Comunidade
[VÍDEO] Moradores denunciam coação eleitoral na ocupação da Rua da Barca
Na tarde de quinta-feira, 13, moradores da ocupação da rua da Barca denunciaram à redação de O Timoneiro uma suposta tentativa de coação, que se baseia em um vídeo que teria sido gravado no último final de semana. Quem aparece falando na tela é o ex-diretor da Secretaria Municipal de Obras (SMO), Liomar Borges (PSD), dizendo que falava em nome do prefeito Jairo Jorge (PT) e coagindo os residentes do local a colocarem em suas casas placas da candidata Beth Colombo (PRB), em troca de suposto cancelamento de uma ordem de desocupação da área, onde vivem cerca de 100 famílias. Borges se exonerou do cargo, em julho, para concorrer a vereador na coligação Bloco do Orgulho Municipal (BOM).
Em um trecho é possível ouvi-lo dizendo que estava no local a mando do chefe do Executivo. “Ontem ele falou para mim. Liomar, tu vai lá e fala isso para eles”, argumentou. “Ele disse pra mim. Esse pessoal, estão lá dependendo da prefeitura e são traíra”, alegou em outro momento. Segundo ele com quem se reuniu na noite anterior. “Hoje eu vim aqui oficialmente pelo prefeito”, afirmou.
Liomar diz no vídeo que os moradores deveriam trocar as placas do candidato Luiz Carlos Busato (PTB) pelas da candidata Beth Colombo. O ex-diretor chega a usar o termo “traíras” para se referir a quem colocou em suas casas as placas de Busato. Em diversos pontos do vídeo, Borges reafirma que estava ali a pedido do prefeito e chega a dizer que mesmo em uma possível derrota, se apoiarem a candidata governista, o chefe do Executivo teria garantido o cancelamento da ordem de reintegração de posse. “Ele disse pra mim. Esse pessoal estão lá dependendo da prefeitura e são traíra”, disse em um trecho.
Como prova da colaboração, alegou que faria um vídeo com cada morador. “Eu sou o representante do Jairo Jorge aqui hoje. Eu vou tirar um vídeo de vocês, vocês dizendo para ele que estão apoiando a Beth”, disse.
Em dado momento do vídeo, ele diz que a permanência no local depende do apoio político dos moradores mediante fixação de placas em suas casas. “É para vocês ficarem com a Beth que vocês não vão sair daqui. Ele não vai tirar vocês daqui”, disse. “Acabou vim um vereador aqui, dar uma sacolinha. Acabou. Agora é a casa de vocês. Vamos jogar bem sério agora”, salientou em outro momento.
Percebendo que estava sendo gravado, ele disse: “olha aí, tem celular para tudo que é lado. Não dá. Quem não quer ouvir nada, pode ir. Eu tenho minha casa. Se não querem me ouvir, se não querem uma coisa boa para vocês, vocês falam”, afirmou.
Questionado por uma das moradoras se o prefeito faria um documento e o entregaria para a advogada do município, Borges responde que a advogada não vai mais ao bairro. “Não põe mais os pés aqui”.
Um dos argumentos de Liomar era que Jairo Jorge, mesmo em posse de uma ordem judicial, não removeu os moradores do local. “Se ele quisesse tirar vocês, tinha tirado há semanas já. Ele está com a ordem lá, é só mandar executar”, disse.
Ao final, ele afirma que os moradores deveriam trocar as placas. “Nós estamos com as placas da Beth li. Nós vamos baixar agora. Os que tiverem placas do Busato, nós vamos filmar e nós vamos dar a da Beth pra vocês”, alegou. Um morador questionou o que aconteceria com eles caso a candidata do PRB perdesse as eleições. “O Jairo, antes de sair, da a canetada para vocês”, garantiu dizendo que na quinta-feira, por volta das 6 horas, a Brigada Militar deveria estar retirando os que ali residem. Liviomar Borges, irmão de Liomar, mora na ocupação.
A Prefeitura de Canoas move uma Ação Civil Pública para desocupar a área alegando questões ambientais e urbanísticas e existe uma decisão para desocupação da área, que aguarda cumprimento.
Remoção
Questionada sobre a situação das famílias da rua da Barca, a Prefeitura respondeu que a possibilidade de remoção é real. “Sim, pois aquela é uma área que está fora do dique de proteção às cheias, sujeita a alagamentos, desprovida de infra-estrutura básica e portanto imprópria para moradia. Além disso, a ocupação irregular gera o desordenamento urbano do solo, conforme rege o Plano Diretor Urbano e Ambiental do município”, disse a administração municipal. A respeito do prazo para a desocupação, a resposta foi: “A Procuradoria-Geral do Município ingressou na Justiça, no primeiro semestre, com pedido de interdito proibitório e reintegração de posse da área e o processo está em trâmite”.
Assista os vídeos
Comunidade
Campanha do Agasalho 2025 inicia doação de roupas nesta quarta-feira, 2

A Campanha do Agasalho 2025 já começou e a distribuição de roupas está ocorrendo no ginásio do Centro de Esporte e Lazer São Luís (Rua Engenheiro Rebouças, 1000, bairro São Luís, local que também funciona como abrigo e está aberto 24 horas por dia. A partir desta quarta-feira, 2 de julho, as peças também estarão disponíveis para retirada em todas as subprefeituras, das 8h às 17 horas.
Com o slogan “O seu roupeiro não sente frio, desapegue do que você não usa mais e aqueça quem precisa”, a campanha deste ano tem como objetivo principal ampliar o acolhimento de pessoas em situação de rua e de famílias em vulnerabilidade social. A ação foi antecipada em razão das frentes frias que chegaram ao município antes mesmo do início oficial do inverno.
Para facilitar a participação da comunidade, a edição 2025 da Campanha do Agasalho contará com o serviço de tele busca de doações, agilizando a coleta de roupas e cobertores doados.
De acordo com o secretário de Assistência Social, Márcio Freitas, a campanha tem papel essencial no cuidado coletivo,
“A solidariedade é um instrumento poderoso de transformação social. Cada peça doada representa acolhimento e dignidade para quem mais precisa nesse momento de frio.”
Já o secretário da Defesa Civil, Vanderlei Cordeiro, destaca o esforço conjunto das equipes, “Nossas equipes estão mobilizadas diariamente, atuando nos abrigos, nas ruas e agora também apoiando a logística de doações. O envolvimento da população é fundamental para que ninguém fique desassistido.”
Reforçamos o chamado à população para que doe roupas em bom estado, especialmente agasalhos, cobertores, meias e calçados, com prioridade para itens de inverno para adultos e crianças.
Locais de retirada a partir de 2 de julho:
- Subprefeituras Regionais (das 8h às 17h)
- Ginásio do CEL São Luís – aberto 24h
Mais informações e tele busca de doações:
– Secretaria de Assistência Social – (51) 3236-2700
– Defesa Civil – (51) 8255-0805
Comunidade
Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas aos bairros Mathias e Guajuviras

O Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas a mulheres dos bairros Mathias Velho e Guajuviras. A iniciativa visa capacitar e empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade econômica, social ou climática, promovendo o desenvolvimento econômico inclusivo através da potencialização de seus negócios.
O programa tem como pilares a qualificação profissional, a legalização de negócios informais e o fortalecimento da autonomia financeira das participantes. A formação abordará temas como boas práticas empreendedoras, desenvolvimento pessoal e de marca, análise de negócio e precificação, estratégias de venda, economia e finanças, e elaboração de plano de ação.
Além das aulas, as participantes contarão com 90 dias de mentoria individualizada. A conclusão do curso será marcada por uma feira de empreendedoras, onde poderão expor e vender seus produtos ou serviços.
A primeira reunião com lideranças locais está marcada para o dia 15 de julho. Após essa etapa, serão abertas as inscrições para as mulheres interessadas, e o início das aulas está previsto para o dia 11 de agosto. O cronograma completo, locais do curso e demais detalhes serão divulgados após a primeira reunião.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten, afirma que o programa vai impulsionar o empreendedorismo feminino nos bairros contemplados.
“Entramos em contato com a Junta Comercial para trazer o Avança Mulher Empreendedora para Canoas porque entendemos a importância dessa iniciativa e como ela poderá impactar positivamente na vida das mulheres canoenses e de suas comunidades. Um dos eixos de trabalho da nossa secretaria é justamente a qualificação profissional e empreendedora. Por isso, estamos ativamente em busca de mais parcerias como essa, para contemplar cada vez mais a nossa população, gerando melhores oportunidades de emprego ou fortalecendo negócios com o objetivo principal de aumentar a renda e promover a autonomia econômica”, destaca.
O programa é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, por meio da Junta Comercial, Industrial e de Serviços (JucisRS), e pela Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape).
Em Canoas, a execução será coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com a Secretaria da Cidadania, Mulher e Inclusão.
Comunidade
Moradores que decidiram permanecer na Praia do Paquetá recebem auxílio da Defesa Civil

De acordo com a gestão municipal, desde a quinta-feira, 19, quando as águas começaram a subir na Praia do Paquetá, a comunidade local começou a receber suporte da Prefeitura de Canoas, com coordenação da Defesa Civil e contando com a ação integrada entre diversas secretarias.
Entre as ações voltadas a quem optou por permanecer no local, ocorreram entregas de cestas básicas e suporte com acolhimento a famílias atingidas, além de resgate de pets encontrados na região. Na localidade vivem 120 famílias, das quais 100 optaram por permanecer nas suas casas.
Para o secretário da Defesa Civil e Resiliência Climática, Vanderlei Marcos, a estratégia prioritária é antecipar o suporte humanitário, mitigando o impacto sobre a vida das pessoas. Além da entrega de ranchos completos, a Defesa Civil atuou no alerta sobre riscos e na oferta de transporte para quem necessitasse buscar segurança por decorrência da cheia.
Já o secretário da Assistência Social, Márcio Freitas, trabalhou na entrega de alimentos e comandou o serviço de abrigos públicos para desalojados. A secretária de Bem-estar Animal, Paula Lopes, liderou o resgate de bichinhos de estimação para castração e encaminhamento a tutores. As atividades prosseguirão ao longo do final de semana.
“A nossa comunidade vive da pesca e do turismo. Com o tempo adverso, não tem como pescar, nem tem pessoas para comprar nosso pescado. Esse alimento garante segurança para estes dias difíceis”, pontuou o presidente da Associação de Moradores e Pescadores da Praia de Paquetá, Paulo Denilto.
Moradora de Paquetá, Elisabete Saroba agradeceu o donativo que irá manter a família formada por sete pessoas, cujos adultos trabalham na pesca e na construção, pelas próximas semanas. A Defesa Civil mantém plantão na entrada do bairro para orientar e transportar pessoas para acolhimento. As demais áreas da cidade não apresentam mais zonas de alagamento.
- Política1 dia atrás
Vereadores aprovam projeto da Prefeitura de Canoas que aumenta ISSQN
- Política1 semana atrás
Na CICS, deputado federal Busato se posiciona contra aumento de impostos em Canoas
- Canoas1 semana atrás
Medalha Pinto Bandeira é entregue a 15 cidadãos nesta segunda-feira, 23; confira quem são
- Cultura1 semana atrás
Turma do Pagode retorna a Canoas com novo show no Clube Tradição, dia 27 de junho
- Enchente 2024 Canoas1 semana atrás
Canoas vai receber mais de R$ 300 milhões para obras de prevenção e reconstrução, garante Busato
- Política1 semana atrás
Câmara de Canoas realiza audiência pública para debater proposta de aumento do ISSQN
- Destaques1 semana atrás
CHUVAS: Mais de 7 mil pessoas desalojadas, quatro mortos e 146 municípios afetados no RS
- Clima5 dias atrás
Defesa Civil Estadual emite alerta para ciclone extratropical e grande volume de chuva no final de semana