Conecte-se conosco

header-top



 




 

19/04/2024
 

Saúde

Clínica de Saúde da Família Cerne abre as portas na terça-feira, 24

Redação

Publicado

em

Na próxima terça-feira, 24, a Prefeitura de Canoas inaugura a Clínica de Saúde da Família Cerne (rua Engenheiro Kindler, nº 1460). O espaço, onde antes funcionava uma Unidade Básica de Saúde (UBS) foi totalmente reformado e recebeu uma ampliação estrutural. O horário de atendimento, que era das 8 às 17 horas, passará a ser das 8 às 20 horas. Os consultórios, que eram três, agora serão 9. Além disso, a clínica contará com pronto atendimento e teve sua equipe ampliada em 100% no número de profissionais. O atendimento odontológico também foi ampliado. Agora são duas equipes, um aumento de 100%, e o pronto atendimento funciona das 8 às 20 horas.

Em outubro, a Prefeitura de Canoas inaugurou três novas Clínicas de Saúde da Família (CSF). No dia 21, foi a vez da clínica localizada na rua Caçapava, no bairro Mathias Velho, enquanto no dia 22 foi aberta a CSF Mato Grande, na rua República. Já no dia 23 foi inaugurada a CSF CAIC, na avenida Dezessete de Abril, no bairro Guajuviras.

Além das seis Clínicas de Saúde da Família que já foram inauguradas desde 2019, a Prefeitura está reformando outras quatro UBS, que também passarão a operar em breve no novo formato. Desta forma, as próximas CSF serão: Santa Isabel, Prata, e Nova Niterói. Estas clínicas se somam a outras unidades entregues nos últimos anos.

Em 2019, a Prefeitura também inaugurou três Clínicas de Saúde da Família. Os bairros Guajuviras, Estância Velha e Olaria foram beneficiados com as novas unidades. Na clínica, o paciente pode realizar consultas, exames, terapias e fazer tratamento para doenças crônicas sem precisar de grandes deslocamentos ou buscar outros serviços. Com mais médicos e profissionais de saúde, as clínicas tem dado nova cara aos atendimentos e facilitado o acesso da população, já que também atendem durante a noite.

Na prática, são ofertadas consultas clínicas e odontológicas, curativos, atendimentos ambulatoriais, exames, grupos de educação em saúde, vacinação, testes rápidos, psicólogos, assistente social, nutricionista, distribuição de medicamentos e marcação de consultas. Os agendamentos são diários, onde a equipe atenderá de imediato todas as pessoas que chegarem à Unidade de Saúde. Ainda em dois 2020, entram em funcionamento as Clínicas de Saúde da Família Prata e Caçapava. Também estão sendo reformadas as UBSs Mato Grande, Cerne, Nova Niterói, Santa Isabel e CAIC.

Mulheres e crianças

No Hospital Universitário, em agosto do ano passado, a Prefeitura inaugurou a Clínica de Saúde da Mulher. Um pronto-atendimento, primeiro da história de Canoas, que atende emergências obstétricas e ginecológicas. Lá, já nasceram mais de mil crianças, num espaço totalmente reformado e confortável. O HU também ganhou a reforma da UTI Neonatal. A Unidade conta com três alas: UTI Neonatal tipo 3, com 20 leitos, Cuidados Intermediários, com 10 leitos, e a ala Canguru, com mais cinco leitos. Também foram inaugurados 10 novos leitos de UTI e a reforma dos blocos cirúrgicos. Além disso, foi inaugurada a Clínica de Saúde da Criança, um espaço inédito na cidade, que atende 24 horas por dia, sete dias por semana, emergências pediátricas.

Idosos também tem clínica municipal especializada com pronto atendimento

A Prefeitura prossegue no atendimento aos idosos em todas as necessidades de saúde, além dos cuidados especiais em relação à covid-19. Conforme noticiado na última semana, embora recentemente tenha se espalhado nas redes sociais uma fake news (notícia falsa) sobre a extinção da unidade de pronto-atendimento do Idoso (UPA do Idoso), a unidade continua existindo. A equipe de reportagem do jornal Timoneiro conversou com o secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter, que explicou que a unidade não apenas não fechou, como ainda teve seus serviços ampliados. O que ocorreu, de fato, foi uma mudança de endereço e de nome. A antiga UPA Rio do Idoso, antes localizada no bairro Rio Branco, agora está no Centro, na avenida Guilherme Schell, chamada de Clínica de Saúde do Idoso.

De acordo com Fernando Ritter, o antigo espaço estava pequeno para atender a demanda de idosos que necessitam dos serviços. Além disso, o antigo local não possibilitava fácil acesso a quem vinha de outros bairros. Por fim, no novo local, foi possível agregar um Centro de Referência ao Cuidado do Idoso.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

País

Projeto que acelera a pesquisa de novos medicamentos será analisado pelo Senado

Redação

Publicado

em

Um projeto de lei que promete simplificar os procedimentos para a pesquisa de novos medicamentos no Brasil será analisado em regime de urgência pelo Senado Federal.

O texto, aprovado na Câmara no fim do ano passado, cria regras para testagem em seres humanos. Além disso, a proposta deve estipular um conjunto de boas práticas clínicas, regulados por meio de comitês de ética em pesquisa.

Relator do projeto na Câmara, o deputado Pedro Westphalen (Progressistas-RS) acredita que, com a aprovação da lei, a liberação de pesquisas clínicas será mais rápida e mais segura aos pacientes. “Vai beneficiar pacientes de doenças como câncer, Alzheimer e Parkinson, por exemplo, que terão uma nova esperança a partir de medicamentos mais modernos”, destaca.

O requerimento de urgência para o projeto foi apresentado na quarta-feira, 17, no Plenário pelo senador Dr. Hiran (PP-RR), relator do texto na Comissão de Constituição e Justiça. O projeto é de autoria da ex-senadora Ana Amélia (PSD-RS) e foi aprovado na Câmara no fim do ano passado, sob a relatoria de Westphalen.

Atualmente, o processo de liberação para uma pesquisa no país leva cerca de 215 dias e precisa do aval de dois órgãos. Com a mudança proposta, o prazo deverá ser reduzido para 90 dias.

Com a aprovação do requerimento de urgência, o texto deixará de passar pela Comissão de Ciência e Tecnologia e pela Comissão de Assuntos Sociais. Dessa forma, iria direto para o plenário.

Continuar a ler

Saúde

Estância Velha e Guajuviras concentram mais da metade dos casos de dengue no ano em Canoas

Redação

Publicado

em

A Secretaria da Saúde de Canoas emitiu um novo boletim epidemiológico com os números atualizados da dengue no município. Desde o começo de 2024, já são 2.781 casos, um aumento de 22,57% em relação à semana anterior.

Um a cada 125 canoenses já contraiu a doença apenas neste ano. Os casos seguem em concentração em dois bairros: Estância Velha, com 958 ocorrências (34,45% do total) e Guajuviras, com 529 (19,02%). Juntos, eles somam 53,47%, mais da metade dos casos.

Além disso, outros três bairros ultrapassaram, desde o último relatório, do dia 10 de abril, a marca de 200 casos. São eles o Nossa Senhora das Graças (221, ou 7,95% do total), o Harmonia (216, ou 7,77%) e Mathias Velho (208, ou 7,48%). Juntos, esses três bairros já concentram 23,2%, ou cerca de um a cada quatro ocorrências.

Os cinco bairros citados formam o cerne da epidemia de dengue em Canoas, pois somam 76,67%. Três a cada quatro casos de dengue na cidade vêm de uma dessas localidades.

O bairro Olaria também ultrapassou a centena de casos da doença, chegando a 109 ocorrências (3,92%).

Números da dengue em Canoas

Em 2024, são 2781 casos de dengue, sendo 2771 autóctones, contraídos dentro do município, e 10 importados, ocorridos fora da cidade.

  • Estância Velha: 958 casos
  • Guajuviras: 527 casos autóctones e 2 importados
  • Nossa Senhora das Graças: 219 casos autóctones e 2 importados
  • Harmonia: 216 casos
  • Mathias Velho: 208 casos
  • Niteroi: 178 casos autóctones e 2 importados
  • Olaria: 109 casos
  • Rio Branco: 98 casos
  • Igara: 70 casos
  • Marechal Rondon: 51 casos autóctones e 2 importados
  • São José: 35 casos autóctones e 1 caso importado
  • Mato Grande: 34 casos
  • Fátima: 29 casos
  • Centro: 25 casos autóctones e 1 importado
  • São Luís: 9 casos
  • Brigadeira: 5 casos
Continuar a ler

Saúde

Centro de Referência em Saúde da Mulher de Canoas tem novo endereço

Redação

Publicado

em

O Centro de Referência em Saúde da Mulher de Canoas passa a atender na avenida Guilherme Schell, nº 6.184, onde funcionava o Centro de Atenção à Saúde da Criança.

De acordo com a prefeitura, o novo local oferece melhor estrutura, com um ambiente mais acolhedor e humanizado para pacientes e funcionários.

O foco do espaço são os cuidados ginecológicos e o planejamento familiar. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

As consultas e procedimentos são encaminhados através das Unidades de Saúde. Maiores esclarecimentos podem ser feitos pelo telefone (51) 3463-5881.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm