Conecte-se conosco

header-top


 






 

09/05/2025
 

Geral

Acadef realiza a doação de 17 cadeiras motorizadas para pessoas com deficiência

Redação

Publicado

em

Foto: Vinicius Thormann

A Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef) realizou a primeira entrega de cadeiras motorizadas, na tarde desta quinta-feira, 14. Os equipamentos foram viabilizados através de um convênio entre a Prefeitura de Canoas e a Secretaria Estadual de Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A Acadef é referência na reabilitação física para 23 municípios do Rio Grande do Sul.

No evento, 17 cadeiras foram doadas e, durante o mês de março, ainda serão entregues 153 equipamentos, entre cadeiras manuais, motorizadas e de banho, o que beneficiará 141 pessoas com deficiência. “A inclusão é uma das grandes prioridades deste governo e fico muito satisfeito em ver que estamos atingindo nossos objetivos, possibilitando maior qualidade de vida e acessibilidade para as pessoas com deficiência de Canoas”, comenta o prefeito, Luiz Carlos Busato, que participou do evento.
A presidente da Associação, Patrícia Marcelino, reafirma o compromisso que a instituição tem com a sociedade: “Exercemos de fato e de direito a nossa missão, que é conceder às pessoas que necessitam da Acadef a cidadania e a qualidade de vida que merecem”. Já o diretor da Pessoa com Deficiência de Canoas, ligada à Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Participação Social (SMDHPS), Jair Silveira, salienta que a diretoria trabalha no desenvolvimento e na implementação de políticas públicas, “possibilitando que as pessoas com deficiência exerçam seus papeis de cidadãos, contribuindo com a sociedade a partir de sua autonomia de deslocamento, que deve ser com segurança”.
O gestor de reabilitação da Acadef, Jivago Di Napoli, explica que cada pessoa com deficiência, de acordo com algumas diretrizes do SUS, tem direito a uma cadeira motorizada. “Os beneficiários ainda passam por treinamento obrigatório de 30 dias, realizado por um terapeuta ocupacional da Acadef, momento em que também será avaliado se a pessoa está apta ou não a utilizar o equipamento”, explica. Jivago ainda comenta que a cadeira é de alta tecnologia e que custa, na compra particular, R$ 12 mil. Graças ao convênio por meio do SUS, as pessoas com deficiência recebem o equipamento de forma totalmente gratuita.
Continuar a ler

Notícias

Dia D da vacinação contra a gripe é adiado em Canoas por conta da previsão do tempo

Redação

Publicado

em

Dia D da vacinação contra a gripe é adiado em Canoas por conta da previsão do tempo

O Dia D da vacinação contra a gripe, que seria neste sábado, dia 10 de maio, foi adiado em função da previsão do tempo de fortes chuvas na região. O evento foi transferido, a princípio, para o próximo sábado, dia 17 de maio, a confirmar.

A vacinação contemplará todas as idades e grupos e acontecerá das 8 às 17 horas nas Unidades Básicas de Saúde de Canoas.

Continuar a ler

Geral

Começa nesta quarta-feira, 7, a Feira de Dia das Mães da Economia Solidária na Antiga Estação de Trem

Redação

Publicado

em

Começa nesta quarta-feira, 7, a Feira de Dia das Mães da Economia Solidária na Antiga Estação de Trem

A partir desta quarta-feira, 7, até sábado, 10, das 9 às 19 horas, acontece a tradicional Feira de Dia das Mães da Economia Solidária (Ecosol), na Antiga Estação de Trem de Canoas, na Avenida Victor Barreto, 2301, em frente ao Colégio La Salle.

Segundo o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Odavir de Melo Júnior, Juninho, “Além da feira teremos também parceria com diversas atividades de outras secretarias, como a Educação, com atividades infantis, a Saúde, com vacinação e testes rápidos e também participação da Cultura, com várias atrações para os visitantes.”

Já para Dauto Pacheco, expositor da Ecosol, “Conseguimos um espaço muito bom aqui na Antiga Estação de Trem de Canoas e estamos fazendo o possível para que a Feira aconteça, por isso convidamos todos os canoenses a nos visitar e prestigiar o nosso evento”.

Continuar a ler

Geral

Canoas conclui reforma elétrica das casas de bombas e reforça proteção contra cheias

Redação

Publicado

em

Canoas conclui reforma elétrica das casas de bombas e reforça proteção contra cheias

A Prefeitura de Canoas entregou, na manhã desta terça-feira, 6, a reforma elétrica das oito casas de bombas do município, essenciais para o sistema de drenagem da cidade. Todas foram atingidas pela enchente de 2024 e passaram por um processo completo de recuperação elétrica. A cerimônia simbólica ocorreu na Casa de Bombas 6, no bairro Mathias Velho.

As obras incluíram o envio dos equipamentos a uma oficina especializada, onde passaram por testes, substituição de componentes danificados e atualização dos sistemas de segurança. Também foi restabelecida a dupla alimentação elétrica em parte das casas de bombas, aumentando a confiabilidade do sistema. Com os reparos, todas voltaram a operar conectadas à rede elétrica da concessionária, o que reduz os custos operacionais — os geradores seguem disponíveis apenas como backup.

O prefeito em exercício, Airton Souza, destacou o empenho da gestão desde o primeiro dia.

“As obras não pararam um segundo desde que assumimos o governo. Quem passar pela região vai ver: são dezenas de caminhões e máquinas trabalhando diariamente para elevar os diques e garantir a segurança da população”, afirmou.

Para o vice-prefeito Rodrigo Busato, a obra representa mais que infraestrutura: é um avanço na reconstrução da cidade.

“A prioridade sempre foi a proteção de Canoas. Agora, para que possamos continuar avançando nas obras dos diques, tão importantes para nossa cidade, precisamos que o governo estadual libere com celeridade os recursos necessários. Temos lutado diariamente para que o repasse ocorra o mais rápido possível”, declarou.

Moradora da região, Maria Madalena Renner, de 67 anos, que vive em frente à Casa de Bombas 6, reconheceu o trabalho. “Eu moro aqui e vejo que está sendo bem feito. Eles socaram, reforçaram tudo com camadas e mantas. A gente sente mais segurança”, disse.

Segundo o secretário de Obras e Reconstrução, engenheiro Victor Hampel, o restabelecimento da energia elétrica representa um marco na operação do sistema.

“Tivemos que operar com geradores, o que tem custo alto e é arriscado. Agora, com a rede restabelecida, ganhamos em eficiência, segurança e capacidade de resposta. As casas de bombas estão em pleno funcionamento”, garantiu.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques