Mutirão da saúde vai realizar mais de 16 mil consultas e procedimentos cirúrgicos

As últimas semanas estão sendo de intensa movimentação no Hospital Municipal de Canoas (Hospital da Ulbra). A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está realizando um mutirão de procedimentos cirúrgicos e consultas em áreas específicas que iniciou no mês passado e vai até o final de dezembro. Mais de 16 mil atendimentos devem ser realizados para acolher à demanda represada durante o ápice da pandemia do novo coronavírus na cidade.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter, Canoas passou pelo pior momento da pandemia e o sucesso do enfrentamento, até então, permite agora o aumento no número dos procedimentos eletivos em diversas especialidades, como os voltados para a cardiologia, traumatologia, cirurgia vascular, pneumologia, ginecologia e proctologia. “A diminuição considerável do número de casos, gerada principalmente pela excelência dos Hospitais de Campanha, que atenderam mais de 17 mil canoenses, permitiu que nossos profissionais pudessem recuperar todas aquelas cirurgias e procedimentos represados”, explica.

Até mesmo as consultas e cirurgias referentes às áreas de neurologia e cardiologia, por exemplo, não foram comprometidas na totalidade durante a pandemia. No entanto, a demanda, que outrora tinha como média 5 mil pessoas por mês, não foi a mesma. Diversos pacientes, por se enquadrarem no grupo de risco da Covid-19, permaneceram em suas casas para não correr o risco da infecção.

Para auxiliar no atendimento à população sem que haja qualquer prejuízo às operações que já ocorrem em dias de semana, a Prefeitura de Canoas promove os procedimentos aos sábados, domingos e nos horários noturnos para pacientes previamente agendados. Cerca de 8.820 consultas já estão marcadas para esse período.

O Hospital Municipal de Canoas, referência para o tratamento da covid-19 no estado, recebeu reforma em 100% de suas instalações, como alas, quartos, sanitários e corredores. No último andar reformado, o oitavo, as reformas ocorreram sem sem qualquer intercorrência aos pacientes internados. Desde 2017, a reestruturação e o aparelhamento do hospital oferecem maior qualidade e conforto ao quadro de funcionários, pacientes e familiares.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here