O município, fundado em 1939, está situado na região metropolitana de Porto Alegre, sendo vizinha da capital e sede de grandes empresas nacionais e multinacionais, como a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), além de nomes fortes nos ramos de gás, metal-mecânico e elétrico. A educação desponta como novo setor. A cidade tem uma das maiores redes de ensino do Estado. São escolas públicas e particulares, além de três universidades.
O município teve como pioneiros grandes proprietários de terras. O primeiro deles foi o conquistador Francisco Pinto Bandeira, que recebeu da Coroa Portuguesa, em 1740, uma área com três léguas de comprimento e uma de largura ao longo da margem direita do Rio Gravataí. No local, foi instalada a sede da Fazenda do Gravataí – atualmente bairro Estância Velha. Em 1771, com a morte de Francisco, as terras passaram para o filho, Rafael Pinto Bandeira. Com o falecimento destes, sua viúva, Josefa Eulália de Azevedo, a Brigadeira, divide a área entre os filhos. A partir daí, as terras são repartidas, dando origem a um povoado. A história registra o ano de 1871 como o início do povoamento de Canoas, quando houve a inauguração do primeiro trecho da estrada de ferro que ligaria São Leopoldo a Porto Alegre. Canoas pertencia aos municípios de Gravataí e São Sebastião do Caí. O major Vicente Ferrer da Silva Freire, então proprietário da Fazenda Gravataí, aproveitou a Viação Férrea para transformar suas terras em uma estação de veraneio. Ponto de referência obrigatório, o local passou a ser designado Capão das Canoas. Logo, as grandes fazendas foram perdendo espaço para as pequenas propriedades, chácaras e granjas.
Instalação Política
Em 27 de junho de 1939, a cidade foi criada pelo Decreto Estadual nº 7.839. Em 15 de janeiro de 1940 foi instalado o município de Canoas. Edgar Braga da Fontoura foi o primeiro prefeito e o município contava com 40.128 habitantes. Segundo o IBGE (2020), hoje a população se aproxima de 350 mil.
O crescimento econômico de Canoas deu-se, principalmente, a partir de 1945, depois do fim da Segunda Guerra Mundial. Além de numerosas indústrias, instalam-se no município a Base Militar da V Zona Aérea e a Refap, impulsionando o desenvolvimento da cidade. As conquistas e os avanços de Canoas, no desenvolvimento da cidade e na qualidade de vida da população, têm sido reconhecidos em nível nacional e internacional. Motivo de orgulho para todos os canoenses.
Governo municipal
O atual prefeito é Nedy de Vargas Marques, que ocupou o cargo no lugar de Jairo Jorge, que responde por processo judicial e segue afastado por um período de seis meses.
No caso da cidade de Canoas, por força das constituições federal e estadual e da Lei Orgânica, o Parlamento é composto por 21 vereadores eleitos. São eles:
· Marcio Freitas
· Cris Moraes
· Airton Souza
· Patricio
· Adriano Agitasamba
· Mossini
· Juares Hoy
· Alexandre Gonçalves
· Duarte
· Patteta
· Linck
· Eric Douglas
· Dr. Laércio Fernandes
· Bamberg
· Maria Eunice
· Vani Piovesan
· Abmael
· Leandrinho
· Jefferson Otto
· Jonas Dalagna