Clima
Defesa Civil do Rio Grande do Sul realiza demonstração de nova ferramenta de alerta

No sábado, 30, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul realizou uma demonstração da nova ferramenta Defesa Civil Alerta, enviando um alerta para 36 municípios de diversas regiões do Estado utilizando a tecnologia cell broadcast.
O envio do alerta foi feito em duas etapas. O primeiro foi às 15h para os seguintes municípios: Alegrete, Dom Pedrito, Itaqui, Quaraí, Rosário do Sul, Uruguaiana, Santa Maria, Cachoeira do Sul, Pântano Grande, Capão do Leão, Pedro Osório, Pelotas e São Lourenço do Sul.
O segundo ocorreu às 15h05, abrangendo Porto Xavier, Porto Mauá, Barra do Guarita, Iraí, Caxias do Sul, São Vendelino, São Sebastião do Caí, Estrela, Encantado, Cruzeiro do Sul, Muçum, Eldorado do Sul, Igrejinha, Itati, Maquiné, Montenegro, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Parobé, Rolante, São Jerônimo, Três Coroas e Três Forquilhas.
Os militares do Centro de Operações da Defesa Civil (Codec) estadual utilizaram a Interface de Divulgação de Alertas Públicos para enviar a mensagem aos celulares dos municípios com o seguinte conteúdo:
“Defesa Civil: DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de Emergência no RIO GRANDE DO SUL. Mais informações, consulte o site DEFESA CIVIL ALERTA”.
A mensagem foi limitada devido ao número restrito de caracteres disponíveis.
Moradores de municípios vizinhos também podem ter recebido a mensagem devido à proximidade das torres de sinal de telefonia.
O que foi avaliado na demonstração
Durante o teste, foi verificado o funcionamento da ferramenta de alertas cell broadcast. Essa nova tecnologia, criada em parceria entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as quatro grandes operadoras de telefonia, utiliza a rede celular para enviar alertas com aviso sonoro e vibratório, sobrepondo-se a qualquer outro conteúdo exibido na tela do usuário.
Os técnicos do Codec, responsáveis pelo envio do alerta, relataram que o exercício transcorreu conforme o planejado, sem intercorrências.
Durante a execução, foram monitorados diversos aspectos da ferramenta, como a velocidade de envio da mensagem, a efetividade na recepção do alerta pelos celulares nos municípios e o funcionamento da tecnologia cell broadcast. O processo foi concluído dentro do cronograma.
A ferramenta será integrada às outras formas de alerta já utilizadas pela Defesa Civil Estadual a partir de 4 de dezembro. Ela será empregada exclusivamente em casos de desastres extremos ou severos, que representem risco iminente à população
Clima
Frente fria avança sobre o RS e provoca alerta para temporais nesta quinta-feira, 7, e sexta-feira, 8

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou, nesta quinta-feira, 7, o prognóstico hidrometeorológico para os próximos dias e emitiu alerta para a ocorrência de temporais em diversas regiões do Estado entre a tarde de sexta-feira, 8, e a madrugada de sábado, 9.
De acordo com o Centro de Monitoramento da Defesa Civil, o avanço de uma frente fria deve provocar chuva forte, rajadas intensas de vento e queda isolada de granizo. Em algumas áreas, os ventos podem ultrapassar os 90 km/h.
Durante a quinta-feira, a instabilidade começa a atuar nas regiões Oeste, Campanha e Sul, com previsão de chuva intensa e acumulados entre 10 e 60 milímetros por dia, podendo superar os 90 milímetros em pontos isolados. Ao longo da noite, os temporais avançam para as regiões Central, Vales, Costa Doce, Missões, Noroeste e Norte do Estado.
Na madrugada e manhã de sexta-feira, a condição para temporais permanece em áreas do Noroeste, Norte, Região Metropolitana, Serra, Litoral Médio e Norte, além das regiões Central, Sul e Nordeste. As rajadas de vento devem variar entre 70 km/h e 90 km/h, acompanhadas de chuva moderada a forte. O mar também deve permanecer agitado.
A tendência é de melhora no tempo no sábado, 9, com estabilidade em grande parte do Rio Grande do Sul e queda nas temperaturas. Ainda assim, há previsão de chuva fraca a moderada entre a tarde e a noite nas regiões Norte, Nordeste e Litoral Norte.
Segundo a Defesa Civil, os acumulados totais de chuva até o fim do período podem variar entre 15 e 60 milímetros no Estado, com volumes entre 60 e 120 milímetros em áreas do Oeste, Campanha e Sul.
O órgão também alertou para o risco de cheias em arroios e pequenos rios, além de alagamentos em áreas urbanas, especialmente nas cidades classificadas em níveis de atenção e alerta no mapa hidrológico.
Os rios principais devem permanecer dentro dos níveis de normalidade ou atenção para inundação. A exceção é o Rio Ibirapuitã, em Alegrete, que já está acima da cota de inundação e pode seguir elevado devido ao volume de chuva previsto.
Clima
Chuva forte e risco de temporais colocam o Rio Grande do Sul em alerta nesta quinta-feira

O Rio Grande do Sul volta a entrar em alerta nesta quinta-feira, 23, por causa da previsão de intensificação da chuva em diferentes regiões do estado. Segundo a Climatempo, há risco de temporais e possibilidade de transtornos ao longo do dia.
As áreas que exigem maior atenção incluem Missões, Região Central, Vales e Serra. Já o nível mais elevado de perigo se concentra nas regiões Noroeste e Norte.
A previsão indica pancadas de chuva fortes, com acumulados entre 20 e 60 milímetros, podendo chegar a 70 milímetros em pontos das Missões, da região Central e dos Vales. Nas demais áreas, a chuva tende a ocorrer de forma mais irregular e com menor intensidade.
O Instituto Nacional de Meteorologia também mantém alertas ativos para essas regiões. De acordo com o órgão, as condições de instabilidade devem persistir pelo menos até o fim do dia.
Ao longo desta quinta-feira, 23, a instabilidade avança desde as primeiras horas nas regiões da Campanha, Oeste, Sul, Centro e Região Metropolitana. A previsão é de pancadas entre moderadas e fortes, com possibilidade de temporais isolados.
Durante a tarde e a noite, a chuva ganha intensidade, especialmente na Metade Norte, que abrange Norte, Noroeste, Serra, Oeste e Região Central. Os ventos também podem ser fortes, com rajadas em torno de 70 km/h nessas áreas e podendo chegar a 85 km/h no Noroeste e em parte do Norte.
No Extremo Sul e no Litoral Sul, a tendência é de tempo firme.
As temperaturas apresentam leve queda, com máximas entre 18°C e 27°C e mínimas entre 11°C e 20°C. A sensação deve ser mais amena, porém úmida.
Para sexta-feira, 27, a previsão mantém o cenário de chuva forte e risco de temporais em várias regiões do estado, com ocorrência desde a madrugada. As áreas mais afetadas devem ser Missões, Noroeste, Centro, Norte, Vales, Região Metropolitana, Sul e faixa litorânea.
Os volumes previstos variam entre 10 e 40 milímetros, podendo ser maiores em pontos isolados das Missões e do Noroeste. As temperaturas seguem mais baixas, com máximas entre 17°C e 26°C.
No sábado, 25, a instabilidade continua, mas com chuva mais irregular. O dia deve ter muitas nuvens, períodos de abertura de sol e pancadas ao longo do período.
Clima
Canoas participa de missão internacional na Holanda para fortalecer ações de resiliência climática

Representantes de Canoas participam de uma missão internacional na Holanda voltada ao fortalecimento de estratégias de resiliência climática e gestão de riscos ambientais. A iniciativa é organizada pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos e reúne gestores públicos brasileiros em uma agenda técnica com especialistas e instituições de referência global.
Integram a comitiva do município a secretária de Projetos, Captação de Recursos e PPPs, Daniela Fontoura; a secretária adjunta de Projetos, arquiteta e urbanista Jerusa Mattos; a assessora superior do Gabinete do Prefeito, Daniele Ilha; e o assessor superior do gabinete do vice-prefeito, Wagner Figueiredo.
A programação inclui a troca de experiências com representantes de outras cidades brasileiras, como Juiz de Fora (MG), Niterói (RJ), Maringá (PR), São Carlos (SP) e Alvorada (RS), além da participação de lideranças municipais e instituições ligadas à pauta ambiental. O foco é o compartilhamento de soluções para desafios comuns relacionados às mudanças climáticas.
A escolha da Holanda como destino ocorre em razão da experiência do país em gestão hídrica e adaptação urbana. Cerca de 26% do território holandês está abaixo do nível do mar, o que levou ao desenvolvimento de tecnologias e políticas voltadas à prevenção de enchentes e convivência com a água.
De acordo com as informações divulgadas, a participação da comitiva de Canoas ocorre sem custos para o município, e os assessores não recebem diárias durante a missão.
Durante a agenda em Delft, a secretária Daniela Fontoura destacou os aprendizados adquiridos:
“Hoje foi um dia de muito aprendizado. Visitamos o The Green Village, um laboratório vivo onde soluções sustentáveis são testadas em escala real, integrando arquitetura, urbanismo e tecnologia. Na Universidade Técnica de Delft, participamos de uma sessão técnica que reforçou a importância do planejamento integrado e de longo prazo para cidades mais resilientes, com foco em soluções baseadas na natureza. Também conhecemos, na prática, modelos de mobilidade que priorizam pedestres, ciclistas e o transporte público com segurança e eficiência. À tarde, estivemos no Instituto Deltares, referência mundial em gestão hídrica, conhecendo tecnologias avançadas para prevenção de cheias e adaptação climática”.
A assessora superior do Gabinete do Prefeito, Daniele Ilha, também ressaltou a importância da experiência internacional:
“A gestão e governança integrada constitui o alicerce estratégico para a transformação de cidades resilientes, transcendendo a visão fragmentada das secretarias isoladas para atuar sob uma lógica de ecossistema institucional. Em Canoas, isso significa que o enfrentamento de crises climáticas não é uma tarefa exclusiva de um ente da estrutura administrativa, mas o resultado de uma coordenação transversal que alinha planejamento urbano, gestão ambiental e política publica sob uma diretriz única de Estado. Essa governança assegura que as Soluções Baseadas na Natureza e os investimentos em infraestrutura não sejam ações sazonais, mas componentes de um plano de longo prazo que garante a continuidade das metas de segurança hídrica, promovendo uma utilização mais eficiente dos recursos públicos e uma resposta ágil à sociedade”

Clima1 semana atrásFrente fria avança sobre o RS e provoca alerta para temporais nesta quinta-feira, 7, e sexta-feira, 8

Saúde1 semana atrásRio Grande do Sul recebe 404 mil novas doses da vacina contra a gripe e reforça campanha de imunização

Política1 semana atrásLei sancionada por Lula aumenta penas para furto, roubo e golpes virtuais no Brasil

Saúde1 semana atrásAnvisa determina recolhimento de produtos das linhas Ypê e Tixan após falhas na fabricação

Saúde1 semana atrásCanoas realiza pré-conferências regionais para discutir prioridades da saúde pública

Transporte1 semana atrásTrensurb normaliza circulação após invasão de via entre as estações Farrapos e Fátima

Concursos1 semana atrásPorto Alegre abre concursos para farmacêutico e médico veterinário com salário de R$ 2,7 mil

Concursos4 dias atrásConcurso da Polícia Penal do RS abre 213 vagas com provas previstas para agosto de 2026
































































