Comunidade
Manifestação contra demissões da MWM movimenta partidos e sindicatos em frente à Prefeitura
Uma movimentação em frente ao Paço Municipal gerou transtorno e chamou a atenção dos transeuntes na tarde desta sexta-feira, 27, e não era a decoração do natal sendo instalada no centro da cidade. Dezenas de pessoas ocuparam a rua XV de janeiro, em frente à Prefeitura, para reivindicar uma atitude do poder público em função das demissões na empresa MWM.
A fabricante de caminhões e motores, instalada há mais de 20 anos no bairro São Luís, anunciou que fechará as portas no próximo ano. No início de 2015, ostentava uma folha de pagamento de cerca de 1.300 funcionários. Porém, já demitiu mais de 700 e deve, até fevereiro de 2016, dispensar os demais postos de trabalho.
Para Vitor Luiz Schwrtner, um dos líderes do movimento, os representantes estão sendo omissos. “O motivo do movimento é o fechamento da MWM e o desemprego em massa que vem acontecendo dentro do setor dos metalúrgicos de Canoas, que até este momento já são mais de dois mil, e denunciar a omissão das autoridades políticas locais e o próprio sindicato metalúrgico por ser omisso, por não fazer a luta”, destaca.
Segundo ele, o movimento ocorre na sede do poder Executivo, pois o mesmo esteve junto dos trabalhadores quando o contrato foi fechado, mas não quando o mesmo foi recindido. “Há um ano e três meses atrás, ela (Prefeitura) esteve presente e festejou junto conosco quando houve a assinatura de uma linha de caminhões dentro da MWM. E nem um ano depois, com o investimento de R$ 50 milhões e com incentivos fiscais, com dinheiro público envolvido, em menos de um ano depois se anuncia o fechamento dessa empresa. Para nós é muito estranho. Então por isso, especificamente, esse ato é na frente da Prefeitura para tentar explicar onde investiu o dinheiro”, cobra.
Representantes da Central Sindical e Popular (CSP) Conlutas, do Sindisaúde, do Movimento de Luta Socialista (MLS), e do Cpers estiveram presentes. Representando o 20º núcleo do Centro dos Professores do Rio Grande do Sul (Cpers), a diretora Cleusa Werner participou para mostrar solidariedade. “A gente veio prestar solidariedade aos trabalhadores, pais de família, que estão na eminência de perder seus empregos pelo fato da MWM estar fechando as portas em Canoas. Primeiro usou dos recursos públicos e incentivos fiscais que foram dados e agora estão indo embora”, salienta.
Rejane de Oliveira, presidente do Cpers Sindicato, foi além. Para ela, houve uma contradição no discurso do prefeito da cidade, Jairo Jorge (PT). “O Prefeito foi com os deputados estaduais até a MWM dizer para os funcionários vestirem a camiseta, pois o governo estava investindo para abrir mais postos de trabalho. Por isso estamos aqui”, disse ao microfone.
Também estiveram na manifestação militantes do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) e do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Vera Guasso, 52 anos, que foi candidata à deputada estadual em 2014 pelo PSTU, alcançando 5.589 e com isso a suplência para a Assembleia Legislativa, esteve no ato.
“Estamos aqui representando a CSP Conlutas, uma central sindical independente que está sempre junto com os trabalhadores. O fechamento da MWM, para nós, é uma questão muito grave. É uma empresa que teve muito dinheiro público, que vai fechar, e que ainda vai ganhar dinheiro e vai tirar emprego de centenas de trabalhadores. A gente sabe que hoje mais de 10 mil trabalhadores estão perdendo emprego no Brasil. Então quem perde emprego hoje, dificilmente vai recuperar no curto prazo. Nossa posição, nossa opinião, é contra o fechamento. Exigir da Prefeitura, do Governo, de todos os órgãos públicos, que incentivaram essa empresa, que não deixem que ela feche e que tirem o emprego destes mais de 500 metalúrgicos da MWM”, conclui a militante que já foi candidata à Presidência da República. A Prefeitura Municipal de Canoas não se manifestou sobre o assunto.
Comunidade
Secretaria oferece apoio para confecção de currículo e emissão de Título de Eleitor a jovens canoenses

A diretoria de Família e Juventude da Secretaria Municipal de Cidadania, Mulher e Inclusão de Canoas está oferecendo apoio a jovens que precisam emitir Título de Eleitor e elaborar seus currículos para conquistarem vagas no mercado de trabalho. Os atendimentos são gratuitos e feitos diretamente na secretaria.
“Para quem é jovem e ainda não tem o título de eleitor, estamos aqui para ajudar! Oferecemos orientação para o preenchimento dos dados no site oficial, garantindo que o processo seja rápido e sem complicações” explica a diretora da Família e Juventude da Secretaria Municipal de Cidadania, Mulher e Inclusão, Eduarda da Silva Barbosa.
A secretaria também dá auxílio para quem prefere solicitar a emissão do documento diretamente à Justiça Eleitoral.
A secretaria também oferece ajuda para quem quer elaborar seu currículo e buscar colocação no mercado de trabalho.
“Sabemos que o primeiro passo para conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho pode ser desafiador. Pensando nisso, oferecemos auxílio na elaboração de currículos, destacando habilidades e experiências, para que a pessoa tenha mais chances de se destacar nas vagas disponíveis”, comenta Eduarda.
Atendimento
O atendimento para a elaboração de currículo e para o auxílio para emissão de Título de Eleitor é feito às terças e quintas-feiras, das 9 às 17 horas, na Secretaria Municipal de Cidadania, Mulher e Inclusão (Rua Fioravente Milanez, 256, 5.º andar, Centro). O telefone para informações é (51) 3236-1051, e também é possível contato pelo WhatsApp no número (51) 98255-1725.
Comunidade
Prefeitura de Canoas comunica que pagamentos em atraso do Aluguel Social serão feitos ainda hoje

Moradores de Canoas que foram afetados pela enchente de maio de 2024 e que foram beneficiadas com o Programa Aluguel Social estão reclamando a falta do pagamento, que deveria ser no dia 20 de fevereiro e ainda não foi realizado.
A reportagem procurou a assessoria de comunicação da gestão municipal, que respondeu que o valor deverá ser pago ainda nesta segunda-feira, 24.
Confira nota na íntegra abaixo:
A SMHRF comunica que devido a um problema no sistema da prefeitura o programa aluguel social não pagou 120 benefícios no prazo do dia 20 de fevereiro, foram pagos até o momento 963 benefícios sendo a previsão para pagamento dos 120 beneficiários restantes na próxima segunda-feira dia 24.
Comunidade
Associação de Escolas de Samba de Canoas acusam Prefeitura de intolerância religiosa e homofobia

A Federação Nacional das Escolas de Samba (FENASAMBA) lançou uma nota nas redes sociais, na terça-feira, 18, assinada pelo presidente Kaxitu Ricardo Campos, onde manifesta repúdio a uma suposta atitude do Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Canoas, Pinheiro Neto.
Segundo a nota, durante reunião com a Associação das Escolas de Samba de Canoas, Neto disse que “a Prefeitura da cidade cederia o Parque Eduardo Gomes para a realização dos desfiles, em abril, sem recursos públicos, mas que as entidades carnavalescas não poderiam apresentar enredos sobre temas de religiões de matriz africana, negros e comunidade LGBTQIA+”.
O texto ainda destaca que preconceito e intolerância religiosa são crimes e que a federação está à disposição da Associação das Escolas de Samba de Canoas para formalizar uma denúncia no Ministério Público “contra essa atitude criminosa e preconceituosa do Secretário Municipal de Cultura e Turismo e do Prefeito da cidade”.
O que diz a Prefeitura
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Canoas, que respondeu em nota:
“A Prefeitura de Canoas informa que, embora não seja possível destinar recursos públicos ao Carnaval em 2025, devido às necessidades urgentes de investimentos na área da Saúde, a Administração Municipal se colocou à disposição para apoiar a realização das festividades com a cedência do Parque Esportivo Eduardo Gomes. O prefeito Airton Souza ressalta ainda que a atual gestão da Prefeitura é comprometida em governar para todos os canoenses e preza pela liberdade, o que inclui a livre manifestação artística, cultural e religiosa no Carnaval”.
- Educação1 semana atrás
Mais 138 vagas de Educação Infantil são abertas em Canoas
- Geral1 semana atrás
Comissão da Câmara dos Deputados visita dique em Canoas
- Clima1 semana atrás
Defesa Civil do RS alerta para chuva e vento fortes com raios nesta segunda-feira
- Saúde6 dias atrás
Prefeitura e Simers fecham acordo para parcelamento de valores atrasados a profissionais de saúde
- Cultura4 dias atrás
Desfiles de Carnaval de Esteio serão no dia 28 de março
- Habitação5 dias atrás
Prefeitura assina autorização do início de obras da construção do Residencial Jacuí
- Empresas & Negócios5 dias atrás
Parque Canoas de Inovação receberá empresa de soluções para o agronegócio no Guajuviras
- Saúde5 dias atrás
Médicos dos três hospitais de Canoas condicionam aceitar pagamento de dezembro em parcelas à quitação em dia das próximas remunerações