Saúde
Cremers interdita ensino de medicina da Ulbra no HU; universidade contesta

O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) interditou eticamente o ensino médico da Ulbra no Hospital Universitário de Canoas (HU), restringindo a presença de estudantes no local.
A decisão, baseada em vistoria realizada em março, apontou a inexistência de contrato formal entre a universidade e o hospital, exigência legal para atividades de ensino. A interdição não afeta os atendimentos médicos à população.
Em nota, a Ulbra classificou a medida como “ilegal e administrativa e juridicamente ilegítima”, alegando que apenas o Ministério da Educação tem competência para suspender atividades educacionais.
Segundo o Cremers, a fiscalização, realizada nesta quarta-feira, 30, foi motivada por denúncias de alunos sobre superlotação nos estágios — média de 12 estudantes por paciente — e falta de aulas básicas. O hospital, gerido pela Associação Saúde em Movimento, convocou reunião para o dia 5, visando regularizar o contrato com a universidade.
O que diz a Ulbra
Procurada pela reportagem de O Timoneiro, a assessoria de comunicação da universidade enviou uma nota.
“A Universidade Luterana do Brasil – Ulbra Canoas/RS, por meio de sua consultoria jurídica e de sua mantenedora AELBRA, vem a público repudiar o conteúdo e a forma do chamado Auto de Interdição do Ensino Médico 01/2025/RS, expedido pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (CREMERS), e esclarecer quanto à sua absoluta ilegitimidade jurídica e administrativa.
- O CREMERS não detém competência legal para suspender ou interditar atividades educacionais de qualquer curso de graduação, função essa que pertence exclusivamente ao Ministério da Educação, conforme a Constituição Federal (art. 209 e 211) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996). Qualquer ingerência do CREMERS nessa seara constitui violação à autonomia universitária, garantida constitucionalmente.
- O alegado “procedimento administrativo” mencionado pelo CREMERS é unilateral, ausente de contraditório e ampla defesa. A Universidade não foi previamente notificada, nem teve a oportunidade de manifestação, sendo surpreendida por uma medida divulgada diretamente à imprensa, sem respaldo técnico, jurídico ou ético.
- A nota e o auto expedido pelo CREMERS não possuem qualquer eficácia jurídica para interferir nas atividades pedagógicas da Ulbra Canoas, nem para coagir docentes, alunos ou pacientes. O uso da autoridade pública para fins intimidatórios, sem base legal ou respaldo judicial, configura, em tese, ilícitos administrativos e penais, que serão devidamente apurados nas esferas competentes.
- O Curso de Medicina da Ulbra Canoas segue autorizado e reconhecido pelo MEC, com infraestrutura adequada, corpo docente qualificado e campo de práticas regularmente estabelecido. As atividades acadêmicas, incluindo estágios supervisionados, seguem integralmente mantidas e em conformidade com os regulamentos educacionais e sanitários vigentes.
- Há mais de 20 anos, a Ulbra mantém convênio regular com a Prefeitura de Canoas e com o Hospital Universitário para as práticas de ensino, o que garante a continuidade das atividades acadêmicas de forma segura e legal.
- Conclamamos toda a comunidade acadêmica a manter a serenidade e a continuidade das atividades programadas, desconsiderando a nota divulgada pelo CREMERS. Qualquer tentativa de intimidação será enfrentada com firmeza, pela via legal e institucional, em defesa dos direitos dos nossos estudantes, professores e da sociedade.
A Universidade reafirma seu compromisso com a ética, com a excelência do ensino médico e com a saúde pública, e continuará promovendo a formação de profissionais qualificados, comprometidos com o bem-estar da população brasileira.”
Saúde
UPAs de Canoas registram mais de 3 mil atendimentos na primeira semana sob nova gestão, afirma IMAS

De acordo com a gestão municipal, na primeira semana após a troca de gestão das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Canoas, foram registrados 3.228 atendimentos nas três unidades administradas pelo Instituto Maria Schmitt (IMAS). Os dados referem-se ao período entre 25 de outubro e 2 de novembro.
De acordo com o levantamento do IMAS, a UPA Guajuviras contabilizou 1.302 atendimentos, sendo 1.046 adultos e 256 pediátricos. A UPA Rio Branco recebeu 974 pacientes (713 adultos e 261 crianças), enquanto a UPA Liberty Dick Conter registrou 952 atendimentos (707 adultos e 245 pediátricos).
Ainda de acordo com as informações, os tempos médios de espera ficaram abaixo dos limites determinados pelos protocolos de classificação de risco. Para pacientes com ficha amarela, a média foi de 19 minutos (protocolo: até 60 minutos); para ficha verde, 40 minutos (protocolo: até 120 minutos); e para ficha azul, 61 minutos (protocolo: até 240 minutos).
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a nova gestão retomou o funcionamento integral das unidades, com atendimento 24 horas para adultos e crianças. A secretária Ana Boll afirmou que as medidas adotadas estão dentro das expectativas contratuais e operacionais.
Durante o mesmo período, as unidades receberam novos enxovais e materiais hospitalares, incluindo 360 lençóis, 300 cobertores, 120 hampers e 360 peças de uniformes destinadas aos profissionais. O IMAS informou ainda que está realizando a reorganização dos fluxos assistenciais, contratação de profissionais, revisão das escalas médicas e implantação de novos protocolos de qualidade.
Saúde
Unidade Caic passa a funcionar até às 22h sem fechar ao meio-dia

A Unidade de Saúde Caic, no bairro Guajuviras, em Canoas, passou a funcionar com horário ampliado. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Fundação de Saúde de Canoas.
A partir de agora, a unidade realiza atendimentos eletivos de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, sem interrupção ao meio-dia. Entre os serviços disponíveis estão consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, vacinas, curativos, aferição de pressão e glicemia, testes rápidos, acompanhamento de gestantes e crianças, além de atendimentos voltados a hipertensos e diabéticos e coleta de citopatológico.
Conforme a Secretaria, 70% dos atendimentos no período estendido serão feitos por agendamento, enquanto 30% ficarão reservados para demanda espontânea. O agendamento pode ser realizado diretamente na unidade, localizada na Avenida 17 de Abril, nº 241, no Guajuviras.
A secretária municipal de Saúde, Ana Boll, afirmou que a ampliação busca facilitar o acesso da população aos serviços.
“O turno estendido facilita o acesso aos serviços de saúde para trabalhadores, mães e pessoas que não conseguem chegar às unidades em horário comercial”, disse.
Já a presidente da Fundação de Saúde de Canoas, Raquel Caetano, destacou que a mudança faz parte das ações voltadas à Atenção Primária. Segundo ela,
“A ampliação facilita o acesso aos serviços para quem não consegue comparecer durante o horário comercial”.
A equipe da US Caic é formada por médico, cirurgião-dentista, auxiliar em saúde bucal, enfermeiros, técnicos de enfermagem e recepcionista.
Saúde
Divas’s Associação de Mulheres promove curso gratuito de Cuidador de Idosos Básico, em Canoas

No sábado, 8 de novembro, a Associação Divas’s e a SEG – Escola Técnica Profissionalizante, realizarão o curso Básico de Cuidador de Idosos. A capacitação acontecerá na Igreja Fonte da Vida, localizada na Rua Humaitá, 1400, bairro Marechal Rondon, em Canoas, das 13h30 às 18 horas.
O curso é totalmente gratuito e os participantes receberão certificado. Na ocasião, os participantes que quiserem poderão doar, de forma voluntária, um quilo de alimento não-perecível, que será destinado a famílias da cidade.
“Essa é uma oportunidade para quem busca qualificação profissional em uma área cada vez mais requisitada, contribuindo também para o cuidado e bem-estar da população idosa”, explica a Vice-presidente da Divas’s, Naligia Alves.

Saúde4 dias atrásUnidade Caic passa a funcionar até às 22h sem fechar ao meio-dia

Educação3 dias atrásEscola Sesi de Canoas abre inscrições para o Ensino Médio com bolsas de até 100%

Segurança4 dias atrásEmpresários de Canoas buscam soluções contra arrombamentos noturnos

Saúde4 dias atrásUPAs de Canoas registram mais de 3 mil atendimentos na primeira semana sob nova gestão, afirma IMAS

Geral4 dias atrásCâmara de Canoas realiza homenagem ao Dia do Aviador e à Força Aérea Brasileira

Geral2 dias atrásAbastecimento de água em Canoas será normalizado no inicio da tarde de hoje

Saúde1 semana atrásDivas’s Associação de Mulheres promove curso gratuito de Cuidador de Idosos Básico, em Canoas

Policial3 dias atrásHomem é preso em Canoas pela GM após ser flagrado vendendo drogas no bairro Harmonia

























































