Conecte-se conosco

header-top


 






 

26/04/2025
 

Geral

ExpoUlbra terá ecopontos para descarte de resíduos sólidos

Avatar

Publicado

em

A ExpoUlbra, que acontece entre os dias 16 e 20 de outubro, além de espaço para difusão do conhecimento e de tecnologia, abrirá suas portas para tratar de outro assunto muito importante: o descarte consciente. No Brasil, estima-se que, a cada ano, são produzidos o equivalente a 387 quilos de lixo por habitante, mas menos da metade recebem o destino correto. Pensando nos efeitos causados à natureza e na necessidade de modificação desses hábitos, o Setor de Gestão Ambiental e Paisagismo da Ulbra Canoas trará para a mostra ecopontos preparados para o recolhimento dos resíduos sólidos nocivos ao meio ambiente.

Com o objetivo de sensibilizar a comunidade acadêmica e externa e promover maior divulgação sobre a importância da consciência ambiental, serão disponibilizados ao público, durante o evento, espaços de coleta dos materiais que, através de parcerias com empresas licenciadas, serão devidamente descartados ou reaproveitados.

A entrega dos resíduos poderá ser feita por alunos, funcionários e comunidade em geral através do Setor de Gestão Ambiental e Paisagismo da Ulbra Canoas, no prédio da UlbraTech, localizado por meio de banners e adesivos de identificação.

Os tipos de rejeitos que poderão ser descartados na campanha:

Coleta de eletrônicos (pen-drives, celulares, roteadores, teclados, mouses, carregadores de celulares notebooks fontes de energia) — Parceria com a Trade Recycle;

Coleta de óleo de cozinha usado (aceitos somente em garrafas PET) – Parceria com a LogSul;

Coletores de bitucas na entrada e saída do prédio principal do evento;
Doação de mudas de árvores nativas de pequeno a médio porte — Parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Canoas;

Coleta de pilhas e baterias – parceria a empresa GM&C Soluções em Logística Reversa e Reciclagem Ltda.

A proposta segue também durante o ano, com pontos disponíveis nos saguões dos prédios. Identifique-os e colabore. Descartando seu lixo, você contribui com o meio ambiente.

Continuar a ler

Geral

Dia 25 Laranja alerta para combate à violência doméstica em Canoas

Redação

Publicado

em

Dia 25 Laranja alerta para combate à violência doméstica em Canoas

Aconteceu nesta sexta-feira, 25, o evento chamado de “Dia 25 Laranja”, em prol do combate à violência doméstica, na Avenida Inconfidência esquina com Avenida Santos Ferreira, entre 14 e 15 horas.

Organizada pela Diretoria da Mulher, da Secretaria de Cidadania, Mulher e Inclusão (SMCMI), a manifestação conta com o objetivo de conscientizar e impactar a população que estiver circulando pela área, principalmente mulheres e meninas vítimas de violência.

Para a Secretária da SMCMI, Camila Nunes, “Todos os dias 25 iremos fazer uma ação na cidade em diferentes pontos, por isso nós e a Diretoria da Mulher tomamos a iniciativa, para não cair no esquecimento, de fazermos todo mês uma ação pontual de conscientização para a cidade, para diminuir os índices de violência doméstica”.

A Diretora da Mulher explica que a data de 25 de novembro foi estabelecida pela ONU como Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

Continuar a ler

Policial

Fernando Collor é preso após ordem de Alexandre de Moraes e será transferido para Brasília

Redação

Publicado

em

Fernando Collor é preso após ordem de Alexandre de Moraes e será transferido para Brasília

O ex-presidente e ex-senador Fernando Collor foi preso na madrugada desta sexta-feira, 25, em Maceió (AL), enquanto se preparava para viajar a Brasília, onde planejava se apresentar voluntariamente à Polícia Federal. A ordem de prisão foi emitida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após o esgotamento dos recursos no processo em que Collor foi condenado por envolvimento em um esquema de corrupção ligado à BR Distribuidora.

A defesa confirmou que a prisão ocorreu por volta das 4 horas, quando o ex-presidente estava a caminho da capital federal. No momento, ele permanece custodiado na sede da Polícia Federal em Alagoas, aguardando transferência para Brasília, onde cumprirá pena em regime fechado.

A condenação de Collor, que soma oito anos e dez meses de reclusão, é resultado das investigações da Operação Lava-Jato. Segundo a sentença, ele teria recebido R$ 20 milhões com o auxílio de dois empresários — Luis Pereira Duarte de Amorim e Pedro Paulo Bergamaschi de Leoni Ramos — para facilitar contratos fraudulentos entre a BR Distribuidora e a UTC Engenharia. Em troca, oferecia apoio político para manter diretores na estatal.

Na noite anterior à prisão, Moraes rejeitou um novo recurso apresentado pela defesa (embargos infringentes), considerando-o protelatório e sem respaldo legal, já que não houve votos absolventes suficientes no julgamento para justificar tal recurso. O ministro determinou o cumprimento imediato da pena, sem necessidade de esperar a publicação do acórdão.

Além de Collor, os outros envolvidos também tiveram suas penas executadas: Pedro Paulo deverá cumprir quatro anos e um mês em regime semiaberto, enquanto Luis Amorim foi condenado a penas restritivas de direitos.

O STF ainda julgará se mantém a prisão, em sessão virtual marcada para esta sexta-feira.

Continuar a ler

Geral

Invest RS visita Parque Canoas de Inovação na quinta-feira, 24

Redação

Publicado

em

Invest RS visita Parque Canoas de Inovação na quinta-feira, 24

Aconteceu na quinta-feira, 24, reunião com o objetivo de trazer mais empresas e investidores ao Parque Canoas de Inovação (PCI) e contou com a participação da Agência de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, Invest RS e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI).

A Secretária da SMDEI, Patrícia Augsten, afirma que a parceria com Invest RS é de suma importância para colocar Canoas no mapa dos investimentos do Governo do Estado, que possui a estratégia de desenvolver o RS com foco na inovação e tecnologia. Além disso, também ressaltou sobre um passo importante que foi dado em relação à governança do PCI, que passa a ser Tríplice Hélice: poder público, universidades e empresas.

“Cada hélice traz consigo expertises, recursos e perspectivas únicas que, quando alinhadas, criam um ambiente fértil para a geração e a aplicação de conhecimento. Com a formatação da nova governança, que deixa de ser exclusivamente pública, teremos mais possibilidades de impulsionar o PCI. O nosso primeiro passo é buscar recursos para investir na infraestrutura do Parque e viabilizar os lotes das demais fases”, explica.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasallediadamulher

Destaques