Conecte-se conosco

header-top

 






 

15/10/2024
 

Educação

Aulas na EMEI Gilda Schiavon são retomadas nesta segunda-feira 

Redação

Publicado

em

Aulas na EMEI Gilda Schiavon são retomadas nesta segunda-feira 

Nesta segunda-feira, 30, voltaram as aulas na EMEI Gilda Schiavon, no bairro Rio Branco. Após a enchente de maio, a escola passou pela recuperação completa do espaço.

Com esta retomada, Canoas passa a ter 37 das 39 instituições de Educação Infantil em atividade.

Educação

Prefeitura de Canoas divulga 6º chamamento para matrículas na Etapa Creche

Redação

Publicado

em

Prefeitura de Canoas divulga 6º chamamento para matrículas na Etapa Creche

Nesta segunda-feira, 14, a Secretaria Municipal de Educação (SME) publicou novo edital de chamamento para 320 novas matrículas na Etapa Creche, para Berçário I e II e Maternal I e II.

Entre a quarta-feira, 16, e a sexta-feira, 18, as famílias devem comparecer à Central de Vagas da SME, na Rua Monte Castelo, 340, no bairro Nossa Senhora das Graças, das 8h às 18h, para encaminhamento das vagas.

O que precisa levar

É necessário levar os seguintes documentos: certidão de nascimento da criança, documento com foto do responsável, atestado/laudo médico com CID para crianças com deficiência e comprovante de residência.

Confira abaixo o edital completo com a lista das crianças chamadas:

Chamamento Educação Infantil – 14102024

Continuar a ler

Educação

Alunos da EMEI Pé de Moleque são agentes por um dia e conscientizam motoristas

Redação

Publicado

em

Alunos da EMEI Pé de Moleque são agentes por um dia e conscientizam motoristas

Alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Pé de Moleque participaram de uma ação de educação no trânsito, dentro do Projeto Ruas de Brincar, uma iniciativa da UniRitter com a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade de Canoas.

Na manhã desta quarta-feira, 9, as crianças foram conduzidas pelas mãos das professoras até a Rua Gildo de Freitas, onde cumpriram a tarefa de serem pequenos agentes durante um dia. Ao lado dos fiscais de trânsito, observavam todos os detalhes da abordagem e, inclusive, entregaram desenhos feitos por eles.

Alunos da EMEI Pé de Moleque são agentes por um dia e conscientizam motoristas

Divulgação

“Essas ações contribuem para a construção de uma cidade mais segura, acessível e acolhedora para todos. A participação ativa da comunidade é essencial para garantir que as intervenções urbanas realmente atendam às demandas locais, promovendo um ambiente mais saudável e inclusivo”, disse a engenheira de Tráfego da SMTM, Marcelle Ribeiro.

Sobre o projeto

O Projeto Ruas de Brincar é uma iniciativa da extensão universitária do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da UniRitter, em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM) da Prefeitura de Canoas, Global Designing Cities Initiative e a Urban95.

As ações de educação no trânsito englobam os esforços da Política Municipal pela Primeira Infância, instituída pela Lei Municipal 6691/2023.

Continuar a ler

Educação

EMEF Erna Würth recebe oficina criativa gratuita promovida pelo projeto Estância da Arte

Redação

Publicado

em

EMEF Erna Würth recebe oficina criativa gratuita promovida pelo projeto Estância da Arte

O projeto Estância da Arte, que levou a cultura campeira para a Expointer, estará presente também em escolas públicas do Rio Grande do Sul. Serão oferecidas oficinas gratuitas com a artista plástica e arte-educadora Klau Brentano até o final do mês de setembro.

Nesta segunda-feira, dia 30, às 10 horas e às 13 horas, a oficina será ministrada na EMEF Erna Würth, em Canoas.

O cavalo crioulo é o companheiro da lida diária do homem do campo e também animal-símbolo do Rio Grande do Sul. Com as enchentes, o resgate do cavalo “Caramelo”, ganhou destaque nas notícias do mundo todo.

Durante a oficina, as crianças irão reproduzir o cavalo Caramelo em um chaveiro personalizado de tecido – com materiais como tecidos, feltro, lã, entre outros. Os materiais serão oferecidos gratuitamente pelo projeto.

Oficinas

Ao todo, serão ministradas 15 oficinas em nove cidades diferentes. O projeto Estância da Arte chegou a sua 4ª edição em 2024. Com o tema “Sem Fronteiras”, a exposição deste ano convidou o público a explorar novos olhares sobre a vida no campo.

O espaço contou com 48 obras, criadas por sete artistas, incluindo três nomes internacionais: um uruguaio e dois argentinos, e pelo curador da mostra, Marciano Schmitz.

O projeto Estância da Arte, PRONAC 234534, conta com patrocínio master do Banco de Lage Landen e patrocínio de Agrofel, Marcher Brasil e Guaibacar. A realização é da produtora cultural Simples Assim e Ministério da Cultura do Governo Federal – União e Reconstrução, através da Lei de Incentivo à Cultura.

Sobre a ministrante das oficinas

Artista plástica e arte-educadora, Klau Brentano é formada pela Universidade Feevale, especialista em Educação Especial e Inclusiva, atua como arte-educadora em escolas de Educação Infantil, eventos institucionais, empresariais, projetos culturais com o Ateliê Itinerante, além de conduzir um grupo de empreendedoras criativas.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm