Reunião sobre mudança da Emater do município reúne vereadores

Na tarde desta segunda-feira, 23, o presidente do Legislativo, Mateus Marcon (PT), os vereadores Gugu da Farmácia (PMDB), Alex Ávila e Renato Machado (PTB) se reuniram com representantes da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural para tratarem sobre a mudança da sede da Emater do município.
Junto dos parlamentares, estavam os representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Santa Rita e Canoas, que são contra a proposta da Secretaria Municipal da Agricultura.
A Emater/RS está em Nova Santa Rita há 25 anos e, desde o início, está localizada no mesmo local: na sede do Sindicado. A Prefeitura paga R$ 800 mensais para que a Emater permaneça neste local.

Segundo os agricultores do município, eles foram informados de que a sede da Emater mudaria para a sede da Secretaria Municipal da Agricultura o mais breve possível, com o argumento de que essa mudança agilizaria a criação de novos projetos.
Os trabalhadores rurais reclamam que essa mudança os prejudicaria, pois a nova sede estaria distante do centro e da maioria deles, afetando o trabalho de quem está na ponta da produção rural de Nova Santa Rita.
Segundo os representantes da Secretaria Estadual da Agricultura, haverá a intermediação junto ao presidente da Emater do município e Prefeitura para que a demanda dos trabalhadores seja atendida.
O deputado federal Dirceu Franciscon (PTB) também acompanhou a reunião em favor da pauta dos parlamentares e dos trabalhadores rurais do município.