Conecte-se conosco

header-top







 

02/07/2025
 

Cultura

Ieda Maria Wobeto: Uma mulher além do tempo

Avatar

Publicado

em

MONIQUE LEOTE MENDES*
entrevista especial

timoneiro 3Aos 71 anos, Ieda é dona de uma beleza que impressiona e simpatia que contagia. A canoense, que há 53 anos chamou a atenção dos dirigentes do Clube Bolão Gaúcho e foi convidada a participar do primeiro Concurso de Miss Canoas, continuou mostrando seu charme e conquistando pessoas Brasil afora, prova disso, foi ter conquistado uma das vagas num dos reality shows mais concorridos da TV Brasileira.

Há pouco mais de um mês, ela saiu da casa do BBB para retomar a vida aqui fora. Ainda está colhendo os frutos que a audiência do programa lhe proporcionou. Em visita ao jornal O Timoneiro, ela contou sobre os tempos de Miss Canoas, as mudanças depois do BBB e os futuros projetos, entre eles, um livro sobre sua vida que será escrito pela renomada jornalista Léa Penteado.

Jornal O Timoneiro: Como reconheceu sua beleza numa época em que não era comum mulheres estarem de maiô em público e chegou ao concurso de Miss Canoas?
Ieda: Nós éramos de uma família muito pobre do Bairro Mato Grande. Eu perdi meu pai muito cedo, com 11 anos. Naquele tempo a gente saía apenas para ir até a missa ou no cinema, antigo Cine Rex, aqui em Canoas. Mas, lembro que com 18 anos estava no Clube Gaúcho e me chamaram para conversar na secretaria. Eu pensei: será que apareceu a barra da minha saia? Antigamente as mulheres tinham que estar sempre muito bem comportadas. Então, o diretor do clube me convidou para uma seletiva que seria a escolha da representante do clube para o concurso de Miss Canoas. Minha mãe não consentiu no primeiro momento, mas um primo próximo incentivou e ela cedeu. Aos 18 anos, ganhei o concurso pelo Clube Gaúcho e depois conquistei o título de Miss Canoas que foi no Cssgapa. Na semana seguinte, já foi o Miss Rio Grande Do Sul. Lembro que na época me brotou uma vaidade que eu mantenho até os dias de hoje. Eu desfilei de maiô, naquele tempo isso não era comum, as mulheres tinham vergonha. Mas, eu nunca me importei muito com isso, sempre tive coragem de seguir. O concurso foi muito importante para mim, me fez ser conhecida na cidade e me abriu muitas portas depois.

Jornal O Timoneiro: Com a participação no BBB 17 sua vida foi exposta para muitas pessoas. Como foi essa participação no reality, valeu a pena?
Ieda: Eu nunca tive dificuldade em assumir minha beleza e me sentir poderosa. Quando resolvi entrar no BBB ele parecia um sonho distante, tipo ir para a lua, entende? Mas, deu certo, mesmo sem ter enviado o vídeo que eles pediam na inscrição. Entrei no BBB para me conhecer, porque às vezes a gente não se conhece. Tu pensa que é uma coisa, e que está certa em outras e, quando vê, não está. Quando estava confinada no programa, vi que podia melhorar em muitas coisas. Dizem que a gente não melhora mais depois de uma certa idade, isso não é verdade, sempre se pode melhorar. Me considero uma pessoa muito forte, me admirei por ter permanecido todo esse tempo lá dentro. Foi um desafio muito grande para mim, e com ele, vejo que estou disposta a outros também – venha o que vier. Talvez em casa, no dia a dia, eu não seja tão pacienciosa em função de ter filhos, e tudo que se fala fica bem depois. E lá dentro, tive que engolir algumas coisas. Aprendi a ter mais paciência, entender mais as pessoas principalmente, os mais jovens. Muitas vezes pensava que eu sendo mais velha, teria que ser mais entendida, e não isso, temos que entender melhor os outros. Valeu a pena cada segundo no programa. Agora tenho oportunidade de passar um pouco mais das minhas vivências para as pessoas e acho que estou conseguindo, pelo carinho que tenho tido, as pessoas me agradecem pela minha atitude lá dentro e minha coragem mesmo com minha idade. Vejo que posso ajudar as pessoas, eu vi que posso, aliás, todo mundo pode ajudar uns aos outros.

Jornal O Timoneiro: Você é inspiração para muitas pessoas da sua idade e outras tantas também. Mas, qual o segredo para manter a disposição e não parar no tempo?
Ieda: Digo que não podemos ter preconceito. As pessoas se divertem, se cuidam, se ajudam independente de idade. Não devemos fazer as coisas pelos outros, mas viver aquilo que queremos e gostamos; que nos faz bem, não ficar pensando no que o outro pensa. E também, não devemos parar nunca de ter sonhos e seguir em frente. Eu não me visto de acordo com a minha idade. Eu procuro manter o espírito e meu espírito varia muito. Se estou com meus netos de 4 e 5 anos, eu tenho 4 e 5 anos. Se estou com os mais velhos de 20 e 30, eu tenho 20 e 30. Se estou com minhas amigas de 50 e 60, eu tenho a idade delas. Esse é o segredo: ser um camaleão e estar de acordo com o ambiente e com as pessoas que estão nele, desde que se sinta bem. Eu fiz uma mensagem que várias pessoas ouviram e dizia assim: Se olhe no espelho, se ache linda. Vá trocar a cor do cabelo, faça alguma coisa por si mesmo. Você tem que se ajudar, não espere que o outro te ajude. Tenha coragem de ser o que você é.

Jornal O Timoneiro: Conta para nós as novidades e os seus projetos para o futuro?
Ieda: Eu sou canoense e aqui é meu lugar, minha casa, meu chão. Mas preciso aproveitar as oportunidades que esse momento está me trazendo. Provavelmente nos próximos dias vou ficar mais afastada daqui, indo e voltando para o Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, enfim, onde me chamarem para trabalhar. Esta semana vamos para o RJ fazer fotos para o GShow que deve sair logo. Também estou recebendo várias propostas para participar de editoriais e catálogos de moda. Mas, uma boa notícia e que vai me levar uma semana parava Bahia, é sobre um projeto lindo que vem se desenhando e foi convite da renomada jornalista e escritora Léa Penteado, a mesma que fez o livro do Roberto Carlos na apresentação em Jerusalém e outras tantas. Ela quer escrever um livro contando minha história – e olha que tenho muitas! (risos) Fatos engraçados, momentos das minhas viagens pelo mundo e a participação no BBB 17.

Óticas Gobbi e Luxxor presenteiam Ieda com óculos Versace

Em homenagem ao Dia das Mães, as Óticas Gobbi e Luxxor, presentearam a ex-BBB17 ex-Miss Canoas, Ieda Maria Wobeto, com dois modelos de óculos escolhidos por ela mesma.
A canoense foi recebida com espumante e docinhos, na filial 01 da Gobbi, no Calçadão de Canoas, pelos profissionais da empresa. Esbanjou simpatia e foi prestativa com todos que se aproximaram dela para registrar o momento. Para a gerente da Gobbi, Rita Araújo, foi um prazer presenteá-la, “ela representou muito bem Canoas e as mulheres com sua elegância, classe e simpatia.”

Acompanhada da filha Tanara, ela experimentou todos os modelos com atenção e se deixou registrar com cada um deles. Na ocasião, ela teve a difícil tarefa de escolher seus presentes entre grifes conceituadas. Os modelos escolhidos foram ambos da marca Versace: o solar com espelhamento dourado e o óculos de grau confeccionado com exclusividade pela Luxxor com lentes free form personalizadas.

11

Ieda com Eduardo Machado e Renata, da LUXXOR, Delma Gobbi e Rita Araújo, das Óticas Gobbi

10

Ieda experimentando seu novo óculos Versace

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Sesc Canoas recebe espetáculos de grupos teatrais gaúchos com foco em negritude

Redação

Publicado

em

Sesc Canoas recebe espetáculos de grupos teatrais gaúchos com foco em negritude

Duas das mais importantes companhias teatrais do Rio Grande do Sul, UTA e Pretagô se reúnem em um projeto inédito de circulação por quatro cidades gaúchas.

Nos dias 27 e 28 de junho, o Sesc Canoas recebe a estreia do projeto “Encontro e Circulação de Temáticas Negras”, com a apresentação dos espetáculos “Mesa Farta”, do grupo Pretagô, e “Zaze-Zaze: uma festa para Vavó”, do grupo UTA, além de uma oficina voltada a estudantes, professores e artistas das artes cênicas.

A proposta valoriza e amplia o acesso a obras que exploram, por diferentes caminhos estéticos, temas relacionados à negritude no Brasil. “Em Mesa Farta”, o grupo Pretagô lança mão da metáfora da mesa como espaço de convívio e poder para abordar experiências negras contemporâneas, com dramaturgia construída a partir de relatos pessoais e trechos de obras clássicas da literatura dramática.

Já “Zaze-Zaze: uma festa para Vavó”, inspirado em texto de Hermes Mancilha, presta homenagem às memórias e à resistência da mulher negra brasileira por meio de um espetáculo de rua que mescla comicidade, lirismo e elementos rituais.

A programação, totalmente gratuita, começa no dia 27 de junho, sexta-feira, às 19h30, com a apresentação de “Mesa Farta” no Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340). Não é preciso retirar antecipadamente os ingressos. No dia seguinte, às 10h, ocorre uma oficina voltada à formação de professores, estudantes e artistas da cena, e, às 16h, o público poderá conferir “Zaze-Zaze: uma festa para Vavó” no Calçadão de Canoas (Rua Tiradentes).

“Acreditamos que esse encontro entre os grupos se justifica tanto pela troca artística proporcionada, quanto pela possibilidade de o público acessar diferentes estéticas, ainda que com pontos de contato em torno da temática negra”, explica Thiago Pirajira, professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e integrante dos dois coletivos.

Segundo ele, o projeto também atua como ferramenta de formação e enfrentamento das lacunas ainda existentes na formação de artistas e educadores para o ensino da cultura e da história negra. Além de Canoas, a circulação passará por Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria, com apresentações de cada espetáculo e oficinas ao longo da programação.]

UTA e Pretagô: Encontro e Circulação de Temáticas Negras – Sesc Canoas

Data: De 27/06 (sexta-feira) a 28/06 (sábado)
Ingressos: Gratuitos, sem necessidade de retirada antecipada
Informações: Pelos telefones (51) 3456-2013, (51) 3464-6909, (51) 3463-6756 e (51) 3463-6733 ou pelo Whatsapp (51) 3456-2013

27/06 (sexta-feira)
“Mesa Farta”
Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
Horário: 19h30

28/06 (sábado)
Oficina Formativa
Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340).  Inscrições diretamente no local.
Horário: 10h
Inscrições: No local, antes do início
“Zaze-Zaze: uma festa para Vavó”
Local: Calçadão de Canoas (Rua Tiradentes)
Horário: 16h

*No caso de chuva, o espetáculo será transferido para o Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)

Continuar a ler

Cultura

Turma do Pagode retorna a Canoas com novo show no Clube Tradição, dia 27 de junho

Redação

Publicado

em

Turma do Pagode retorna a Canoas com novo show no Clube Tradição, dia 27 de junho
A Turma do Pagode volta ao palco do Clube Tradição, em Canoas, no dia 27 de junho (sexta-feira) prometendo uma noite inesquecível de muito samba, romance e alegria. Os ingressos estão à venda online pelo site Next Ingresso e também na bilheteria do Clube Tradição.
Após lotar a casa em 2023, o grupo retorna com novo show, trazendo os grandes sucessos que marcaram sua trajetória e os mais recentes hits lançados. No repertório, não vão faltar clássicos como “Lancinho”, “Sua Mãe Vai Me Amar”, “Bebe e Vem Me Procurar” e “Deixa em Off”, além de novidades como “Duvido” e outras surpresas.
Com mais de 2 décadas de história, a Turma do Pagode é um dos principais nomes do pagode nacional, atravessando gerações com seu estilo contagiante e letras que falam de amor, da vida e da celebração.
Nas plataformas digitais, o sucesso também é estrondoso: são 10 milhões de seguidores nas redes sociais, mais de 6 milhões de ouvintes mensais no Spotify e mais de 2 bilhões de visualizações no YouTube, além de bilhões de streams em outros canais.
Turma do Pagode em Canoas – RS
27 de junho (sexta-feira)
Local: Clube Tradição (Av. Boqueirão, 801)
Horário: abertura da casa 22h
Show de abertura com Grupo CDP: 0h
Show principal com Turma do Pagode: 2h30
Ingressos: a partir de R$ 50,00

Pontos de venda:

  • Online (com taxa): https://nextingresso.com.br
  • Ponto físico: Clube Tradição
    • Pagamento em dinheiro: sem taxa
    • Pagamento via cartão ou Pix: taxa de 10%

Horários de atendimento na bilheteria:

  • Terça-feira: das 20h à 1h
  • Sextas e sábados: das 17h às 4h

Informações

WhatsApp: (51) 98403-1952
Continuar a ler

Cultura

Espetáculo COMA estreia em setembro em Canoas e convida o público para jornada sensorial profunda

Redação

Publicado

em

Espetáculo COMA estreia em setembro em Canoas e convida o público para jornada sensorial profunda

O espetáculo COMA, com dramaturgia de Marco Marchessano (Artista e performer radicado em Canoas) e Leandro Silva (Artista bonequeiro filiado à ABTB / Centro UNIMA, diretor teatral e pesquisador), estreia em setembro, na cidade de Canoas, como uma experiência cênica que funde teatro visual, animação e tecnologias poéticas.

Ambientado entre os limites da consciência e da inconsciência, o espetáculo propõe uma imersão sensorial e emocional no universo de um homem em estado de coma, refletindo sobre a fragilidade da vida, a espiritualidade e os dilemas éticos que envolvem sua permanência ou fim.

A narrativa se constrói a partir de imagens, sons, marionete em escala real e projeções oníricas que substituem a linearidade tradicional por uma dramaturgia do sensível. O espectador é conduzido por atmosferas que transmutam uma UTI em um espaço metafísico, onde a figura do Homem em Coma flutua entre memórias, traumas e possibilidades de retorno ou partida.

A cada imagem, luz e som, o espetáculo se funde e mexe com todos os nossos sentidos, a trilha sonora pulsa como o próprio corpo em suspenso, vozes distantes, murmúrios e silêncio compõem o tecido sonoro que sustenta a jornada. Elementos visuais como projeções holográficas, animações fragmentadas e luzes líquidas criam uma atmosfera entre o concreto e o abstrato, onde o tempo se dobra e a percepção se altera.

Mais do que um espetáculo, COMA é uma travessia poética sobre a condição humana diante do limite, com poesia e silêncio, reflexões sobre a bioética dos limites da vida, a espiritualidade em estado de suspensão e a presença do afeto mesmo na ausência do corpo consciente.

Serviço:

  • Espetáculo COMA
  • Dramaturgia: Marco Marchessano e Leandro Silva
  • Gênero: Teatro Visual, Teatro de Animação, Poéticas Tecnológicas
  • Classificação: 16 anos
  • Duração: 60 minutos
  • Estreia: Setembro de 2025
  • Cidade: Canoas (RS)
  • Local, datas e ingressos: a serem divulgados em breve
  • instagram @projeto.coma
  • Informações: projetocoma2018@gmail.com | Marco Marchessano

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques