SESSÃO SOLENE: Câmara Municipal realiza sessão solene alusiva aos 83 anos de emancipação política de Canoas

Fotos: Bruno Saraiva e Mariane Silva


A Câmara Municipal realizou, na manhã desta quinta-feira, 23, sessão solene alusiva aos 83 anos de emancipação política de Canoas. A cerimônia, que contou com a presença do prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, reuniu autoridades no Plenário da Casa. O presidente do Legislativo, vereador Eracildo Guilherme Linck (MDB), defendeu o fortalecimento das instituições e falou sobre a comemoração ser presencial.

Além do presidente da casa, os vereadores escolheram dois representantes para falar em nome de todos os legisladores: Maria Eunice (PT) e Jefferson Otto (PSD). Abrindo as falas, o vereador Jefferson Otto, líder do governo na Câmara Municipal de Canoas, fez uma reflexão: “não faz muito tempo, Canoas era tida por muitos, principalmente pela imprensa, como cidade dormitório, mas isso mudou”. “A cidade foi crescendo, foi se desenvolvendo e a gente foi aumentando nossa capacidade de trazer empresas, de trazer comércio e hoje temos emprego, geração de renda e qualquer um pode sair, temos shopping, restaurantes, atividade noturna, bares, eventos, shows, coisas que tínhamos muito pouco no passado”, afirmou Otto, que concluiu falando sobre o governo: “temos hoje um governo que olha os problemas de frente e não os coloca para baixo do tapete, mas traz soluções”, contou.

Em seguida, falou a vereadora Maria Eunice, que agradeceu a oportunidade e fez uma reflexão sobre a pluralidade das duas escolhas: “acredito que essa representação diz respeito também aos posicionamentos da cidade, já que ela tem essa diversidade política e ideológica, um homem e uma mulher, um jovem de 34 anos e uma mulher de 64”. E ainda lembrou de sua história na cidade: “no nosso estado, todo mundo lembra de Canoas pelas lutas e eu não me esqueço da mobilização de 1982, que nós saímos a pé da Praça do Avião e fomos até Palácio Piratini para garantir cesta básica, isenção de taxa de água, luz e vale transporte”. “Naquela caminhada eram homens e mulheres que não se conformavam com desemprego, que não tinham o que comer, o que vestir e eles conseguiram virar a situação”, relembrou a vereadora.


A sessão solene foi encerrada com a fala do prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, que foi vereador por seis mandatos e presidente da Câmara Municipal seis vezes também que afirmou: “na minha opinião, o poder legislativo é o mais importante de todos e, não é porque hoje estou no exercício do cargo de prefeito, que eu vou deixar de reconhecer e vou tomar outro rumo” “É o mais importante de todos, porque ele é representado por uma pluralidade de mulheres e de homens eleitos pelo voto universal da sociedade e, por isso, ele tem a legitimidade da população”, afirmou o prefeito.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here