Saúde
Unidade de Saúde Prata reabre para atendimentos em Canoas
Nesta segunda-feira, 21, a Unidade de Saúde Prata retoma os serviços de atenção básica em novo prédio, localizado na avenida Irineu Carvalho Braga, 2256, no bairro Fátima.
No local, serão oferecidos atendimentos médicos e de enfermagem, vacinas e realização de procedimentos. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Unidades de saúde abertas em Canoas
– CAIC | 7h às 19h
Rua 21 de Março, 100, Guajuviras
– CERNE |8h às 17h
Rua Engenheiro Kindler, 1460, Harmonia
– CONCOBAN | 8h às 17h
Rua Fernando Ferrari, 2674, Niterói
– ESTÂNCIA VELHA | 7h às 19h
Rua São Mateus, s/nº, Estância Velha
– FÁTIMA | 8h às 17h
Rua João Nicolau, 218, Fátima
– FERNANDES | 8h às 17h
Rua Gomes Freire de Andrade, 1036, Nossa Senhora das Graças
– GUAJUVIRAS | 7h às 19h
Av. 17 de Abril, 1991, Guajuviras
– IGARA | 8h às 17h
Av. Farroupilha, 8001, São José
– MATHIAS VELHO | 8h às 17h
Avenida Rio Grande do Sul, 1615
– MATO GRANDE/CENTRAL PARK | 8h às 17h
Rua República, 560, Mato Grande
– NATAL | 8h às 17h
Rua Nossa Senhora da Conceição, 285
– NITERÓI | 7h às 19h
Rua Mal. Rondon, 132, Niterói
– NOVA NANCY | 8h às 17h
Rua Barbosa Lima Sobrinho, 884, Guajuviras
– NOVA NITERÓI | 8h às 17h
Rua Quaraí, 401, Niterói
– OLARIA | 8h às 17h
Rua Walter de Oliveira Ilha, 90, Estância Velha
– PRAÇA AMÉRICA | 8h às 17h
Avenida Rio Grande do Sul, 420
– PRATA | 8h às 17h
Avenida Irineu Carvalho Braga, 2256, Fátima
– RIO BRANCO/ BOA SAÚDE/ PEDRO LUIS DA SILVEIRA | 8h às 17h
Rua José de Alencar, s/n, Rio Branco (Antiga UPA do Idoso)
– SANTA ISABEL | 8h às 17h
Rua Frei Orlando, 141, Centro
– SÃO JOSÉ | 8h às 17h
Rua João Pessoa s/n.°, São José
– SÃO LUÍS | 8h às 17h
Rua Teófilo Otoni, 268, São Luís
– SÃO VICENTE | 8h às 17h
Rua Walter de Oliveira Ilha, 90, Estância Velha
– SANTO OPERÁRIO | 8h às 17h
Rua da Associação, 331, Vila Cerne
– UNIÃO | 8h às 17h
Rua São Borja, 395, Mathias Velho
Saúde
Mutirão de mamografias em Canoas reduz em 65% a fila de espera pelo exame
Segundo levantamento da Secretaria Municipal da Saúde, no dia 2 de janeiro havia 2.295 pacientes aguardando mamografias em Canoas. De lá até o dia 21 de janeiro já foram realizados 1.477 exames, resultando em uma redução de quase 65% da fila neste período.
Estes resultados foram atingidos principalmente com a implementação de medidas para agilizar as formas de contato da Prefeitura com as pacientes e a ampliação de horários dos exames, permitindo a muitas mulheres fazer suas mamografias fora de seu horário típico de trabalho.
“Temos o compromisso com a população de Canoas: vamos zerar a fila das mamografias. Estamos avançando bastante para atingir esse objetivo. É uma questão muito importante para a saúde da mulher”, declarou o prefeito Airton Souza na manhã desta quarta-feira, 22, no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), durante o ato que marcou a entrega dos primeiros resultados de exames do mutirão.
O vice-prefeito de Canoas, Rodrigo Busato, destacou que a redução das filas de espera para exames é uma demanda da população de Canoas e o compromisso da administração municipal é atendê-la. Busato também disse estar satisfeito com a entrega dos primeiros resultados do mutirão.
“Isso nos deixa ainda mais motivados para seguir esse trabalho”, afirmou o vice-prefeito.
Exame humanizado
No HNSG, as mamografias são realizadas na Sala Rosa, um espaço planejado e decorado para oferecer conforto e tranquilidade às pacientes. Segundo a supervisora de Técnicas Aplicadas à Radiologia do HNSG, Janaína Carvalho, é uma forma de humanizar a realização do exames, que ainda assustam um pouco algumas pacientes.
“Muitas não querem fazer, com medo de sentir dor, mas a gente sente só um desconforto. É muito importante fazer a mamografia.”
Segurança para a saúde de Canoas
O secretário municipal da Saúde de Canoas, Eduardo Bermudez, destaca que o mutirão de mamografias abrange mais do que apenas os exames em si. É também um esforço para agilizar consultas antes e depois do exame e os procedimentos que forem necessários à paciente de acordo com o resultado da sua mamografia.
“Esse mutirão é um primeiro passo para a redução das filas em Canoas. Deveremos ter um fechamento em cerca de duas semanas”, diz Bermudez, sobre a expectativa de zerar a fila nos próximos dias e manter as mamografias acontecendo sem espera para as pacientes a partir daí. “Nós vamos acelerar, vamos dar segurança à saúde.”
Saúde
Prefeitura anuncia nomes dos diretores técnicos dos hospitais de Canoas
Hospital Nossa Senhora das Graças
Hospital de Pronto Socorro
Hospital Universitário
Saúde
Prefeito, secretários e vereadores vistoriam reforma do Hospital de Pronto-Socorro de Canoas
Na manhã desta terça-feira, 21, o prefeito de Canoas, Airton Souza, o vice-prefeito Rodrigo Busato, secretários municipais e vereadores da cidade visitaram as obras de reforma do Hospital de Pronto-Socorro, no bairro Mathias Velho.
De acordo com a gestão municipal, o objetivo da visita foi verificar o andamento dos reparos e a expectativa de conclusão do serviço. O hospital teve o primeiro andar totalmente alagado na enchente de maio de 2024.
Andamento da obra
Airton defendeu que é preciso agilizar a execução da obra e disse estar frustrado com o andamento do serviço, especialmente porque enquanto o prédio é reformado o Hospital de Pronto-Socorro vem realizando os seus atendimentos dentro da estrutura física do Hospital Nossa Senhora das Graças.
“Existe uma expectativa de conclusão e a obra andou muito pouco”, declarou o prefeito. “Queremos clareza na execução da obra e queremos que o prazo seja cumprido.”
O vice-prefeito Rodrigo Busato disse destacou que a administração municipal não tem foco apenas em levantar os problemas, mas principalmente em encontrar soluções que resultem em melhorias para a população.
O contrato para a reforma, assinado ainda na administração passada, prevê que os trabalhos durem 120 dias, com a conclusão, portanto, prevista para meados do mês de abril. Mas o andamento dos serviços indica que poderá ser necessário estender o prazo.
O diretor da Elmo Eletro Montagens, responsável pela obra, André Sant’Ana, disse que problemas não previstos no projeto original foram encontrados durante as obras e será necessário lidar com eles para que a reforma possa ser concluída.
“Estamos reavaliando o projeto por causa dessas questões”, explicou Sant’Ana, dando como exemplo danos na rede elétrica do prédio que só foram revelados quando a obra começou de fato.
O secretário municipal da Saúde, Eduardo Bermudez, explicou que a expectativa de reabertura do Hospital de Pronto-Socorro depende do andamento e da conclusão da reforma.
O diretor do hospital, Sérgio Ruffini, adiantou que, com a reforma, será possível efetuar mudanças na disposição das estruturas internas da casa de saúde, de modo a racionalizar os processos de atendimento e oferecer mais qualidade e conforto aos pacientes.
- Clima1 semana atrás
Sala de Situação e Defesa Civil do RS orientam para de temperaturas altas e baixa umidade relativa do ar
- Luto1 semana atrás
Diretor do Hospital Universitário de Canoas, Edemar da Costa morre em acidente de carro
- Emprego1 semana atrás
Câmara de Canoas abre seleção para estagiários com inscrições até 3 de fevereiro
- Comunidade1 semana atrás
Restaurante Popular de Canoas passa a funcionar aos sábados e feriados
- Saúde1 semana atrás
Prefeitura de Canoas e Governo do Estado discutem situação da Saúde no município
- Enchente 2024 Canoas1 semana atrás
Prefeitura publica lista de beneficiados do Aluguel Social Canoense Reconstrução
- Opinião1 semana atrás
“Oportunidades perdidas!” (Por Carlos Marun – ex-Ministro)
- Serviços1 semana atrás
Queda de energia elétrica interrompe abastecimento de água em Canoas