Geral
TEMA DE DISCUSSÃO: Vereador Leonel Radde propõe investigação de escola pré-militar de Canoas

O vereador de Porto Alegre, Leonel Radde, esteve em Canoas no dia 12 de abril para se reunir com lideranças do município e correligionários a fim de tratar de segurança pública e apresentar o seu Mandato Antifascista, como intitula seu gabinete na capital. Na ocasião, visitou a redação d’O Timoneiro para falar sobre a denúncia que teria feito ao MP para investigar a empresa canoense Centro de Treinamento Pré-Militar.
Radde e sua equipe relembraram uma matéria veiculada no jornal O Timoneiro, na qual Nicholas Reis, proprietário da escola, concedeu entrevista noticiando a abertura do Centro, publicada em nosso semanário no dia 7 de agosto de 2020. Na conversa, ele explica que a proposta da empresa é de atrair crianças e adolescentes para praticar atividades semelhantes ao do escoterismo, com aventuras.
Segundo o Vereador, a conduta da escola, que teve uma aula gravada e vazada na internet por um oficial da reserva do Exército e professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, é claramente uma formação de milícia, uma formação paramilitar. “Crianças falando em fuzil, com uma proposta que deveria ser do Exército”, enfatiza Leonel.
Vídeo vazado
O vídeo que Radde se refere foi publicado nas redes sociais no início de abril, e teve seu conteúdo detalhado pelo site Sul21, que traz detalhes de uma das músicas cantadas pelas crianças, que têm de 7 a 17 anos: “Quando eu morrer, quero ir de FAL e de Beretta, pra dar um tiro na cabeça do capeta”.
Ainda de acordo com o texto, o oficial, morador do Igara, ao ver o grupo no Capão do Corvo, teria questionado sobre a atividade ao instrutor, que, segundo ele, deveria ter no máximo 20 anos de idade, e teria ouvido do jovem que “a ação teria sido autorizada pelos pais”.
Para Leonel, os cursos deste tipo requerem uma avaliação, pois induzem ao erro ao dizer que seriam preparatórios para uma carreira militar, o que não condiz, na sua opinião, com a realidade, e ainda destaca que a fiscalização destas escolas tem sido feita por ele há anos, e cobra do poder público quanto ao seu funcionamento, que não requer profissionais como pedagogos, educadores físicos, dentre outros.
Denúncia ao Ministério Público
A matéria do site Sul21 diz que na quarta-feira, 6 de abril, “o Ministério Público do Rio Grande do Sul divulgou nota à imprensa informando que o promotor de Justiça João Paulo Fontoura de Medeiros solicitou à Justiça naquele dia a abertura de investigação a respeito das circunstâncias do vídeo e sobre a possibilidade de descumprimento de decisão judicial por parte do CTPM. Isso ocorre porque uma ação judicial proferida em 1º de outubro de 2018 acatou um pedido feito pelo MP para o encerramento das atividades de uma empresa que, segundo o promotor, teria o mesmo nome por violação de direitos de crianças e adolescentes. A decisão determina que ‘o réu se abstenha de exercer quaisquer atividades dirigidas a crianças ou adolescentes vinculadas ou não ao Grupo CTC Comandos, que consistam na realização de treinamentos de caráter paramilitar ou congênere’”.
O que diz a escola citada
Procurada por nossa reportagem, o Centro de Treinamento Pré-Militar, por meio de seu advogado, Francis Beck, enviou a seguinte nota:
“Ao contrário do referido na nota do Ministério Público, a empresa CTPM não tem qualquer relação com a ação judicial noticiada, eis que nunca foi processada pelo Ministério Público, tampouco descumpriu qualquer decisão judicial. Pelo que se percebe, houve confusão entre as empresas CTPM e Grupo CTC Comandos, que nunca possuíram relação. A empresa já está em contato com o Ministério Público para que todos os esclarecimentos sejam devidamente realizados (Francis Beck e Rafael Ariza – Assessoria Jurídica).”.
Cursos livres
Nossa reportagem entrou em contato com o Conselho Municipal de Educação de Canoas, que esclareceu que os cursos particulares não são examinados pelo Conselho. Também apuramos que este tipo de escola se enquadra nos chamados Cursos Livres, que não têm qualquer fiscalização do MEC.
Comunidade
Campanha do Agasalho 2025 inicia doação de roupas nesta quarta-feira, 2

A Campanha do Agasalho 2025 já começou e a distribuição de roupas está ocorrendo no ginásio do Centro de Esporte e Lazer São Luís (Rua Engenheiro Rebouças, 1000, bairro São Luís, local que também funciona como abrigo e está aberto 24 horas por dia. A partir desta quarta-feira, 2 de julho, as peças também estarão disponíveis para retirada em todas as subprefeituras, das 8h às 17 horas.
Com o slogan “O seu roupeiro não sente frio, desapegue do que você não usa mais e aqueça quem precisa”, a campanha deste ano tem como objetivo principal ampliar o acolhimento de pessoas em situação de rua e de famílias em vulnerabilidade social. A ação foi antecipada em razão das frentes frias que chegaram ao município antes mesmo do início oficial do inverno.
Para facilitar a participação da comunidade, a edição 2025 da Campanha do Agasalho contará com o serviço de tele busca de doações, agilizando a coleta de roupas e cobertores doados.
De acordo com o secretário de Assistência Social, Márcio Freitas, a campanha tem papel essencial no cuidado coletivo,
“A solidariedade é um instrumento poderoso de transformação social. Cada peça doada representa acolhimento e dignidade para quem mais precisa nesse momento de frio.”
Já o secretário da Defesa Civil, Vanderlei Cordeiro, destaca o esforço conjunto das equipes, “Nossas equipes estão mobilizadas diariamente, atuando nos abrigos, nas ruas e agora também apoiando a logística de doações. O envolvimento da população é fundamental para que ninguém fique desassistido.”
Reforçamos o chamado à população para que doe roupas em bom estado, especialmente agasalhos, cobertores, meias e calçados, com prioridade para itens de inverno para adultos e crianças.
Locais de retirada a partir de 2 de julho:
- Subprefeituras Regionais (das 8h às 17h)
- Ginásio do CEL São Luís – aberto 24h
Mais informações e tele busca de doações:
– Secretaria de Assistência Social – (51) 3236-2700
– Defesa Civil – (51) 8255-0805
Comunidade
Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas aos bairros Mathias e Guajuviras

O Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas a mulheres dos bairros Mathias Velho e Guajuviras. A iniciativa visa capacitar e empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade econômica, social ou climática, promovendo o desenvolvimento econômico inclusivo através da potencialização de seus negócios.
O programa tem como pilares a qualificação profissional, a legalização de negócios informais e o fortalecimento da autonomia financeira das participantes. A formação abordará temas como boas práticas empreendedoras, desenvolvimento pessoal e de marca, análise de negócio e precificação, estratégias de venda, economia e finanças, e elaboração de plano de ação.
Além das aulas, as participantes contarão com 90 dias de mentoria individualizada. A conclusão do curso será marcada por uma feira de empreendedoras, onde poderão expor e vender seus produtos ou serviços.
A primeira reunião com lideranças locais está marcada para o dia 15 de julho. Após essa etapa, serão abertas as inscrições para as mulheres interessadas, e o início das aulas está previsto para o dia 11 de agosto. O cronograma completo, locais do curso e demais detalhes serão divulgados após a primeira reunião.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten, afirma que o programa vai impulsionar o empreendedorismo feminino nos bairros contemplados.
“Entramos em contato com a Junta Comercial para trazer o Avança Mulher Empreendedora para Canoas porque entendemos a importância dessa iniciativa e como ela poderá impactar positivamente na vida das mulheres canoenses e de suas comunidades. Um dos eixos de trabalho da nossa secretaria é justamente a qualificação profissional e empreendedora. Por isso, estamos ativamente em busca de mais parcerias como essa, para contemplar cada vez mais a nossa população, gerando melhores oportunidades de emprego ou fortalecendo negócios com o objetivo principal de aumentar a renda e promover a autonomia econômica”, destaca.
O programa é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, por meio da Junta Comercial, Industrial e de Serviços (JucisRS), e pela Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape).
Em Canoas, a execução será coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com a Secretaria da Cidadania, Mulher e Inclusão.
Geral
MEIs e artesãos de Canoas podem se qualificar em Marketing Digital

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está com inscrições abertas para o curso de Marketing Digital 100% online, gratuito e com certificado. A capacitação é voltada para microempreendedores individuais (MEI), microempresas, empresas de pequeno porte e aqueles que desejam aprender mais sobre marketing digital.
O objetivo do curso é ensinar como usar ferramentas digitais para melhorar os resultados do negócio, com foco em atrair e se comunicar com clientes, aumentar a visibilidade da marca e vender mais no ambiente online.
O Sebrae possui uma parceria com a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMDEI). Para quem precisar, a secretaria disponibiliza a Sala MEI e um co-working com computadores e internet, além de suporte técnico para tirar dúvidas e orientar os participantes.
Inscreva-se gratuitamente no link: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/marketing-digital-para-sua-empresa-primeiros-passos,5497125576a4e710VgnVCM100000d701210aRCRD
- Política1 dia atrás
Vereadores aprovam projeto da Prefeitura de Canoas que aumenta ISSQN
- Política1 semana atrás
Na CICS, deputado federal Busato se posiciona contra aumento de impostos em Canoas
- Canoas1 semana atrás
Medalha Pinto Bandeira é entregue a 15 cidadãos nesta segunda-feira, 23; confira quem são
- Cultura1 semana atrás
Turma do Pagode retorna a Canoas com novo show no Clube Tradição, dia 27 de junho
- Enchente 2024 Canoas1 semana atrás
Canoas vai receber mais de R$ 300 milhões para obras de prevenção e reconstrução, garante Busato
- Política1 semana atrás
Câmara de Canoas realiza audiência pública para debater proposta de aumento do ISSQN
- Destaques1 semana atrás
CHUVAS: Mais de 7 mil pessoas desalojadas, quatro mortos e 146 municípios afetados no RS
- Clima5 dias atrás
Defesa Civil Estadual emite alerta para ciclone extratropical e grande volume de chuva no final de semana