Conecte-se conosco

header-top


 






 

06/12/2024
 

Comunidade

[VÍDEO] Moradores denunciam coação eleitoral na ocupação da Rua da Barca

Avatar

Publicado

em

rua-da-barca-2

Na tarde de quinta-feira, 13, moradores da ocupação da rua da Barca denunciaram à redação de O Timoneiro uma suposta tentativa de coação, que se baseia em um vídeo que teria sido gravado no último final de semana. Quem aparece falando na tela é o ex-diretor da Secretaria Municipal de Obras (SMO), Liomar Borges (PSD), dizendo que falava em nome do prefeito Jairo Jorge (PT) e coagindo os residentes do local a colocarem em suas casas placas da candidata Beth Colombo (PRB), em troca de suposto cancelamento de uma ordem de desocupação da área, onde vivem cerca de 100 famílias. Borges se exonerou do cargo, em julho, para concorrer a vereador na coligação Bloco do Orgulho Municipal (BOM).

Em um trecho é possível ouvi-lo dizendo que estava no local a mando do chefe do Executivo. “Ontem ele falou para mim. Liomar, tu vai lá e fala isso para eles”, argumentou. “Ele disse pra mim. Esse pessoal, estão lá dependendo da prefeitura e são traíra”, alegou em outro momento. Segundo ele com quem se reuniu na noite anterior. “Hoje eu vim aqui oficialmente pelo prefeito”, afirmou.

Liomar diz no vídeo que os moradores deveriam trocar as placas do candidato Luiz Carlos Busato (PTB) pelas da candidata Beth Colombo. O ex-diretor chega a usar o termo “traíras” para se referir a quem colocou em suas casas as placas de Busato. Em diversos pontos do vídeo, Borges reafirma que estava ali a pedido do prefeito e chega a dizer que mesmo em uma possível derrota, se apoiarem a candidata governista, o chefe do Executivo teria garantido o cancelamento da ordem de reintegração de posse. “Ele disse pra mim. Esse pessoal estão lá dependendo da prefeitura e são traíra”, disse em um trecho.

Como prova da colaboração, alegou que faria um vídeo com cada morador. “Eu sou o representante do Jairo Jorge aqui hoje. Eu vou tirar um vídeo de vocês, vocês dizendo para ele que estão apoiando a Beth”, disse.

Em dado momento do vídeo, ele diz que a permanência no local depende do apoio político dos moradores mediante fixação de placas em suas casas. “É para vocês ficarem com a Beth que vocês não vão sair daqui. Ele não vai tirar vocês daqui”, disse. “Acabou vim um vereador aqui, dar uma sacolinha. Acabou. Agora é a casa de vocês. Vamos jogar bem sério agora”, salientou em outro momento.

Percebendo que estava sendo gravado, ele disse: “olha aí, tem celular para tudo que é lado. Não dá. Quem não quer ouvir nada, pode ir. Eu tenho minha casa. Se não querem me ouvir, se não querem uma coisa boa para vocês, vocês falam”, afirmou.

Questionado por uma das moradoras se o prefeito faria um documento e o entregaria para a advogada do município, Borges responde que a advogada não vai mais ao bairro. “Não põe mais os pés aqui”.
Um dos argumentos de Liomar era que Jairo Jorge, mesmo em posse de uma ordem judicial, não removeu os moradores do local. “Se ele quisesse tirar vocês, tinha tirado há semanas já. Ele está com a ordem lá, é só mandar executar”, disse.

Ao final, ele afirma que os moradores deveriam trocar as placas. “Nós estamos com as placas da Beth li. Nós vamos baixar agora. Os que tiverem placas do Busato, nós vamos filmar e nós vamos dar a da Beth pra vocês”, alegou. Um morador questionou o que aconteceria com eles caso a candidata do PRB perdesse as eleições. “O Jairo, antes de sair, da a canetada para vocês”, garantiu dizendo que na quinta-feira, por volta das 6 horas, a Brigada Militar deveria estar retirando os que ali residem. Liviomar Borges, irmão de Liomar, mora na ocupação.
A Prefeitura de Canoas move uma Ação Civil Pública para desocupar a área alegando questões ambientais e urbanísticas e existe uma decisão para desocupação da área, que aguarda cumprimento.

Remoção

Questionada sobre a situação das famílias da rua da Barca, a Prefeitura respondeu que a possibilidade de remoção é real. “Sim, pois aquela é uma área que está fora do dique de proteção às cheias, sujeita a alagamentos, desprovida de infra-estrutura básica e portanto imprópria para moradia. Além disso, a ocupação irregular gera o desordenamento urbano do solo, conforme rege o Plano Diretor Urbano e Ambiental do município”, disse a administração municipal. A respeito do prazo para a desocupação, a resposta foi: “A Procuradoria-Geral do Município ingressou na Justiça, no primeiro semestre, com pedido de interdito proibitório e reintegração de posse da área e o processo está em trâmite”.

Assista os vídeos

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Lista de selecionados remanescentes para retirada de geladeiras do Programa Canoas Volta pra Casa é divulgada

Redação

Publicado

em

Lista de selecionados remanescentes para retirada de geladeiras do Programa Canoas Volta pra Casa é divulgada

Na segunda-feira, 2, foi divulgada pela Prefeitura de Canoas a relação dos selecionados remanescentes e que ainda não retiraram a geladeira do Programa Canoas Volta pra Casa. A listagem foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM).

Segundo o Escritório de Projetos, o eletrodoméstico pode ser retirado, em uma última oportunidade, nesta terça, 3, e na quarta-feira, 4, no horário das 9h às 16h, no depósito junto ao Senai (Rua Napoleão Laureano, 11, Centro).

Confira a listagem:

Canoas Volta Pra Casa – Listagem 02122024

Continuar a ler

Comunidade

Eleitores canoenses podem votar na Consulta Popular – Reconstrução RS até sexta-feira, 6

Redação

Publicado

em

Eleitores canoenses podem votar na Consulta Popular – Reconstrução RS até sexta-feira, 6

Os eleitores de Canoas já podem votar nas prioridades regionais para a Consulta Popular – Reconstrução RS, que começou nesta segunda-feira, 2, e segue até as 23h59 de sexta-feira, 6. Essa é a última etapa do processo participativo, pelo qual são definidas prioridades regionais que serão incorporadas ao orçamento do Estado.

Além da internet e na Coordenadoria da Pessoa Idosa (Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças), os cidadãos poderão usar o WhatsApp, através do número (51) 3210-3260, para eleger as ações que consideram essenciais.

Como participar

Para participar da votação pelo site, é preciso acessar o portal da Consulta Popular, informar o título de eleitor e, então, escolher a ação que deseja ver implementada.

Caso não tenha em mãos o número do título, poderá obtê-lo por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em seguida, o cidadão será encaminhado à cédula de votação regional, que contém as ações.

Consinos

O Corede do Vale do Sinos (Consinos) terá R$ 2.042.857,14 para serem aplicados em projetos de desenvolvimento regional eleitos pela comunidade.

O Consinos é formado por 14 municípios do Vale do Sinos: Araricá, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul.

Continuar a ler

Comunidade

Servidora canoense receberá homenagem póstuma no CAD Mathias Velho

Redação

Publicado

em

Servidora canoense receberá homenagem póstuma no CAD Mathias Velho

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, prestará uma homenagem póstuma a servidora do Centro de Acesso a Direitos (CAD), Elisandra Jaqueline dos Passos. Falecida em agosto deste ano, Elisandra será lembrada com a instalação de uma placa que dará nome a uma das salas do CAD Mathias Velho.

Um ato está programado para o dia 3 de dezembro, na unidade onde ela trabalhava como agente de ação social ao longo de oito anos. A denominação da estrutura teve o aval da Procuradoria-Geral do Município (PGM) e será chancelada por meio de decreto a ser assinado pelo prefeito Jairo Jorge. Responsável pela contratação da servidora à época, a Fundação La Salle se junta a homenagem.

Jaqueline dos Passos

Jaqueline dos Passos

Jaqueline dos Passos

Nascida no dia 27 de dezembro de 1973, Jaqueline dos Passos faleceu em decorrência de parada cardíaca, aos 50 anos, no período em que lutava contra um câncer no estômago.

Moradora do bairro Mathias Velho, ela era mãe de duas filhas. A profissional passou a integrar o quadro de colaboradoras da Segurança Pública de Canoas, como agente de ação social, a partir da Casa da Cidadania, em  2016.

A partir de contrato com a Fundação La Salle, Jaqueline permaneceu nos projetos do sistema integral de prevenção à violência de Canoas, passando pelo Centro de Prevenção às Violências e pelo Centro de Acesso a Direitos até o seu falecimento, em 22 de agosto de 2024.

Segundo relatos de colegas e amigos, Elisandra era engajada pelas causas sociais, amava atuar na prevenção às violências, em especial com adolescentes e jovens que o CAD atende. Ainda tinha uma atuação ímpar nas visitas domiciliares e nas buscas ativas, trabalho que executava com maestria.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm