Clínica de Saúde da Família Cerne abre as portas na terça-feira, 24

Na próxima terça-feira, 24, a Prefeitura de Canoas inaugura a Clínica de Saúde da Família Cerne (rua Engenheiro Kindler, nº 1460). O espaço, onde antes funcionava uma Unidade Básica de Saúde (UBS) foi totalmente reformado e recebeu uma ampliação estrutural. O horário de atendimento, que era das 8 às 17 horas, passará a ser das 8 às 20 horas. Os consultórios, que eram três, agora serão 9. Além disso, a clínica contará com pronto atendimento e teve sua equipe ampliada em 100% no número de profissionais. O atendimento odontológico também foi ampliado. Agora são duas equipes, um aumento de 100%, e o pronto atendimento funciona das 8 às 20 horas.

Em outubro, a Prefeitura de Canoas inaugurou três novas Clínicas de Saúde da Família (CSF). No dia 21, foi a vez da clínica localizada na rua Caçapava, no bairro Mathias Velho, enquanto no dia 22 foi aberta a CSF Mato Grande, na rua República. Já no dia 23 foi inaugurada a CSF CAIC, na avenida Dezessete de Abril, no bairro Guajuviras.

Além das seis Clínicas de Saúde da Família que já foram inauguradas desde 2019, a Prefeitura está reformando outras quatro UBS, que também passarão a operar em breve no novo formato. Desta forma, as próximas CSF serão: Santa Isabel, Prata, e Nova Niterói. Estas clínicas se somam a outras unidades entregues nos últimos anos.

Em 2019, a Prefeitura também inaugurou três Clínicas de Saúde da Família. Os bairros Guajuviras, Estância Velha e Olaria foram beneficiados com as novas unidades. Na clínica, o paciente pode realizar consultas, exames, terapias e fazer tratamento para doenças crônicas sem precisar de grandes deslocamentos ou buscar outros serviços. Com mais médicos e profissionais de saúde, as clínicas tem dado nova cara aos atendimentos e facilitado o acesso da população, já que também atendem durante a noite.

Na prática, são ofertadas consultas clínicas e odontológicas, curativos, atendimentos ambulatoriais, exames, grupos de educação em saúde, vacinação, testes rápidos, psicólogos, assistente social, nutricionista, distribuição de medicamentos e marcação de consultas. Os agendamentos são diários, onde a equipe atenderá de imediato todas as pessoas que chegarem à Unidade de Saúde. Ainda em dois 2020, entram em funcionamento as Clínicas de Saúde da Família Prata e Caçapava. Também estão sendo reformadas as UBSs Mato Grande, Cerne, Nova Niterói, Santa Isabel e CAIC.

Mulheres e crianças

No Hospital Universitário, em agosto do ano passado, a Prefeitura inaugurou a Clínica de Saúde da Mulher. Um pronto-atendimento, primeiro da história de Canoas, que atende emergências obstétricas e ginecológicas. Lá, já nasceram mais de mil crianças, num espaço totalmente reformado e confortável. O HU também ganhou a reforma da UTI Neonatal. A Unidade conta com três alas: UTI Neonatal tipo 3, com 20 leitos, Cuidados Intermediários, com 10 leitos, e a ala Canguru, com mais cinco leitos. Também foram inaugurados 10 novos leitos de UTI e a reforma dos blocos cirúrgicos. Além disso, foi inaugurada a Clínica de Saúde da Criança, um espaço inédito na cidade, que atende 24 horas por dia, sete dias por semana, emergências pediátricas.

Idosos também tem clínica municipal especializada com pronto atendimento

A Prefeitura prossegue no atendimento aos idosos em todas as necessidades de saúde, além dos cuidados especiais em relação à covid-19. Conforme noticiado na última semana, embora recentemente tenha se espalhado nas redes sociais uma fake news (notícia falsa) sobre a extinção da unidade de pronto-atendimento do Idoso (UPA do Idoso), a unidade continua existindo. A equipe de reportagem do jornal Timoneiro conversou com o secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter, que explicou que a unidade não apenas não fechou, como ainda teve seus serviços ampliados. O que ocorreu, de fato, foi uma mudança de endereço e de nome. A antiga UPA Rio do Idoso, antes localizada no bairro Rio Branco, agora está no Centro, na avenida Guilherme Schell, chamada de Clínica de Saúde do Idoso.

De acordo com Fernando Ritter, o antigo espaço estava pequeno para atender a demanda de idosos que necessitam dos serviços. Além disso, o antigo local não possibilitava fácil acesso a quem vinha de outros bairros. Por fim, no novo local, foi possível agregar um Centro de Referência ao Cuidado do Idoso.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here