazer de Canoas (Fesla) acontece neste domingo, 10. O evento será realizado no Parque Municipal Getúlio Vargas, o Capão do Corvo (Av. Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, 700), em alusão ao aniversário de 43 anos do local. Serão diversas atividades e serviços a partir das 9h. A entrada é gratuita.
4º Encontro Zen de Canoas
O 4º Encontro Zen de Canoas integra esta edição do Fesla. A atividade busca promover o bem-estar, a integração com a natureza, a sociabilização e a conscientização da necessidade de cuidados com a saúde e consequentemente a melhoria da qualidade de vida.
O Encontro propõe serviços, rodas de conversa, musicalidade e conexão com a natureza.
O Fesla marca o encerramento do ano dos projetos de formação, participação, rendimento, paradesporto e lazer promovidos pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL).
Segundo a diretora de Lazer da SMEL, Andriele Hoffmann, o objetivo do evento é oferecer gratuitamente para a comunidade, atividades esportivas, culturais, de lazer e serviços, em um domingo ao ar livre no parque.
“O Fesla contribui para uma melhor qualidade de vida da população canoense”, afirma.
Confira a programação do Fesla e do Encontro Zen:
PROGRAMAÇÃO DE PALCO
● 9h – Abertura do Evento
● 9h05 às 9h50 – Aulão de Ritmos
● 9h50 às 10h45 – Apresentação Musical Lua Mágica
● 10h50 às 11h45 – Taichi
● 11h50 às 12h50 – Apresentação Musical Lua Mágica
● 14h às 14h50 – Yoga Andino
● 15h às 16h – Dança Quântica e Danças Circulares
● 16h30 às 20h – Shows Musicais
● 16h45 – Chegada do Papai Noel de helicóptero
● 20h – Encerramento
ATIVIDADES DE ESPORTE E LAZER
● 9h30 – Torneio de Futebol das Cedências do Parque
● 9h30 às 17h – Torneio de Bocha
● 9h30 às 11h – Encontro de Integração do PLAFS SÊNIOR – Câmbio
● 9h30 às 11h – Encontro de Integração do ACF Participação – Futsal
● 14h30 às 16h – Encontro de Integração do ACF Participação – Hóquei
● 14h30 às 16h – Esportes de Raquete – Universidade La Salle
● 16h às 17h30 – Encontro de Integração do ACF Participação – Voleibol
● 16h45 às 18h – Vivências de GA e GR
● 17h às 18h – Jogo Amistoso de Kickingball Venezuelano
● 18h às 19h – Tatame de Lutas – Boxe – Taekwondo
● 14h às 16h – Vivência em Atletismo – iniciação em lançamentos – atividades adaptadas
● Encontro mensal de Amigos da Bicicleta Antiga
SERVIÇOS
Universidades parceiras: Unilasalle, Uniritter, Ulbra
● Brechó Pró cão – Nadja
● Luisa Arteira Moda Pet
● Monello e Birbo – Distribuidora Natali – distribuindo amostras de ração
● Brechó Lions Clube Canoas, Santa Rita
● Erva mate Nativo
● SESI Odonto – a partir das 13h
EXPOSITORES E TERAPEUTAS
● CENTRO ENERGÉTICO ENCONTRO DAS ÁGUAS – Terapeutas Queli Rosa – Carla
Rosa: Cartas Ciganas, Quick massage, Cone hindu,Reiki e Vendas de peças holísticas
em gesso, cristal, incenso, banhos, escalda pés
● ESPAÇO TERAPÊUTICO AFLORAR – Terapeuta Mari Rigo – Reiki
● IZA TARÓLOGA, ERVEIRA E ASTRÓLOGA – Tarô
● UNIVERSO MÁGICO – RS – Terapeuta Luisa – Reiki
● LARA ZANONI – Óleos Do Terra, Apometria e Constelação com Cartas
● ILUMYNE-SE – Juliana – Vendas de produtos energéticos, holísticos e naturais
● TSARA DE CRISTAL – Deise Saavedra – Cultura e Tradição Cigana
Esporte
Inscrições para sorteio de horários em espaços esportivos públicos de Canoas serão abertas na quarta-feira, 25

A partir das 8 horas da quarta-feira, 25, estarão abertas as inscrições para o sorteio de vagas de cedência de espaços públicos destinados à prática de esportes recreativos nos meses de julho, agosto e setembro de 2025.
A ação é voltada à comunidade e será conduzida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL). Os interessados poderão se inscrever até as 17 horas do dia 30 de junho, por meio do edital disponível no site da Prefeitura – e no final desta matéria.
A participação no sorteio exige presença dos requerentes ou seus representantes legalmente identificados, nos locais e datas indicados no edital. O processo definirá a utilização de quadras e campos em diferentes regiões da cidade, promovendo o uso democrático dos equipamentos esportivos.
As cedências serão realizadas nas seguintes unidades:
- Centro de Esporte e Lazer São Francisco – Rua Candelária, 31, bairro Mathias Velho
- Centro de Esporte e Lazer CAIC – Avenida Dezessete de Abril, 241, bairro Guajuviras
- Centro de Esporte e Lazer São José – Rua João Leivas de Carvalho, 541, bairro São José
- Praça da Juventude Martin Luther King – Rua Romeu Morsch, 844, bairro Harmonia
- Parque Esportivo Eduardo Gomes – Avenida Guilherme Schell, 3600, bairro Fátima (somente os campos)
- Centro de Esporte e Lazer São Luís – Rua Engenheiro Rebouças, 1000, bairro – São Luís.
Acesse o edital completo aqui.
Informações: (51) 3236-1909
Esporte
Canoas une saúde, movimento e solidariedade no Dia do Desafio 2025

Nesta quarta-feira, dia 28 de maio, Canoas entra no ritmo do Dia do Desafio (DDD) 2025, com uma programação vibrante e variada promovida pelo Sesc Canoas e parceiros locais.
A data, dedicada à valorização da atividade física e à promoção da saúde, também reforça o compromisso com a solidariedade, mobilizando instituições, empresas, escolas e a comunidade em geral. A programação esportiva inicia já no dia anterior, 27 de maio, às 20h30, com o Circuito de Bike, reforçando o convite para que toda a cidade participe do movimento.
Ao longo do dia 28, o Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340) recebe uma intensa sequência de atividades físicas ao público, começando às 9 horas com a Recreação Babinho e uma Caminhada Orientada. A programação segue com uma diversidade de modalidades, incluindo ginástica laboral, step, pilates solo, funcional, handebol, defesa pessoal, crossfit, HIT, dança e ginástica rítmica.
O Desafio das Esteiras, com uma esteira ativa das 7h às 18h, incentiva os participantes a superarem seus próprios limites. Crianças também têm espaço garantido no Circuito Kids, a partir das 16h.
Ginásticas laborais serão realizadas em empresas parceiras da região, reforçando a importância do movimento no ambiente de trabalho. Às 15h, a cidade será surpreendida por um FlashMob, uma intervenção divertida que convida todos a dançar juntos, também em frente ao Sesc Canoas. A agenda completa pode ser conferida a seguir.
A solidariedade é uma das marcas mais fortes do Dia do Desafio em Canoas. Através da campanha Desafio Solidário, promovida pelo programa Sesc Mesa Brasil, a cidade se mobiliza na arrecadação de litros de leite, que serão destinados a instituições sociais.
A coleta será realizada em parceria com diversos supermercados e entidades locais, como Prefeituras de Canoas, Esteio e Nova Santa Rita, Brigada Militar, Base Aérea, Pestalozzi, Ulbra Canoas, Colégio Concórdia, Ipuc Canoas e Fort Atacadista Canoas, das 9h às 18h. Ainda como parte da campanha solidária, atletas da Associação Esporte+ farão doação de sangue no Hospital Universitário da Ulbra.
Sobre o DDD
O Dia do Desafio foi criado nos anos 80, no Canadá, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e hábitos saudáveis. Coordenado no Brasil pelo Sesc, desde 1995, o Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA (The Association For International Sport for All) e conta com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO.
Em sua essência, ele é um movimento comunitário que acontece nas últimas quartas-feiras de maio, envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para mobilizar o maior percentual de participantes a praticarem ao menos 15 minutos de atividade física no dia.
Em 2025, centenas de atividades especiais estão sendo preparadas em todo o Rio Grande do Sul para o dia 28 de maio. Mais informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/
27/05 (terça-feira)
- Unidade do Sesc Canoas
20h30 – Circuito de Bike
28/05 (quarta-feira)
Unidade do Sesc Canoas
- 7h às 18h – Desafio das Esteiras
- 9h às 18h – Desafio Solidário – Arrecadação de doações de leite
- 9h – Recreação Babinho
- 9h – Caminhada Orientada
- 10h – Ginástica Laboral – SENAC
- 10h – Step
- 11h – Pilates Solo
- 12h – Funcional
- 13h – Handebol
- 14h – Defesa Pessoal
- 15h – Crossfit
- 15h – FlashMob
- 16h – Circuito Kids
- 16h – HIT
- 17h – Ginástica Rítmica
- 18h – Dança
Esporte
Seleção é aberta para escolher projetos em Canoas que promovam o esporte local

Nesta segunda-feira, 19, foi publicado, no Diário Oficial do Município de Canoas, o Edital N° 119/2025, que torna público o Chamamento para selecionar projetos de execução e organização de eventos oficiais por Ligas Esportivas e Entidades Esportivas filiadas à Federações Esportivas, que promovam o desenvolvimento do esporte local e a representatividade de Canoas em eventos de grande relevância.
Inscrições
Os interessados devem se dirigir à Central de Atendimento ao Cidadão – CAC, situada na rua Ipiranga n° 120 – Centro – Canoas. As inscrições acontecem das 8 horas do dia 19/05/2025 às 18 horas do dia 28/05/2025 e demais informações podem ser consultadas por aqui: https://www.canoas.rs.gov.br/
- Canoas1 semana atrás
Medalha Pinto Bandeira é entregue a 15 cidadãos nesta segunda-feira, 23; confira quem são
- Enchente 2024 Canoas5 dias atrás
Canoas vai receber mais de R$ 300 milhões para obras de prevenção e reconstrução, garante Busato
- Cultura6 dias atrás
Turma do Pagode retorna a Canoas com novo show no Clube Tradição, dia 27 de junho
- Política6 dias atrás
Na CICS, deputado federal Busato se posiciona contra aumento de impostos em Canoas
- Destaques6 dias atrás
CHUVAS: Mais de 7 mil pessoas desalojadas, quatro mortos e 146 municípios afetados no RS
- Clima3 dias atrás
Defesa Civil Estadual emite alerta para ciclone extratropical e grande volume de chuva no final de semana
- Política1 semana atrás
Câmara de Canoas realiza audiência pública para debater proposta de aumento do ISSQN
- Canoas 86 anos5 dias atrás
Câmara de Vereadores realiza sessão solene pelos 86 anos de Canoas